Construindo um Circuito Ativo

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# dez/07 · Editado por: conehc
· votar


Du Bass
meu chute: os dois fios laranja que se ligam na carcaça do pote um vai pra ponte (ground) e o outro se liga ao resto do circuito do terra. os dois vermelhos sao as pernas do capacitor: uma ligada no ground e outra no canto do potenciometro. o outro fio que liga no meio do pot é o fio "hot" que vem em comum dos dois potenciometros.

Se for pra excluir o potenciometro de tone, faz o seguinte: pega o fio laranja que ta na carcaça do pot de tone (sem ser o que vai pra ponte) e solda ele no anel do jack, pega o fio laranja que ta no meio do pot de tone e solda ele na outra parte do jack (a que faz contato com a ponte)

conehc
Veterano
# dez/07 · Editado por: conehc
· votar


Du Bass
Uma alternativa a mexer no baixo é mesmo usar um pré externo... entra no mercado livre e vai olhando uns bdi21... tem um cara que vende um pre-amp copia do alembic f2b/fender com uma valvula, 3 canais de equalização e drive... custa 250

Thiago Vianna
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Amigo, um pré on-board nesse baixo não vale a pena (minha opinião). É melhor seguir o conselho dos amigos e comprar um pré-externo. BDI-21, MIC200 ou uma cópia do Alembic (que por sua vez é uma cópia do Fender), são boas opções.

conehc
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Já que voce quer mexer de qualquer modo nesse baixo, porque nao compra um set de captadores da nbs (jbs e pbs), tres potenciometros 500k (ou 250 se voce gostar de um som mais fechado) e um captacitor (.22uf se quiser um som mais agudo com o tone fechado ou .44uf se quiser um som mais fechado). Compra tambem papel aluminio auto-adesivo. Instala tudo e aproveita pra fazer a blindagem completa. Te garanto que vai ser divertido desde que vc tenha destreza pra usar um ferro de solda.

Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass
· votar


Thiago Vianna
conehc
Realmente não vale a pena instalar um pré onboard nele. Sobre os pré-externos eu não vou ter dinheiro para comprar ainda. A idéia do circuito ativo era só se não fosse gastar mt dinheiro e desse para fazer.

Qunato esta o set de capts da nbs?
Esses potenciometros de 500k custa mais ou menos quanto?
E o que é captacitor?

Quanto a blindagem,a tinta que reveste ele é aquelas usadas para blindagem,que ja são magneticas. Quanto a problema de chiar não tem nenhum. Pena que eu não sabia isso da tinta dele e escorreu um pouco de removedor de tinta nela e saiu um pouco,mas esta td bem.

Obs: Isso de comprar outros pot e etc,só comprarei caso isso de ligar os fios do tone no jack der certo?
Obrigado pessoal. Abraço e Fiquem com Deus.

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
troca as cordas...já vai dá uma puta diferença (tenho um golden e sei como é...)

se as cordas tiverem novas..troque o baixo..esse é o som dele...simplesmente isso...

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Gui
Concerteza,as cordas mudam. Mas eu possuo esse baixo as 3 anos e não poderei troca-lo tão jah. Mas tb não pretendo gastar dinheiro demasiado com ele. Eu estava pensando em trocar coisas simples,que não gastassem muito dinheiro e que desse algum up nele.

Abraço,Fique com Deus

DotCom
Veterano
# dez/07
· votar


O gui fez uma boa pergunta... Há quanto tempo essas cordas estão no baixo?
(É que teve um cara reclamando do som velado do baixo dele... As cordas estavam no baixo há 1 ano. ¬¬)

Coisas que "fecham" mais o timbre são:
- Cordas velhas
- Pots de volume de valor menor
- Pots de tone de valor maior
- Capacitor do tone com valor maior

Mas os captadores tem uma boa influência, se eles já tiverem um timbre velado, não tem muito o que fazer (apesar de que eu nunca vi um captador que fechasse tanto o timbre a ponto de ele ficar sem brilho com cordas novas e tone aberto -- Warwicks a parte).

Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass
· votar


O Potenciometro de Tone a hora que eu fui tirar quebro. Quanto custa um novo? Vale a pena ja comprar o de 500k?

Mas eu fiz o teste. Não teve diferença.

E se eu tiver que comprar outro pot,vai vir com esse (não sei o nome disso),uma bolinha laranja ligada por dois fios nele,então,vou ter que por no novo pot né?

