Captadores: Malagoli, Cabrera, Kent Armstrong

Autor Mensagem
Krist Novoselic
Veterano
# mai/08 · Editado por: Krist Novoselic


Vejo várias marcas de captadores mais baratos, não muito famosos.... To sempre curioso, pesquiso sobre, mas não da pra tirar conclusões, tem pouca informação sobre essas marcas...

Eu queria comprar um par de jazz bass pra substituir os originais do meu Tagima, mas, não vejo nescessidade de comprar algo muito caro de marca famosa... o som ja ta legal com os originais e sei q eles são genericos.... Mas eu queria por um par de jazz bass ceramicos..... E claro.... de boa qualidade...

Já usei Kent Armstrogs de alnicos, precision + jazz bass em um condor bx 12 q eu tive, era passivo....... e o som ficou monstruoso... paguei muito barato.... mas tem sempre aquela galera q fala q eles são ruins..... Ai bate aquela dúvida.....

Esse baixo q eu tenho agora tem um pré ativo.....

Se a galera tiver um conhecimento melhor sobre esses captadores, eu gostaria de informações....

Eu vejo que muitas coisas são desprezadas apenas pelo nome desconhecido, e outras são louvadas demais só por causa do nome....... Mas ao mesmo tempo algumas marcas de produtos ruins fazem aquele discurso todo, e passam uma falsa impressão, só pra vender o produto.... Então... fica dificil tirar uma conclusão sozinho...

DotCom
Veterano
# mai/08
· votar


Krist Novoselic
Se trocar, grave uns samples do 'antes' e do 'depois' valeu?
Abraços!

Krist Novoselic
Veterano
# mai/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


kkkkkkkkkkkkkk

Mais um curioso né...

Luizclaudiobarboza
Veterano
# mai/08
· votar


Eu tenho um baixo com um jogo de Kent Armstrog (1 PB & 1 humb.) não tenho reclamações.
se voce gostou e não teve problemas com eles, por que a duvida?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Krist Novoselic
Tanto os Malagolis quanto os Kent Armstrong que uso nos baixos que fabrico e toco, são muito efetivos.
Abç

Krist Novoselic
Veterano
# mai/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


os kent arsmontrong tenho duvidas por causa daquela historia de que os que chegam até o Brasil são genéricos, coreanos ou sei la oq.. E alem do mais oq eu usei era Precision + jazz bass, e eu usava praticamente só o precision, agora eu uso um par de jazz bass..... To pensando em comprar uns malagoli mesmo...

Eu só tenho uma grande duvida quando olho e vejo varios modelos..... Quanto a saida deles....... Como ja uso um pre ativo, eu nao sei se tenho q usar captadores com saida no maximo média, ou se posso usar com saida alta..... se nao vai ficar exagerado, distorcido.. sei la... Não tenho experiencia com isso.....
Eu gosto de um som bem definido, porradão, roncado.. Com captadores de alnico tenho dificuldade pra conseguir esse roncando..... Pesado fica facil, mais roncado não, eles parecem timbrar muito pro agudo, cristalino...

kadudu2
Veterano
# mai/08 · Editado por: kadudu2
· votar


Krist Novoselic

Malagoli sao bons, compre da serie traditional.

Will Piasecki
Veterano
# mai/08
· votar


Krist Novoselic

Um camarada meu que eh luthier usava PJ malagoli no baixo dele, tinha um timbre muito bom, muito vintage...

Acho que é uma boa pedida. Um outro camarada meu tinha kent armstrong, mas dae era na guita. Ele disse que era muito bom também

luizzeross
Veterano
# set/08
· votar


Quanto aos captadores estilo Music Man, alguem ja testou algum dessas marcas mais em conta?

Ever Oliver
Veterano
# set/08
· votar


Krist Novoselic

Qual é o seu Tagima,parceiro?

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08
· votar


Só pra constar aqui, eu troquei os captadores ja tem um tempo

Botei um malagoli standard jb2 na ponte, ele tem dois imãs ceramicos em barra, tem saida alta, 12 k...

E no braço botei um kent armstrong que diz a lenda ser de alnico, é daqueles lisos tb...

Agora que pude comparar os dois no mesmo instrumento, digo que os dois são do mesmo nível.

O malagoli ceramico da ponte dá um som bem roco, muito potente. o kent armstrong no braço tb tem um som muito forte.

