idéias de corpo, braço e headstock para baixo de 6

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # set/06


    decidido que vou fazer um instrumento de 6 cordas com 19mm de espaçamento, estou pensando nos seguintes shapes: (ainda nem pensei nas madeiras)

    braço cópia do Tagima TG6B
    headstock do Ibanez BTB1006
    Corpo de Tobias ou também do Ibanez BTB1006

    na verade o corpo é minha maior dúvida. eu tenho um trauma do Tagima que é o braço ser mais pesado que o corpo e ser muito desconfortável tocar em pé.

    gostaria de sugestões sobre o desenho que peço na madeira, quem já tocou, o que achou confortável, o que achou ruim? Outros modelos, qualquer coisa, estou bem aberto a dicas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash
    Porque vc mesmo não desenha o modelo que vc quer, baseado, por exemplo, no TRB-6 ou num MusicMan.
    Abç

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    a minha idéia é um instrumento acima da estética, confortável. a idéia das lâminas de madeira eu tenho, mas procuro um corpo o mais confortável o possível, com alcance facilitado às casas agudas e que não fique como um pêndulo em cima da correia.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash
    Basta portanto vc partir de uma idéia (design) básica e desenhá-lo conforme seu desejo. Mas lembre-se que a estética também é importante em um instrumento, e existe uma relação direta entre o conceito de beleza e o conceito de simetria.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ah! Para evitar o "efeito pêndulo", basta alongar um pouco o "chifre" superior.
    Abç

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    já comecei um esboço aqui. existe algum calculo entre braçoXcorpoX"chifre" que possa fazer? o Tagima que eu sempre refiro esse problema tem um chifre bem longo, mas o corpo é fino, não sei se a relação não é mais entre os pesos mesmo.

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    primeiros rabiscos de idéia: http://img88.imageshack.us/my.php?image=baixojr8.jpg

    RodrigoBR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash
    Esse foi feito pra mim, ve o desenho dele, é show! distãncia de casas de 18mm

    http://www.orkut.com/Album.aspx?xid=16221652583775957009&uid=318363835 8877420129

    ou www.rodrigobs.palcomp3.com.br

    Alex Navarro
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Baixo confortável além de ser bonito é o Ken Smith.
    O Tobias tbm é, mas o Ken é melhor.
    O corpo do Ken é bem largo e o braço se apóia confortavelmente ficando a mão bem sob as cordas. No modelo da Ibanez os corpos são mais estreitos causando desconforto ao tocar (no caso de horas e ainda dependendo da altura que regula em relação ao seu corpo).
    Esse baixo Tagima se eu não me engano deve ser feito de Basswood ou coisa assim. Só sei que é uma madeira muito leve e o braço sendo largo como é e somando o peso de 6 tarrachas lá em cima só tem de cair mesmo.
    Outro baixo que já toquei e tem um puta corpo confortpavel é o Pedulla que tem o corpo gordo e as pontas parecem umas gotas. Feio que doi!
    O modelo Emperor da Fodera tbm é confortavel.
    Mas essas coisas tbm vão depender de uma série de coisas tbm... Conforto pra tocar onde, como, etc?
    Conheço um cara que tem de tocar por 4 horas e tem um Warwick Strimer (sei lá se é assim que escreve) e o baixo é um chumbo. É um baixo gostoso de tocar, mas por tanto tempo não.
    Instrumentos bons não são fáceis de escolher pois existem muitas variáveis como peso que tem relação com desigin, acessórios e madeiras, sons com relação dos captadores, cordas, madeira, comprimento da escala, pegada do músico, que tbm está relacionado com a altura das cordas. Daí isso entra na casa do conforto e tem tbm a estética que muitas vezes agrada em umas coisas e outras não e por aí vai....

    Bla, bla, bla, no fim é o seu gosto que vai dar a palavra final
    veja os meus desenhos aí..... http://www.nbspickups.com/alexbasses.html

    Ozi A CANNA BASS
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se eu fizesse um baixo, seria um na linha do FACTOR V.

    Muito loco!!!! ANIMAL!!!

    http://www.kubicki.com/

    abraços

    c|:^D

    Gabriel Simões
    Veterano
    # set/06
    · votar


    O segredo do chifre é chegar até a 12 casa ou até passar dela um pouco, a depender do peso do seu braço + headstock + tarrachas ...
    Falando sobre isso, cuidado, MUITO CUIDADO com o tamanho do headstock, a posição das tarrachas nele pra não criar tensão nas cordas após o nut, e também com a simetria do design ...
    No mais, boa sorte, construir um instrumento é sempre um ótimo projeto =)

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Alex Navarro

    o conforto que digo é pra tocar em pé independete do tempo mesmo. te imagine tocando tendo que inclinar o teu corpo pra puxar o baixo para cima porque ele tá indo pro chão. tocando sentado é perfeito, alcanço todas as regiões sem problemas, mas pôs correia vira aquele inferno.
    eu toco com a correia bem alta (estilo jazz), gravatão, para ter um acesso fácil às casas mais agudas. se pudesse deixava as cordas coladas nos trastes, quanto mais baixo melhor para minha digitação.
    Vou dar uma olhada nesses modelos, mas tenho uma dúvida sobre um baixo teu:

    primeiro, gostei muito do teu trabalho, tanto acabamento como criatividade, acho que esses são os dois pilares da luthieria...

    por que o BRUTAL WAVE 6 cordas tem dois suportes (pinos) pra correia na parte de trás do corpo?

    gostei muito das lâminas do DRACON 6 cordas, é mais ou menos assim que pretendo fazer.

