Dúvidas de um novato - canhoto

Autor Mensagem
    Jiroumaru
    Veterano
    # dez/07

Fala pessoal, acabei de chegar aqui no fórum. Estou para comprar o meu primeiro baixo. Estou quase decidido a comprar um Yamaha RBX-170.
    Eu sou canhoto e tenho algumas dúvidas.

Além de inverter as cordas é necessário algum ajuste a mais?
    Existe algo no desenho de um baixo que o torne desaconselhável para canhotos?

Valeu, obrigado desde já pessoal!

kiki
    Moderador
    # dez/07
    · votar

Jiroumaru
    bom, se voce comprar um instrumento pra destro, vai ter alguns problemas sim.

no baixo eu não sei se é apenas inverter as cordas, pois a difer4ença de espessura entre as cordas é grande. isso pode dar algum problema na pestana (peça branca onde as cordas de apoiam, no começo da escala).

também será necessário fazer a regulagem invertida da ponte. mas a ponte teria que ser regulada até para destro, que os instrumentos vem meio desregulados de fabrica.

o desenho da maioria dos baixos e guitarras não favorecem os canhotos. tocando um baixo desses que voce citou invertido, voce terá menos acesso às ultimas casas do braço.

também será necessário instalar a roldana (pino onde se prende a correia, pra pendurar o baixo no seu ombro) na outra ponta, pra usar ele de ponta cabeça.

se for mesmo comprar de destro pra tocar de canhoto, o ideal seria voce levar direto num luthier, pra realizar estes ajustes e pequenas modificações. faça um orçamento antes de comprar. compare com preços de baixos que já são para canhoto.

ultima coisa: voce ja toca como canhoto? se ainda não toca, pode pensar na possibilidade de aprender como destro. não há grandes difer3enças pra quem ta começando a aprender. mas infelizmente instrumentos pra canhoto é mais dificil de encontrar no mercado.

B r u t u S
    Veterano
    # dez/07
    · votar

ultima coisa: voce ja toca como canhoto? se ainda não toca, pode pensar na possibilidade de aprender como destro. não há grandes difer3enças pra quem ta começando a aprender. mas infelizmente instrumentos pra canhoto é mais dificil de encontrar no mercado.(2)

e reforço:

"se vc ainda vai aprender a tocar, aprenda como destro. pq ser canhoto eh o INFERNO !!! sou canhoto e soh me fodo pra conseguir instrumento. isso sem falar nas jams q fico de fora em festas e etc..."

Jiroumaru
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Eu estou quase convencido de que eu vou tentar aprender como destro mesmo. Apesar da minha mão direita ser meio lerda nada que uma prática não resolva.

Obrigado pelos conselhos!!

jholanda
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Nunca é fácil para quem está começando mas fico me perguntando se é realmente mais dificil para nós que para os destros. Afinal somos acostumados desde cedo a usar a mão direita para uma série de coisas que exigem certa coordenação - abridor de lata já foi um grande desafio para mim ;-) por isso eu estou aprendendo com um baixo "normal".

Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Jiroumaru
    se for aprender como canhoto..compre um proprio pra canhoto..vi uns xb400 pra canhoto..são baixos legais!

mas vá como destro..tive essa mesma duvida quando comecei..sou canhoto e toco como destro..é MUITO mais facil de achar instrumento...e no inicio a diferença é pouquissima..é dificil pras duas..é questão de costume mesmo!!

Du Bass
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Jiroumaru
    Ola. É bem indicado que vc compre um para canhoto mesmo. Mas alias,o que o Kiki disse é importante tb:

ultima coisa: voce ja toca como canhoto? se ainda não toca, pode pensar na possibilidade de aprender como destro. .

O que dificulta para um canhoto tocar no destro é que ele tera realmente que ter as regulagens para canhoto tb,como na ponte. A Headstock talvez tenha um esforço maior,por que dependendo como ficar,a corda mi que causa mais pressão,ao invés de ficar em primeiro lugar nas tarrachas,ficaria em 4 lugar,que é a ponta do Headstock,forçando ele mais pra frente. O Desenho do contrabaixo tb foi feito para que se apoie o braço no corpo,se vc comprar um para destro,não tera esse apoio,podendo causar esforços maiores no braço,e vindo ter alguma doença.