O meu baixo tem um pré ativo genérico tb... Ele ta com um som muito forte e pesado pra um jazz bass, tá bem legal. Mas eu ainda preferia que tivesse um jazz bass e um precision juntos. Acho que um captador jazz bass no meio nao tem nem de perto a dinamica que um precision tem.

geraldo x15
Veterano
# nov/08
· votar


Bom dia! tenho um golden bg400 passivo, 2vol e 1 ton, e quero mudar a ligação dele, transformando-o em 2 vol e 2 ton. tenho os 4 pots novos, vol A500k e ton A250k. alguém poderia me dar uma luz? Soldar os 'fiozinhos' não é o problema, o problema é acerta o lugar da solda hehe! grato pela colaboração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


geraldo x15
É melhor e muito mais seguro vc levá-lo um luthier habilitado, ademais, será necessário instalar uma chave de 3 posições, tipo Les Paul.
Abç

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08
· votar


Eu tava querendo colocar um pré melhor que tivesse medio paramétrico, porém não podem passar de 4 potenciometros, tem que ter potenciometros duplos... Poderiam ser até mesmo 3 duplos, eu trocava aquela placa de metal por uma padrao de jazz bass com 3 furos... Mas não acho muitas opções, as unicas q achei custam uma fortuna, ou seja, não valem a pena pra esse instrumento que tenho.

Oq valeria a pena seria artec, pois são muito baratos, mas não sei oq aconteceu com essa marca, não existem mais pra comprar esses circuitos. Alguem sabe onde encontra los? Ou algo semelhante, com custo beneficio semelhante??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Krist Novoselic
Aqui no RJ tem em algumas lojas.
Abç

geraldo x15
Veterano
# nov/08
· votar


Certo! mas no caso eu me referi a um baixo e eu sei que a mephis tem bx. de 2v 2t sem chaveamento similar aos les paul... Eu tive um Giannini que meu irmão reformou e me presenteou nos anos 80's que também era assim...2t 2v sem chaveamento...
encontrei em esquema no site da RK..será que funciona retirando o chaveamento? http://www.rickenbacker.com/pdfs/19501.pdf

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


geraldo x15
Cara, no esquema da Rickenbaker tem a chave sim.
Em toda a minha vida de luthier eu nunca ví um esquema com 2v e 2t sem chave. Talvez vc esteja confundindo com 2v, 1t, e pot de balance.
Abç

geraldo x15
Veterano
# nov/08 · Editado por: geraldo x15
· votar


Maurício, toco baixo a vinte anos, posso até ser meio distraído, mas confundir 2t 2v com 2v 1t e balance, é um pouco demais. tenho certeza que o velho Giannini que eu tive era 2v 2t, foi montado o esquema na Finch, em Sampa, 2 caps humb. com 1v e 1t para cada cap. Isso foi há muitos anos, originalmente ele era 2v 1t com duas chaveson/off... No caso do esquema da RK, pode-se notar que na chave há uma indicação, tipo seta, que eu entendo ser a possibilidade de se ligar com 2t 2v. sem a dita chave.
Por outro lado, será que funciona eu fizer duas ligações de PB e ligá-las em paralelo no jack de saída?

geraldo x15
Veterano
# nov/08 · Editado por: geraldo x15
· votar


Quanto ao que eu disse sobre o Memphis, você tem razão, ele tem pré ativo, então deve ser 2v 1t e bal. http://www.tagima.com.br/produtos/default.asp?produto=117
Mas meu giannini AEO3B era como eu te disse, adaptado, mas era!
http://www.giannini.com.br/antigos_detalhe.asp?id=333

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


baixo frankstein

Ae, to planejando um baixo sinistro baseado no baixo do cara do creedence, pra um som rock and roll mais vintage e ainda com possibilidade de um som mais aberto quando nescessario.....

Olhem a foto. No braço é um captador de rickenbacker

Se for possivel(nao entendo muito de instalações eletricas) colocarei pra escolher os captadores, tres chavinhas daquelas "liga e desliga" que a galera tb usa pra defasar...... uma chave pra cada captador, entao eu poderia ate mesmo ligar os 3 juntos se quiser, ou apenas qual desejar.... Poderia tb por ele ativo com um circuito q não desse ganho exagerado, apenas por questão de equalização, um circuito com grave, agudo e medio/parametrico, pois quebra um galhão pra modelar o som e cortar frequencias
indesejadas. Os captadores seriam ceramicos e com saida vintage, algo em torno de 7 k, no maximo 8 k..

