Alto falante pra caixa handmade.

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
depois que a caixa estiver prota posta fotos dela e fala como ficou... A minha eu fiz numa epoca que eu nem sabia o que era internet direit... fiz na raça... comprei o auto falante vi que a litragem da caixa pro 12pw3 tinha de ser de 80 litros, fiz os calculos e montei a caixa só com o woofer. Isso tem tanto tempo que a caixa ja ta um caco mas ainda da um som legal. Como fiz visando economia saiu o preço do madeit + o preço da cola.

Ps: vc ja sabe direito como vai ser sua caixa? voce mesmo vai fazer?

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Tem um camarada, amigo meu, que "sabe" mas ainda vou ter que observar essa coisa da litragem e dimensão AxLxC.
Essa é a coisa do projeto, né Véi... Você pode trazer mais umas dicas dessa coisa da dimensão e litragem?
A idéia central é esse tweeter LeSon TXL-1 e um falante de 15" com 150w ou 200w, daí tô pensando no Bravox http://www.bravox.com.br/produtos/profissionais_bw15_8.asp, ou pode ser "qualquer" falante de outra marca com potência nominal de 200w em média.
Olha só, no caso desse falante o fabricante especifica a litragem, porém e o tweeter? Como é que eu considero a área pra vazão dele?
Acho que preciso de cálculos pra fazer essa caixa, realmente a coisa não é tão simples...`
É a ciência, hehehehe!

I.R.
Veterano
# out/07
· votar


usa um falante com cone de aluminio, aguenta bem os graves!!!

Krist Novoselic
Veterano
# out/07 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Edão
eu tenho um bravox desses.

Depois de varios testei comprovei q ele é meio "mortão", não sei te explicar, ele não da pressão nos graves no baixo.

Usei um projeto de caixa fornecido pela bravox mesmo. Reparei mais tarde q o modelo nao parece uma caixa de baixo,esse modelo q eles fornecem fica maior, pode ser isso o culpado.

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
seguinte, dimensao e litragem copie... vai buscando na internet quais sao as medidas de uma 1x15... entra no site da samsom, hartke, gk, ampeg, david eden e vai procurando as medidas das caixas deles... tendo isso o resto vc da um jeito...

um tempo atras eu tinha feito um projeto de uma 1x15 + 1x8 com camaras separadas... nao faço a minima ideia de que topico estaria isso... vc pode descartar a parte que fica com o falante de 8 e fazer so a que tem o de 15"

Na hora de fazer a caixa, a litragem do tweeter vc desconsidera... tweeter tem drive duro, nao precisa mover grandes quantidades de ar, precisa sim é de velocidade.

Umas dicas pra fazer a caixa: use cola branca tenaz e pregos, faça os buracos de começar a colar as partes, deixe secar bem, use a serragem que sobrar pra misturar com cola e vedar a caixa interamente por dentro, isso vai te dar menos dor de cabeça com caixa vibrando, considere o uso de lã de vidro pra forrar o inteiror da caixa, mas se nao tiver bala pra isso, use aquele material que se usa em edredon, use alguma coisa como curvin ou carpete pra proteger a caixa e use cantoneiras, compre uma tela para o auto falante senao alguem chega e chuta ele, monte na traseira da caixa um jack p10, e por ai vai.

FCLBass
Veterano
# out/07
· votar


Edão
Já toquei em uma caixa que um membro de uma igreja fez na mesma largura e profundidade da BS 150 da Staner e modificou a altura para colocar um drive/tweeter da Selenium (se não me engano o DT150) e um falante da Snake HPX2150. O cabeçote era um Meteoro 400MB. No projeto ele usou também um crossover (placa) para filtrar as frequências grave/média/aguda e ligou a saída dos graves no Snake e a saída dos médios e agudos no tweeter. Ficou muito bom o resultado. Só acho que eles chegaram perto do preço de uma caixa já montada, mas ficou bacana o som. Já a estética... isso é outra coisa.

FCLBass
Veterano
# out/07 · Editado por: FCLBass
· votar


Edão
O conehc lembrou bem. Quanto a vedação, eles utilizaram silicone que os mecânicos usam em juntas automotivas. Ele tinha a coloração vermelha. Não utilizaram pregos e sim parafusos. No interior e le usou um material tipo estopa (não lembro o nome correto) para forrar.

