Quando uso a técnica de slap, o volume do baixo diminui !

    Autor Mensagem
    Amarelinho
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Amarelinho


    Ola pessoal, É o seguinte, curto bastante a técnica de slap. Mas, o que acontece quando estou em bares ou salões de médio porte fazendo shows o som do slap diminui no meu amplificador. Gostaria de saber se o problema é devido a pouca capacidade de potência do amplifcador. É um cubo da Hartke de 100 Watts, com equalizador de 7 bandas, grave, agudo e limiter. O modelo é o A100. Quando deixo o som e o volume do baixo todo regulado do jeito que eu gosto, sem problemas. Daí quando a musica tem algum fraseado de slap, já num THUMB praticamente não ouço nada. Alguém poderia me ajudar ? Detalhe, isso acontece quando estou tocando juntamente com a banda. Será que é o caso de partir pra um cabeçote e gabinete de maior potência ? Se sim, qual a potência necessária e sem exageros para ambientes como bares e salões de tamanhos médios ? Alguém recomenda alguma marca boa com custo/beneficio ? Obrigado !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amarelinho
    As 2 coisas.
    Para tocar "ao vivo" 100WRMS é pouco.
    O uso de um compressor e/ou Limiter melhoraría isto, pois nivelaria a partir de um dado parâmetro a altura do som.
    Outra questão é a equalização, que para "slap" deve privilegiar os médio-agudos; um Equalizador seria bem-vindo para essas horas.
    Abç

    Amarelinho
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Amarelinho
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Bertola, obrigado pela dica. Mas, que marca de pedal voce sugere ? Eu estava mesmo pensando em adquirir pedais, mas não aqueles pedais de efeitos tipo Chorus, Flanger, etc...mas, sim, os que melhoram o timbre. O único pedal que eu gostaria de ter pensando em efeito é o tal do auto-wah. Então no caso seriam 3...um compressor, um equalizer e um auto-wah...afinador eu já tenho um da Boss...Pensando nesses tipos de pedais, qual marca voce me indicaria...Esse auto-wah, ja ouvi dizer que o da Electro Harmonix Bass Balls, é muito bom. Uma pergunta, eu curto o som ( timbre do baixo ) ao natural pra caramba. A inclusão desses pedais não mudará em nada a questão do sinal, volume, timbre, etc...do instrumento ???

    "Para tocar "ao vivo" 100WRMS é pouco. "

    Quanto voce acha que seria o ideal, para ambientes de médio porte. Meu trabalho é mais direcionado a casamentos, portanto, em 90% dos casos tocamos em salões fechado de médio porte.


    Obrigado Bertola !

    LuisKoppe
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Olha, na verdade a explicação é bem simples: o volume do baixo NÃO TEM COMO diminuir com o slap, já que é uma técnica que faz sair muito mais som do instrumento. O que está acontecendo é que o limitador, quando recebe o sinal do slap, joga o sinal lá pra baixo, justamente porque essa é a função dele. Tenho certeza de que, se você desligar o limitador, isso não acontecerá. Experimente e me conte. Um abraço.

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    LuisKoppe
    mas teoricamente o limitador faria tudo sair no mesmo volume... imagino que ele nao tenha um tempo de release tao alto a ponto de depois de um pluck (som mais alto) ele ainda continuar jogando o sinal pra baixo de modo que o thumb (mais baixo) nao saia direito...

    nesse caso o limiter mais ajudaria do que atrapalharia nao?

    Amarelinho
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Amarelinho
    · votar


    LuisKoppe

    Já tentei fazer isso amigo. Numa determinada ocasião, realmente havia deixado o limiter na metade. Achando ser isso, ontem inclusive que me apresentei num barzinho, deixei o limiter praticamente no zero porém os thumbs e pluncks continuavam a ficar baixo na música. E se numa tentativa, por exemplo, eu aumentasse o volume no baixo ( o que não seria muito conveniente fazer ), quando eu voltasse à condução de pizzicato o volume estaria absurdamente alto.

    conehc
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: conehc
    · votar


    Amarelinho
    ja pensou em investir uns 3k num ser da hartke? vende seu cubo, pega um ha2500 novo ou um ha3500 usado (deve estar uns 1800)... o resto vc compra uma 4x10 ou da serie tp da hartke ou uma daquleas eatsystem (tenho lido sobre gente escrevendo bem delas...)

    no caso do ha3500, sao 350w, pre-amp valvulado, eq 10 bandas, compressor, contour (eq parametrico)....


