Baixolão e Baixo eletrico

    Autor Mensagem
    Triglodita
    Veterano
    # nov/07


    É melhor começar com um baixo eletrico?
    Ou
    Com um baixolão semi-acustico?

    Cada um tem suas vantagens e suas desvantagens...
    Eu prefiri baixolão...

    E vocês? O que acham? Deixem seus comentários...

    allexcosta
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Assumindo q bem provavelmente sua primeira gig vai ser de baixo eletrico, eu diria q eh melhor comecar nele.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    baixo eletrico, a não ser que voce va tocar algo que necessite especificamente de um baixolão.

    por que voce preferiu baixolão?

    Triglodita
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Porque para mim saiu mais barato...E com ele eu posso tocar em qualquer lugar e levo para onde kero intende? Se prescisar de caixa...Meus amigos tem mais de uma...
    A verdadeira vantagem do baixolão é o som mais classico tah ligado...Não aquele som eletrico como o da guitarra e o baixo eletrico...

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Baixo eletrico sem dúvida, se ocorrer de você precisar tocar em volume bem baixo ou fazer um acustico, é só regular seu baixo eletrico, mas o inverso não fica muito legal.
    Tenta tocar com um baixo acustico em uma banda e com um guitarrista colocando um fuzz no teu ouvido que você vai ver.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    E o que você falou é meio estranho, pois se todos teus amigos tem caixa, mais um motivo pra ter o baixo eletrico, o acústico você deve comprar quando tiver em uma carreira, fazendo shows já, e volta e meia quer fazer uma "balada" ou algo assim, não sei o que você quer tocar mas o acustico é bem mais limitado.
    E a do som classico eu não entendi, pra mim classico de baixo é Rickenbacker.

    msoldon
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    RickSalve
    O baixolão desligado não tem esse som todo não n fica legal vc tocar com ele desplugado , os violões 'cobrem' o som dele.

    E esse négocio de som classico é muito relativo tbm , não necessáriamente teria que ser um rickenbacker, acho q no forum o pessoal confunde muito som classico mais pelo modelo de baixo q determinado baixista de determinada banda usa, e adota isso como padrão de sonoridade. Eu particularmente não concordo muito com isso n.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    msoldon
    Sobre tocar desplugado, acho que vai do baixista, eu ja toquei com um baixista que em ensaios acusticos, se destacava mais que os dois violoes que tocavam com ele, acho que vai da pegada do cara.
    E sobre classico, realmente, eu citei apenas o rickenbacker por ser um dos mais antigos e duradouros, porém cada um tem seu classico, o meu por exemplo é o fender jazz precision.

    TugaBass
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Triglodita
    Eu acho que a primeira opção deve ser o baixo eléctrico por ser mais versátil! Serve para tudo.

    Quanto à caixa (amplificador/coluna, etc.) no baixo acústico é um problema porque, por incrível que pareça, como definição, fica muito agressivo. Deverá ser ligado à mesa através de uma direct box (D.I.).

    O acústico é ideal e só para trabalhos acústicos em Unplugged independentemente da captação ser por D.I. ou micro à boca, mas com toda a banda em formato acústico, porque se for em banda electrica não vais ter um som muito adequado para o caso. Não vais ter som para encher a banda!

    A vantagem do acústico é ser prático e poderes estar a praticar em casa sem amplificação ou tirar músicas ou dúvidas.

    Eu comprei um acústico quando já tinha uns 10 eléctricos, precisamente porque começaram a surgir concertos com a banda toda em formato acústico.

    msoldon
    E esse négocio de som classico é muito relativo tbm , não necessáriamente teria que ser um rickenbacker, acho q no forum o pessoal confunde muito som classico mais pelo modelo de baixo q determinado baixista de determinada banda usa, e adota isso como padrão de sonoridade. Eu particularmente não concordo muito com isso n.

    Subscrevo na íntegra!!! Eu também não!

    Abraços.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Triglodita
    A verdadeira vantagem do baixolão é o som mais classico tah ligado...
    não entendo bem por que classico. baixolão é uma invenção modernissima, mais nova que a guitarra elétrica.
    antes do baixo eletrico era baixo de pau (maria gorda, aquele tipo de orquestra). esse sim tem som classico.

    e os baixolões que eu vi não acompanhavam violão tambem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixolão e Baixo eletrico