sustentação na região mais aguda do braço

    Autor Mensagem
    zegotinha
    Veterano
    # jan/08


    e aí ?

    aquele velho problema de morar em cidades sem lutearias me aflinge mais uma vez, então to pedindo aquele socorro denovo...

    seguinte.. o problema é esse do titulo do tópico..
    quando eu toco sinto que as qdo oitavo as notas no fim do braço.. aquele lance bem tipico de prepação pra refrão hehea nota soa pouco tempo e morre...


    e aí ? braço comprometido ? ponte? tensor ? solta ou aperta ? eu to acostumado resolver isso só quando é na parte "grave " do braço..


    vlw

    DotCom
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Trastes desnivelados, talvez.

    jkdias
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    zegotinha
    quando eu toco sinto que as qdo oitavo as notas no fim do braço..

    fala velhão, não consegui entender o teu problema (acho q faltou alguma palavra na frase... )

    mas, tentando:
    a nota soa pouco tempo? Está trastejando?

    Se for a primeira opção, vc já tentou segurar a nota no vibrato?

    TugaBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    zegotinha

    É assim! É normal! Seja qual fôr o baixo, melhor ou pior, a amplitude da corda nessa zona do braço é muito curta, portanto ela não vai oscilar nem vibrar tanto como nas notas mais graves em que a corda está mais solta e flexivel. Sem nenhum efeito intrecalado, o som vai sempre morrer mais cedo. Experimenta usar um compressor/sustainer. Aí a coisa já vai resultar de certeza.

    Abraço.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    zegotinha

    Isso é normal mesmo cara,o lance é você usar alguns macetes e recursos pra aumentar o sustain nessa região aguda,como o uso de vibratos,muito usados em fretless e acústicos exatamente pra essa função de aumentar a sustentação da nota,usar um compressor /sustainer bem regulado pra essa função,ou até mesmo tocar um pouco mais distante da nota pressionada,quanto mais perto a nota estiver do fim do braço do instrumento,toque mais pra direção da ponte. (o resultado é bem sensível mas dá pra notar)

    bnnunes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tipo...eu num manjo mto naum...+ agora q vc comento, eu liguei o meu aki i fiz o teste...c meu senso d tempo num estiver errado, ou a sustentação d uma nota tocada, q seja na 3ªcasa c num eh a mesma eh mto proxima d uma nota na 19ª da mesma corda...o baxo eh um squier jazz deluxe V...espero ter ajudado...
    abraços...

    zegotinha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jkdias

    era isso mesmo... é que voltei pra escrever outra coisa e acabei me exporesando mau e não fiquei sem ler o post depois de publicado.. hehe



    então..
    agora o lance do vibratto( e de fato funcoina mesmo) eu percebi que fazia isso meio que automaticamente, acho que de tanto ver os outros fazendo mesmo resolve bem.. mas eu to com o baixo no colo aqui agora tirei o fone e fiz o teste com o ouvido encostado na madeira.. tocando na mesma casa... (15), sem vibrato, todas cordas trastejavam menos a G..

    resolvi por aumetar a altura nos sadles da ponte, o resultado foi que a ação das cordas ficou um pouco mais alta do que eu estou acostumado, amanhã com paciencia vou tentar baixar ação no tensor, se trastejar nas primeiras ( o que provavelmente vai acontecer) os Rockbass tem uma outra regulagem de altura na extremidade do braço acho que deve dar pra tirar por lá.

    vlw pra todos aí por enquanto..

    ClaudioBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    zegotinha

    Cuidado, você só deve mexer no tensor caso o braço apresente curvatura (côncava/convexa), caso contrário o resultado por ser pior do que você imagina. Prenda a corda MI nas casas 1 e 12, e verifique se há curvatura ou "barriga" que afaste a corda do braço por mais de de 2mm. Caso você detecte essa situação, então você deve regular o tensor, caso contrário trabalhe somente com a ponte.

    Um outro comentário pra acrescentar em tudo o que já foi dito, é com relação a regulagem das oitavas. Toque todos os harmônicos do traste 12, e veja como está a sustentação das notas (use um afinador pra isso). Se o harmônico sumir em muito rápido (algo em torno de 2seg), então é muito provável que seu problema esteja na regulagem das oitavas... neste caso você trabalha com o parafuso horizontal de cada corda na ponte, regulando até que as oitavas cheguem no lugar correto. Ou então, use um afinador como o TU-15 da Boss que detecta oitavas desreguladas!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    zegotinha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ClaudioBass

    o problema das sustentações foi resolvido... já o braço tem uma leve invergadura sim, mas foi bem lembrado o lance de apertar a primeira e a ultima casa.. vou fazer .. valeu..

    agora.. como que a regulagem das oitavas poderia ter influencia na sustentação? ( salvo a suntentanção de harmônicos )
    isso não influencia só na afinação?


    abraço

    ClaudioBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    zegotinha
    isso não influencia só na afinação?

    Não... as oitavas desreguladas influenciam na altura das notas. Por exemplo: Toque uma escala qualquer bem devagar, dando pausa entre as notas, e perceba se existe alguma nota soando de forma desproporcioal em relação as "vizinhas". Caso isso ocorra, é típico de oitavas desreguladas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sustentação na região mais aguda do braço