Baixos específicos! Será?

    Autor Mensagem
    Stackinho_bass
    Veterano
    # out/07


    Olá pessoal! Seguinte..
    hoje pela manhã eu estava lendo um tópico antigo aqui no fórum, e vi uma discussão sobre timbres...
    explicando e resumindo:

    uma parte dizia:
    - q qualquer baixo se encaixa em qualquer música, estilo, som!
    a outra:
    - q baixos tem suas "afinidades" a estilos, som...etc.

    Minha opinião:

    - Claro q baixos servem pra qualquer som, todos eles primeiramente são graves, e saindo uma frenquencia baixa...ótimo, dando a nota afinada...belezaa...marcando no tempo..melhor ainda....mas há um pórem!
    Cada baixo tem sua "característica pessoal", tipo pessoas....cantores....
    vamos pegar os cantores..o cara canta de tudo..mas a voz dele e o estilo dele pegam melhor num tipo de som..música! Da mesma forma acredito q sejam os baixoss....cada um se fecha melhor com um estilo......

    alguns fazem todoss.....mass...$$$$ (fodera) heheeh!!

    Abraço galeraa..de sua opinião!

    SalgadoSlapper
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Stackinho_bass
    Na minha opiniao em parte eh isso aew mesmo que voce disse que cada um tem seu estilo especifico
    mas nao podmos esquecer que o mesmo baixo tem diferentes regulagens
    e cada regulagem se encaixa no estilo certo!!
    um timbre metalico Hard Core Punk Rock
    um timbre Gordo Jazz Blues Pop
    um timbre Mid Heavy Metal Trash metal

    essa é a minha opiniao
    se quiserem me corrigir fiquem a vontade! :D

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Stackinho_bass
    uma parte dizia:
    - q qualquer baixo se encaixa em qualquer música, estilo, som!


    Não consigo imaginar o Lemmy do Motorhead tocando com um Ibanez, e da mesma forma não consigo conceber o Pastorius tocando com um Rickembacker!

    Tocar qualquer música, se você levar ao pé-da-letra pode ser até verdade, uma vez que qualquer baixo possui uma escala com pelo menos uma oitava (viola de coxo cuiabana tem apenas uma oitava)!

    Mas... o velho bom senso diz pra você não arriscar a utilizar um Nhureson para construir "levadas" no bom estilo Venom!

    - q baixos tem suas "afinidades" a estilos, som...etc.

    Concordo plenamente... um Nhureson vai ser muito mais bem empregado numa Bossa-Nova do que numa banda de Hard Rock!

    Mas, essas escolhas não são difíceis não... basta você observar os baixistas que tocam os estilos que você gosta, e ver qual o equipamento que eles utilizam... depois, cabe a você testar o set e ver se te agrada!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Gui
    Veterano
    # out/07
    · votar


    qualquer baixo dá pra tocar tudo...só que há baixos com mais afinidades com os estilos (nada que já não tenham falado..mas apenas colocando que sou da mesma opinião)

    há gente que num curte slaps em Precision e nem nos Rick...mas que dá, dá...

    na verdade vai mais do gosto..

    o único baixo que não dá pra tocar nada..é o tonante!! nem fogo nele tu consegue tocar!=D

    Stackinho_bass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Legal..
    Da mesma eu forma eu penso! Só coloquei este tópico pq no antigo não ficou explicado! E pra iniciantes não seria legal eles acreditarem q com um "tonante" vai fazer o q um MM faz.......

    Axo q eh isto aew! abs

    Fairtrax
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Galera Seguinte.

    Só apimentando o tópico...
    Li por aqui sobre um cidadão que tinha ou tem um baixo, smpáticamente ,nomeado pelos nossos amigos de PregoBass http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/170551/
    O cara tinha um gianini que tava com a madeira do corpo unido por um prego e pela ponte. O cara mostrou as gravações, e não é que era decente rapaz! Incrível!
    Logo o primordial antes de ter um baixo específico é saber escutar, saber equalizar. Todos nós sabemos um novato não vai diferenciar auditivamente o som de um fender para um MM ou alembic que é bem vintage tbm, ou mesmo o som de um fretless. Essas diferenças ficam a cargo da exigência do músico, do nível em que ele está. Pq na verdade somente ele e um grupo bem pequeno vai diferenciar e se importar com qual baixo ou efeito foi utilizado
    .
    E pq não falar do Variax? A máquina de reproduzir timbres? Claro tem suas limitações mas ele não tem aquele preço todo a toa.

