CONTRA BAIXO NO SAMBA

Autor Mensagem
JONATHAS
Veterano
# out/03


AE GALERA........

TO COMEÇANDO A TOCAR SAMBA NO BAIXO....MAS ESTOU TENDO VÁRIAS DIFICULDADES COM A LEVADA..... SE ALGUEM PUDER DAR UM TOQUE SERIA BOM..........

VALEU.............

nandoduh
Veterano
# out/03
· votar


É foda cara, tb estou tentando tirar umas coisas de ritmos brasileiros, mas tá foda.. o jeito é ouvir bastante, e se a galera tiver um site ae com partituras e talz, PLEASE!!!

Basshero
Veterano
# out/03
· votar


po cara so ouvindo mesmo,eu tenho dificuldades com ritmo mas como tenho banda de mpb fui obrigado a pegar esse ritmo,treina bastante muted grooves e tal q se usa bastante e ouve muito os baixos nesse tipo de musica
Té mais

JONATHAS
Veterano
# out/03
· votar


EU OUVI FALAR QUE UMA BOA GORMA DE IMPROVISO É SEGUIR EM TONICA E QUINTA.........SERÁ QUE FICA BOM???????

Basshero
Veterano
# out/03
· votar


é verdade cara,é o q estou usando atualmente,como sou novato ainda e uma boa maneira cara,tudo isso com muito suingue claro

Gobetti
Veterano
# out/03
· votar


Basshero
JONATHAS
Basshero
nandoduh
Seguionte galera, toco samba e pagode a 2 anos já no baixo. Prqa começar relamente o ideal é fazer o velho tum tum,tum na tonica e quinta mais ou menos na levada do samba. O problema é o seguinte.Aonde entra o baixista na banda de vcs.Se tu faz um som meio samba, bossa nova e mpb, dai o baixo tem mais função percurssiva mesmo. Levando semopre junto com o bumbo do batera.Sempre no compasso. Da pra ficar mentindo a musica toda só tum tum,tum da tonica e quinta. Se vc toca em alguma banda de pagode ( digo banda de pagode exmplos de bandas com 10 musicos no palco ) qu ja tocam na noite, o baixista ja tem mais fução melódica mesmo. Eu no meu caso faço vários solos e fico brincando na escala.Dai tu pode uzar qualquer ténica, mas não fugindo nunca da tomica e quinta.Procurem ouvir ou saber mais sobre o WIlson Prateado. Cheguei a abrir um topico dele. O cara é o bam bam bam do pagode. Grava com todas bandas além de ser produtor, arranjador e compositor. Atualmente ele ta tocando com a Banda do Belo em turnê pelo Brasil. Escutem algum som dele ao vivo. Indico:
Belo Ao Vivo
Sensação Ao Vivo
Kiloucura Ao vivo
Exaltassamba Ao vivo

Estes foram alguns cds ao vivo que ele gravou. Notem que a banda que ele toca é a mesma em todos shows.
Estou abertos a novas dicas, pois pelo visto no meio do pagode sou um dos que mais conheçe essa levada.Ah, toco cavaquinho a 8 anos, e já me criei no meio das rodas de pagode, e talvez por isso facilite, mas pra baixista a coisa é técnica mesmo.

Abraços !!!

JONATHAS
Veterano
# out/03
· votar


VALEU PELO TOKE ............

MAS O QUAL BOIXO É MAIS INDICADO PARA O SAMBA ...... DE 4 5 OU 6 CORDAS??????????????

Giacomo Ramone
Veterano
# out/03
· votar


Acho que o de 6 cordas é o mais indicado né cara,pelo menos eu tinha 2 camaradas que tinham grupo de samba e os 2 usavam um Baixo de 6 cordas

xTec
Veterano
# out/03
· votar


eu axo q de 6..
o pixinga usa 6 cordas em samba.. é muito legal mesmo

Gobetti
Veterano
# out/03
· votar


eu uso um de 6 e acho que nao conseguiria fazer tudo num de 4

Zer071
Veterano
# out/03
· votar


cara o maior baixista de samba e bossa de todos os tempos usava um baixo de 4 niguem menos que Luizão Maia tio e incentivador de Artur Maia mas por outro lado temos Sizão Machado e o saudoso Nico Asumpção que usam 6 e Artur Maia usa 5 naum importa o numero de cordas e sim a vontade eintimidade que vc adiquire ouvindo o estilo se vc se empenhar vai tocar melhor que qualquer um até com o baixo do Carlinhos Bronw que so tem uma corda *RRRRRRRRRRRRRR
(descupe os erros de ortografia)

JONATHAS
Veterano
# out/03
· votar


EU ESTOU USANDO O TONICA E QUINTA JÁ FAZ UM TEMPO....MAS JÁ ESTÁ FICANDO ENJOATIVO POIS FICA UM BAIXO OCO SEM EFEITO NENHUM...ACABA VIRANDO UM SEGUNDO BUMBO DO BATERA OU UM SEGUNDO SURDO..... EU SEI QUE MAIS QUE ISSO SERIA TUDO IMPROVISO...........MAS NINGUEM AI TEM ALGUM EXEMPLO DE ALGUMA FORMA DE SAIR DESSE TUM TUM , TUM???????????
NO TIPO .........QUANDO VC'S NAUM CONHECEM A MUSICA, MAS ESTÃO COM AS CIFRAS DELA O QUE VC'S FAZEM PARA TOCA-LA SEM FICAR SÓ NO TONICA E QUINTA????????