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-51519721-cebecote-hartke-3500-c ase-caixa-vx-410-zerada-_JM

    se vc for de sampa, e tiver dinheiro em maos... olha esse ai... usado, mas parece estar muito bom!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amarelinho
    Cara, o LuisKoppe tem razão. O slap faz o som do baixo ficar mais alto, assim eu creio que vc deve desligar o limiter do seu amp, dessa forma o volume aumentará quando vc utilizar esta técnica, aí, a compressão fará diferença, regulando-se o compressor para aumentar a sustentação.
    Quanto aos outros pedais, o equalizador eu julgo essencial, tem que ter; já o Bass Balls, é um pedal bem específico e na onda do funk, legal para certas passagens.
    Quanto a mudar o timbre, bem, vc deve procurar pedais que tenham "true by-pass".
    De fato 100WRMS eu considero pouco, e, o mínimo para vc seria algo em torno de 200WRMS (uma boa margem de segurança). Assim, creio que vc poderia comprar mais um combo com esta mesma potência (ou mais) e ligar a saída "line out" do seu Hartke à entrada do outro.
    Abçs

    NESCAU
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amarelinho
    tu usa limiter ou compressor? bom, seja lá qual for, aumenta o volume dele, eu fiz isso e resolveu, uso um limiter.

    Amarelinho
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    NESCAU

    Nao tenho nenhum pedal, a não ser um BDI V-tone que utilizo bem pouco, pois um dos baixos que mais utilizo nos shows que é um Warwick 5 cordas ativo nem faz tão necessária a utilização desse pedal pelo "peso" já que o baixo me proporciona.

    Qual compressor que voce me recomenda ? E realmente é o caso de te-lo pra questão da diminuição do volume nos slaps ? Já ouvid dizer mesmo que aquele botão de Limiter no meu amplificador é "fraquinho" e não pode ser considerado um compressor de fato. Obrigado!

    Amarelinho
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    conehc

    Valeu amigo, estou pensando mesmo neste set. Mas, preciso vender meu cubo senao não terei dinheiro suficiente. Pretendo adquirir um Hartke HA 2500 e uma VX 410. Já me disseram que esta mais do que suficiente para o tipo de show que faço. No começo eu fiquei preocupado com a falta de graves. Mas, depois que testei num colega que tem esse set, nao tive mais duvidas.

    Amarelinho
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Bertola, mas qual marca voce indicaria, com custo/beneficio e que tenha o tal do "true by-pass" ? Primeiramente, pretendo por necessidade imediata comprar um equalizer e um compressor. Mesmo os amplificadores da Hartke já virem com 7 ou 10 bandas de equalização, esse pedal equalizer podera ser util em algumas musicas que preciso no meio do show já que toco estilos variados e algumas pedem mais agudo, outras mais graves. Obrigado !

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amarelinho
    cara, as vezes num rola de pegar um HA3500 usado nao? sao uns 400-500 a mais... as vantagens sao:
    - saída balanceada (o ha2500 nao tem saida balanceada pra conexao com mixer)
    - 2 12ax7 de verdade no pré (o HA2500 apenas simula valvulas)
    - 100w a mais (250 contra 350)


    mas mesmo assim o ha 2500 é incrivel.. ja toquei com um.. gostei mais dele que do gk

    Amarelinho
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    conehc

    Como entao as pessoas que tem o ha 2500 fazem para num show mandar o som para os PA´s ?

    Querer bem que eu queria o ha 3500, mas o dindin não vai dar...rss

    Obrigadao !

    rickalencar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cara, esse Limiter do ampli, ja me atrapalhou, era um Ampeg, não sei o modelo, mas como eu tava numa onda mais punk, quanto mais alto eu tentava tocar (na palheta), mais baixo ficava, depois que eu fui saber pra que servia, rsss.

    Tenta tocar com o Limiter em Off, e da uma aumentada no Presence do BDI, isso ajuda muito no Slap.

    O compressor é legal no slap, pra ajudou muito.

    rickalencar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    E esse cabeçote da Hartake do anúncio do mercado livre, eu toco num desses no estúdio, muito bom ele, ja tem o EQ, e compressor.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amarelinho
    Cara, vai na certa: Boss GEB-7. Embora ele não seja "true by-pass", a perda de sinal é pequena pois ele possui um "buffer".
    Abç

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amarelinho
    simles: vc pega um cabo do "send" do loop de efeitos e liga ou direto na mesa ou em um direct box... no manual ta escrito isso...

    "You can also use the Effect Send jack to route signal to an external mixing console or amplifier with an input sensitivity of +4 dB."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando uso a técnica de slap, o volume do baixo diminui !