afinação em bead

    Autor Mensagem
    hyuuga_adam
    Veterano
    # jan/08


    Olá pessoal,

    eu tava pensando com as minhas caxola aqui e tive a ideia de afinar meu baixo com as notas ditas no titulo (BEAD) num baixo de 4 cordas, ja que ultimamente nao estou usando muito a G... queria saber se alguem ja usou e se aconselha (ou nao) fazer isso, e se o timbre da corda pode mudar, ja que, por exemplo, a E ficaria numa corda mais fina que o normal...

    eu ate compraria um baixo de 5 cordas, mas eh que a grana ta curta, ai nois imporvisa neh...

    aa.. mais uma coisinha: alguem ai usa o programa Guitar Pro pra mi tirar uma duvida?
    a duvida eh tipo: quando eu to mexendo na afinação aparece varias variantes dispostas assim, por exemplo: C0, C#0, D0, D#0, E0, F0, F#0, G0, G#0, A0, A#0, B0.. depois, C1, C#1 ..... assim continuamente ate o numero 9... alguem pode me explicar isso, por favor... nao sei se tem a ver com as notas em sétima, sexta e tals... ate pq eu nunca vi um "E0" por exemplo...

    vlws ai pessoal

    RoyalFlush
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Qto a afinação do baixo naum sei t responder pois nao sou baixista.
    Mas esses números que vc v no guitar pro indicam qual a oitava da nota. Por exemplo: Um E3 é uma oitava acima do E2 e uma oitava abaixo do E4. Entendeu??

    DotCom
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pode usar sem problemas, provavelmente vai ter que regular o tensor/ação das cordas, e talvez o nut não caiba as cordas, que vão "ficar mais grossas", aí tem que abrir o buraco dele.

    jkdias
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jkdias
    · votar


    hyuuga_adam
    queria saber se alguem ja usou e se aconselha (ou nao) fazer isso, e se o timbre da corda pode mudar, ja que, por exemplo, a E ficaria numa corda mais fina que o normal...

    cara, não sei se entendi bem.... vc ta colocando um jogo de 5 cordas e ta desprezando a cordal sol? Se for isso é só regular o tensor. Agora usar essa afinação aí com jogo de 4 cordas normal (EADG) não rola não...



    a duvida eh tipo: quando eu to mexendo na afinação aparece varias variantes dispostas assim, por exemplo: C0, C#0, D0, D#0, E0, F0, F#0, G0, G#0, A0, A#0, B0.. depois, C1, C#1 ..... assim continuamente ate o numero 9... alguem pode me explicar isso, por favor... nao sei se tem a ver com as notas em sétima, sexta e tals... ate pq eu nunca vi um "E0" por exemplo...

    isso é a frequência da nota, por exemplo, o C0 é o C mais grave que existe, C1 é o segundo mais grave e aí por diante.

    exemplo para as frequências de Lá:

    A0 = 27,5 hz
    A1 = 55 hz
    A2 = 110 hz
    A3 = 220 hz
    A4 = 440 hz

    tem livros que colocam o A0 como 55 hz, neste caso teria um A-1 (-1) na frequência de 27,5 hz e o A3 seria 440 hz.

    FCLBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hyuuga_adam
    Já fiz isso num Washburn XB-400 que tive. Deu trabalho... Destaco:
    # Ponte: A corda B não passava pelo buraco da E na ponte. Tive que refurá-la. Posteriormente comprei outra para revendê-lo;
    # Nut: O q o DotCom disse é verdade, mas no meu caso tive que colocar outro. No processo de abertura de cavidade o antigo quebrou. Pedi ao luthier que fizesse um de latão.

    Como sai da banda de Heavy e passei a tocar mais na minha igreja, ao instalar o encordoamento padrão para 4 cordas, todas ficavam vibrando no nut de forma super-desconfortável. Gastei dinheiro mais uma vez na confecção de um novo nut. Acabei comprando um baixo de cinco cordas e hoje só uso baixos assim.

    hyuuga_adam
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    blz.. ja saquei... vlw galera

    alternativo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    To usando BEAD com encordoamento .45 em um baixo de 4 cordas e ficou muito bom!

    Tudo bem que não serve para todos os estilos musicais, porém, como só utilizo este baixo para rock, não tem problema.

    Bassist_rsl
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Bassist_rsl
    · votar


    Atualmente eu uso um baixo de 5 cordas, mas quando eu tiver grana vou comprar um baixo de 4 cordas e colocar encordoamento de 5 (descartando a G), mas em vez de BEAD vou afinar meio tom acima (CFEbAb).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinação em bead