QUEM PUDER ME AJUDAR ................VALEU!!!!!!!!!!!!!!

Edson Sousa
Veterano
# out/03 · Editado por: Moderador
· votar


Jonathas, para se improvisar em cima de cifras, é preciso saber a formação dela, ou seja o arpejo(forma de se tocar o acorde, nota por nota), abaixo segue tablaturas com algumas cifras usadas no samba. A mesma condução que você faz com a Fundamental e Quinta do Acorde(cifra), deve ser feita só que com a utilização das outras notas, que também fazem parte do acorde que você estiver lendo.



C7(b13)
ou
C7M C7 C7(#5) Cm7
G--------4----------3--------1-3----------3----
D----2-5--------2-5--------2------------5------
A--3----------3----------3----------3-6--------
E----------------------------------------------
2 1 4 3 2 1 4 2 3 2 1 3 1 4 3 1



Cm7M Cm6 C6 Cm7(b5)
G----------4----------2----------2----------3----
D--------5----------5--------2-5----------4------
A----3-6--------3-6--------3----------3-6--------
E------------------------------------------------
1 4 3 2 1 4 3 1 2 1 4 1 1 4 2 1




G------------5-8----
D--------4-7--------
A----3-6------------
E-------------------
1 4 1 4 1 4


Se alguém tiver alguma dúvida sobre arpejos, pode me perguntar que na medida do possível responderei.

Um Abraço!

Ps.: Os números abaixo das tablaturas são as digitações.

1 = indicador
2 = médio
3 = anelar
4 = mínimo




Edson Sousa
Veterano
# out/03
· votar


Poxa Vida!!!
Eu formatei tudo para os acordes saírem exatamente em cima dos números, e quando enviei ficou tudo embolado,
não sei o que fazer para que isso ~deixe de acontecer.

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


Edson Sousa

Vc pode tentar consertar usando o "editar" que aparece ali depois que vc posta.

Ronin
Veterano
# out/03
· votar


Edson Sousa
Eu dei uma editada no seu post... não mexi em nada, só organizei as tabs, ok? Sempre que vc quiser usar tabs faça o seguinte... clique no botão TAB em cima da janela do post e então digite (ou cole) a tab entre os dois "TAB" (entre <>) que irão aparecer na tela.

Edson Sousa
Veterano
# out/03 · Editado por: Edson Sousa
· votar


Pagode alto astral
Muito obrigado pela dica.

Edson Sousa
Veterano
# out/03
· votar


Ronin
Grato pela edição.

JONATHAS
Veterano
# out/03
· votar


VALEU PELO TOQUE ....................
SE PUDER MANDE MAIS ARPEJOS................

JONATHAS
Veterano
# out/03
· votar


alguem ai sabe em que tom está a música nova do exaltasamba
está na faixa 3 do cd e se chama estrela.......eu ainda não tive tempo de tirar e preciso dela hoje a noite..........
quem souber a sequencia por favos me ajude

valeu!!!!!!!!!!!!!!

Edson Sousa
Veterano
# out/03
· votar


Jonathas

Escreva as cifras dos arpejos que vc quer, para que eu envie-os na tablatura.
Um abraço!

JONATHAS
Veterano
# out/03
· votar


Bm......C#m7´...........A7+......A6.......F#7......
A/D ......E/D..............Em7.....................

mas para seguir esse arpejo tenque fazer ele inteiro?????
pois dependendo do tempo da nota ele pode ser muito longo para o espaço de tempo................ e se acelerar ele para encaixar pode sair do tempo da música.........estou certo?????????

valeu edson

um abraço

Edson Sousa
Veterano
# out/03 · Editado por: Edson Sousa
· votar


Caro Jonathas

Não se desespere!

1) Os arpejos de Bm7, C#m7 e Em7 têm o mesmo desenho que o arpejo de Cm7 que lhe enviei, ou seja, você só muda de casa.

2) Sim você está certo, mas não há necessidade de se fazer o arpejo por inteiro. O estudo de arpejos serve para você ter mais opções de notas encima de um acorde dado.

3) Você pode, em vez de tocar a Fundamental e Quinta nota do acorde, tocar a Fundamental e Terça, ou Fundamental e Sétima, ou qualquer outra combinação que quiser. Não tem limites para se tocar, os arpejos só organizarão sua cabeça lhe dando mais opções de fazer outras combinações.

