Corda sol quebra sempre

    Autor Mensagem
    FindanS
    Veterano
    # fev/08


    É normal a corda sol estourar quando se pratica mto slap?
    Tenho treinado todo dia slap e a corda sol sempre acaba torando, depois de menos de 2 meses de uso...
    Será pq tô puxando mto forte, será algum erro na colocação da corda, erro na ponte?... ou isso é normal?

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    FindanS

    Nunca aconteceu isso comigo e olha que usei a corda G de um jogo de D'addario por 1 ano e 10 meses, tocando slap por pelo menos um ano (até eu aprender) e nunca a arrebentei...

    Pode ser alguma coisa cortante na ponte, tipo uma rebarba ou um outro tipo de defeito, mas teria que ser mta caca pra uma empresa fazer uma ponte que arrebente cordas

    Nao tah puxando com mta força? experimenta pegar mais leve e veja se o timbre nao sai da mesma forma

    TugaBass
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    FindanS

    Eu também tive esse problema ao princípio quando comecei a tocar e ainda hoje por vezes acontece quando me entusiasmo, embora já não tanto! É que eu dou muita "porrada" nos meus baixos, quando toco!

    Isso pode ter a ver com algumas situações:

    1- A força que aplicas quando puxas a corda;
    2- O calibre da corda pode ser baixo (ex.: 0.40);
    3- O encaixe onde a corda assenta no carrinho da ponte pode estar vincado pelas esterías da corda e conforme ela vai roçando nele, vai serrando a mesma até que parte.

    Penso que o ponto 3 será o mais provavel. Se for o caso, para resolver isso basta pegar num limatão fino com a medida do encaixe do carrinho e passá-lo ao de leve até tirar os vinco feitos pela corda.

    Eu tenho um baixo (o meu primeiro, já com 27 anos) que partia muito o G e a razão era essa. Alisei o tal encaixe do carrinho na ponte e ficou resolvido...

    Abraços.

    MaTuX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    quando arrebenta, vc faz uma "gambiarra" e volta a usar eh?ou vc coloca uma nova?
    as vezes a gambiarra segura, mas soh quando é bem feita mesmo

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    TugaBass

    3- O encaixe onde a corda assenta no carrinho da ponte pode estar vincado pelas esterías da corda e conforme ela vai roçando nele, vai serrando a mesma até que parte.

    Muito interessante isso, acho que eh bem provavel que venha a ser o problema do FindanS.

    E o que é esterías?

    =|

    FindanS
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    TugaBass

    Explica novamente essa 3 opção que não saquei direito, hehehe
    Possa ser ela mesmo, como também deve ser a força que estou puxando... é a terceira Sol que toro em uns 5 meses, tá foda.
    Vô tentar pegar mais leve e fazer isso que tu falou, mas explica novamente e com termos mais conhecidos, hehe
    Vlw mesmo!

    eltonbass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    prefiro o som da ré no slap.

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    FindanS

    Ele é de portugal =). O vocabulário é muito show! Parece que estou lendo alguma coisa histórica

    makumbator
    Moderador
    # fev/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    FindanS

    é a terceira Sol que estoro em uns 5 meses, tá foda.



    Ou há alguma rebarba na ponte e/ou nut, ou vc é o incrível Hulk!!!!Hehehehe


    Explica novamente essa 3 opção que não saquei direito, hehehe

    É que pode haver uma micro rebarba metálica de alguma parte da ponte que entre em contato direto com a corda agindo como uma serra. Em nut de metal pode ocorrer a mesma coisa.

    Ivanov_br
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sua técnica é inovadora. Porém cara!

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Ivanov_br

    Sua técnica é inovadora. Porém cara!

    hashahahs...o jeito é passar a usar encordoamento de baixo rouxinol usado...aí vai ficar mais barato!

    ana cris.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    FindanS

    Nunca consegui fazer isso... Deve ser o máximo!!!!!
    HOHOHOHOHO
    Brincadeira, mas mesmo fazendo slap com acordoamento antigo não quebrava.
    Presta atenção no jogo de cordas antes de comprar e não faça muita força. x)
    Bjokas!!!!!