    Escutar e equalizar antes de tudo, só depois o cidadão vai encontrar as sonoridades específicas dos baixos.
    É importante salientar a pegada do sujeito, deve se misturar este elemento.
    E mais, esse negócio de baixo específico para estilo especifico não existe. Isso é criação nossa uma vez visto o JP tocando seu fender e outros de sua época em funks e jazz alucinados criamos este mito. Mas a verdade é que já vi até sr505 tirando jazz de primeira. Se o JP tivesse tocado em um fodera esse seria "o baixo" para este estilo; jazz, fuzzion, funk.

    Por favor me entendam, cada baixo seu som. Mas cada estilo pode ter uma variedade de timbre, dependendo de quem é o piloto.

    vlwnull
    null

    Shakal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Qualquer baixo serve para tocar qualquer coisa.

    O timbre próprio da marca, modelo, série, lote e da peça unitária do baixo tem sua personalidade. Mas vejamos, oq é um baixo? Corpo, braço, captador, cordas, trastes (ou não), acessórios. Cada um destes itens tem sua personalidade sonora. Vamos pegar um ramo, os captadores, vc tem os Humbucker, Singlecoil, precision, soap... para cada um destes vc tem a marca que os produz, para cada marca vc possui várias versões do mesmo estilo de captador, para cada versão vc tem um captador único que mesmo produzido em massa, tem suas diferenças com a peça que foi produzida em seguida, e também com a anterior.

    Pra vc ver que não é só um modelo, por exemplo Jazz Bass contra Precision, ou Music Man contra Fodera (estilo fodera, não a marca), mas também tem tudo aquilo de possíveis diferenças que podem acontecer.

    Além de toda essa diferença sonora no equipamento, vem o gosto de cada um pra bagunçar ainda mais a estória...

    Pq Jaco usava um Fender Jazz Bass? Pq se encaixava mais no estilo dele, ou pq ele gostava? Po, eu vejo o Jaco como um cara que faz oq dá na telha, não importando oq os outros pensam, se acham legal ou não... ele tocava do jeito que gostava de tocar. Partindo daí eu penso que ele poderia tocar um Music Man, Rickenbacker, Fodera, Ibanez, Tagima, Condor, Tonante se assim ele quisesse.

    Eu não vejo uma regra, mas sim um bom senso. Tipo um... "geralmente tal baixo fica legal com o estilo que sua banda toca", mas na sua banda pode ficar um lixo, ou vc odeia o som daquele maldito baixo, ou então ele não é compatível "visualmente" com a banda. Troca-se na boa, cria um novo som e da-lhe inventar moda!

    Obs: Se bem que hoje em dia tem equipamentos pra timbrar o baixo que não acaba mais!

    DotCom
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Se o jaco tocasse em um Rickenbacker, será que não sairia o som do Jaco do mesmo jeito, só com uma "cor" diferente?
    Acho que sim.

    Pra um baixo se adequar a uma música, isso vai muito mais do "tato" do músico do que das características do baixo.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    DotCom
    Se o jaco tocasse em um Rickenbacker, será que não sairia o som do Jaco do mesmo jeito, só com uma "cor" diferente?
    Acho que sim.


    Eu acho que não!

    O Rickembacker tem uma sonoridade completamente diferente de um Fender Jazz Bass Fretless... o Pastorius criou uma identidade sonora com esse instrumento... é como por exemplo o Santana, você não precisa ver para saber que é ele tocando, basta ouvir os primeiros acordes de uma música qualquer que você logo identifica... assim como Ray Vaughan, Angus Young e tantos outros. Por isso, seria muito difícil conceber a idéia do Pastorius tocando The Chicken com um Rickembacker. Com certeza ele conseguiria tocar sem nenhum problema, mas ficaria esquisito demais em termos de sonoridade!

    Quem já tocou nesses dois instrumentos citados, pôde conferir a diferença.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    VeEh
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu acho que isso de baixo pra tal estilo vai muito de gosto!

    como no exemplo cidato acima, tocar Chicken com um Ricken, se eu achar que ficou legal não vejo problema em usa-lo!

    pra mim, essa história de baixo para determino estilo é mais uma jogada de marketing do que a realidade.

    Abraços!

