Jazz Bass: Squier x Shelter x Condor

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# out/07


E aí galera!

No último sábado fui na Teodoro Sampaio em busca da solução da minha dúvida entre esses dois baixos. Testei os três e vou tentar expor minha opinião, que não é de um cara experiente com baixos, mas deve ajudar muita gente.

Condor CJB4 - $890,00
http://www.condormusic.com.br/br/produtos/?id=6
- Corpo: Ash.
- Braço: Maple Bolt-on, Vintage Gloss
- Escala: Maple.
- Inlay: Black Block.
- Ponte: Vintage 4 saddles
- Escudo: 3 Ply ( Black)
- Tarrachas: Open gear vintage
- Captadores: 2 Jazz Vintage voice
- Controles: 2 Vol, tone.
Foi o primeiro que eu testei. Logo de cara, gostei do visual, semelhante com os Jazz Bass da Fender. Testando o som dele, gostei muito, consegui o timbre roncado que eu procurava. Mas trata-se de um baixo bem versátil, dá pra tirar uns sons bem graves com ele mexendo nos botões de tone.

Squier California Jazz Bass - R$850,00
http--www.squier.com.br-padrao-padrao.phplink=lista_produtos&codigo_li nha=1055&produto=7308
- Corpo em Basswood (sólido)
- braço em maple
- escala em rosewood
- 2 pickups single coil (J)
- escudo sandwich de 3 camadas
- V/V/T
- equipada com encordoamento Fender (U.S.A.)
- acompanha cabo
Confesso que fui pra Teodoro pensando com muito carinho neste baixo. Como sou fã de Rush, meu alvo ideal era um Geddy Lee Jazz Bass. Em segunda opção, um Fender Jazz Bass Standard. Como todas estas possibilidades se esgotaram, me restou os Squier Jazz Bass. Tudo isso porque adoro o visual preto com escudo branco... Fui testar, mesmo com as críticas que ele recebe aqui no fórum, e fui com a amior esperança que ele fosse bom. Não foi o caso. Revirei aqueles botões de tone e não achei o timbre roncado tradicional dos Jazz Bass. Ele tem um som grave demais para um JB, um som "fechado" (estou usando uma palavra que li num review sobre ele). Em termos de som, não chegou nem perto dos outros.

Shelter SJB 75' - R$699,00 (edição LTD - R$1100,00)
http://www.habro.com.br/shelter/sx_sjb.asp
- Baixo 4 cordas
- 21 trastes
- corpo em ash
- braço em maple parafusado
- escala em maple
- captação passiva em "J"
- 1 controle tonalidade, 2 controles de volume
- ferragem cromada
- marcação retangular em madrepérola
Este é o mais impressionante de todos. Ele é muito elogiado aqui no fórum, e isso foi comprovado por mim na loja. Tem um timbre muito legal, o tal do roncado é muito brilhante, muit bonito mesmo. Não gostava do visual dele, em cor natural, mas depois de ver a maravilha de som isso passou a ser um detalhe. Por ser o mais barato, por ter o um acabamento muito bom, é a melhor opção dentre estes três baixos. Numa loja encontrei a versão SJB 75' LTD, que vem com as ferragens douradas, tem um verniz diferente que dá uma cor "alaranjada" à madeira, tem marcações em bolinhas brancas e, se eu não me engano, vem com case. Eu particularmente achei mais feio que o tradicional, mas por ter um acabamento mais elaborado e por vir com o case, talvez valha a pena pagar um pouco mais.

Em resumo, o ranking destes três baixos:
1º Shelter: melhor timbre, melhor preço, ótimo acabamento
2º Condor: timbres mais variados, ótimo acabamento
3º Squier: acabamento bonito, som fraco (em termos de JB), custo-bebefício ruim

É isso, espero que eu tenho ajudado.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# out/07
· votar


erico.ascencao
tem um modelo do SX JB75 que a marcação e preta, se voçe pintar o corpo de preto e colocar um escudo branco vai ter o seu
SX Geddy Lee Sgnature
por um preço justo.

leomezz
Veterano
# out/07
· votar


erico.ascencao

Cara, isso que você constatou já é fato: SX é imbativel no quesito custo X benefício. Gravei mais um video pra galera conferir como esse bass ronca legal.

