Autor |
Mensagem |
fred_d_rocker Veterano |
# set/07
Bem, é o seguinte: tenho um baixo de 5 cordas, Strinberg clb25A, mas desde que o comprei a corda B está trastejando nas primeiras casas. Então gostaria de saber com vcs qual regulagem que poderia sanar este problema, se uma regulagem da ponte, regular as oitavas ou regular o braço? Lembro q é só a corda B q trasteja e apenas nas primeiras casas!
Grato
|
conehc Veterano |
# set/07
· votar
fred_d_rocker tenta aumentar a altura da corda na ponte, mas se nao der cola com superbonder um pedacinho de papel aluminio no nut no espaço da corda B.
|
Shakal Veterano |
# set/07
· votar
Cara, não sei se é aconselhável num baixo de 5 cordas. Mas as minhas tavam trastejando demais tb, a E e A. Coisa chata demais... Subi a ação das cordas um monte e não resolveu. No fim parti para o tudo ou nada, meti a allen no tirante e dei 1/2 volta. Fui tocar e nada de trastes barulhentos!
Tenta aí, se ficar ruim é só fazer no sentido contrário.
|
conehc Veterano |
# set/07
· votar
fred_d_rocker no caso de seguir a dica do shakal desaperte o tensor (sentido anti-horario) 1/4 de volta... mas tente levantar a corda primeiro, tensor é so em ultimo caso.
Shakal meia volta de uma vez? foi bem "radical" essa regulagem hein?
|
Shakal Veterano |
# set/07 · Editado por: Shakal
· votar
Dei 1/4 de volta, não resolveu. Dei mais 1/4 de volta, somou 1/2. Se foi radical ou não, resolvi o problema e não percebi nenhum ponto negativo nisso.
Detalhe: Começou a trastejar depois que troquei as cordas. Eram 045 e coloquei 040, acho que essa regulagem era necessária.
|
conehc Veterano |
# set/07
· votar
Shakal ah sim, achei que voce tinha dado meia volta de uma vez sem dó do baixo
|
dani_low Veterano |
# set/07
· votar
a minha si tb trastejava um pouco, eu esperei o baixo " se ajustar" a regulagem e ficou bom =D
|
Arrastão Cultural Veterano |
# set/07
· votar
Shakal Isso é natural depois da substituição de 0,45 por 0,40 e tb na mudança inversa. As vezes acontece até com cordas de mesmo diâmetro e marcas diferentes, que trabalham com outras tensões.
fred_d_rocker Se todo o resto do baixo está ok e trasteja só nas primeiras casas da B, é provável que seja necessário uma limada nos trastes (Só nos que trastejam e sob a B). Se for isso e vc for mexer no tensor, vc vai acabar desregulando o resto do baixo!
|
Shakal Veterano |
# set/07
· votar
Cara, as minhas estavam trastejando apenas no primeiro traste. Quando apertei resolveu e não desregulou nada, pelo contrário, agora as oitavas até afinaram aUhauaHuaHu
|
DotCom Veterano |
# set/07
· votar
Shakal, no seu caso era necessário pois você abaixou a tensão das cordas. Isso fez o braço "puxar" pra trás. No caso dele, tem que ver se é problema de concavidade do braço (pois a Si precisa de mais espaço pra vibrar), de altura dessa única corda, ou trastes mal nivelados (algo comum em baixos mais baratos).
|
Baxista Veterano |
# set/07
· votar
Ou tenho um baixo q trasteja a corda A, E um pouco e B tb, mais no ampli q uso, não sai o trastejamento, oxi acho estranho isso! As cordas estão bem baixas!
|
FCLBass Veterano |
# set/07
· votar
fred_d_rocker Vc deve tentar reparar isso regulando o tensor. Tudo indica q o braço está, com referência à escala, convexo e o tensor deve ser afrouxado um pouco (dê golpes de 1/4 de volta por vez), afine e teste.
|
Shakal Veterano |
# set/07
· votar
Acho que se ta convexo tem que apertar pra ficar bom.
|
Baxista Veterano |
# set/07
· votar
regulagem de apertar se torna maris convexo, tem de se desapertar! Isso é o certo!
|
Shakal Veterano |
# set/07
· votar
Aff to confundindo concavo e convexo... lembro até hoje que errei na prova no terceiro ano, mas nunca lembro oq eu escrevi! auhauhau
Tá certo, mas é só pensar que qnd vc afrouxar todo o tensor, as cordas vão puxar a ponte e ela vai envergar pra frente(do baixo), então vc aperta o tensor pra ela voltar ao lugar.
|
conehc Veterano |
# set/07
· votar
o gente, cuidado, daqui a pouco tem gente reclamando que o jazz bass com escala mais curva (sx e similares) ta trastejando.. nesse tipo de baixo (e nos jazz em geral) é normal ter um trasteja do de leve, agora, se ele atrapalha a sonoridade da nota e mata o sustein é necessario olhar
|
fred_d_rocker Veterano |
# set/07
· votar
heheheh, foi mals por estar respondendo só agora... eu tentarei fazer o q o conehc falou pra ver se dá uma melhorada, mas se bem que eu desconfio q os trastes dele precisam ser nivelados, pois qdo eu vou praticar tapping dá um trastejamento danado (nas outras cordas ,heheheh).
Qq coisa eu dou um grito ae viu!!! vlw galera!
|