baixolao de 6 cordas?

    Autor Mensagem
    luciorss
    Veterano
    # out/07 · Editado por: luciorss


    Olá pessoal, tudo bom?

    Vcs sabem se tem baixolão de 6 cordas fretless?

    Estou interessado em comprar um baixolão, mas acho que o melhor negócio seria compra um fretless de 5 ou 6 cordas.

    Isso porque ja tenho um bass de 5 cordas normal.

    Pelo que aprendi no fórum, o baixolao nao é recomendado pra fazer slap. Eu acho que baixo quatro cordas com traste seria interessante pra isso... por causa da distancia entre cordas, etc...Estaria errado?

    Entao a idéia é usar o baixolao pra tocar músicas mais "calmas", tentando usar acordesm etc... pra isso acho que 6 cordas fretless seria o ideal...

    o que vcs acham da idéia?

    Vcs poderiam me ajudar, por gentileza?

    abraços.

    Lúcio.

    Basshero
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luciorss
    Nunca vi nenhum baixolão de 6 cordas...
    Agora um de cinco cordas vc encontra com facilidade, até mesmo fretless
    Qto ao espaçamento das cordas pra fazer slaps é apenas questão de costume...nico usava slaps magistrais em baixos de 6 cordas...é só se adaptar

    TugaBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    luciorss

    Baixolão de 6 cordas, penso que não há (só se for de luthier). De 5 cordas fretless ou com trastes, tens muito por onde escolher.

    Quanto a slapp, não me parece que um baixolão seja indicado para isso! Não é instrumento com caracteristicas para esse tipo de execução! Não resulta! Não tem a mesma dinâmica!

    Nos baixos eléctricos convencionais, seja 4, 5 ou 6 cordas, independentemente do espaço entre elas, qualquer um dá para fazer slapp... é tudo uma questão de adaptação, como diz e bem o Basshero.

    Eu faço slapp em baixos de 4, 5 e 6 cordas mas é claro que de 4 ou até mesmo de 5 cordas, são muito mais versáteis que um de 6, mas também se faz... é tudo uma questão de prática!

    Abraço.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luciorss
    Vcs sabem se tem baixolão de 6 cordas fretless?

    Tem um video aula do Steve Bailey em que ele apresenta alguns exercícios com um baixolão fretless de 6 cordas, mas tem toda cara de ter sido construído por Luthier!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    luciorss

    Até onde eu sei nenhuma marca fabrica baixolões de 6 cordas,o único que eu vi foi o que o ClaudioBass falou,que é um Larivee,senão me engano,feito por um luthier canadense,que o Steve Bailey use em sua vídeo aula de fretless,o único jeito é você fazer um baixo desses com um bom luthier mesmo,que é o que eu vou fazer em breve.

    Talvez seja até melhor(mais fácil e mais barato) você fazer com um luthier um baixo semi-acústico de 6 cordas mesmo,pois assim você teria um som acústico legal,e um bom som plugado,sem ter que se preocupar com feedbacks,além do que deve ser quase impossível de se encontrar cordas pra um baixolão de 6 cordas.

    luciorss
    Veterano
    # out/07 · Editado por: luciorss
    · votar


    Pessoal,

    boa tarde, tudo bom?

    Muito obrigado pela ajuda!

    Mais uma pergunta pra vcs que tb tem baixo elétrico:
    vcs veem o baixolão como um instrumento diferente pra tocar coisas diferentes,
    ou como "o mesmo instrumento", só que serve pra tocar desplugado?


    Estou agora interessado em comprar um de 5 cordas. Parece ser o mais simples a se fazer. Dessa forma eu o teria como um baixo semelhante ao que tenho, mas sem precisar plugar.

    Quem sabe até seja uma maneira de aprimorar mais nesse tipo de intrumento, porque se eu comprasse um de seis cordas, por exemplo, acho que poderia ter mais dificuldade quando pegasse o de cinco depois de ter tocado o de seis. é uma vantagem que vejo.

    Mas por outro lado ainda acho que as vantagems que teria comprando por exemplo um baixolao fretless de 6 cordas é que poderia usálo como um "outro instruemento", para diferentes tipos de músicas.

