Boost,Limiter e Compresor.

Autor Mensagem
Du Bass
Veterano
# nov/07


Ola pessoal. Eu estou em duvida quanto a estes tres tipos de pedais.
Estava lendo topicos sobre eles mas nenhum tirou minha duvida.
O Boost é pra dar um ganho a mais para antes de ir pro amp? Pra que serveria o volume do meu Pedal de Eq? Seria mais ou menos isso?

Quanto ao compressor,ele é o unico que tem a opção sustain? Ele tb serveria para normalizar todas as frequencias,deixando as mais baixas mais altas e as mais altas mais baixas,td em um mesmo nivel? se fosse isso poderia perder "o brilho" ou outras caracteristicas naturais de um contrabaixo ou dar cordas,não?

E quanto ao limiter,ele não nivéla as frequencias mas ele não deixa que "estoure" o som?

Eu queria saber um pouco dessa idéia de pedal de volume tb,nun seria o mesmo que o boost? e quanto a algum que "sustente (a opção sustain,por exemplo)" o som do baixo.
Sei que é bastante duvidas pessoal,mas creio que seria util pra bastante pessoas tb. Se puderem me ajudar eu agradeceria.

Abraço. Fiquem com Deus.

Ronin
Veterano
# nov/07
· votar


Para meio que voltar ao fórum de baixo (saudades de vocês, ok? Eu confesso ^_^)

O pedal de boost dá ganho no sinal, como se fosse um amplificador não equalizado. As vezes também serve para distorcer o sinal, caso o sinal amplificado acabe mais alto do que o suportado pelo entrada do ampli.

O volume do pedal de Eq. faz um papel parecido, mas a função dele é mais para acertar o volume do som depois de equalizado. Como você tira e põe frequências, é normal que o som final fique mais alto ou mais baixo que o sinal original, e se você for utilizar ambos os sinais em um show (ativando e desativando o pedal) pode ter problemas com a variação de volume. O botão de volume ser para, no fim, você parelhar o volume do sinal equalizado com o sinal não equalizado pelo pedal.

O Pedal de Volume, também chamado de Pedal de Expressão, é apenas isto. È como se fosse um controle de volume controlado no pé, e normalmente apenas reduz sinal (não amplifica-o). Serve para você controlar a "dinâmica" do volume do instrumento... sem ter de "maneirar no braço" ou enfiar a mão no amplificador.

O pedal de compressão e o limiter geram uma confusão natural pq eles, simplesmente, fazem coisas muito parecidas. A diferença entre os dois é apenas uma configuração.

Ambos os pedais controlam o volume máximo do instrumento e reduzem a amplitude dinâmica do volume, criando a ilusão de maior sustain.

Não importa o pedal que você use, o sinal do seu baixo dura "X" segundos e pronto. O que o pedal faz é reduzir o pico de sinal (volume mais alto) e dar ganho no sinal processado... assim o nível em que o sinal já seria inaudível fica audível (ilusão de prolongamento) sem estourar no início da nota, aonde o sinal é alto.

A única diferença entre o Compressor e o Limiter é a configuração que chama-se RATIO (TAXA de COMPRESSÃO). No Compressor ela varia de 2:1, 4:1, 8:1 e etc... e o X:Y significa que para cada X decibéis de sinal, apenas Y passará. No caso de 8:1, para cada 8db de sinal que entra no pedal, ele deixa passar 1... se entra 16dbs, passam 2dbs. Estes "8dbs" são contados a partir do nível configurado no Threshold (nível de compressão).

O limiter é um compressor configurado com RATIO (TAXA) de INFINITO:1 (Leia-se Infinito por Um), ou seja... a partir do Threshold (nível de compressão/limitação), o som não aumenta acima daquilo... não importam quantos decibéis passem, o volume não aumenta.

Espero que tenha ficado claro. ^_^
Grande abraço.

dani_low
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin

esclareceu insanamente, eu tb tinha essas duvidas, vlw velho!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin
Alguns boosters atuam também como um Loudness, ampliando as frequencias graves e agudas.
Abç

Du Bass
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin
Muito obrigado pela exelente explicação.

Eu só não intendi a diferença do Boost e do Pedal de Expressão. Ambos não tem a finalidade de aumentar o volume do instrumento antes que ele chegue ao amp?

Obrigado. Fiquem com Deus.

Ronin
Veterano
# nov/07
· votar


Du Bass
Eu só não intendi a diferença do Boost e do Pedal de Expressão. Ambos não tem a finalidade de aumentar o volume do instrumento antes que ele chegue ao amp?

