Alto falante pra caixa handmade.

Autor Mensagem
Edão
Veterano
# out/07


Quero mandar fazer um gabinete pra um cabeçote MB 120 da meteoro.
A configuração é a seguinte: alto falante de 150w, 15 polegadas e 4 ohms de impedância.
Qual alto falante comprar? Qual a marca ideal e qual a melhor custo-benefício?

THE BASSMAN
Veterano
# out/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Esse aki é bacana!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60886435-woofer-mid-bass-seleni um-15pw3-trio-eletrico-15-pol-250w-rms-_JM

depois q li a immpedancia...vcquer de 4 ohms....ai nao sei!!

THE BASSMAN
Veterano
# out/07
· votar


eu fui procurar um desses em 4 ohms, existe um falante selenium, modelo 15pw5a q funciona em 4 ohms, e parece ser melhor q o pw3, mas não sei bem o que!

conehc
Veterano
# out/07 · Editado por: conehc
· votar


THE BASSMAN
Edão
O 15pw3a é pra autos, nao rola usar ele.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63658565-_JM
esse ta ate mais barato (o bom pra ser usado em pa's e em caixas pra instrumentos é esse com a calota em aluminio ok?

Edao, voce pode fazer o seguinte: monta a 1x15 com o 15pw3 ou 15pw5 (segundo o bertola o 15pw5 vai ser melhor pro que vc quer) - ele suporta 250w e trabalha a 8ohms. Compra tambem um tweeter ou um drive pra medios que funcione a 8ohms, liga ele em serie com um capacitor pra filtrar os graves e liga esse drive em paralelo com o auto falante - dai voce vai ter um range muito melhor no seu som e vai estar usando os 120w do meteoro - claro, por causa do alcance de frequencia maior a potencia sera dividida entre os dois auto falantes, mas nao é uma diferença tao grande asism (ja fiz o teste com isso aqui em casa).

No mais, acho que vai ser dificil achar um falante de 15" musical que funcione a 4ohms. Como ja disse antes, fuja de falantes pra autos - eles sao lineares mas pecam na sensibilidade e capacidade de lidar com picos de tensão

THE BASSMAN
Veterano
# out/07
· votar


conehc

Opa, blz cara, eu nào sabia mesmo da especificacao do falante, só ouvi falar dele, na verdade li alguma coisa, o modelo nao é 15pw3a heim, é 15pw5a...agora nao sei mesmo quais as caracteristicas!!
Mas a dica ta ai, dessa corneta deve ficar bem legal.

tem uns Bravox, q o Bertola, recomenda tb, ams os modelos ai me pegou!

conehc
Veterano
# out/07
· votar


THE BASSMAN
Edão
a diferença entre o 15pw5 e o 15pw3

15pw5 - 350w faixa de frequencia de 40 a 3000khz
15pw3 - 250w faixa de frequencia de 40 a 4000khz
ambos tem sensibilidade de 98dB/SPL

No caso de for usar um tweeter junto o 15pw5 fica bem legal porque o tweeter vai cobrir essa faixa de frequencia que falta pra ele.

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Peraí, esses falantes são automotivos, não é? E você disse que não são ideais?!! Então por que usá-los?!? Vamo lá, de novo (por favor, é claro ssss).
É claro que o trem não é tão simples assim... isso é verdade, mas olha só: a frequência do bass começa em 20 Khz, certo? então quer dizer que eu preciso suprir essa frequência, mas será que existe falante que abranja essa frequência ou vou ter mesmo que usar essa configuração?
E mais, como é que a Meteoro faz? Casa, por exemplo, falantes de 12 polegadas 120w e 8 ohms em paralelo e pronto? E esse benditos 4 ohms, vamos ter que ficar nessa condição de casar falantes de 8 ohms pra dar certo?
Putz o trem deu um nó agora..., mas vamos desenvolvendo mais o assunto (risos), ...

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Bass começa em 20Hz, não 20KHz. :P

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
Vamos ver se consigo explicar:

A selenium tem 2 linhas de auto-falantes com o mesmo nome:
- existem os PW3 e PW5 que sao pra musica
- existem os PW3A e PW5A que sao pra musica (esses tambem sao identificados pelo nome comercial "quattro" depois da serie do auto falante)

Quando voce for comprar, tem que ficar atento pra nao pegar um automotivo achando que é pra musica.


20hz é o limiar da audição humana, no baixo o si é afinado proximo aos 31hz. No caso dos auto falantes nao quer dizer que ele nao forneça frequencias abaixo disso - um 15pw5 pode de oferecer frequencias de 20hz mas ele nao responde tao bem nessa faixa de frequencias entendeu? Pelo grafico dele, ate os 30hz ele responde bem. Se quiser frequencias mais baixas que essas só usando sub's. Ainda pelo grafico, apesar de ter um range menor nos agudos, o 15pw5 responde bem melhor nas frequencias graves do que o 15pw3.

No mercado voce encontra auto falantes pra musica que funcionem a 4 ohms. Se quiser montar uma caixa 1x15 a 4ohms eu recomendo os bravox - cada auto falante da bravox tem uma linha de 8 e outra de 4 ohms. Dá uma olhada no site.
http://www.bravox.com.br/produtos/instrumentosmusicais_capa.asp

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Blz!