Abç.

http://www.youtube.com/watch?v=BtvV_8jfhz4

erico.ascencao
Veterano
# out/07
· votar


É, mais esse modelo com a marcação preta vem com uma ponte diferente e aqueles protetores de caps HORÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍVEIS!! Dá pra tirar aqueles troços?

erico.ascencao
Veterano
# out/07
· votar


Oh ele aí: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=21&pid=154

erico.ascencao
Veterano
# out/07
· votar


A próposito, quanto deve custar um tapa geral no baixo (principalmente reduzir a ação, pois a do que eu vi na loja tava um pouco altinha...) e pintá-lo?

leomezz
Veterano
# out/07
· votar


erico.ascencao

Regulagem geral e pintura vc vai gastar uns 300 a 400 contos.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


erico.ascencao

aqueles protetores de caps HORÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍVEIS!! Dá pra tirar aqueles troços?

Claro que dar man... akilo ali eh acessorio soh pra ficar mais "vintage"...

Agora quanto aos baixos, fiz um teste desse tb, no amp que testei, o squier tinha mais grave e era mais roncado, mais realmente era bem mais abafado... o condor tinha muito brilho... o sx jah tive mas naum tokei no msm amp lah com ele, entaum naum dar pra falar, hehe.... mas eh um baixo legal o sx mesmo (soh naum sei se achei o sx melhor que o condor, nem lembro mais, heuahehaui)... mas aproveite e pegue logo aew...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/07
· votar




Aqui um video de um cara também tocando com um Sx Ltd...
tah massa a qualidade... Sx Player's...hi

erico.ascencao
Veterano
# out/07
· votar


E a ponte daquele baixo lá, aquela "ponte grandona", tem que trocar por outra ou é um acessório?

Rafael do Baixo
Veterano
# out/07
· votar


erico.ascencao

É só um acessório,dá pra tirar sim.

erico.ascencao
Veterano
# out/07
· votar


Prestação de serviços:
Shelter SJB 75' + BDI-21
http://www.youtube.com/watch?v=nETd8IaNQLo&mode=related&search=

erico.ascencao
Veterano
# out/07
· votar


Uma ajuda: amanhã vou numa loja testar amplis. Lá não tem o Staner BS150, que é o meu preferido até agora, mas me ofereceram um Warm Music Pro 12 e um Meteoro Nitrous CB-150. Já li sobre eles por aqui e dizem que eles não tem tanto volume quanto o Staner. Gostaria de saber qual ampli tem o mesmo nível do Staner, só pra eu ter um parâmetro do quanto esses daí estão longe do Staner.

Valeu!

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/07
· votar


leomezz

Sua gravação tah massa man...
som do amp ou direto ???

erico.ascencao
Veterano
# out/07
· votar


Pessoal, preciso de uma ajuda!!!

Fui numa loja testar amps mas não tinha o Staner. Testei um tal de Rockwell, que o vendedor diz ter 200W. É bom esse amp? Achei o som legal, mas como não testei o Staner, não tenho referência. Ele tava custando R$900,00, mesma faixa de preço do Staner, mas fiquei com o pé atrás de levar o Rockwell.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# out/07
· votar


É, mais esse modelo com a marcação preta vem com uma ponte diferente e aqueles protetores de caps HORÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍVEIS!! Dá pra tirar aqueles troços?
pode tirar sim, e depois que tirar manda para mim, que tem utilidada pra mim HeeHee!!!

leomezz
Veterano
# out/07 · Editado por: leomezz
· votar


AnDerSon_BoLLo

Falou man...
Gravação direta com câmera digital, som capturado pela própria máquina.
Abç

ana cris.
Veterano
# out/07
· votar


eu tenho um shelter. xD

leomezz
Veterano
# out/07
· votar


ana cris.

Ok. Eu tenho um SX SJB 75 Vintage Custom Hand Made.

leomezz
Veterano
# out/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

Nesse video o cara está usando algum efeito?