Editado: Concertei aqui o pot.

Abraços. Fiquem com Deus.

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
vei..tu comprou o bass a 3 anos...mas quando trocou as cordas pela ultima vez?? fez regulagem geral em algum momento da vida desse baixo??

garanto-lhe que depois de regulado e com cordas novas...vai parecer que tem outro baixo!!!

também tenho um golden..e sei bem o que é falta de $$$ pras cordas...mas mesmo comprando esses jogos mais baratos..já dá uma puta diferença no timbre!

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Gui
Troco as cordas de 4 em 4 meses,alterno entre D`Addario, Giannini e Fender.

Atualmente comprei as Warwicks pra testar,mas não gostei. Regulagem tb,esta totalmente.

Ele não esta um baixo ruim,só tem esse problema de segurar mt grave,de não abrir mt o agudo,mas acho que ele é assim mesmo.

Quebro o pot de tone mesmo,compensa comprar o de 500k?
Quanto ta um novo?

Obrigado,Abraço e Fiquem com Deus

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
o que acontece é que dependendo do pot que tu comprar, tu terá que mudar o valor do capacitor...
fica com o de 250k e o capacitor de 47uF...se for comprar o de 500k..compra capacitor de 22uF

se tu quer um bom pot..deve tá uns 8 pilas...senão..na santa tu deve achar um chinês por 2

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Gui
Moro no interior do estado de São Paulo,em Araraquara,achei um pot de 500k por 6,90. esta bom o preço certo? Com vou saber se o pot que eu tenho aqui é de 500 ou 250? abraço e fiquem com Deus.

TugaBass
Veterano
# dez/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Du Bass

Dá uma vista nestas duas opções! Qualquer um é fixe! Eu coloquei um e num baixo passivo que não tinha ataque a meu gosto e posso dizer-te que foi o melhor que podia fazer.

http://www.thomann.de/thoiw10_artec_se2_basselektronik_prodinfo.html

http://www.thomann.de/thoiw10_artec_se2a_prodinfo.html

Solução barata e muito eficaz.

Abraço.

Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass
· votar


TugaBass
Opa! Muito Obrigado pelo conselho.

Mas aonde posso achar? Encontrei por 60 reais no ML mas estava em falta de estoque,onde mais posso achar?

Alguem poderia me informar? A e sobre o potenciometro,quebrou o de tone,e nun achei aqui na minha cidade em lugar nenhum,ele é 250. Aonde poderia achar na internet?

Editado: Meu baixo tem 2 volumes e um tone. Eu teria que encontrar um circuito assim certo?

Abraço. Fiquem com Deus

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

No seu caso é melhor usar um pedal booster ou equalizer. Vc vai gastar R$ 117,00 num equalizer da Behringer ou R$ 108,00 num Preamp Booster também da Behringer. Vc decide.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


FCLBass
Tenho um EQ da Groovin.

No caso de por um circuito artec,não melhoraria em nada?


Abraço,fiquem com Deus.

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Se vc já tem um EQ, então reveja sua equalização, tente outras, etc... Uma coisa, qual é o seu ampli? Já testou seu equipamento em algum outro? De repente seu problema pode estar no ampli.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


FCLBass
É um Warm Music BS 15 C de 200 Watts. Ja testei sim,o som dele é esse mesmo.

A minha proposta desde o começo era melhorar esse som. Mas ja encomendei um captador P da Sound,dps se eu gostar vou comprar o J.

Dai eu posto aqui. Agora eu to precisando trocar o pot de tone que quebrou. Voce saberia me dizer onde encontrar a net?

Abraço e Fiquem com Deus

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Onde vc mora? As "mexidas" que eu faço nos meus baixos tem componentes comprados na Music Ware aqui no RJ. A marca é Gotoh e tá custando R$ 13,00. É caro, mas é bom. Vc só tem que verificar o valor dele pra poder comprar outro para reposição.

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Onde vc mora? As "mexidas" que eu faço nos meus baixos tem componentes comprados na Music Ware aqui no RJ. A marca é Gotoh e tá custando R$ 13,00. É caro, mas é bom. Vc só tem que verificar o valor dele pra poder comprar outro para reposição.

TugaBass
Veterano
# dez/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Du Bass

Tenta encomendar directamente da Alemanha na thomann. Foi o que eu fiz. Normalmente compro tudo lá. Sei que estando aqui na Europa é fácil, mas talvez não seja complicado encomendar directamente daí do Brasil. Não deve ser muito diferente. Talvez os portes sejam um pouco mais caros mas não deve ser muito mais.

