Ajuda! (peça que segura cordas no headstock)

    Autor Mensagem
    Fredilson
    Veterano
    # abr/08


    Bem, antes de mais nada me desculpem porque eu não usei a busca, afinal n sei nem o nome da peça...

    enfim, percebi hoje que aquela pecinha que fica no headstock que "segura" 2 das cordas (nos meus 2 baixos tem isso) estava quase soltando... achando que o parafuso tinha froxado por um motivo ou outro fui apertar, ai que não consegui, pois mesmo apertando, ele volta... a conclusão q eu cheguei é que isso ocorre porque o parafuso é pequeno de mais... a parte que fica dentro do headstock é apenas a pontinha do parafuso, estou que nem louco aqui em casa procurando algum parafuso semelhante porem um pouquinho maior para ver se soluciono pois n sei se a falta dessa peça danifica algo do braço...

    Se souberem de algo, me ajudem ai please...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Arruma um parafuso maior, deve ter espanado ali na madeira.
    a falta dele nao compromete o braço em si, mas pode , e acredito q va atrapalhar a regulagem das cordas e causar trastejo das mesmas..
    nao precisa entrar em panico isso ai é simples demais.

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Fredilson
    afinal n sei nem o nome da peça...
    também não sei o nome, mas já vi como retensor de corda, abaixador de corda, borboletinha...

    a conclusão q eu cheguei é que isso ocorre porque o parafuso é pequeno de mais...
    pode ser que ele esteja um pouco curto, mas acho muito tosqueira ele vir tão curto a ponto de sair. só se o baixo for de alguma marca barata...

    estou que nem louco aqui em casa procurando algum parafuso semelhante porem um pouquinho maior para ver se soluciono
    se encontrar um igual, um pouco mais comprido, pode tentar, mas eu acho que o problema é outro, é espanamento na madeira.

    pois n sei se a falta dessa peça danifica algo do braço...
    não danifica nada no braço.
    só que sem ele as cordas chiam na pestana, por falta de tensão contra ela.

    THE BASSMAN
    Arruma um parafuso maior, deve ter espanado ali na madeira.
    sim, deve ter espanado. mas a solução não é trocar o parafuso por um maior, pois muito provavelmente não vai caber na peça.

    uma solução simples e que eu acho ótima é colocar um palito de dentes dentro do furo, quebrar ele dentro, e parafusar de novo.
    o palito dá a pressão que tava faltando no parafuso.

    nao precisa entrar em panico isso ai é simples demais.
    exatamente.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tá certo kiki, é q as vezes o parafuso como ele disse é curto.. talvez um mais comprido, nao necessariamente mais calibroso sirva. o palito de dente realmente funciona sim, e ainda digo p colocar uma gotinha de super bonder. vlws

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    THE BASSMAN
    alvez um mais comprido, nao necessariamente mais calibroso sirva.
    calibroso! hauhauhaua
    mas é isso mesmo.

    Fredilson
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Acabou que eu coloquei um que fosse um pouco maior (parafuso de interruptor) e ajudou, ele não tá como estava antes, mas ainda não tá segurando as cordas como deveria... vou tentar essa do palito pra ver se completa com o parafuso maior...

    laricasdog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    o nome da peça é hold-down, ou se preferir, retentor de corda.

    entenda melhor o angulo para regulagem:

    http://www.fbi.com.br/holddown.gif

    allexcosta
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Em ingles eh "string tree".

    vefer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fredilson
    (parafuso de interruptor)
    Troque por um parafuso do mesmo tamanho mas próprio para madeira senão vai espanar de novo... Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda! (peça que segura cordas no headstock)