    Fairtrax
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O Rickembacker tem uma sonoridade completamente diferente de um Fender Jazz Bass Fretless... o Pastorius criou uma identidade sonora com esse instrumento... é como por exemplo o Santana, você não precisa ver para saber que é ele tocando, basta ouvir os primeiros acordes

    ClaudioBass
    Amigo eu acho, realmente, que vc está confundindo pegada com timbre.
    É óbvio que os intrumentos são diferentes e sonoridades diferentes.
    O que o nosso amigo DotCom disse foi exatamente o inverso do que vc entendeu:

    Se o jaco tocasse em um Rickenbacker, será que não sairia o som do Jaco do mesmo jeito, só com uma "cor" diferente?
    Acho que sim.

    cor = timbre

    Sim sairia do mesmo geito, mas com uma sonoridade diferente, é obvio. Mas apegada seria de quem? Do Jaco. E a pegada ele terá seja no Fder ou no RcK.

    E digo mais pega um destes baixos com 4 bandas de equalização chaves defazadoras, boost, ligação passivo/ativo. Um cabeçote de vergonha e pedais básicos, pronto meu filho vc tira o som que quizer.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Fairtrax
    Amigo eu acho, realmente, que vc está confundindo pegada com timbre.
    É óbvio que os intrumentos são diferentes e sonoridades diferentes.


    Amigo, se você mesmo diz que é óbvio que são instrumentos diferentes com sonoridades diferentes, então eu não confundi nada na minha colocação. O que fica óbvio neste caso, meu filho, é quanto a questão da pegada... acho que isso não seria nem necessário citar, a menos que alguém nunca tenha visto um Rickembacker na vida!

    Quanto a tal "cor", não seria apenas diferente... seria muuuuuito diferente!

    Mas, isso tudo acaba virando uma questão pessoal mesmo, eu continuo com a idéia de que não é qualquer instrumento que se encaixa bem em qualquer estilo, o timbre tem uma certa relação sim. Em 25 anos de contrabaixo já toquei dos mais variados estilos, do Jazz ao Tango, passando por Baião, Bossa-Nova e Hard Rock, daí vem esse embasamento pra dizer que (na minha opinião) o timbre do instrumento tem relação com os estilos.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    VeEh
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ClaudioBass
    sim claudio, isso eu concordo plenamente com você.

    essa parte de timbre é pura questão de gosto.
    eu posso achar o timbre X legal em uma musica, e outra pessoa pode achar que não!
    Esse é o mundo, não se pode agradar todos!

    portanto timbrem seus contra baixos como acharem melhor e sejam todos felizes, seja com baixo gianini pregado ou um MM.

    Abraço galera!

    Fairtrax
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ClaudioBass

    Cara seguinte, NO STRESS MAN! É apenas minha opnião.

    Mas alem disso, não tinha relacionado o nome a pessoa, gostaria de parabenizar pelo Gravidade Vertical. É um excelente blog, de grade ajuda e essencial. Foi através dele que conheci Brian Bromberg e agora mais do que nunca estou atrás do vertical. Já está nos meus favoritos.

    Vlw

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fairtrax
    Cara seguinte, NO STRESS MAN! É apenas minha opnião.

    Sem problemas, fique certo que respeito vossa opinião!

    Quanto ao Blog, agradeço pelo apoio, espero que o pessoal esteja gostando, e fica aberto também para sugestões de futuros posts.

    Caso precise de ajuda quando for adquirir um vertical, fique á vontade pra entrar em contato!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Shakal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Por quê vc acha que ficaria estranho The Chicken com um Rickenbacker?

    Não querendo ser o dono da verdade, mas eu sei a resposta... simplesmente pelo fato de The Chicken ter sido tocada 99% das vezes, em todo o planeta, com um Fender Jazz Bass e vc acaba acostumando com o som. É igual vc ver Matrix não com o Keanu Reeves, mas com o Jim Carrey! Ia ficar beeeemmmm diferente, um faz drama/suspense o outro faz comédia. O enredo seria igual, as falas seriam iguais, as cenas iguais, o ator diferente...

    Uma coisa é o som ficar ruim, outra é o som ficar DIFERENTE. E são essas diferenças que fazem o mundo girar...

    Off: Imaginem a cena, Jim Carey falando: "Meu nome é Neo". uhauAHuAH pirei!

    Stackinho_bass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ou seja, não existem baixos específicos!

    Mas sim....
    uns agradam mais na devida música envolvendo gosto....costume...

    Shakal

    Gostei do exemplo! :D

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixos específicos! Será?