    RodrigoBR

    cara, eu acho teu baixo muito bonito, já salvei uma foto, como estou fazendo com vários pra ir criando idéias.


    Ozi A CANNA BASS

    gosto é gosto, mas esses não são do meu ;)


    Gabriel Simões

    com certeza o luthier deve ter algum calculo pro chifre, isso eu vou ver diretamente com ele, mas valeu o toque sobre as proporções. vou anotando tudo que for crucial e depois vou discutir com ele na hora de fazer.

    obrigado pelas opiniões até aqui.

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash

    braço cópia do Tagima TG6B
    Corpo de Tobias

    PERFECT!

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    FBassist
    Alex Navarro

    reparei que os Ken tem o corpo bem grande, mas o desenho não é tão diferente da base dos Tobias. podemos concluir que um corpo basicamente naquele desenho, e com o tamanho de um Ken vai sair confortável?

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash

    vc ta levando em conta o peso do instrumento tb neh?? cara, eu tenho um strinberg 6 cordas (corpo pequeno) feito em solid hardwood (basswood) e pesa mtooooo! nao consigo tocar mais de 3hrs seguidas com ele...

    quanto maior o corpo do danado mais pesado ele vai ficar (óbvio), e selecionar as mdeiras certas, ja pensou um baixo desses feito em mogno? não tem coluna que aguente!!!

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    FBassist

    o peso sem dúvida me preocupa, mas antes disso eu tenho que pensar alguma forma do braço não ficar uma gangorra com o corpo, senão nem 3h vou aguentar.

    cHiPs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash:
    "por que o BRUTAL WAVE 6 cordas tem dois suportes (pinos) pra correia na parte de trás do corpo?"

    Cara... eu uso 2 pinos na parte traseira do meu baixo que fiz com o Paulo da Lestac. Eu uso os 2 ligados na correia... isso ajuda MUITO no equilibrio.. pois a correia não fica "sambando" pra um lado e pro outro no pino...

    Eu gosto bastante de usar assim...

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    cHiPs

    parece bom, ainda não tinha visto assim. e correia tem que adaptar já que varia de baixo para baixo, não?

    cHiPs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sim... dependendo da correia...
    Eu uso correias de couro da Basso (www.artecouro.com.br) elas já vem de fabbrica com 2 ou 3 buracos na parte traseira... aih vc jah coloca de acordo com a correia...

    Fica bem legal!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash
    Pois é, a questão é mesmo posicionar "chifre", como o Gabriel Simões falou, no 12° traste ou um pouquinho além.
    A "Mão" deve ser desenhada de modo a que as cordas não fiquem tortas após saírem da pestana.
    Sinceramente eu não gosto de desenho que possuam assimetria.
    Abç

    kevin magno
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash

    Eu estou ultimamente com a maior peguiça em escrever.
    Você terá de enfrentar um paradoxo (diametralmente oposto) qual seja:
    encontrar um resultado que seja satisfatório em termos de madeiras e lâminas para a reflexão das vibrações - sustain, e para suas preocupações em termos de natomia - design.

    Gostaria de sugerir-lhe considerar em seus projetos de design, a possibilidade de produzir um baixo sem a mão (headstock off). Neste caso você teria alguns gramas a menos de peso - a forçar o braço para baixo. Com este peso "a menos", você poderia compensar com madeiras de maior densidade e de grande resistência mecânica.

    Pesquisei para você e encontrei este livro: "Make Your Own Electric Guitar and Bass" de Thomas (INT) Randall, Dennis G Waring, David Raymond.

    Acho um excelente bom começo de projeto.

    Boa sorte

    Abs

    Kevin Magno

    Gabriel Simões
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Da um pulo no forum do talkbass.com .... existe um subfórum somente dedicado a luthieria, frequentado por hobbistas luthiers e donos de marcas como ken smith, dingwall, etc .... informações e boa vontade lá não faltam!

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    cHiPs
    Mauricio Luiz Bertola
    kevin magno
    Gabriel Simões

    obrigado pelas respostas, já sou cadastrado no Talkbass, vou ver as idéias de lá e ver se acho essa literatura.

    um grande abraço à todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a idéias de corpo, braço e headstock para baixo de 6