Formato dos Captadores - quais as Diferenças?

    Autor Mensagem
    BassMX
    Veterano
    # out/07


    Quais as Diferenças de Timbre de um Jazz, Precision, Soapbar, Humbucker, etc.

    quais as Diferenças ou é soh o formato??

    zegotinha
    Veterano
    # out/07 · Editado por: zegotinha
    · votar


    bass point

    essa página aí vai te dar uns toques, ela é do do marcio azaarini aqui do forum..
    abraço

    Will Piasecki
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aproveitando o "gancho" (ô jargão), eu tenho algumas duvidas sobre captadores...

    Faz algumas semanas testei um baixo que tinha caps PJ ativos. Ae testar percebi que o som era parecido com o do meu baixo ao mudar a chave que mantinha os captadores em single para paralelo. Pois bem, o som era diferente, o precision é mais "gordo" do que o jazz, eis QUE surgem as minhas dúvidas:

    1) Captador precision é ligação em paralelo?

    2) Jazz é single?

    3) Caps modelo musicman é humbucker?


    Pois assim, quando meu baixo ganhou a chave para mudar as bobinas, ao se alternar para paralelo o timbre ficava mais gordo, tinha mais ganho, mas chiava um pouco mais tambem (nao proporcionalmente ao ganho) e eu precisava jogar o balanço um pouco mais para a ponte para ter um timbre mais do meu gosto. Detalhe: a chave funcionava para OS DOIS captadores.

    Algum tempo depois tive que levá-lo novamente à luthieria e pedi para que o luthier deixasse aquela chave para transformar o cap da ponte em humbucker. Agora ele tem um timbre diferente do paralelo de antes e nao chia nada... Quer dizer que antes não estava ligado em paralelo?

    Se alguém puder sanar minhas dúvidas, agradeço...

    VeEh
    Veterano
    # out/07
    · votar


    como nosso amigo aí em cima vo aproveitar a perninha de sse topico pra tirar uma duvida:

    vi alguns baixos que o captador era meio deitado. por exemplo o jazz bass tem os captadores em 90° (de pé), e alguns baixos tem os captadores a uns 60° (meio deitados).

    Alguem sabe o porque disso?
    muda o som ou é só estética?

    conehc
    Veterano
    # out/07 · Editado por: conehc
    · votar


    Will Piasecki
    1) Captador precision é ligação em paralelo?
    Claro que tudo depende da marca e do captador, existem captadores precision com 8 condutores, outros com os tradicionais 4 condutores. O mais comum de se encontrar são captadores P ligados es SERIE - esse é o padrão fender classico. Claro, dá pra fazer ligação em paralelo como nos novos fender PBass com S1 Switch.

    2) Jazz é single?
    Novamente depende. O padrão fender é que o captador estilo jazz é single. Mas voce tem vários captadores em formato jazz mas com bobina dupla como os seymour stk J, alguns EMG, os dimarzio model J. Eses são humbuckers e podem ter as mais variadas configurações de bobinas (sobrepostas, lado a lado, empilhadas)

    3) Caps modelo musicman é humbucker?
    Sim. Nos modelos mais novos (acima de 94) voce tem a opção de selecionar entre série, paralelo ou single atraves da chave que fica no escudo.


    Sobre o resto do topico, o timbre em série dá um timbre com mais ganho, mais peso e mais ruidos. o em paralelo é mais limpo e menos ruidoso, mas em compensação tem um ganho menor e é mais magro, isso é natural das ligações, com qualquer associação de bobinas vai acontecer isso.

    No caso do seu captador da ponte eu nao entendi direito. Ele é um humbucker? Pode ser que o captador foi colocado em paralelo/single ou entao quando o luthier refez a parte eletrica ele deu um "up" na blindagem

    conehc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    VeEh
    Em parte estética, em parte muda o som. Pense o seguinte: quanto mais perto do braço mais grave é o som, quando mais perto da ponte mais agudo. Se voce pega um captador e deixa ele inclinado pro lado do braço, ele vai pegar melhor os graves na parte das cordas graves e vai pegar melhor os agudos na parte das cordas agudas. É mais ou menos o que o captador P faz, mas usando um captador em formato de barra. Por outro lado, é meio que um padrao o captador ficar a 90º das cordas, configurações diferentes dessa dão outra cara ao instrumento, dando um ar de exclusividade.

    DotCom
    Veterano
    # out/07
    · votar


    conehc
    sempre me falaram que a ligação em série (como as do precision) tem mais ganho, e que a ligação em paralelo (como são ligados os caps dos jazz bass) tem menos ganho.

    conehc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    DotCom
    vou conferir, posso ter me enganado

    kadudu2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    DotCom

    e é verdade..

    ligações em serie e (humbucker) tem ganho maior q as paralelas e singles
    mas tb perde os agudos..

    Will Piasecki
    Veterano
    # out/07
    · votar


    DotCom

    sempre me falaram que a ligação em série (como as do precision) tem mais ganho, e que a ligação em paralelo (como são ligados os caps dos jazz bass) tem menos ganho.

    Isso eu senti claramente quando refizeram as ligações do meu baixo. Eu testei tempos depois um baixo com cap PJ e o P tinha exatamente o timbre do meu cap com ligação em paralelo

    Will Piasecki
    Veterano
    # out/07
    · votar


    conehc

    Os caps do meu baixo sao soapbars com 4 fios saindo deles, dae pedi para o luthier deixar o captador da ponte como single que pode ser mudado para humbucker atraves de uma chave =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formato dos Captadores - quais as Diferenças?