Troca Pick-up Fender Southern Cross

    Autor Mensagem
    Maurício_Expressão
    Veterano
    # fev/08


    Tenho 1 Fender Jazz Bass American Standard 1983 e um Giannini Stratosonic AE08B 1976. Ambos originais e em excepcional estado de conservação.
    Minha praia é classic rock e rock progressivo anos 70. Minha referência de som desde a adolescência é o som funkeado e roncado dos Fender Jazz Bass anos 70 das bandas de rock inglesas. Sou quase cinquentão. E meu sonho de consumo é ter um Fender Jazz Bass 1972 a 1975. Portanto o som que mais gosto é do Giannini 1976. Grave bem definido e roncado, médios excepcionais e fortes agudos. Som lindo em Slap.
    Um timbre longe dos baixos ativos com graves bem profundos de hoje em dia.

    Em nov/06 entrei numa banda de rock nacional anos 80, despreocupado e bem alegre. Tocamos quase todo final de semana.

    Ciumento com esses baixos, para evitar o uso direto nessas gig's (e conseqüente desgaste), cheguei a usar um Condor Bx-12. Mas o som era terrível. Não rolava para uso mais profissional. Então peguei um Fender Southern Cross 1995 original. O Fender brasileiro.

    Com belo acabamento e baixo custo, esse baixo tem má qualidade das tarraxas, da ponte e dos pick-ups. O som era bem parecido com os atuais Fender Highway e antigos Traditional. Muito pior que o Marcus Miller ativo ou mesmo do Geddy Lee, ambos japonêses.

    Ou seja. Era um Fender sem o som roncado de Fender que tanto gosto... Frustante.

    Tentando melhorar as coisas troquei os pick-ups originais por Fender Custon shop 60. Acabei de testar e a melhora no som foi gritante. Chego a dizer que foi surpreendente.
    Seu som está quase perto do som do Fender 1983. Timbre roncado. Peso, e timbre de verdade. Enfim, por incrível que pareça esse Fender passou a ter som de Fender !!!

    Chia mais que o Fender Americano e as 2 cordas mais finas no slap não tem a mesma sonoridade do americano. Falta sustein, timbre e volume no slap, pois no pizzicato a qualidade do som delas é muito similar.

    Por incrível que pareça, esse baixo passou a ser usável, tanto quanto o Giannini ou o Fender 1983. Lógico que a falta de progressividade na afinação das tarraxas e ação alta devido má qualidade da ponte ainda estão lá. Mas o som ficou muito legal.

    Não esperava que somente a troca de pick-ups pudesse operar tanto milagre...

    TugaBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Maurício_Expressão

    Amigo, nem sei o que te dizer!!!!????... Uns bons pickups fazem logo um baixo diferente! É a base do som de qualquer baixo, mas tudo o resto também é importante e vai completar!

    Agora só tens que rectificar o resto das coisas que achas que estão más... e ficas com um baixo completamente novo!

    Abraço.

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Maurício_Expressão

    Tem um Giannini Super sonic a venda numa loja aqui em curitiba, modelo musicman, é o mesmo que o seu? Pode me dizer alguma coisa legal sobre ele?

    No mais, meu sonho é tambem fazer uma troca destas com um SX ou algo do genero, grato

    VeEh
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Maurício_Expressão
    posta umas gravações pow!!

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Maurício_Expressão
    Parabéns pela troca! Estava reparando, você tem uma pequena coleção de jazz bass, já pensou em fazer um virar fretless?

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Will Piasecki
    Não. Meu baixo Giannini é Jazz Bass, antigo, ano 76.


    conehc
    Já tive fretless.
    Mas antes de ter um Jazz Bass fretless acho melhor ter um Precision.

    VeEh
    Pô o baixo chegou ontem. Gravação ainda vai demorar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca Pick-up Fender Southern Cross