Construindo um Circuito Ativo

Autor Mensagem
Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass


Pesquisei aqui no forum não achei nada a respeito.

Eu gostaria de esclarecer uma duvida.

Apartir de um circuito ativo,tem como fazer um upgrade nele transformando-o em ativo?

Por que,pelo que se ve,os cic ativo tem a bateria com os fios que são ligados nos potenciometros. Se pegar uma bateria,fazer tudo correto,e dai instala-la nos potenciomentos,teria como fazer isso?

Obs: Levando em conta o circuito ativo Tonechaser que tem ah venda no ML.

Abraço pessoal,Fiquem com Deus.

Thiago Vianna
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Se eu entendi direito, vc quer saber se tem como montar um circuito ativo a partir de um passivo, é isso?
A resposta é sim, mas é preciso saber antes quais potenciômetros você tem e que tipo de circuito você quer (se é com grave e agudo, se você quer dois controles de volume ou um volume e um balanço).
Passa mais algumas informações aí...

Abç.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Thiago Vianna
Tem um volume do cap P, um volume do cap J e um tone.

Eu tava pensando em aqueles circuitos de ampliar e captar melhor o som.
Eu não intendo muito de hardware de contrabaixo,por isso tenho um poco de dificuldade de expressar. Mas é algo bem simples. Inclusive eu tinha um contrabaixo feito por um luthier daqui,e ele tinha um knob para ligar e desligar.

Sera que com essas iformações fica um poco mais claro?

Abraço e Fique com Deus.

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

De onde estah surgindo essa necessidade? Captar melhor soh com outros CAPTAdores... Ampliar eh trabalho do AMPLIficador. Q q c tah sentindo falta? Ter controle de grave e agudo no baixo? Medio tambem? Talvez vc soh precise de um pre, sem nenhuma modificacao no baixo. Fazer vc mesmo nao recomendo.
Veja os EMG aqui:

http://www.emginc.com/displayproducts.asp?section=Accessories&category id=33

Alem disso, o cara da NBS tambem faz pre-amps onboard neh?

Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass
· votar


allexcosta
Pois então,meus captadores são bem fracos,não esta captando mt legal. Eu não sei muito de circuito ativo,eu pensei que pudesse fazer uma melhora legal.

Quanto a controle de grave agudo e médio eu precisava mesmo. É muito fraco o meu Tone,eu sinto mt falta nisso.

Quanto sai mais ou menos esse EMG?

Alias,acho que não intendi mt bem para que serve um circuito ativo,se puderem esclarecer essa duvida.
Abraço e Fique com Deus

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Q baixo eh? Q captadores?
Essa pagina q te mandei tem varios modelos de EMG, mas nao sei os precos. Se vc conseguir viver com a equalizacao num pre externo, faz um upgrade dos captadores e compra um pre tipo Sansamp Bass Driver q vc vai poder usar com outros baixos e nao precisa mexer tanto na estrutura do seu instrumento.

DotCom
Veterano
# dez/07
· votar


O tone não funciona direito? então talvez a solução seja mudar o valor do potenciômetro de tone..

Mas se os caps são fracos, não é um circuito que vai salvar.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


DotCom
allexcosta
Não posso gastar muito dinheiro com o instrumento pois não valeria apena. O tone funciona,mas gostaria que desse para abrir mais agudo nele. Os caps são fracos,são originais com o instrumento.

Eu pensei que talvez com o circuito ativo melhorasse algo,não tem mt diferença? o que aconteceria se tivesse um circuito ativo?

Abraço
Fiquem com Deus!

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


DotCom

Acho q ele quis dizer q eh fraco o "timbre", nao o potenciomentro de tone.

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Q baixo eh? Q captadores?

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
É um Golden BR90. Ele esta atendendo totalmente as minhas exigencias,mas gostaria de poder melhoraro no que der,mas não gastando muito dinheiro. Os caps são de fabrica.

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Arruma um pre externo entao. Vai te servir pra vida toda e nao soh pra esse baixo.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta

Me desculpe,mas o que seria um pré externo?

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Acabei de olhar seu baixo, ele tem PJ invertido neh? Se ele tocar bem e intonar bem vale a pena colocar captadores EMG. Eles funcionam muito bem com PJ invertido. Tenho um Dean assim de 5 cordas, se quiser saber como eh o som tem um link na primeira pagina do topico "Foto de Familia" q foi gravado com ele. Nao precisaria mexer no circuito. Tb nao sei preco de captacao EMG PJ, desculpa...