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


Desconhecia o uso de lã de vidro em caixas de instrumentos.Em que isso influencia.
Só tinha visto em caixas (PAs).

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
essa eu vou ficar devendo.. na época que fiz minha caixa eu pesquisei e aprendi um pouco mas nao foi nada muito aprofundado e esqueci tudo... talvez o FCLBass possa explicar melhor.

Edão
Nosso amigo forista lembrou bem: procure tambem os snake! marca nacional, andaram meio sumidos do mercado mas acho que estao voltando por ai.

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Krist Novoselic
FCLBass
Esse tópico tá num nível bem legal de informação, grato a vocês pela força...

FCLBass
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
A lã de vidro serve pra absorver o som e evitar o vasamento do mesmo por outras áreas senão a frontal do cubo/caixa, ou seja, força o som a sair pela frente da caixa/cubo.

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


Interessante. é muito dificil achar lã de vidro pra comprar?

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


Nunca tinha visto por crossover em caixa de instrumento tb não.

FCLBass
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
Antes dessa eu tb nunca tinha visto. O cara que fez a caixa tá acostumado à trabalhar com PA e fez o que, segundo ele, deixaria com mais segurança e frequências nos seus representantes sonoros, ou seja, grave no falante (sub-woofer) e médio/agudo no drive (DT150). Nunca procurei lã de vidro por isso não sei se é fácil ou difícil. O carinha da caixa montou-a com uma espécie de algodão/estopa, sei lá o que é e ficou legal.

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
toda caixa que tem drives e woofers precisa de crossover. Só que usam crossovers passivos: um capacitor de poliester ligado em serie com o drive. em Pa's grandes esse crossover é eletronico e ele manda o sinal pra cada um dos grupos de amplificadores que é responsavel pra tocar cada grupo de caixas.

FCLBass
o lance do crossover é pra proteger os drives de queimarem. Por exemplo, um drive aguenta 250w a 1Khz, se voce aplica 250w a 50hz ele torra na primeira oportunidade.

Krist Novoselic
Veterano
# out/07 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Capacitor eu sei, to falando de crossover, aquelas placas divisoras de frequencias. Eu achei q o cara tava falando disso, na verdade ele estava falando disso mesmo leia o comentario dinovo e analise.

Neste caso, o auto falante tb estaria totalmente filtrado, só passa grave mesmo, medio e agudo totalmente por conta do drive.

FCLBass
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
conehc
Exatamente o que quis dizer. A estética da caixa ficou uma porcaria, mas o som respondeu bem. Foi exatamente por esse motivo que quis comprar um cabeçote, mas o preço do material e o trabalho que teria me fez concluir que era mais em conta comprar uma caixa mesmo.

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
Ah sim, existem 2 tipos de filtro: passa alta e passa baixa. O filtro de passa alta é um capacitor, o de passa baixa é um indutor. Essas placas que o fcl falou sao placas onde se soldam os indutores e capacitores, fazem as associações, fecham tudo bonitinho em uma placa e deixam os contatos onde vc liga os auto falantes e a fonte sonora.

http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

esse site explica como funcionam e como se faz um crossover. O site é direcionado pra som automotivo mas pelo menos esse assunto pode ser aplicado ao ramo musical tbm.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Edão
Eu construí uma caixa para o meu Meteoro 400MB "Pedrone's Modified Custom" com um Selenium 15PW5 em paralelo com um Selenium 8PW3 com capacitor "corta-baixas" (como no artigo acima). Os falantes são isolados e a caixa ficou com bom som é tamanho adequado.
Abç

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
Se quiser seguir esse exemplo que o bertola falou, eu montei um projeto desses pra um cara aqui do fcc a um tempo. as medidas com litragem, posição,

http://img148.imageshack.us/img148/889/projetocaixagm5.jpg

No esquema da ligação, falta um capacitor de 70pF ligado em serie com o falante de 8"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


conehc
A minha é exatamente assim, só o capacitor é que é um de 10uF/450v.
Abç

lukharp
Veterano
# out/07
· votar


Olá galera uma ótima opção é montar uma caixa 4x8+drive titânio,usando falantes de 100w rms nominal,fica uma delícia.

conehc
Veterano
# out/07
· votar


lukharp
pra tocar baixo? se tem gente que ja torce o nariz pra caixas 4x10 imagina uma 4x8 + drive. Baixo precisa de graves, os auto falantes precisam de ter uma boa área pra movimentar um bom volume de ar pra te dar a sensação daquele grave poderoso. um falante de 8 + um de 15 fica bem legal, mas só falantes de 8 nao rola. Ja toquei numa caixa com um falante de 8 apenas e achei uma porcaria.

