Confeccionando um corpo para o baixo

Autor Mensagem
leomezz
Veterano
# ago/07


Bom pessoal, estava pensando se é possível, em casa mesmo, fazer um corpo para contrabaixo. Acho que o mais difícil seria o sistema de colagem das peças e os buracos dos captadores e a parte elétrica. Vocês poderiam opinar sobre isso? Como cortar, colar, cavar, pintar, medidas corretas, uso de gabarito, etc.
Abraço.

197873
Veterano
# ago/07
· votar


www.comofazerseupropriobaixoemcasa.com.br


Não sei se ainda está no ar, mas ensina tudinho!

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz
http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html

O Denis não sei o que tem um livro que fala disso. Tem uns outros livros bons aí tambem.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Mais dificil que colar e furar é ter aquele monte de ferramenta pra faze tudo isso.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Até que não são muitas ferramentas. Qualquer marcenaria padrão tem todas - até o pai de um amigo que é capoteiro (reforma sofás) tem todas as ferramentas necessárias pra se fazer um baixo. Ele tinha até uma espécie de estação de trabalho tudo-em-um que tinha lixa, serra, morsa, era muito legal, mas nunca me interessei em fazer um corpo nao, me contento em ter feito só meu case.

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


estava pensando se é possível, em casa mesmo
conehc
té que não são muitas ferramentas. Qualquer marcenaria padrão tem todas
Numa marcenria pode até ter, mas eu acho q não é em toda casa q o cara tem um bandsaw (ou tico-tico), uma tupia, entre outras ferramentas.

leomezz
Olha cara, não vou te dizer q é impossível. Até pq é bem possível, e eu mesmo tenho minha oficina em casa.
Porém, vc vai precisar de algumas ferramentas específicas, sem falar em conhecimentos sobre a estrutura de um instrumento para poder posicionar a ponte, captadores, etc...
Mas se vc está disposto a tentar, va em frente.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


leomezz
eu acho que é possivel, mas estude bem o assunto antes de começar.

naquela pasta do 4shared que o nosso amigo conehc postou, tem varios livros bons. recomendo o do martin koch (building electric guitars). ele te dá o tamanho do problema.

e muita atenção ao posicionamento da ponte, da escala como um todo.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
Isso porque o Brasil não tem aquela tradição do "self-made man" (coisa de americano). Tenho uma amiga que é dos EUA e ela fala que lá na cidade dela quase todo mundo tem um quartinho de ferramentas atrás da garagem com materiais de carpintaria e reparos em geral. Pra mim é fácil achar essas coisas pois conheço muitos curiosos como eu que adoram desmontar coisas pra ver como funcionam e consertar as coisas sozinhos sem saber quase nada sobre o assunto.

Ps: Eu só tento abrir e consertar algo quando sei que mesmo que eu mande pra alguem habilitado não vai fazer a mínima diferença - um pouco de noção é bom tambem!

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


conehc
Olha cara, além dos meu trabalho com instrumentos, essas ferramentas tem me ajudado bastante em outras coisas tb.
Com filho chegando aí no final do ano, já reformei armário, fiz suporte pra banheira, estilizei o berço... hauehuaheuhaehuaea

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


conehc
Isso porque o Brasil não tem aquela tradição do "self-made man" (coisa de americano).
mais do que isso, pois o self-made-man é mais no sentido social como um todo.

é o DIY. Do It Yourself.
os caras enfiam na cabeça que vão fazer tudo sozinhos. é legal, eu tambem queria ter uma oficina em casa. também tenho essa curiosidade de saber como as coisas funcionam, e acho que todos deveriam ter mais isso.

mas os caras chegam num nível comico. eu vi vendendo num site (americano, óbvio) um "kit telecaster". o braço vinha pronto, o corpo também. e vinha todas as peças. era só dar o acabamento (que não tão simples assim, mas não é estrutural, é muito dificil estragar a guitarra na pintura) e parafusar tudo. e pronto! voce "fez" sua guitarra!.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, é bastante ferramenta pra comprar se vc não tiver em casa, oq eu acho bem provável que 99% aqui não tenha. E uma bela dum lugar livre pra sujar e virar de cabeça pra baixo.

leomezz
Veterano
# ago/07
· votar


Poxa gente, valeu mesmo pelas dicas e lilvros...
Vou tentar fazer. Se ficar bom, quero fazer varios corpos de várias madeiras que o pessoal diz que não fica bom. Quero tirar isso a limpo. Por exemplo, farei um corpo de angelin. Sei que é resinosa, difícil de trabalhar e que pode rachar, mas vou tentar, vai que dá um timbre bom e único!! Madeira é madeira! Não existe madeira ruim!
Abç

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz
Faça suas experiências e nos descreva depois quais as ferramentas que usou e as que faltaram ou pediu emprestado.

leomezz
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass

Pode crer

DaNaDo
Veterano
# ago/07
· votar


Meu eu também tenho essas ideias faça você mesmo ! criatividade é o maximo :P

Duro é que não tenho muita habilidade manual, se for uma coisa que eu pegue bem dá pra arriscar... mais duvido muito que saíria algo da primeira vez !

