acordes sus, tem terça ou não?

    Autor Mensagem
    Tarracha
    Veterano
    # mar/08


    Opa :D

    To pesquisando na net e to em dúvida se o tal sus possui a terça ou não.

    Posso usar uma escala sem a terça pra improvisar? ( Me refiro no geral e não somente em um caso especifico ).

    []'s

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    não possui e pode.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bixo, se você vai improvisar, pq vc não testa e pronto? Se ficar bom vc usa... Não sei nada da parte teorica, mas uso escalas,faço elas do jeito que me vem na cabeça e se encaixe com a musica. Eu faço tudo pelo ouvido, se ficar bom não tem pq alguem falar com vc que está errado.
    O único problema de não saber a teoria é q, eu por exemplo não improviso quase nada, eu tenho q ouvir pensar um pouquinho e formar as ideias.

    LucasLermen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara.... todos acordes tem terça, e ela pode ser maior ou menor..
    Acho melhor vc fazer uma aula se quer realmente improvisar, conhecendo as escalas e harmonias fica mt mais fácil da na hora de saber quais notas tocar.

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LucasLermen
    Cara.... todos acordes tem terça,

    De onde c tirou essa informacao?

    Tarracha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LucasLermen
    Aula eu faço, apenas não chegamos nesse assunto ainda e hj eu tenho uma gravação pra fazer onde apareceu um acorde sus e realmente gostaria de não ficar somente na tonica e pela sua resposta, já vi o seu conhecimento abrangente em harmonia e improvisação ;)

    Pelo que pesquisei, um acorde sus é um acorde que se troca a terça por outro intervalo, isso?

    Ex.

    Esus2
    T - 2M - 5J?

    jkdias
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tarracha
    acordes sus, tem terça ou não?

    não têm, são acordes suspensos justamente por não sabermos se são maiores ou menores.


    Posso usar uma escala sem a terça pra improvisar? ( Me refiro no geral e não somente em um caso especifico ).

    Pode sim,

    Neste caso (acordes sus) vc pode usar terça menor, terça maior e nenhuma terça.

    No geral vc pode sim improvisar sem a terça e pode inclusive usar a terça menor num acorde maior (por ex, no blues) e vice-versa.

    dani_low
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    pelo q eu estudei eh mais ou menos isso, mas isso n te impede de por um terça no seu improviso. As musicas geralmente sao feitas com a tonica, a terça, a quinta e a setima, mas vc usa outras notas pra improvisar n eh??

    pelo menos eu axo isso =D
    eh melhor esperar a resposta de alguem mais pro.

    Tarracha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    jkdias
    valeu cara...me iluminou :D

    valeu a todos que responderam tb :)

    LucasLermen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Opss... acho que eu confundi um pouco as coisas :P
    Eu pensei que o sus fosse o #... hehuiahe... Acho que era a hora :)

    Nao sabia nao desses acordes sus.... Mas cara, pra improvisar vc nao precisa usar terça não, usa as notas que vc achar que soam melhores e se encaixem na harmonia...

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LucasLermen
    Nao sabia nao desses acordes sus.... Mas cara, pra improvisar vc nao precisa usar terça não, usa as notas que vc achar que soam melhores e se encaixem na harmonia...

    Mas justamente pra evitar ficar caçando notas durante a improvisação que é legal estudar um pouco de teoria.

    Abraços

    LucasLermen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mas justamente pra evitar ficar caçando notas durante a improvisação que é legal estudar um pouco de teoria.

    Verdade...

    TugaBass
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Tarracha
    LucasLermen

    Cara.... todos acordes tem terça,

    Pode não ter! Tudo depende a que chamamos "sus"... Se for um acorde de 4ª.suspensa, aí não tem terceira definida. É um acorde composto e com uma definição muito própria a usar em determinado momento. Num acorde "sus" têm influência a 3ª. e também a 9ª. São as notas incidentes neste caso "sus"

    Por exemplo: Um Dsus4 é um acorde de D ao qual foi retirado o 3º Grau maior e substituído por um 4º grau justo.

    Visualiza a triade de C maior: C E G, respectivamente T,3,5 - Para se fazer um acorde suspenso no 4º grau teras de fazer C F G, respectivamente T,4,5. ou Csus4 para Csus2 a formula é T,2,5

    Agora a solução da confusão: O 9º grau apesar de ter o mesmo nome de entidade músical, ocorre em oitavas diferentes. Um acorde C9 têm uma outra composição, Têm o 7º grau dominante!!!
    Ou seja C E G bB D nomeadamente , T,3,5,b7,9 - (podes suprimir o 5º grau)

    Esta é a diferença!

    Geralmente aparecem como sus 2 (segunda/nona) ou sus 4 em que a 3 é substituida, e sim o acorde é utilizado com o intuito de não ser nem maior nem menor... e tal como aqui te disseram é usado em cadências, que não têm necessariamente que acabar numa quinta... (tipo acorde de passagem só a conduzir a outro)

    A cadência suspensa é a que termina com um grau que «não deixa a frase acabar»
    Pode ser com o Vgrau mas também com o VIgrau
    O acorde suspenso tem a 4ª a substituir a 3ª.

    AQUI VÃO MELHORES EXEMPLOS:

    http://www.jorgepalma.web.pt/dicionario_acordes.pdf

    http://www.guitarlessonworld.com/lessons/lesson19.htm

    http://www.guitarlessonworld.com/lessons/index.htm

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acordes sus, tem terça ou não?