Caixa acústica hand made: compensado ou mdf?

    Autor Mensagem
    Edão
    Veterano
    # nov/07


    Qual a melhor opção, compensado ou mdf, pra fazer uma caixa acústica pra contrabaixo

    eltonbass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mogno é melhor ;D

    conehc
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Edão
    Se eu fosse fazer, pegaria um compensado naval de 10mm, acho que é o suficiente pra qualquer boa caixa de baixo. O mdf tbm é usado por algumas fábricas, mas nao confiaria muito em mdf pra segurar 4 falantes de 10 não.

    WormKrash
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eltonbass

    se é pra chutar o balde eu prefiro ébano ;-)

    Edão

    normalmente escuto o pessoal falando mais de compensando, em relação ao mdf.

    Thiago Vianna
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    conehc
    Você já segurou uma peça de MDF? É um material quase incorruptível em relação à flexão estática, tão ou mais forte que o compensado, dependendo do aglomerado. Além disso, é mais fácil de usinar em máquinas industriais. Por isso é usado pela maioria dos fabricantes de caixas hi-fi.

    Edão
    Se você mesmo for fazer, é melhor usar compensado, é mais fácil de fazer o acabamento e mais barato, além de ser mais resistente à umidade, o que é importante nesse tipo de aplicação. Mas 10 mm é muito fino, deve ser no mínimo 18 mm.

    No site da Selenium tem alguns projetos, você pode dar uma olhada.

    Uma informação: madeiras maciças não são indicadas para construção de caixas acústicas, simplesmente pelo fato de que elas têm continuidade nas fibras, conduzindo as ondas sonoras, vibrando juntamente com o alto falante e gerando muito cancelamentos de fase, diminuindo de forma drástica a eficiência da caixa acústica. Por esse mesmo motivo o MDF é preferido pelos fabricantes de caixas hi-fi, e os melhores cinemas tem as caixas embutidas no concreto.

    Porém, o dever de uma caixa de baixo é "produzir som" e o de uma caixa hi-fi é "REproduzir som". Nesse caso, é bom que seja introduzida uma coloração a mais no som e o compensado (por vibrar mais que um MDF), vem mais a calhar nesse tipo de aplicação.

    Edão
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Thiago Vianna
    Valeu pela informação precisa..., é engraçado esses caras sujerindo mogno(?), ébano(?), só pode ser brincadeira...
    Realmente o que eu tô vendo mais é a produção de caixas com compensado 18mm, principalmente pela maior resistência a humidade.
    Mais uma questão: as caixas da ampeg, fender e grandes fabricantes mundiais, são feitas de compensado ou mdf?

    Thiago Vianna
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Edão
    Até onde eu vi as caixas desses fabricantes são feitas de compensado, pelas razões que eu citei anteriormente.

    Quanto à questão do mogno, ébano... eu tenho 99% de certeza que foi brincadeira :)

    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa acústica hand made: compensado ou mdf?