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Me desculpe,mas o que seria um pré externo?


http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/2/5/0/374250.jpg

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Os pickups sao esses:

http://www.musiciansfriend.com/product/EMG-EMGPJ-Active-Bass-Pickup-Se t?sku=301519

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
Desculpe novamente,não sei o que vc quis dizer com PJ invertido. Mas acho que deve estar um pouco caro captação EMG,e não teria como compra-los agora. Eu havia visto um jogo de Cap P e um J Kent Armstrong por 60 reais os dois,mas só que estavam com marcas de usos,e era no ml. Valeria apena?

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Acabei de ver as paginas. Vou ter que deixar um pouco mais pra dps a mudança de captadores. Eu intendi o que seria um pre amp. Eu possuo um pedal de Eq,ele quebraria o galho por enquanto,certo?

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

PJ invertido eh quando o captador P (o do braco) eh o reverso do q seria num baixo Precision normal. Essa configuracao ajuda a equilibrar o peso do som de uma corda pra outra, fazendo com q as cordas mais agudas venham com mais peso, por estarem sendo captadas numa area mais grave do baixo (mais perto do braco).
Vale a pena sim os Kent Armstrong. O pedal de eq ajuda. Essas mudancas mais uma regulagem boa e cordas novas deve melhorar muito o som.
Abraco.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
A venda deles finalizava hoje,vou ver dps se ele reanuncia e falo com ele. Eu regulei todo ele pq acabei de enverniza-lo hoje. As cordas são Warwick 0.45. Me arrependi delas,não gostei. Vou acabar de ver o que mudo nele,dps vejo que cordas comprar.
Eu intendi sobre os P,obrigado pela explicação.

Então quanto a mudar o circuito dele para ativo,não ajudaria em nada então?

Abraço,fique com Deus.

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Recomendo cordas D'Addario ProSteels, DR Marcus Miller ou Fodera Diamonds. Captacao eh o coracao do som, melhor fazer upgrade de captadores antes de pensar no circuito. Circuito nao conserta um som ruim.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
Sempre gostei das D´Addario,sempre deram um som muito legal nele. Quanto as outras não tive o prazer ainda de esperimenta-las.

Eu vou ver se troco os caps dele mesmo.
Quanto ao circuito,o meu intuito inicial era eu mesmo montar as peças novas e intalalas nesse circuito que esta. Tipo,fazer desde as coisas para a bateria,dps soldar os fios dela. Uma coisa bem caseira,mas que não comprometesse o som do baixo e que não saisse caro,que pelo jeito não sairia.

Abraço,obrigado pela ajuda,fique com Deus!

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
Tipo,fazer desde as coisas para a bateria,dps soldar os fios dela. Uma coisa bem caseira,mas que não comprometesse o som do baixo e que não saisse caro,que pelo jeito não sairia.


Como diz um amigo meu mineiro: "Mexe com isso nao, bobo..."

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
shsuhsuhushusushussu

As vezes é complicado. É que estou em espirito de mecher no baixo. Antes de ontem seguindo instruções do pessoal aqui eu removi a tinta do meu baixo e envernizei ele. Então agora to com um gáz pra mecher nele,ainda mais que é fim de ano,epoca de descanço,tempo livre.

Abraço
Fique com Deus

DotCom
Veterano
# dez/07
· votar


O tone funciona,mas gostaria que desse para abrir mais agudo nele.
Tem certeza que é o pot de tone que tá "segurando" os agudos do seu instrumento?
Você pode fazer o teste, já que gosta de mexer...

Retire o pot de tone da jogada, e solde os fios que sairiam pro tone direto no jack de saída. Se o baixo ganhar o brilho que você tava procurando, já sabe onde tá o problema.
Senão, deve estar em outro canto...

Pots de volume com valor mais baixo também "seguram" mais agudos. Trocá-los por pots de valor maior ajudam o instrumento a ter mais brilho no som.

Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass
· votar


DotCom
Como eu disse os caps não são legais,então não sei se é só o pot que esta segurando. Eu vou fazer isso,dai eu posto aqui. Obrigado,Fique com Deus!

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

Essa sugestao de dar um "bypass" no tone eh muito boa.
Tente pots de 500K pra ver o q acontece.

DotCom

C sabe os valores normais de capacitor e a acao q eles tem no tone?

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
DotCom
Sera que vcs poderiam me dar uma ajudada? tem 5 fios ligado no Pot de tone,quais eu uso?

Abraço,fiquem com Deus

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass

5? Caramba. Dah pra tirar uma foto e mandar? Nao parece ligacao padrao.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
Da sim. Olha:
http://www.4shared.com/file/31643882/60aade8d/pot_tone.html

Acho que da pra intender.

Obrigado pela ajuda. Fiquem com Deus!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um Circuito Ativo