Pq mais macio ou menos macio?

    Autor Mensagem
    Arrastão Cultural
    Veterano
    # mar/08


    Situação: Uso dois jogos de cordas idênticos, na mesma afinação em dois baixos diferentes mas ambos regulados da mesma maneira como por ex 3mm de altura entre as cordas e o ponto X das escala.
    Sei que o comprimento das cordas é o mesmo ( 34") e para ela estar afinada em D, por ex, a tensão é de 51.3lbs em ambas.
    Segundo a física, para eu deslocar 3mm a corda perpendicularmente preciso execer uma força Y, que deveria ser igual sempre que uma corda de 34" estivesse tensionada à 51.3lbs, mas não é!
    Uns baixos ficam mais macios que outros, por mais que a física me demonstre o contrário.
    Alguém sabe me dizer o porque disso?

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Arrastão Cultural

    Cara, algum luthier vai responder melhor, mas eu sei q um dos motivos é a construção do instrumento. coisas tipo inclinação do headstock, e radius da escala...devem existir até outros fatores, mas os q lembrei agora foram esses!

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Arrastão Cultural

    C tah misturando grandezas exatas com sensacoes subjetivas. A maneira como a gente "sente" um instrumento eh influenciada por muito mais variaveis. Largura/espessura do braco, equilibrio do instrumento, raio da escala, tipo de traste, formato da parte de tras do braco, acabamento, mobilidade do braco. Alem disso apesar de regulados de maneira "igual" nao existem 2 bracos no mundo com a mesma curvatura... Por essas coisinhas q um Gianinni com captacao EMG custa um pouco menos q um Fodera com a mesma captacao.

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    allexcosta
    Vc tem razão.. há mais coisas envolvidas na sensação de leveza do toque.
    É que nessas horas acabo mais influenciado pelo meu lado "ciências exatas".
    Mas não é curioso? Medindo com um instrumento adequado lê-se o mesmo esforço, mas o resultado é diferente pra quem toca!

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Arrastão Cultural

    Fiz um ano de Fisica na UFBA. Na minha primeira aula o professor falou assim:

    "Bom dia, pra comecar, tudo o q vcs sabem ateh hoje, esquecam... A Fisica q vcs conhecem soh se aplica no vacuo em um universo perfeito. A partir de agora vcs vao entender a Fisica aplicada."

    E tome variavel, aproximacao, variacao de pressao, vento, correcao de angulo em relacao aos polos, probabilidades, numeros despreziveis... E aih vai.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    allexcosta

    Mobilidade do braço?

    TugaBass
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Arrastão Cultural

    É mesmo assim! Cada caso é um caso! Mesmo com dois baixos exactamente iguais da mesma série de fabrico e na mesma sequência de fábrica, eles vão ser diferentes num ou noutro ponto!... Já tive situações de testar ao mesmo tempo dois ou três baixos exactamente iguais, com setups iguais e equilibrados da mesma maneira (por mim) e a resposta de cada um é totalmente diferente dos outros. Isso acontece muito em instrumentos de madeira. As peças (tanto corpo, como braço) não são exactamente iguais. Têm veios diferentes em pontos diferentes, que os torna mais ou menos flexiveis. Neste caso, como são dois baixos diferentes, ainda mais se verifica comportamentos completamente diferentes, o que é perfeitamente normal.

    Por muito que se pense o contrário, não existem duas peças exactamente iguais... elas são sim, idênticas, mas não iguais e as suas respostas naturalmente serão diferentes também. Daí que é sempre aconselhavel, quando pensamos comprar um baixo, testarmos varios baixos "iguais", se possível, porque eles são realmente diferentes e um deles será o mais agradável entre os vários.

    Abraço.

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rcardo_lemos

    Tudo expande, contrai, mexe, torce, em maior ou menor escala. Quando vc pressiona uma casa o braco mexe, nem q seja um pouco, e nao existem dois bracos q mexam da mesma forma. Eh observando essas infinitas variaveis q os grandes luthiers se tornam mestres em sua arte.

    Gui
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    allexcosta
    "Bom dia, pra comecar, tudo o q vcs sabem ateh hoje, esquecam... A Fisica q vcs conhecem soh se aplica no vacuo em um universo perfeito. A partir de agora vcs vao entender a Fisica aplicada."

    E tome variavel, aproximacao, variacao de pressao, vento, correcao de angulo em relacao aos polos, probabilidades, numeros despreziveis... E aih vai.

    ouvi a mesma coisa a pouco mais de dois anos atras..no inicio da facul..também de física!

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pode crer... legal!

    asch
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    tenho um baixo de luthier, só que o braço que ele colocou é fino, acho ruim d+ é bem desconfortavel pra tocar.

    DotCom
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ruim um braço fino?
    Fino como? as cordas são próximas?

    asch
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fino a ponto de eu nao conseguir baixar mais a corda para aproximar mais do braço, a fim de deixar mais macio para tocar.

    pics:

    http://img43.imagevenue.com/img.php?image=35118_P4050923_122_674lo.JPG

    http://img214.imagevenue.com/img.php?image=35126_P4050926_122_66lo.JPG

    vefer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    asch
    Meu irmão, se me permite, o negócio tá esquisito... Com esta altura aí nem com vara você toca. Manda uma foto da ponte e da pestana pra gente ver. Vlw.

    asch
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: asch
    · votar


    http://img192.imagevenue.com/img.php?image=46007_P4050928_122_213lo.JP G
    ponte, note o saddle la embaxo


    http://img226.imagevenue.com/img.php?image=55790_P4050932_122_478lo.JP G
    NUT

    http://img160.imagevenue.com/img.php?image=46018_P4050933_122_686lo.JP G
    12ª casa

    rcardo_lemos
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O link da ponte e do nut foram os mesmos

    asch
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O link da ponte e do nut foram os mesmos

    editei ja, valeu

    vefer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    asch
    Cara, achei o braço muito expesso, muito grosso... O problema da altura deve estar relacionado com o ângulo do braço com o corpo... Se não quizer levar a um luthier, retire o braço e coloque um pedaço de lixa de unha no encaixe, bem encostado no fundo. Isto eleva o braço e diminui o ângulo. Isso se o seu braço não estiver empenado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pq mais macio ou menos macio?