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/07
· votar


leomezz

Eu tenho um SX SJB 75 Vintage Custom Hand Made

heuaheihauiea... nome completo...hi

Nesse video o cara está usando algum efeito?

nem sei dizer mais acho que naum viu...

tem esse aki tb, aonde ele tava gravando a base pra esse improviso acima...


leomezz
Veterano
# out/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
Poxa cara, tá muito bom o timbre....parece fender.

Cambraia
Veterano
# out/07
· votar


Tbm testei o California...achei uma bosta.
Depois testei o Standard, outra história...acabei levando o squier standard.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/07
· votar


leomezz

Com certeza... um bom som e uma boa equalização fazem a diferença...

leomezz
Veterano
# out/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
é isso aí.....

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


Fui numa loja aki em ssa e testei de novo o Condor Jb, aproveitei e pedir um Sx pra comparar... testei no mesmo amp, um warm music de 4x10 e 1x18...

e na boa, o condor eh melhor que o Sx na minha opnião, mas o problema dele tah no preço, pq naum eh essa diferença toda no som tb naum, mas eh melhor sim... se achar quase o mesmo preço pode comprar o condor, mas se for igual como tah aki 1200 o condor e 700 o SX... prefiro um Sx pra customiza-lo com certeza...

tirando esses baixos testei um Cort acho que eh gb94 o que vem com caps music man e um jazz... muito bom esse baixo, diversidade de timbres incriveis, slap lindo quando tava em uma bobina lah, muito massa mesmo... eh isso aew, flw

leomezz
Veterano
# out/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

É, ouvi falar bem desse modelo da Condor. Outra hora vou testá-lo também para tirar a prova.
Falow

leobozzo
Veterano
# out/07
· votar


Lí e fiquei com dúvidas...

Então é melhor comprar o Shelter SX SJB75 e fazer o upgrade (captadores por Fender's 64e o Nut) do que gastar a diferença no Condor CJB4 ??

Isso pra ter um som mais Fender original...

Se trocando os captadores fica QUASE igual o SOM, o que falta pra ficar IGUAL! realmente? O NOME FENDER ESCRITO NA MÃO DO BAIXO? (sério galera...)

Tô achando seriamente que esse baixo será minha nova aquisição, mas de tanto que pessoal aqui diz que no fim nao fica igual...

Um ser humano consegue DE FATO perceber a diferença no timbre desse pra um original ???

nunca nem ví um...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


leomezz

teste e dê seu parecer aew...

leobozzo

Então é melhor comprar o Shelter SX SJB75 e fazer o upgrade (captadores por Fender's 64e o Nut) do que gastar a diferença no Condor CJB4 ??

Essa eh a duvida geral... teste os dois originais e veja se curte, ai sim vai saber se vale a pena investir... minha opnião jah dei acima depende da diferença de preço...

Se trocando os captadores fica QUASE igual o SOM, o que falta pra ficar IGUAL! realmente?

Simplismente NADA...
vc acha que o fender soh eh caro por causa de um nome no head??? e o tratamento na madeira, cada peça de qualidade, e todo cuidado especial com o instrumento e tal... essas coisas e outras fazem ele ter mais $$om do que seu "koreano" todo customizado, hehe... mas DEPENDE do Fender e DEPENDE do seu gosto tb... tow falando de Fenders Tops... mas eskecendo o fato de querer parecer Fender, com certeza se colocar peças tops seja no Condor ou no Sx ele ficara profi... tem sons na baixoteca de Sx com caps fender... veh lah depois.... vlw

leobozzo
Veterano
# out/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

Como onde eu moro o Shelter tá mais barato que o condor, ele vale mais a pena, se for pra trocar os captadores, até porque é a metade do rpeço do captador a diferença de preço...

Mas o que eu quiz dizer é que no fim vc nunca vai estar empunhando não um Fender e sim um coreano que tem absolutamente o MESMO SOM do Fender, pela metade do preço...(claro que não um Fender Top, aí nao é nem a metade) hehe...

Agora quanto ao tratamento da madeira e secagem das tintas etc, Alguém pode dizer que tem CERTEZA que existe essa diferença no tratamento das materias primas, usinagem, etc ??? será que no fim a linha de produção dos que não são top, na verdade pode ter o mesmo tipo de controle de qualidade? Principalmente os mexicanos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jazz Bass: Squier x Shelter x Condor