    FindanS
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ana cris.

    Tô maneirando mais a puxada, senão corro o risco de torrar a MI também, hehehe
    Também abaixei um pouco as cordas, isso facilitou um pouco o slap.
    No mais é isso: treinar a técnica e deixar a força de lado.
    Vlw.

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    FindanS
    Eu já tive um problema desses em um strimberg 24A
    o problema era na ponte, havia uma protuberancia exatamente na corda Sol.

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Luizclaudiobarboza
    Eu já tive um problema desses em um strimberg 24A
    o problema era na ponte, havia uma protuberancia exatamente na corda Sol.


    Vi vários Jazz Bass americanos da Fender das séries entre 83 e 85 que têm esse mesmo problema, exatamente na SOL, onde a ponte vai funcionando como uma navalha e detona a corda ao longo do tempo. O último que vi o cara colocou um pedaço bem fininho de borracha no ponto de contato entre a corda e a ponte.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    ClaudioBass

    Vi vários Jazz Bass americanos da Fender das séries entre 83 e 85 que têm esse mesmo problema, exatamente na SOL, onde a ponte vai funcionando como uma navalha e detona a corda ao longo do tempo.


    [modo compô on]:

    Na verdade isso não é defeito, é uma estratégia das fabricantes de cordas para aumentarem suas vendas, há muitos anos elas pagam para as fábricas de instrumentos instalarem as mini navalhas na ponte em alguns lotes de instrumentos!

    [modo complô off]

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ClaudioBass

    o cara colocou um pedaço bem fininho de borracha no ponto de contato entre a corda e a ponte. ?????
    Isso mata completamente o som!!!!!!!!

    Se realmente tem algo na ponte, tem que limar até deixá-la lisa!

    TugaBass
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Will Piasecki
    Estrías é o enrolamento da corda! Ela pode ser lisa ou estriada!
    Escreve-se estrías e não esterías como escrevi... desculpem-me o erro de digitação!

    Will Piasecki
    FindanS
    Ele é de portugal =). O vocabulário é muito show! Parece que estou lendo alguma coisa histórica

    Ahahahahahah! Gostei do comentário!!!!!

    makumbator
    FindanS
    Explica novamente essa 3 opção que não saquei direito, hehehe

    É que pode haver uma micro rebarba metálica de alguma parte da ponte que entre em contato direto com a corda agindo como uma serra. Em nut de metal pode ocorrer a mesma coisa.


    Pronto! É isso mesmo! Está explicado!!!!! E atenção que pode acontecer também nas outras cordas. Como alguns sabem, eu tenho um Fender Roscoe Beck e já me aconteceu isso. O problema está mais no tipo de cordas que se usa. Se forem duras e pouco flexiveis, acabam por vincar os apoios onde acentam na ponte (os tais carrinhos como vocês chamam) e depois acabam por serrar e partir.

    Todos
    Aposto que aí o pessoal se farta de rir com o meu português de Portugal!!!! Eheheheheh! Devo ser o único português aqui no forum de baixo!

    Abraços.

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    TugaBass

    Aposto que aí o pessoal se farta de rir com o meu português de Portugal!!!! Eheheheheh!

    eheeheh...para a gente é bastante curioso, principalmente certas expressões, mas é claro que para vocês ocorre a mesma coisa, tudo é questão de ponto de vista...hehehe


    Devo ser o único português aqui no forum de baixo!


    Já vi uns outros 2 ou 3 postando!!!!

    TugaBass
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    makumbator
    É verdade! Muitas vezes fico parado a pensar em algumas das vossas expressões a tentar entender o sentido e significado! Mas já vai sendo mais fácil.

    O que me vale é que em pequeno, li muitos livros do Walt Disney, Patinhas, Donald, Pateta, e companhia... como era todos em português brasileiro, deu para aprender muitas das vossas expressões.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda sol quebra sempre