A ideia é aproveitar do jazz bass apenas o visual, o shape...... O baixo seria feito neck thru pra ter um som mais macio e roncado, com menos ataque..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


geraldo x15
Cara, a indicação "seta" no esquema é a direção da ligação. Esse esquema portanto inclui a mesma.
Não funcionará se vc ligar direto no "jack" de saída, o máximo que vc conseguirá é ligação "fora-de-fase" quando acionares os dois ao mesmo tempo,m o que obrigará a diminuir ligeiramente o volume de um dos capts. No mais, a chave é muito mais prática, pois vc pode mudar o timbre com rapidez e precisão. Nos baixos PJ que construo eu uso a chave tipo Les Paul e 1 vol. e 1 tone.
Krist Novoselic
Seria muito mais prático vc usar pedais de equalização.
Abç

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08
· votar


Na verdade eu não vejo tanto milagre com pedais...... Eu defendo bastante essa questão do tipo de captadores e o posicionamento deles... A posição dos captadores pode te dar muita diferença na dinamica.... Eu gosto de tocar muitas vezes fazendo o pizzicato no final do braço...... quase em cima da escala... Eu tenho quase certeza q um bom captador localizado exatamente nessa região me traria um som muito bom...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Krist Novoselic
Não discordo de vc, apenas sou adepto do "menos é mais", e da "Lei de Murphy": Quanto mais coisas existem, mais coisas irão quebrar...
Ademais, para que a utilização da técnica de "slap" não seja prejudicada pela instalação de um captador próximo ao braço, o ideal é vc instalá-lo com uma chave "liga-desliga"
Abç

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Eu nem uso slap

Aqui... Outra ideia, um pouco mais simples e tenho certeza q ficaria legal bem diferente tb e legal..

frankstein 2

Oq acha de um baixo assim?? Apesar de nunca ter tocado em algo assim, imagino uma boa resposta dessa captação..... Como disse, não uso slap..

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Eu botaria na ponte um dimarzio split P precision, q é ceramico e é duplo, um precision com duas bobinas e um seymour duncan rickenbacker no braço que tb é ceramico e de bobina dupla tb..

Só tenho uma duvida...

Esse precision que ficaria na ponte tem 19 k enquanto o rick do braço tem só 9. Tem algum problema??? Imagino q um captador pra ficar tao perto do braço não pode mesmo ter muita saida ne?

Ouça o som de um split P dimarzio e se horrorize

http://www.youtube.com/watch?v=_2vQTZiFXSE

Tenho varias ideias, usando esse split que é forte e tem o som encorpado, talvez poderia deixa lo passivo mesmo com dois volumes e dois tones e talvez faze lo stéreo como um Rick.... Imagina que blz, teria mais vantagens doque um pre instalado dentro do baixo, pq ele equaliza os dois captadores juntos.... Então eu poderia usar pedais, e o melhor, separadamente pra cada captador, um equalizador no captador da ponte expandindo os agudos e medios, e um belo compressor no do braço por exemplo.... Rapaz, deve da pra tirar um som muito foda assim eim... .Oq acha??? hehehe

Fredilson
Veterano
# nov/08
· votar


Krist Novoselic
tenho vontade de fazer um com um H na ponte e um P no braço... deve ficar destrutivo!

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Sim. Esse rick que eu botaria no braço seria aqueles da seymour duncan que são duplos..

Saca só aperfeiçoei o projeto, as montagens bem toscas pq nao sei trabalhar com imagem, olha a ideia e tal..



baixo macetiado

Posicionei melhor o precison pra ficar tipo um rickenbacker mesmo, se vc comparar com um baixo precision, esse captador ta um pouco pra tras doque de costume, eu mexi um pouco no escudo pra encaixar esse captador ali.....


Agora eu fiquei na duvida qual dos tres modelos q eu fiz soariam melhor..

Aceito sugestões

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08
· votar


Poo. Ninguém tem sugestão não??

http://lh5.ggpht.com/_KPG-_E8CfEA/SS7ME6mHpeI/AAAAAAAAADI/hmiRMQ0TYkM/ s400/baixo.jpg

http://lh3.ggpht.com/_KPG-_E8CfEA/SS8GHlrxWYI/AAAAAAAAADU/r4XzwZXcZrE/ s400/fransktein.JPG


http://lh6.ggpht.com/_KPG-_E8CfEA/SS8xfMrWkmI/AAAAAAAAADg/FAG3P8GRECE/ s400/jazz.jpg

geraldo x15
Veterano
# nov/08
· votar


Achei interessante o primeiro, jb-pb-rk,.deve ficar um um timbre no mínimo original!

geraldo x15
Veterano
# nov/08
· votar


Krist Novoselic

fiquei horrorizado é com o jeito que o cara toca!!!!
Cheguei a conclusão que não toco p**ra nenhuma!!!
Quanto ao som é ANIMAL!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=_2vQTZiFXSE

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores: Malagoli, Cabrera, Kent Armstrong