'Ramps' - O que são e para que servem?!

    Autor Mensagem
    Fá Mendonça
    Veterano
    # mar/08


    Fala galera,

    nosso amigo aqui do forum, LucasBass escreveu um artigo interessante sobre as famigeradas ramps...

    http://www.musicaempauta.com.br/Artigos/mostrar/id/4


    Abraços

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fá Mendonça

    A idéia parece ser interessante, mas acho que levaria tempo pra me acostumar com isso!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass
    A idéia parece ser interessante, mas acho que levaria tempo pra me acostumar com isso!


    +1

    Sao mais pra galera q gosta da sensacao de tocar em cima do captador e tambem dos baixistas q tem uma pegada de mao direita leve. Pra mim nao serve...

    Fá Mendonça
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    allexcosta

    Sao mais pra galera q gosta da sensacao de tocar em cima do captador e tambem dos baixistas q tem uma pegada de mao direita leve.

    É verdade, quem tem uma pegada mais pesada pode ter problemas de adaptação, principalmente pela altura das cordas, geralmente quem toca mais "pesado" deixa as cordas um pouco mais altas para compensar a pegada.

    Eu passei a usar porque fiquei 2 anos sem tocar e quando voltei, para ter estímulo para estudar, resolvi aprender a técnica do Gary Willis, para essa técnica a rampa é perfeita, mas tem que ter uma pegada mais leve, realmente...

    dani_low
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    n saquei uma coisa...
    se vc tca em cima do captador (axo q a maioria da galera), entao ele msmo ja faz o trabalho dessas "ramps" nao?

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tocar totalmente em cima dos singles do jazz bass é tarefa complicada viu...
    A maiora que eu vi toca entre os caps (do povo que toca com jazz bass, obviamente.)

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    dani_low
    n saquei uma coisa...
    se vc tca em cima do captador (axo q a maioria da galera), entao ele msmo ja faz o trabalho dessas "ramps" nao?


    não mesmo. só se os captadores foram extremamente altos. as ramps ficam quase que encostadas nas cordas. e como o DotCom disse, tocar em cima dos caps jazz bass nao eh mole nao hehe


    allexcosta
    eu tbm tenho uma pegada forte, mas por motivos de dores q estava sentindo, tive q abaixar as cordas e aproveitei para colocar a rampa em meu baixo, para readaptar minha pegada. Ontem toquei por mais ou menos 3 horas, e sem elas com certeza ficaria com o dedo doendo, e nao doeu nada hehehe
    elas com certeza fazem agente tocar mais leve. agora, isso pode ser bom ou ruim, depende do ponto de vista =)

    crsilva
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Se nao me engano o modelo Fender Roscoe Beck IV vem com uma de acrilico de fabrica....

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: allexcosta
    · votar


    crsilva

    Se nao me engano o modelo Fender Roscoe Beck IV vem com uma de acrilico de fabrica....

    Esse aqui?

    crsilva
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    allexcosta
    SIm, esse mesmo... veja: http://www.fender.com/products//search.php?partno=0196402842

    Clica em especificacoes, em acessorios esta: Plexi Pickup Ramp

    Veja essa foto aqui:
    ROSCOE BLUE

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    crsilva

    Verdade, se eu fosse usar essas rampas, usaria dessa transparente. Acho as outras feias.

    DotCom
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: DotCom
    · votar


    Caramba, geralmente sou tradicionalista quando se trata de Stratocaster, Jazz e Precision Bass... Mas esse Roscoe Beck é LINDO!

    ps: só não gostei do acesso ao tensor...
    E cadê a rampa dele?

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    DotCom

    Olha o "Roscoe Blue" q o crsilva postou.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Eu tô pensando em colocar uma rampa dessas num baixo meu,curto demais tocar nesse estilo do mestre Gary Willis,toquei num Ibanez signature dele que tinha essa rampa e me amarrei ,é outra pegada,você passa a tocar trabalhando mais com dinâmicas,o que é muito bom.

    Fora que você tende a limpar mais o seu som,pois você toca com menos força,mas nunca perde o contato com as cordas o que abafa qualquer ruido,harmônico ou vibração de cordas.

    Gostei tanto que eu subí os soapbars do meu fretless 6 cordas pra eles ficarem como se fossem rampas,quase colados nas cordas,assim fica mais fácil de tocar.

    Eu tinha abandonado o pizzicato de 3 dedos,mas agora eu só uso essa técnica parecendo com a do Gary Willis (apenas no meu baixo de 6 cordas com a "rampa captador")

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ahh quando eu pegar outro baixo vou mandar fazer um desses pra mim!

    vefer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    ô Rafaeldobaixo, aprendi a te respeitar neste fórum, sobretudo, pelo respeito com que você trata cada assunto e pelas respostas sóbrias e coerentes. Mas esse negócio de Ramp me fez lembrar de uns acessórios que meu avô tinha no Corcel dele que ficavam debaixo dos paralamas e chamavam-se lameiros. Na prática, eram baitolagem pura e não serviam para p. nenhuma. Abraços.