4) Observe o diagrama dos arpejos e faça combinações com os desenhos:

C7M
\________/
|__|__|__|
|__|__|__|
|__1__|__1
|__|__|__|
|__|__3__|
|__4__|__|


G7M ou G7+
\________/
|__|__|__|
|__1__|__|
2__|__|__|
|__|__3__3
|__4__|__|
|__|__|__|


Arpejo de A6......Condução comum...Cond.Elaborada nº1

G--------------4-|----------------|--------------------|
D-----------7----|----------------|-------------4-4----|
A--------4-------|-0-0-----0-0----|-----4-4-7-7--------|
E-----5----------|-----0-0----0-0-|-5-5----------------|
2 1 4 1


Condução Elaborada nº2

G---------------------|
D-------4-----4-------|
A----------7----------|
E----5----------------|

Obs.: Mantenha o mesmo ritmo que a condução comum e boa sorte! Estude bastante, ouça outros baixistas, com o tempo você vai ganhando experiência.

Se tiver mais dúvidas, estando ao meu alcance, terei o maior prazer em responder-lhe.


Ps.: Já ia me esquecendo:

A/D = D7M(9) sem a terça,está errado escrito desta forma A/D

D7M(9) E/D

G-----------6--9--|-----------4---|
D-----4--7--------|--------6------|
A--5--------------|--5--7---------|
E-----------------|---------------|
...2..1..4..3..3.....2..4..3..1

Um abraço!

JONATHAS
Veterano
# out/03
· votar


VELHO SE TA ME DANDO A MAIOR FORÇA................

QUALQUER DUVIDA EU MANDO
VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!

vincinate
Veterano
# out/03
· votar


JONATHAS
o meu escuta bastante nico assumpção... ele era o melhor baixista brasileiro...

JONATHAS
Veterano
# nov/03
· votar


AE RAPAZIADA..................

O QUE VCS ACHAM DO JORGE OSCAR???????

EU ARRUMEU UMA VIDEO AULA DELE SOBRE RITMOS BRASILEIROS....
E PARECE SER MUITO BOM..............

Miguel Junior
Veterano
# dez/04
· votar


Alô rapaziada....

Toquei recentemente, por pouco tempo, numa banda de pagode e gostaria de registrar minha esperiência como iniciante que caiu no fogueira , talvez possa ser util ou talvez alguém se identifique...rss:

Tirei pouquíssimas músicas pois a banda era meio desorganizada e demorou a me dar o cd com as músicas... tive de sair tocando... olhando para o violão ou ,ás vezes, qndo no palco não dava pra ver o violão, ficava tentando ir atrás no ouvidão mesmo (isso é um exercício muito bom) o violonista da banda tinha 17 anos e tocava muito bem... um conhecimento fudido de harmonia...aliás, um conhecimento mais intuitivo e de experiência pois, apesar da idade, pelo q me contou, já tocava a muito tempo e teve ao lado muitos músicos bons....muitas manhas de harmonia...coisas q são mais caracteristicas do samba mesmo... bom, com o tempo, inconcientemente, foi se cobrando de mim a mesma facilidade do violonista....comecei desde o início a ver o q ele fazia para se destacar...: muita variação rítmica...criatividade para invertar enfeites...utilização de recursos do instrumento... tentei fazer o mesmo mas, sem ouvir bem as músicas não foi possível...talvez seja desculpa minha mas foi mais ou menos poraí.... porém, fiquei com uma dúvida.... o q será tocar bem o baixo no samba? utilizar vários recursos, variações rítimicas...a moda Prateado...ou para o baixo, no samba, é permitido( ou até melhor) ficar na boa , mais no tum tum tum tum ?????

paulinhomp3
Veterano
# dez/04
· votar


q palhaçada essa porcaria de samba ouça blues e jazz e vc vai saber onde colocar o seu instrumento..............................brazil rssss

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


paulinhomp3

Cara... Repeite e ouça outros estilos, sempre tem muita coisa boa para se tirar deles.

jonasbass
Veterano
# dez/04
· votar


Sempre assim quando o cara tenta valorizar a musica do seu país sempre tem um babaca, pra pertubar

JOnathans . O cara é o Luizão Maia. ouça as gravações dele com a Elis regina e joão Bosco.. Estude bastante Harmonia,campos harmonico, formações de acordes, funções harmonicas. e Como a galera te disse arpejod e tal.. O grande suing é o acento no segundo tempo, parece basico, mais é o grande mapa da mina , há gravações de MPB com baixista estrangeiros que não se ativeram a esse"detalhe"e teve um resultado muito Bom. .
para vc que ver frases e tal recomendo tb ouvir a Banda Back Rio., do grande Jamil Joanes, Fundador do Samba Funk, é um som muito massa e garanto que irás gostar..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a CONTRA BAIXO NO SAMBA