Um dia ainda me dá uma loucura, compro uma tupia e uma tico tico uns retalhos de madeira e tento alguma coisa! claro isso quando eu tiver com $$ sobrando

Baxista
Veterano
# ago/07
· votar


Falando nisso, em fazer contruir e não sei lá mais oq! Como é feita a colagem da escala e do braço, como se faz isso? Tenho em mente construir um baixo de mogno!

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz
Eu kero fazer um up-right elétrico fretless usando o braço, a captação piezo-elétrico e o equalizador de um baixolão. Minha idéia é deixar parecido com o Discovery da fábrica D'Alegria: http://www.4shared.com/file/23200439/3a077d25/Discovery_DAlegria.html? cau2=403tNull
Se der certo (acho q vai dar), daí parto para o elétrico convencional.

Gui
Veterano
# ago/07
· votar


será que um baixo de peroba fica bom?

e um de pau brasil??=D

leomezz
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass
Manda ver nisso aí....


Gui

É claro que sim. Nós estamos acostumados a ouvir o som do baixo nas madeiras mais utilizadas, tipo alder, ash, basswood, aghatis, marupa...etc. Porque não usar outras também?

Gui
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz
o legal da peroba...mesmo que fique ruim o som..serve de arma depois...se o pessoal da casa num quiser pagar o cache...coisas do tipo!

leomezz
Veterano
# ago/07
· votar


Gui

Pode crer...hehehehh

THE BASSMAN
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz

Se ficar maomeno..vc diz q é um baixo exotico!
mas acho uma ideia legal, se eu tivesse umas ferramentas e espaço p fazer isso, eu faria, de qquer madeira q tivesse na mão!
O Braço q é mais complicado de fazer, pq ali estao varios segredos de construcao, como tensao das cordas, o proprio tensor, isso tem uns malukos q vendem direto no ML por 100 reais, já compraria antes de fazer a cavidade p o braço, p fazer na medida certinha!

rfasioli
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz
Você vai precisar de no mínimo uma serra tico-tico (o ideal seria serra de fita), Se você quer fazer aqueles braços em camadas, é bom mandar numa marcenaria para aparelhar a madeira (alíás já manda o cara cortar).
Se você estiver em SP, para comprar cola, cera e madeiras dá uma passada na região do brás, próximo a R.do Gasômetro...
Para fazer a furações você vai precisar de uma tupia, a manual não é muito cara, o problema são as ferramentas de corte para ela, que depende de como você vai fazer são muitas...
Pra efetuar uma boa colagem você vai precisar de pelo menos uns 8 sargentos (aquele bagulho que parece uma morça) após a colagem acho que umas 24 ou 48 horas com tempo seco são sulficientes (depende da cola que você usar...)
Boa sorte...

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Pega umas madeira cobaia, faz uns 2 ou 3 baixos em cobaia depois tenta fazer uma decente.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


leomezz
FCLBass
DaNaDo
Baxista
FCLBass
Gui
as madeiras consagradas na construção de instrumentos são as disponíveis no hemisferio norte, onde eles foram inventados. não necessariamente são as melhores, e nem de longe são as únicas.
a única limitação para a ocnstrução é a resistencia mecânica, a madeira tem que aguentar a tensão das cordas. e o baixo é dos mais complicados nisso.

o brasil é rico em madeiras, e ainda há muito que se pesquisar sobre a aplicação de especies nativas na luthieria.

agora, se o timbre fica bom ou não, já é outra história. mas o timbre depende do conjunto de madeiras utilizado, assim como da forma, da construção, da peças, dos captadores (principalmente). em suma, do conjunto todo.

leomezz
Veterano
# ago/07
· votar


Minha intenção é realemte contruir apenas o corpo. O braço é muito mais complicado e exige muitas "horas de vôo".
Ainda sobre as madeiras, meu sogro trabalha com importação de bambu para revestimento de paredes e pisos. Quem sabe não faço um corpo com esse material. A densidade é de 1280 aprox. e a colagem é perfeita. Existe até 5 cm de espessura. A textura é única. Muito bonito.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


leomezz
bambu? existe lâmina de bambu? e dá pra colar (fazer laminado)?
e dá pra trabalhar ele? é muito fibroso, não sei não.

se for fazer mesmo, poste aqui pra gente. vai ser uma experiencia unica.

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz
kiki
Existe Chapman Stick feito de bambú. Vejam o link: http://www.stick.com/instruments/bamboo/
Deve dar trabalho, mas que tem, tem.

leomezz
Veterano
# ago/07
· votar


kiki

Bambu, sim...parece ter uma boa sonoridade. Por ser uma gramínea, parece meio impossível de se fazer. Dá uma olhada na terceira foto desse link: http://www.bambubrasileiro.com/info/arq/3.html
vc pode verificar que são lâminas coladas. Pode se chegar até 5 cm de espessura.

leomezz
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass

É isso aí, tá vendo como dá pra usar bambu?!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Confeccionando um corpo para o baixo