Eu recomendo vc ou começar a aprender como destro ou comprar um baixo pra canhoto. Vi 3 baixos para canhoto no ML por 700 reais a faixa de preço. E qualquer coisa,va a um Luthie e pergunte se ele nun teria baixo para canhoto,quanto ficaria para fazer um.

Vale a pena vc decidir certas coisas primeiros.

Abraço e Fique com Deus.

joe_harris
    Veterano
    # dez/07
    · votar

cara eu sou canhoto e toco como destro, desde qndo comecei... cara tente pegar um baixo de algum conhecido e da um "grau" nele, toque sentado, em pé, de todos o jeitos!! e veja como vc se sente mais confortavel e "livre". Se ver q não tem jeito de tocar como destro parta para um de canhoto!!!! se vc ta começando eu te recomendaria compra um para canhoto mais barato. Pq o de destro pode sair mais caro q vc imagina para "inverter"!

Good Grooves"

jkdias
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Jiroumaru

toca como destro, conheço canhotos que tocam como destro e conseguem se sair melhor que muitos destros (pelo menos vc vai ter mais facilidade de digitação com a mão esquerda).

VeEh
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Jiroumaru
    Falae parceiro!
    eu sou canhoto e desde que começei a aprender a tocar quis aprender como destro!

e não sinto que tive mais dificuldades do que um destro, o começo é complicado pros dois, mas é questão de costume!

uma grande vantegem que eu vejo pra aprender como destro é no caso de dar uma zica antes de uma apresentação e voce ter que pegar um baixo emprestado...

já aconteceu comigo e pode acontecer com qualquer um!

é como eu já disse... costume, mais nada!

Baxista
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Dá para tocar em um baixo normal cara, vc vai ensinar vc mesmo a ter coordenação motora! Quando se aprende vc ensina seu cérebro a controlar os dedos, pra mim acho a mesma coisa de quem não é canhoto!

TugaBass
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: TugaBass
    · votar

Jiroumaru

Nos tempos que correm, não tens necessidade de recorrer a um baixo destro. Se eu tivesse que aprender a tocar como canhoto, ía ser muito complicado... muito mais do que quando comecei no meu princípio de músico. Por muito que queiramos, a acção das nossas mãos não é igual entre uma e outra. O nosso cérebro, desde que nascemos, está mais adaptado para um lado que outro, seja ele esquerdino ou destro, e isso sería contrariar em tudo a tua condição de "Ser Vivo". Não somos esquerdinos ou destros por acaso. Já vem definido nos nossos génes.

Antes de comprares o baixo, dá uma vista de olhos nas lojas para encontrares um baixo canhoto! Se optares por um direito, podes inverter as cordas mas não é só! Terás que alinhar e afinar os harmónicos na ponte/cavalete porque o setup dele vem preparado para direito. Quanto ao design do baixo, deverás ter em conta o mais simétrico possivel se for direito, porque em termos anatómicos não te vai dar muito jeito para tocar dado a colocação dos potenciómetros e outros controlos e sobretudo o acesso aos agudos. Em termos de acção no braço, penso que não irá afetar nada embora a tensão sobre ele seja inversa, o eixo nele recuperará a curvatura natural sempre que for preciso.

Existem muitos baixistas canhotos que tocam com um baixo direito mas virado ao contrário sem lhe alterar nada... nem as cordas. Fica tudo ao contrário, mas eles lá conseguem. Cá em Portugal existem pelo menos, dois. São da velha guarda e na época deles não se pensava em instrumentos para esquerdinos e a malta tinha que se safar como podia.

Hoje em dia, todas as marcas já fazem os mesmos modelos para canhotos. Penso que não terás dificuldade em encontrar o teu baixo.

Abraços e um FELIZ NATAL PARA TODOS.

Jiroumaru
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Obrigado a todos pelas respostas.

Eu comprei o baixo e vou tentar aprender como destro mesmo!
    Se por um lado a mão direita nas cordas não é muito boa hoje, pelo menos a mão esquerda no braço vai compensar!

Valeu pessoal!

jholanda
    Veterano
    # dez/07
    · votar

boa sorte!!! eu também tô na mesma condição. No começo é difícil e acho que depois piora :-P tenho dois meses e ainda não toco nada mas tô curtindo à beça hehe

Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Jiroumaru
    relax que no começo é dificil pra todos...mas é mais facil assim..de encontrar instrumentos e pegar emprestado!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvidas de um novato - canhoto