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Me diz uma coisa, o cabeçote só empurra 120w, o que acontece se eu colocar um falante com 300w, por exemplo? O cabeçote vai trabalhar bem casado com esse falante? Não dá nenhuma diferença no resultado do som?

gabeiraz
Veterano
# out/07
· votar


Cara, só não compra falante Oversound, o guitarrista da minha banda tem 2 de 15" e eu tenho 4 de 10"... o timbre não é muito bom, e 1 falante do meu amigo e 2 falantes meus, vieram de fabrica com um rachadinho no som que para todo mundo é normal, mas, para quem passa horas ensaiando com os falantes cansa...

jkdias
Veterano
# out/07 · Editado por: jkdias
· votar


Edão

o cabeçote só empurra 120w, o que acontece se eu colocar um falante com 300w

leia este artigo de um engenheiro da selenium:

http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/trabalhos/AMP.pdf

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
É o seguinte: procure manter uma folga minima de 50% da potencia dos falantes: se o ampli empurra 100w use um auto-falante ou uma combinação de auto falantes de pelo menos 150w. É ate bom usar falantes que aguentem mais potencia do que o ampli pode mandar porque ai voce vai poder usar volumes bem altos sem distorcer

samuelbreder
Veterano
# out/07 · Editado por: samuelbreder
· votar


Edão

pelo que eu andei pesquisando realmente o que tem q estar sobrando é a potência do amp, como nesse artigo que o Jkdias mostrou.
Nesse caso, se vc usar o 15pw5 que tem 350W, o amp tem q ser capaz de fornecer 700W. Eu estou num dilema parecido com o seu, quero montar uma caixa com um 15pw3 ou 15pw5 mas não encontro um amp que não seja tão caro e atenda as necessidades.

FCLBass
Veterano
# out/07
· votar


samuelbreder
Acho que deva ser o inverso, não? Se o ampli tiver maior potência do que o falante possa suportar, quando vc aumentar volume no máximo, o que acontecerá ao falante? Boom!!! Certo?

conehc
Veterano
# out/07
· votar


samuelbreder
É exatamente o inverso disso. e como ja disse, nao precisa de ser tanta potencia a mais do auto falante - uma margem de 50 a 70% ja está otima. Se voce liga um ampli de 700w num 15pw5 e taca o volume la no 7 nao vai dar coisa muito boa

Krist Novoselic
Veterano
# out/07 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Ao inverso mesmo. As caixas de baixo precisam ser assim mesmo pra ficar legal. Essa do ampli mais potente q o falante é pra caixa pra vc ouvir som e tal,, e não pra instrumentos.


Observe aqueles set completos com cabeçote e duas caixas, olha a potencia das caixas em relação aos cabeçotes,, as caixas são bem mais potentes geralmente.

conehc
Veterano
# out/07
· votar


samuelbreder
procura um topico que tem uma discussao entre eu, o limanegative e mais alguem sobre amplificadores, caixas, etc... nao sei quem tem um hartke ha5000 (500w) e tava ligando uma tp410 (300w) e reclamava que tava distorcendo horrores quando aumentava o volume.

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


Que toloooo... o cara ligar um amp de 500 watts em uma caixa de 300.. huahua

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


Eu queria saber sobre o lance de sensibilidade do auto falante,, é melhor uma sensibilidade baixa ou alta?

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
ele é 500w a 4ohms, a 8ohms se nao me engano ele entrega 350w (sobrava so 50w)

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


aaaaaa sim..

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Krist Novoselic
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/148987/

esse é o topico pra vc tirar a sua duvida. tem um link no post inicial com um artigo e depois o cara explica melhor pros que nao entenderam (como eu)

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


Valeu cara.. Agora eu saquei como funciona. Mais sensibilidade = mais som.

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Como é que fica a impedância se eu ligar na caixa um tweeter piezoelétrico de 150w em um falante de 150w (4ohms)?
Por que parece que o tweeter ou uma corneta, por exemplo, podem ser ligados em "qualquer configuração" que eles não vão alterar a impedância, tá certo?

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
Na verdade não.. qualquer coisa que voce ligar na associação de auto-falantes vai alterar a impedancia final. Vou dar uns exemplos pra ver se voce entende como funcionam essas coisas:

Voce tem um meteoro mb120 que funciona a 4ohms:

- Ligando um falante de 8ohms voce não tera a potencia total, tera apenas 72W aproximadamente.

- Ligando um falante de 4ohms vc vai ter os 120w

- Ligando um falante de 8ohms e um tweeter de 8ohms em paralelo voce vai ter: 1/8 + 1/8 = 1/R => R=4ohms - o que vai ter dar a potencia total do ampli.

- Ligando um falante de 8ohms e um tweeter de 8ohms em série voce vai ter dor de cabeça porque o crossover passivo que voce vai ter de ligar no tweeter vai cortar os graves do auto falante tambem. Lembre-se - se for associar em serie, nao associe drives pra medios e agudos com woofers, porque os drives pra funcionar corretamente precisam de um crossover e ligando em serie esse crossover atua tambem no woofer. Em paralelo nao tem esse problema.

- Ligando dois falantes de 8ohms em série voce vai ter: 8 + 8 = 16ohms e o som vai ficar muito baixo.

- Ligando um tweeter de 8ohms e um woofer a 4ohms: 1/8 + 1/4 => R = 2,6ohms e um amplificador em overload que esquenta demais e corre o risco de queimar.

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Comprei esse tweeter aqui:
http://www.leson.com.br/tlx1.htm
Vai dar pra casar ele com um falante (15" 150 ou 200w) de que impedância 8 ou 4 ohms?

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Edão
Liga eme em paralelo com um falante de 15" 8ohms... Eu to vendo a curva de resposta dele e acho que um desses ia se casar muito bem com um 15pw5 da selenium. Não se esqueça de colocar um capacitor 4,7µF/63V de poliester em série com o tweeter ok? senao na primeira oportunidade que ele tiver ele vai torrar

Edão
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Grato pelas valiosas informações Mano.
[]'s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alto falante pra caixa handmade.