FCLBass
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Gostaria de ouvir o som desse set de 1X15" e 1X8". 4X8" realmente vai faltar graves...
Ainda acredito nas formações mais "clássicas" dos sets, por exemplo:
# 1X15" + 4X10" (com drive na de 4X10");
# 1X15" + 2X10" (com drive na de 2X10");
# 8X10" (com drive).

conehc
Veterano
# out/07
· votar


FCLBass
se nao me engano o paul mc'cartney usa um set assim. Mas tbm acredito nos classicos como vc disse. Dessas aí ate hoje eu so nao toquei na 8x10. É dificil alguma equipe de som ter uma caixa dessas. Ja toquei numa 6x10 mas tanto ela quanto o gk estavam tao estourados que nao deu pra avaliar nada. Ultimamente estou ficando "moderniho" pensando em tocar apenas com meu fone - so falta o power click pra eu sair tocando baixo no meio da rua

lukharp
Veterano
# out/07
· votar


Bom basta ter um bom projeto e bons falantes,no meu caso usei 4 UTAH americanos,bobina 2,5" kapton,8ohms,100w rms nominal,40Hz-1,8KHz,suspenção de tecido,drive selenium D305 e chave liga/desliga do mesmo,dimensões 620x450x690 mm.O baixista ficou muito satisfeito,em contra partida um outro maluco me pediu uma 4x15" com selenium 15PW3.... então perguntei à ele: "Vais demolir o quê........

fabricio 12
Veterano
# nov/07
· votar


conehc
FCLBass

Beleza galera. Qual a diferença de som que um set 8x10 tem com um 4x10 + 1x15? Dizer que um melhor que outro é exagero, mas digo assim, qual som vc iria ouvir? Sensação de maior potência? Determinada frequência mais nítida?

Valeu. Abraço.

Gui
Veterano
# nov/07
· votar


fabricio 12
a caixa de 1x15 tem mais graves...a 4x10 dá o médio desse set..

as 8x10 tem um puta punch legal..mas o grave não é tão demolidor!

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


fabricio 12
é mais ou menos o que o gui falou. O falante de 15 tem uma capacidade maior de mover o ar do que o falante de 10, como resultado voce percebe melhor os graves. Já os 4 falantes de 10" apesar de individualmente mover menos ar quando em conjunto de 4 te dao uma boa pressao sonora, melhorando a sua percepção de volume. Eles podem "soltar" menos graves, mas tem uma definição boa no som por causa das frequencias médias que esses falantes conseguem reproduzir. . Juntando a 1x15 com a 4x10 voce tem um som equilibrado.

Ja no caso da 8x10, a ampeg fala o seguinte:

Why eight 10" speakers? We learned early on that 10" speakers work much more efficiently than fifteens or eighteens—and if you put eight 10" speakers together, you can move a huge column of air. You'd need five 18" or six 15" speakers to move as much air as the SVT-810E! And they simply wouldn't be able to respond to transient peaks as quickly as our tens.

lukharp
pois é, o projeto da caixa e o tipo de auto-falantes conta muito pro resultado final. Tem caixas 4x10 que produzem mais graves do que caixas 1x15. Não sei quais auto-falantes voce usou na caixa pro seu cliente, mas se deu um bom resultado e ele gostou é o que importa! O bom é que fica uma caixa mais leve e menor.

Gui
vc precisa pegar uma vx410 (com falantes de papelao) da hartke e ficar uns 20 minutos timbrando o baixo... voce vai ver como aquilo dá grave! Até o glauco que é chato e gosta e sempre toca em set completo (4x10 + 1x15) concordou comigo quando tocou numa caixa dessas.

FCLBass
Veterano
# nov/07
· votar


fabricio 12
8x10 - Nitidez e precisão nas frequências médio-graves;
1x15 e 4x10 - Profundidade nos graves e peso.

Prefiro o segundo set. É mais flexível quanto ao timbre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alto falante pra caixa handmade.