O Boost aumenta, e como me alertou o Maurício, alguns ainda servem como um Loudness, aumentando apenas as frequencias graves e agudas. Já o pedal de expressão/volume não amplia o sinal, apenas corta. QUando está todo "fechado", deixa passar todo o sinal do instrumento, a medida que você vai "abrindo-o" ele vai cortando o sinal do instrumento até zerar.

É basicamente como se fosse um botão de volume do AMP, só que no seu pé.

Du Bass
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin
A sim,intendi. Obrigado.

Quanto aos Boosters que servem como Loudness, seria meio que inutil utiliza-los juntamente com um pedal de Eq,certo? E o que eu nun intendi ainda,por exemplo,se eu tenho um pedal de Eq,que nele da pra controlar o volume,pra ampliar o sinal,seria inutil utilizar um boost normal ou um Loudness com ele,certo?

Abraço

Ronin
Veterano
# nov/07
· votar


Du Bass
Quanto aos Boosters que servem como Loudness, seria meio que inutil utiliza-los juntamente com um pedal de Eq,certo? E o que eu nun intendi ainda,por exemplo,se eu tenho um pedal de Eq,que nele da pra controlar o volume,pra ampliar o sinal,seria inutil utilizar um boost normal ou um Loudness com ele,certo?

O boost, ligado após o Equalizador, serviria para ampliar o som já equalizado... ligado antes, poderia gerar um pico de sinal que iria distorcer no Equalizador. Como foi dito acima, a função do VOLUME no Equalizador não é necessariamente de aumentar o sinal do som, e sim de igualar o som ao sinal original.

Pense assim. Você tem o sinal limpo, e então utiliza um Equalizador para definir um som para, por exemplo, slap. No meio do show (quando for slapar) vai querer ligar o equalizador. Para tudo correr bem, sem mudanças bruscas de volume, você vai utilizar o controle VOLUME do Equalizador, para igualar o som equalizado ao som limpo.

O Boost poderia entrar nesta história com a função de aumentar o som (ou distorcê-lo). Digamos que para solos ou momentos especiais do show (ex.: tapping).

Claro que você pode utilizar o botão VOLUME do Equalizador como uma espécie de BOOST... mas acredito que a maioria dos pedais de Equalização por aí não tenham um ganho de sinal similar ao de um Boost.

Du Bass
Veterano
# dez/07 · Editado por: Du Bass
· votar


Ronin
Obrigado Ronin. Voce esclareceu todas minhas duvidas.

Agora só mais uma pergunta,qual compensa mais? Limiter ou Compressor?

Quanto sairia mandar fazer um desses dois pedais?

E mais uma pergunta,valeria a pena comprar um compressor pra jogar dps do Equalizer ou ele faria voltar o som original do baixo?

Abraços.

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


Du Bass
A única diferença entre o Compressor e o Limiter é a configuração que chama-se RATIO
bem, na minha opinião é quase isso. como já foi explicado em outros tópicos, a maioria dos pedais comp/sustain trabalham nas frequencias BAIXAS e altas, deixando o som com aquela cara de "chapado" anos 80, dando uma impressão maior de sustain. já os comp/lim é o q o Ronin falou, mas apenas nas freq altas. se eu estiver errado alguém me corrija.
Agora só mais uma pergunta,qual compensa mais? Limiter ou Compressor?
depende do teu estilo e gosto. gosto do comp/sustain pra algumas músicas pop e rock/pop anos 80, e do comp/lim pra slap.

WormKrash
Veterano
# dez/07
· votar


esses compressores, ou limiter, ou mesmo similares em formato de pedal, que já usei até hoje achei muito limitados. basicamente porque não têm as regulagens necessárias para um som fino.
começando que pouquíssimos tem crossover, ou seja, se o cara precisa de um grave comprimido, ele pega os agudos juntos, deixando o som sem vida, um verdadeiro pastel.

numa unidade de dinamismo "de verdade", a maioria já vem com dois canais independentes, e aí podemos escolher no crossover pra onde cada freqüência vai. assim é possível um controle muito maior de compressão, limitação e "gating", que é sinal que a unidade efetivamente deixa entrar.

essas unidades são muito mais burocráticas de configurar, mas não existe comparação do resultado final, só é preciso de paciência para obter o som realmente desejado, mas sem perder a vida que a maioria dos pedais tira.

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


WormKrash
é verdade, mas esses comp de rack, como vc msm disse, são bem mais complicados de mexer

Nanilo
Veterano
# dez/07
· votar


Eu tenho um pedal Limiter da Groovin.
Mas na verdade ele é mais pra um compressor que pode ser um limiter, pq eu tenho controle de Ratio (taxa de compressão), que só quando eu coloco no máximo (infinito pra um) ele vira um limiter.