Estes circuitos artec têm uma vantagem. Desde que haja espaço no corpo do baixo, na secção de electrónica, podes colocá-los além dos originais que vêm no baixo, dando sequência respectivamente a todas as ligações dos pickups. Ficas é com o baixo cheio de potenciómetros.

Quanto a equalizadores, eles podem melhorar um pouco o som e timbre, mas não resolvem grande coisa porque o que conta é o sinal que o baixo envia e que eles vão tratar.

Em relação ao potenciómetro, aí no Brasil não sei como encontrares um. Cá em Portugal é muito fácil de encontrar. Tenta uma loja de material de electrónica. Cá, a maioría das lojas de intrumentos musicais não vendem dessas coisas. Só conseguimos em lojas de electrónica que vendem um pouco de tudo relacionado com essa área, desde transistores, valvulas, potenciómetros, condensadores, resistências, etc. e tudo o mais deste género.

Abraço.

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Onde vc mora? As "mexidas" que eu faço nos meus baixos tem componentes comprados na Music Ware aqui no RJ. A marca é Gotoh e tá custando R$ 13,00. É caro, mas é bom. Vc só tem que verificar o valor dele pra poder comprar outro para reposição.

Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass
· votar


TugaBass
Acho que vai ser meio dificil achar os circuitos Artec aqui,apesar de eu ter achado por R$ 60,00 (Preço relativamente barato para circuitos).Estou sem condições de comprar um circuito agora,mas qualquer coisa acho que terei que importa-los como voce disse. O que vc disse sobre os equalizadores é verdade,por isso estava mesmo afim de alterar as condições do baixo para melhor,pra ele proprio possuir um timbre e som legal. Obrigado pelas dicas.


FCLBass
Moro em Araraquara-SP. O pot é de 250k,um lojista de uma loja de instrumentos aqui verificou para mim. Achei um de 250k da Dolphin por 3 reais na internet. Vou ter que compra-lo pelo jeito.

Abraço,e Obrigado.

Fiquem com Deus

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Artec num é dificil de achar na net não, rapá!

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Quanto ao pot não sei se é bom, mas pelo preço vale testar. O Artec SE2-A eu tenho e está parado. Só não faço negócio pq estou usando o pot de blend dele.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Gui
Ola Gui. É que eu não tenho muita experiencia em compras de Hardware de contrabaixo. Voce poderia me informar alguns lugares onde eu poderia acha-lo?

Existe algum circuito Artec para 2 volumes + 1 tone?

Abraço. Fique com Deus.

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Pelo pouco que sei, só existem os seguintes modelos:

# BE2 - Placa com os controles de VOL/BASS/TREBLE/BLEND. Pots fixos;

# SE2 - Mesmos controles da BE2 só que com a placa menor e os pots são "plugáveis";

# SE2-A - Mesmos controles dos anteriores, mas com pot concêntrico de BASS/TREBLE;

# SE3 - VOL/BASS/TREBLE/MIDDLE/BLEND. Pots "plugáveis";

# SE3-A - Igual ao anterior só que com pot concêntrico de BASS/TREBLE;

# SE3P - Igual ao SE3 só que com pot concêntrico no MIDDLE com mais um controle de gama de frequência média;

# SE3P-A - Igual ao anterior só que com mais um pot concêntrico no BASS/TREBLE;

# MT2 e MT3 - Módulos para BASS/TREBLE (MT2) e BASS/TREBLE/MIDDLE (MT3) em formato de caixa blindada. Outros controles VOL/BLEND colocados a parte.

Existem uns Booster (VTC, VTB1 e VTB2) que são mais apropriados pra guitarras do que pra baixos. Mas o site informa aplicação também para nosso instrumento. Esses vc pode colocar em seu instrumento independente da configuração atual, ou seja, ele é inserido no ccto atual sem alterar arquitetura.

Espero que tenha ajudado.

FCLBass
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Mais informações no site http://artecsound.com/

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
# SE2-A - Mesmos controles dos anteriores, mas com pot concêntrico de BASS/TREBLE;

tenta esse aqui...eu o pot de grave e agudo ocupam um só local (2 em 1)..ai tu num precisa furar seu baixo...fica um volume master, um seleção de caps e no terceiro o pot de grave e o de agudo..tudo junto!=D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um Circuito Ativo