    O que vcs acham?

    Abraços.

    Lúcio.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luciorss
    vcs veem o baixolão como um instrumento diferente pra tocar coisas diferentes,
    ou como "o mesmo instrumento", só que serve pra tocar desplugado?


    Lúcio... o baixolão muitas vezes dá a falsa impressão de que em qualquer situação você vai poder tocar desplugado.

    Se for na sua casa, pra estudar, tudo bem, não precisa mesmo plugar. Agora, se entrar um violão, voz e bateria junto, aí só plugando... mesmo que seja um Taylor.

    Não sei qual o estilo que você curte tocar, mas se você faz uso de slaps como Wooten e Miller, então não é um bom instrumento pra isso. Dá pra fazer slap num baixolão? sim, até dá, fica um som estranho, diferente, mas dá.... o problema é que a captação do baixolão, em geral, é feita de rastilho, e o slap frequente pode danificar a captação. Já me deparei com uma situação dessas!

    O som de um baixolão fretless é lindo demais. Eu já tive um Takamine EG512 pra fazer uma temporada de shows, usei esse baixo durante um ano inteiro, mas depois que acabou a temporada ficou encostado e acabei vendendo.

    Vale a pena você tentar adquirir um baixolão com preço mais em conta, pra ver se é isso mesmo que você procura pro teu set, e se depois você concluir que é isso mesmo o que quer, aí sim vale a pena investir num Takamine ou Gibson.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    dukejazz3
    Veterano
    # out/07 · Editado por: dukejazz3
    · votar


    luciorss Eu não vejo como outro instrumento, mas sim como um baixo com uma outra sonoridade. Ele tem um sum mais opaco ,mas pra coisa tipo baixo,voz ,violão e percussa, putz ele fica muito loco. mas como disse o ClaudioBass vc vai ter que plugalo mesmo ,pq dependendo do baixo ,até com dois violões desplugados o som dá uma sumidinha.se seu som for mais voltado pro acustico mesmo, um baixolão fretles é uma ótima pedida.

    TugaBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luciorss

    É sempre outro instrumento e consequentemente outra sonoridade e outra execução!

    Eu tenho um e normalmente só o uso em trabalhos tipo Unplugged ou gigs acústicos, mas sempre que é necessário, ligo-o a um amp próprio para acústicos ou a uma mesa através de D.I. ou até melhor, se for o caso, para se obter o som caracteristico do baixo, fazer captação directa à boca através de micro, mas bem filtrado para evitar feedbacks (que num baixo são terriveis).

    Na realidade este baixo é muito ingrato porque se for a tocar em casa ou na garagem, tipo bricadeira de amigos, tudo bem, mas se for um trabalho profissional, é absolutamente necessário dar-lhe amplificação (como a qualquer outro instrumento acústico) porque se não, não se ouve ou pelo menos não se faz sentir o peso necessário no som geral da banda.

    Abraço.

    luciorss
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ae pessoal,

    toquei num baixolao la na playtech Sta. Ifigênia!

    superou a expectativa.
    O som naum achei volume muito baixo nao. Acho que dá pra tocar em casa numa boa. naum sei se foi porque testei numa sala sem muito barulho.

    Era um Striberg 5 cordas. ouvi falar que esses Strinberg podem ser uma "outra marca" da Takamine .Isso porque lá na Asia, eles sao feitos no mesmo lugar. voces ja ouviram falar isso?

    vlw!

    Basshero
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Basshero
    · votar


    luciorss

    Um baixolão segura a onda pra tocar sozinho ou até mesmo com violão desplugado...mas se entrar mais instrumentos ficaria inviavel...o som some!
    Ja experimentei um baixolão da strinberg de 4 cordas, confesso que não curti muito...pode ser que tenha pego um ruim, mas deixava muito a desejar, as oitavas nao afinavam, harmonicos nao batiam e muito pouco som...prefiri os Eagles que tem a mesma faixa de preço...inclusive foi o que acabei comprando.
    Mas na real jah sai da onda do baixolão...o meu fica encostado em casa....rsrs

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # jan/08
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a baixolao de 6 cordas?