Ele tem controle de treshold e um enhancer que dá um brilho no som.
Ele é um pedal legal, mas eu uso bem de leve, só pra tirar alguns picos mesmo, pq se você lascar a mão num pedal desses, vai acabar com seu som.
O negócio é regular bem de leve mesmo.

E como disseram, é um pedal limitado. Não tem controle de attack, release e alguns outros que você teria num rack, mas acho que cumpre o que se propõe e serve bem para o que eu preciso.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Nanilo
Mas Nanilo,a minha duvida é a seguinte.
Eu tenho o Grovin Equalizer BEQ 200, e eu estava afim de comprar um compressor pra joga dps dele. Mas eu gostaria de saber que se eu fizesse isso,ele iria estragar a equalização..pq no eq se abaixa e aumenta frequencia,e se colocar um compressor ele vai normalizar tudo novamente? Seria viavel ter um eq+compressor?

Abraço
Fiquem com Deus

DotCom
Veterano
# dez/07
· votar


O compressor (esse simples em pedal) nivela a amplitude do sinal (volume geral), não mexe na taxa entre frequências.

Teoricamente, um compressor não muda o timbre do instrumento (por limitações de projeto, talvez mude um pouco, mas a idéia do efeito é pra não mudar o timbre).

Pode colocar o compressor no set que ele não vai alterar o timbre (se bem regulado). Mas eu colocaria como um dos primeiros pedais da cadeia.

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


DotCom
Teoricamente, um compressor não muda o timbre do instrumento
teoricamente msm....

Nanilo
Veterano
# dez/07
· votar


O melhor é colocar o compressor antes do equalizador.
O papel do compressor é limitar os picos de sinal e aumentar o sinal médio.
Se você colocar o EQ antes, você pode ter dimínuido o som de alguma frequência que não estava te agradando e na hora que passar no compressor, ela pode voltar a aparecer pq ele vai ter aumentado o nível médio de sinal, trazendo alguns sinais que antes você não estava ouvindo, e o sinal dessa frequência que você não queria pode estar nesse bolo de sinais que foram aumentados.

No meu set e quando mexo em rack, costumo colocar o compressor antes do EQ, mas aí se você tirar um som bom com o EQ antes, sem problema algum.

Du Bass
Veterano
# dez/07
· votar


Nanilo
ABATANGERINA
DotCom

Entendi Galera. Não sei daonde tirei a idéia de por o Comp. dps do Eq,na verdade nunca mexi com um pedal de comp, e falei aquilo por achar que era assim. Então eu intendi pessoal. Muito Obrigado.

Fiquem com Deus.

Nanilo
Veterano
# dez/07
· votar


Faça um teste. As vezes pode ter um resultado legal.
Mas técnicamente, a explicação é aquela, eu tiro um som bom daquele jeito.

Tenta, se não ficar legal, foi um aprendizado.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/07
· votar


Nanilo
ABATANGERINA
DotCom

E um preamp (tipo o bdi), vcs aconselham em que local da cadeia??? considerando quatro casos... 1° num set basico: preamp, compressor e eq... 2° preamp, compressor, eq, modulações, ambiencia... 3° preamp, pedaleira... 4° preamp, pedaleira, compressor e eq... =]

se puderem responder aew e dizer o pq do antes de depois, hehe.... vlwz, aguardo

DotCom
Veterano
# dez/07
· votar


caso 1: compressor -> preamp -> eq (ou ainda compressor -> eq -> preamp)
vai depender um pouco do uso que você faz desse preamp.

caso 2: compressor -> preamp -> eq -> modulações, ambiência
(de novo... pode trocar o pre e o eq de lugar)

caso 3: qual pedaleira? Zoom B2? aí acho que o BDI ficaria depois... Só testando pra ver. Se usar o BDI pra "rasgar" o som, os efeitos que você utilizar na zoom vão ficar meio zuados.

caso 4: compressor -> preamp -> eq -> pedaleira (supondo que só vá usar pra efeitos... o problema é que tem efeitos da pedaleira que são melhores antes do pré, como o wah. o phaser tem quem goste antes, quem goste depois... o defretter é antes...)

VeEh
Veterano
# dez/07
· votar


DotCom
essas cadeias são validas se trocar o compressor pelo limiter?

Abraço!

Ronin
Veterano
# dez/07
· votar


O DBX MC6 foi um dos melhores e mais práticos compressores que já utilizei.

