Corda B trastejando

    Autor Mensagem
    fred_d_rocker
    Veterano
    # set/07


    Bem, é o seguinte: tenho um baixo de 5 cordas, Strinberg clb25A, mas desde que o comprei a corda B está trastejando nas primeiras casas. Então gostaria de saber com vcs qual regulagem que poderia sanar este problema, se uma regulagem da ponte, regular as oitavas ou regular o braço? Lembro q é só a corda B q trasteja e apenas nas primeiras casas!

    Grato

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    fred_d_rocker
    tenta aumentar a altura da corda na ponte, mas se nao der cola com superbonder um pedacinho de papel aluminio no nut no espaço da corda B.

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cara, não sei se é aconselhável num baixo de 5 cordas. Mas as minhas tavam trastejando demais tb, a E e A. Coisa chata demais... Subi a ação das cordas um monte e não resolveu. No fim parti para o tudo ou nada, meti a allen no tirante e dei 1/2 volta. Fui tocar e nada de trastes barulhentos!

    Tenta aí, se ficar ruim é só fazer no sentido contrário.

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    fred_d_rocker
    no caso de seguir a dica do shakal desaperte o tensor (sentido anti-horario) 1/4 de volta... mas tente levantar a corda primeiro, tensor é so em ultimo caso.

    Shakal
    meia volta de uma vez? foi bem "radical" essa regulagem hein?

    Shakal
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Shakal
    · votar


    Dei 1/4 de volta, não resolveu. Dei mais 1/4 de volta, somou 1/2. Se foi radical ou não, resolvi o problema e não percebi nenhum ponto negativo nisso.

    Detalhe: Começou a trastejar depois que troquei as cordas. Eram 045 e coloquei 040, acho que essa regulagem era necessária.

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Shakal
    ah sim, achei que voce tinha dado meia volta de uma vez sem dó do baixo

    dani_low
    Veterano
    # set/07
    · votar


    a minha si tb trastejava um pouco, eu esperei o baixo " se ajustar" a regulagem e ficou bom =D

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Shakal
    Isso é natural depois da substituição de 0,45 por 0,40 e tb na mudança inversa. As vezes acontece até com cordas de mesmo diâmetro e marcas diferentes, que trabalham com outras tensões.

    fred_d_rocker
    Se todo o resto do baixo está ok e trasteja só nas primeiras casas da B, é provável que seja necessário uma limada nos trastes (Só nos que trastejam e sob a B).
    Se for isso e vc for mexer no tensor, vc vai acabar desregulando o resto do baixo!

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cara, as minhas estavam trastejando apenas no primeiro traste. Quando apertei resolveu e não desregulou nada, pelo contrário, agora as oitavas até afinaram aUhauaHuaHu

    DotCom
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Shakal, no seu caso era necessário pois você abaixou a tensão das cordas. Isso fez o braço "puxar" pra trás.
    No caso dele, tem que ver se é problema de concavidade do braço (pois a Si precisa de mais espaço pra vibrar), de altura dessa única corda, ou trastes mal nivelados (algo comum em baixos mais baratos).

    Baxista
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ou tenho um baixo q trasteja a corda A, E um pouco e B tb, mais no ampli q uso, não sai o trastejamento, oxi acho estranho isso! As cordas estão bem baixas!

    FCLBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    fred_d_rocker
    Vc deve tentar reparar isso regulando o tensor. Tudo indica q o braço está, com referência à escala, convexo e o tensor deve ser afrouxado um pouco (dê golpes de 1/4 de volta por vez), afine e teste.

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Acho que se ta convexo tem que apertar pra ficar bom.

    Baxista
    Veterano
    # set/07
    · votar


    regulagem de apertar se torna maris convexo, tem de se desapertar! Isso é o certo!

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Aff to confundindo concavo e convexo... lembro até hoje que errei na prova no terceiro ano, mas nunca lembro oq eu escrevi! auhauhau

    Tá certo, mas é só pensar que qnd vc afrouxar todo o tensor, as cordas vão puxar a ponte e ela vai envergar pra frente(do baixo), então vc aperta o tensor pra ela voltar ao lugar.

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    o gente, cuidado, daqui a pouco tem gente reclamando que o jazz bass com escala mais curva (sx e similares) ta trastejando.. nesse tipo de baixo (e nos jazz em geral) é normal ter um trasteja do de leve, agora, se ele atrapalha a sonoridade da nota e mata o sustein é necessario olhar

    fred_d_rocker
    Veterano
    # set/07
    · votar


    heheheh, foi mals por estar respondendo só agora...
    eu tentarei fazer o q o conehc falou pra ver se dá uma melhorada, mas se bem que eu desconfio q os trastes dele precisam ser nivelados, pois qdo eu vou praticar tapping dá um trastejamento danado (nas outras cordas ,heheheh).

    Qq coisa eu dou um grito ae viu!!!
    vlw galera!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda B trastejando