Autor |
Mensagem |
Tarracha Veterano |
# abr/08 · Editado por: Tarracha
Amigos, to estudando o Pozolli e na série 3, tem uma figura que seria uma semi colcheia com uma colcheia dentro ( http://img257.imageshack.us/img257/2520/imagem2gz3.jpg ). To com dúvida como seria o ritmo dessa fórmula e a diferença ritmica para a formula que seria uma semicolcheia com 2 colcheias dentro ( http://img508.imageshack.us/img508/480/imagem3dr7.jpg ).
Pelo que estudei com o metronomo, o ritmo seria quase identico mas não consigo notar a diferença.
[]'s
ps: FIGURA RITMICA...eh o sono que colocou o figura de linguagem!
|
allexcosta Veterano |
# abr/08
· votar
Primeira - Pense no tamborim de escola de samba.
Segunda - Todas tem o mesmo valor. Eh uma quialtera neh?
|
dani_low Veterano |
# abr/08 · Editado por: dani_low
· votar
quando eu n consigo sacar a partitura eu uso o guitar pro =D tente ai... eu acho q n vai dar pra explicar direito escrevendo hehe
|
Tarracha Veterano |
# abr/08
· votar
dani_low já tentei no guitar pro mas nao consegui montar!
allexcosta não sei...mas no final as 2 seriam um tamborim de escola de samba?
|
allexcosta Veterano |
# abr/08 · Editado por: allexcosta
· votar
Tarracha
A primeira eh um brazuca tocando samba, a segunda eh um gringo. :0)
Serio. Elas se parecem mas a primeira com a nota do meio mais alongada dah o suingue, a segunda eh reta, sem diferenca entre as notas.
Primeira - ta taa ta ta taa ta ta taa Segunda - ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta
|
zegotinha Veterano |
# abr/08 · Editado por: zegotinha
· votar
Hora que eu vi o título do tópico eu pensei que era alguma dúvida de gramática, mas não é tão complicado como um catacrese. Imagine que você está dividindo o tempo em 4 frações, até aí nenhuma novidade. Tenta imaginar mais ou menos isso: Na primeira o 2 é uma colcheia, na segunda acontece com o 3. A alongada da segunda nota primeiro exemplo é a idéia do swing que o allexcosta falou.
1º _ _ _ _ 1 2 ~ 4
2 º _ _ _ _ 1 2 3 ~
Deu pra entender?
|
allexcosta Veterano |
# abr/08
· votar
zegotinha
Na primeira o 2 é uma colcheia, na segunda acontece com o 3.
Na verdade nao. No segundo exemplo sao 3 semi-colcheias. Eh uma quialtera, 3 notas q cabem no espaco de 4, elas tem o mesmo valor.
|
Tarracha Veterano |
# abr/08 · Editado por: Tarracha
· votar
allexcosta MAs as 3 notas eu conto na fórmula do compasso? Tipo um compasso 3/4 seriam 3 quialteras ( uma por tempo e em um ritmo 'linear' sem uma batida diferente do TA-TA-TA) ?
[]'s
|
allexcosta Veterano |
# abr/08
· votar
Tarracha
3 notas de mesmo valor num compasso 4/4 seria uma quialtera de seminima. 3 notas num 3/4 seriam seminimas normais. Dah uma lida aih:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Qui%C3%A1ltera
|
Fá Mendonça Veterano |
# abr/08
· votar
allexcosta
Acredito que pela forma como está feita essa figura do segundo exemplo esteja faltando uma pausa de simi-colcheia ou o |__3___| para caracterizar a quialtera...
Bom se tiver a pausa, leia:
ta ta .. ta ta ta .. ta Seria praticamente a mesma leitura do primeiro, só que a duração da nota do meio seria a metade, vc faria a pausa...
Se for quialtera é como alex falou, mas atenção, pois são semi colcheias e em um compasso x/4 em cada unidade de tempo vc pode ter até 6 semicolcheias em quialtera (sextina). Então seria
ta ta ta .. .. .. ta ta ta .. .. .. [__3__][__3__] [__3__][__3__] ou [_____6_____] [_____6_____]
Tarracha É bom você ter o livro de Teoria da Musica do Bohumil Med também, lá tem tudo sobre isso! :D
Qualquer dívda, etamos aí...
Abraços
|
allexcosta Veterano |
# abr/08
· votar
Fá Mendonça
Eh, como nao vi a pausa assumi q seja uma quialtera.
|
dani_low Veterano |
# abr/08
· votar
fala qual eh o compasso ai q eu gravo um midi do guitar pro pra vc ouivr...
|