Ele não é um pedal, e sim uma espécie de rack colocado em um produto portátil. Ele é pequeno como um diskman, mas tem muito mais opções do que normalmente existem em um pedal de Compressão, com a desvantagem de não poder ser ativado e desativado com o pé (o que não é necessariamente um problema, visto que não se ativa e desativa-se muito o compressor durante um show ou música - ainda assim, ele possui uma entrada para Foot Swich).

Entre todas as opções ele tem o ATTACK, que define, em milisegundos, o tempo entre o volume ultrapassar o TRESHOLD e a Compressão entrar em efeito... isto permite que você configure uma boa compressão para o baixo, mas não perca o PUNCH inicial de cada nota, principalmente no caso de SLAP. Raros os pedais que compressão que permitem esta configuração.

Uma pena foi tê-lo visto... ter tido a chance de comprá-lo, e não ter dinheiro na época. Acabou que quando consegui juntar a grana ele já havia ido embora da loja. :(

Link.: http://news.harmony-central.com/Newp/103AES/dbx/MC6.html

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


DotCom

Em que caso usaria o eq antes do preamp??? pra boost, eq msm, ou o q???
compressor sempre em 1° neh??? pq isso??? hehe
ah, pq citou logo a b2??? hehe, aproveito pra perguntar se jah testou e o q achou??? vlwz

Se usar o BDI pra "rasgar" o som, os efeitos que você utilizar na zoom vão ficar meio zuados

cmo assim???

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
ah, pq citou logo a b2??? hehe, aproveito pra perguntar se jah testou e o q achou??? vlwz
já utilizei a seguinte config. bass > comp > zoom 708ii > bdi. pra muita coisa fica bom. o problema é q bdi "mata" alguns simuladores da zoom. mata tb ALGUNS efeitos tipo o "step" e muda bastante a dinâmica de outros (o q não é necessariamente bom ou ruim). já coloquei o comp depois da zoom e fica uma m... o q nunca fiz foi: bass > comp > bdi > zoom. num tenho idéia do resultado. se alguém já fez e quiser opinar.

WormKrash
Veterano
# dez/07 · Editado por: WormKrash
· votar


equalizadores normalmente são mais empregados antes da compressão, já que estaá vai comprimir o sinal mais "evidente". nada empede de utilizar dois, um antes e outro depois, o que particularmente acho melhor pra dar mais um gás...
modulações, simulações e coisas do tipo, "sempre" (não existe regra), depois da compressão, já que, por exemplo, um chorus trabalha com uma variação bem grande de onda, e o compressor vai capar isso, se passar por ele.
se conseguirem, "sempre" (isso sim) optem por compressores com crossover... é outro mundo poder comprimir e não fazer os graves virarem um pastel por conta disso.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


bass > comp > bdi > pedaleira. num tenho idéia do resultado. se alguém já fez e quiser opinar.(2)

WormKrash

Valeu man... e em relação a pedais misturados com pedaleira??? preamp, eq, compressor, modulações, etc... aonde encaixaria a pedaleira????

ABATANGERINA

esse "step" da zoom, como eh esse efeito??? tipow, o que ficou ruim quando colocou o comp depois da pedaleira???

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
esse "step" da zoom, como eh esse efeito?
pô cara, ´num sei explicar. é um som bem diferente. algumas bandas "modernas" tipo jota quest, usam bastante esse efeito. acho q todas as pedaleiras da zoom têm ele.

tipow, o que ficou ruim quando colocou o comp depois da pedaleira???
tudo. acabou com a dinâmica do efeito. ficou tudo chapado.

WormKrash
Veterano
# dez/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

depende muito do resultado desejado, prevalece mais a regra das modulações não passarem pela compressão... imagina só um delay sendo comprimido...
aqui eu faço assim:

captador -> EQ do preamp do baixo (aqui eu já escolho as freqüências que quero maior destade na compressão) -> Rane DC24 (ali tenho gate, compressor e limiter) -> BODxt (daí aplico simuladores, modulações, delays e tenho mais um equalizador, onde abro um pouco mais as freqüências pra ajuste final). lembrando que o pre do baixo, por estar antes da compressão, é o que mais influencia no timbre final.

modulações, reverbs, delays (todos os efeitos que trabalham com dinâmica, ou variação de onda), "sempre" por último...

Arrastão Cultural
Veterano
# dez/07 · Editado por: Arrastão Cultural
· votar


Caros,

Eu uso um Eq G7B, um Limiter e um BDI nesta ordem.
Experimentei todas as configurações possíveis com os 3 e esta foi a que melhor me atendeu.
Não há regra pra isso, vale o ouvido eo gosto de cada um!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boost,Limiter e Compresor.