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vefer
    Na prática, eram baitolagem pura e não serviam para p. nenhuma
    é não serve pra nada mesmo, e gary willis, matt garrison, bona, andre vasconcellos e todos os outros sao frescos.

    allexcosta
    o grande problema dessas de acrilico é que a maioria são retas e não curvadas... isso é, não dão a melhor "performance" esperada da rampa.

    Rafael do Baixo
    leve em um luthier e coloque a rampa, é bem melhor do que tocar em cima dos captadores. e ela funciona bem em todos os tipos de pizzicato, nao só com a tecnica do willis. acho que foi minha melhor aquisição em termos de acessorios para baixo hehehe

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    vefer

    ô Rafaeldobaixo, aprendi a te respeitar neste fórum, sobretudo, pelo respeito com que você trata cada assunto e pelas respostas sóbrias e coerentes.

    Valeu cara. \o/

    LuCaSbass

    É eu ainda tô pra levar o meu fretless 6 cordas e o meu Condor CJB 5A,pra colocar essa rampa no luthier,vai ser uma de madeira escura ou pintada de preto no fretless e uma de acrílico no JB,só falta mesmo é tempo.

    Eu cheguei a testar essa rampa usando também o pizzicato de 2 dedos e gostei muito,facilita demais a tocar algumas linhas,mas gostei de usar 3 dedos nessas rampas por que,já que o dedo anelar está em contato com as cordas abafando-as,não custa nada usá-lo pra atacar as cordas também,principalmente por que a força usada pra atacar as cordas é menor que o normal,o que me ajuda a usar esse dedo sem muita preocupação.(já que tenho tendinite)

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LuCaSbass
    o grande problema dessas de acrilico é que a maioria são retas e não curvadas... isso é, não dão a melhor "performance" esperada da rampa.

    Tem certeza? O q as impede de serem curvadas? Acrilico eh completamente moldavel.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Realmente muito interessante a ideia.

    Agora pra mim não serve, eu tenho uma peda bem pesada com a mão direita, além de tirar minha pegada ele poderia tirar o timbre que eu gosto, que é aquele timbre mais rasgado juntamente com a pegada.

    Mas que deve ajudar mtaa gente isso concerteza ajuda.

    Abraço!

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: LuCaSbass
    · votar


    allexcosta
    não sei, mas a maioria das rampas de acrilico que vi são retas. mas acho que nada impede mesmo hehe

    Rafael do Baixo
    massa! eu estou estudando a tecnica de 4 dedos do matt garrison(polegar, indicador, medio e anelar) e sem a rampa tava extremamente complicado, os dedos entravam no meio das cordas muito facilmente.
    vo ver se coloco uma no meu squier fretless tbm, assim q sobrar tempo e $$ hehe

    outra coisa que observei também é que facilita a tocabilidade de harmonicos artificiais. e como eu gosto e uso bastante, foi otimo pra mim hehe

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LuCaSbass

    outra coisa que observei também é que facilita a tocabilidade de harmonicos artificiais

    Dessa eu não sabia \o/

    Eu uso muito os harmônicos artificiais em dois projetos meus,um é baixo e voz apenas,o outro é um quinteto de baixos que estou montando.Com certeza essa rampa vai me ajudar mais do que eu pensava.

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    pois eh, na regiao que a rampa fica os harmonicos saem mais facil e com menos força. eu tbm nao sabia dessa ate eu fazer uehuehue

    dani_low
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    entao...
    eu esperei eu tocar novamente pra reparar como eu toco e so depois fazer outro post hehe

    eu reparei q eu toco exatamente em cima do cap da ponte. Sempre. Msmo q eu queira o polegar n sai dali O_O
    o interessante eh q eu vejo todos os baixistas descerem o polegar em cima das cordas, mas a mao fica mto fechada, eu n consigo, nesse caso entao as ramps n tem efeito n eh?

    denismonteiro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    nunca entendi direito a utilidade disso, parece que tá tocando em cima do braço...
    meu fretless tem "25/27 casas" e as vezes toco meio em cima das ultimas... não vejo grande diferença, só fica mais difícil de tocar...
    massou meio pedreiro na pegada, acho que não rola... aiuheauiheaiuheaiuhea

    leonobr
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LuCaSbass

    Muito bom artigo. Obrigado pela iniciativa de explicar o assunto.

    Eu me lembro de ter visto, há muito tempo, o baixista do Pearl Jam tocando com uma rampa. Na época, eu pensei que o bloco de plástico devia ser um captador :P

    jrilson7
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    qdo vi os ramps no baixo do bona eu jurava q o captador dele era revolucionário! HEHEHE

    Fá Mendonça
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Para quem tem mais dúvidas sobre as rampas, direto do site do Gary Willis:

    Por que usar?
    http://www.garywillis.com/pages/bass/bassmanual/theramp.html

    Como fazer:

    http://www.garywillis.com/pages/bass/bassmanual/setupmanual.html


    Abraços

    dani_low
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fá Mendonça

    isso me esclareceu mto
    eh pra quem quer tirar os timbre mais perto do braço ou entre os caps...

    (provavelmente foi obvio desde o inicio, mas por algum motivo eu viajei... hehhe)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 'Ramps' - O que são e para que servem?!