Qula encordoamento para fretless é mais barato?

    Autor Mensagem
    dukejazz3
    Veterano
    # out/07 · Editado por: dukejazz3


    Olá !! sou novo aqui,procurei em topicos antigos, mas não achei um resposta para essa duvida:
    Qual encordoamento para fretless é mais barato??
    Eu acabei de transformar, eu mesmo um baixo velho em fretless para estudar, pois agrana tá curta pra mandar fazer um ou comprar um feito.
    por isso queria cordas baratas ,que é só para testar e estudar um fretless.
    E se eu colocar cordas normais? muda muito o som?? e será que pode?
    Desculpa se me alonguei !! valeu mesmo galera!!!

    Soulface
    Veterano
    # out/07
    · votar


    dukejazz3
    E se eu colocar cordas normais? muda muito o som?? e será que pode?
    Poder, vc pode.
    A ALteração de timbre existe mas é mais percebida por uns, menos pra outros... Só v q pode dizer se gosta ou não.
    Agora, oq é fato é q com o tempo elas vão danificando a madeira da escala devido ao atrito.
    Nada q uma lixada de vez em qndo não resolva. Mas mesmo parecendo simples, lixar a escala de maneira errada pode danificar o braço do instrumento.
    Se qr evitar problemas, recomendo cordas flat wound sim.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Nem sabia que existiam cordas desse tipo.
    Vivendo e aprendendo.
    Uma antiga vizinha já falecida, que me dava umas dicas quando eu comecei a tocar violão (1979) me disse a seguinte frase:
    -"A gente só sabe tudo quando morre".
    Dona Alda.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    dukejazz3

    Você não é obrigado a usar cordas flatwound em um fretless,elas além de caras,são difíceis de achar e não agradam a todos,pois tem uma pegada e um som fechado bem diferente das cordas roundwound.

    Não tem problemas em usar as cordas roundwound normais em um fretless,é o que a maioria dos baixistas no mundo faz,por exemplo o Jaco Pastorius,Alain Caron e o Arthur Maia usam cordas normais e tiram ótimos timbres de fretless.(que já te servem como uma referência sonora pro tipo de som que sai de um fretless com cordas roundwound )

    Eu também só uso cordas da normais(da GHS) em meus fretless e nunca tive problemas com os meus baixos,apenas uma lixada por ano nas escalas pra elas voltarem a vida (usando cordas round elas vão ficando foscas com o tempo de uso),eu consigo com elas um som mais roncado e agressivo do que o que eu tiro nas cordas flat,que sempre me dão um som bem morno e pesado.

    Mas isso é gosto mesmo,já tem gente que gosta de usar cordas velhas em baixos fretless.(eu gosto do timbre mas não uso)

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    dukejazz3

    Como o Rafael falou, é uma questão mesmo de gosto. Já fiz experiências com cordas flat em baixos com trastes, e adorei o resultado, curto muito o som das cordas flat, até mesmo porque eu toco e estudo mais no acústico do que no elétrico.

    Hoje em dia está muito mais fácil de se encontar cordas flat, quase todas as marcas tem! quanto aos preços, o jogo da Giannini flat é o mais barato dos que tenho visto.

    Tentei pegar o modelo pra você no site da Giannini, mas curiosamente a referências do jogo flat não está na lista do site.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    dukejazz3
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pô galaera, valeu mesmo pela atenção despensada.
    se presisarem de mim é só chamar
    abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/07
    · votar


    dukejazz3
    Cordas roundwound podem danificar a escala do baixo. Eu recomendo a compra de um jôgo da D'Addario half-wound, que é uma corda intermediária e tem timbre e tocabilidade excelentes.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qula encordoamento para fretless é mais barato?