Slap em um baixo fretless

Autor Mensagem
leontad
Veterano
# ago/07


Pessoal: o seguinte.. É possivel tocar slap, blues, e outros ritmos variados em um baixo fretless? Ou necessariamente eh preciso ter um baixo para cada necessidade musical,, Digo principalmente para quem nao pode pagar muito mas toca de tudo desde musicas lentas às mais rápidas, assim eu compraria um baixo fretless somente...

Parece uma coisa simples, mas essa ideia "doida" me ocorreu

por favor, opiniões, ou me direcionem em algum topico já discutido..

vlw

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Vc é baixista?

kadudu2
Veterano
# ago/07 · Editado por: kadudu2
· votar


Axo melhor vc pegar primeiro um baixo com trastes normal, de 4 ou 5 cordas bom. da pra tocar quase tudo incluindo o q vc falou ai..

Um fretless normalmente raramente se usa por sua caracteristica unica..

leontad
Veterano
# ago/07
· votar


obrigado kadudu2,

Estava de olho no cort 4 cordas fretlessB4

Tb eu estava pensando seriamente (e uma duvida cruel) entre o cort Na4 e warwick corvette basic 4 cordas, a diferença de preço entre eles eh de algo entre 600,00/700,00 devido a captação bartolini, mas entao um vendedor me deixou uma duvida: ele disse que esses 02 baixos são equivalentes e que a mera diferença de preço se deve à importadora (especulativo) e que o nível de instrumental é praticamente igual, sera isso verdade???

Rafael do Baixo
Veterano
# ago/07
· votar


leontad

Eu toco de tudo em um fretless,indo do metal extremo até valsas bem lentas,usando todas as técnicas q eu sei e posso usar,desde slap até o tapping,palheta e pizzicato.É um tipo baixo q dá pra se tocar tudo,claro q ele tem um som mais característico,o q algumas pessoas podem estranhar ao usar um slap ou tapping,é um som diferente mas muito bom tbm.

leontad
Veterano
# ago/07
· votar


qual baixo vc usa rafael? EU disse anteriormente que estava em duvida entre warwick corvette basic e cort na4, não há como testá-los por aqui, entao eu preciso de opiniões de vcs!! Eu pensei tb em adquirir o cort nb4 fretless, por isso a razão do tópico! A duvida eh cruel!!!!!

vlw

Rafael do Baixo
Veterano
# ago/07
· votar


leontad

O meu fretless é um Strinberg clb24,q eu mesmo tirei os trastes,e modifiquei as ligações da parte elétrica,ficou com um timbre muito bom o baixo.

Eu já testei um Rockbass Corvette Fretless 5 cordas (acho q tem tbm o de 4 cordas) e achei o som dele ótimo,bem pesado,definido e roncado,é um baixo muito bom pelo seu preço.

Quanto ao Cort,é o modelo A4?Pq se for tbm é um ótimo baixo,tem um ótimo timbre,com bons médios e graves na medida,mas o Rockbass tem um som mais pesado e com mais punch do q ele.

leontad
Veterano
# ago/07
· votar


vlw rafael do baixo

mande seu messenger para add, preciso de esclarecer algumas duvidas, aproveitando da sua boa vontade, eh bom ter mais colegas baixistas para conversar!

jkdias
Veterano
# ago/07
· votar


leontad
É possivel tocar slap, blues, e outros ritmos variados em um baixo fretless?

Cara, como os colegas falaram dá pra tocar slap num baixo fretless sim, mas vc tem q ver se vai te agradar. Eu particularmente não gosto de slap em fretless. Até pq o timbre q gosto num fretless é o menos definido possível, com som roncado e encorpado, mas sem definição, sem punch.

leontad
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, como os colegas falaram dá pra tocar slap num baixo fretless sim, mas vc tem q ver se vai te agradar. Eu particularmente não gosto de slap em fretless. Até pq o timbre q gosto num fretless é o menos definido possível, com som roncado e encorpado, mas sem definição, sem punch.

gostei da observação, cada vez mais enriquecendo o tópico, mas pelo fato do braço ser inteiriço do cort b4 fretless, por exemplo, melhora o som especificamente para o fretless? OU a diferença é mínima? essencial isso para escolha do instrumento(alguns são inteiriços).

vlw

jkdias
Veterano
# ago/07
· votar


leontad

mas pelo fato do braço ser inteiriço do cort b4 fretless, por exemplo, melhora o som especificamente para o fretless?


cara, particularmente eu apreciaria o braço inteiriço no fretless pq o meu fretless é um jazz bass e eu sinto um pouco a falta de sustein... tento compensar isso tocando com a mão direita mais pro lado do braço (em solos) e aumentando o reverb.

O meu outro bass é inteiriço e o sustein é bem maior.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, o Rafael é muito eclético de tocar tudo no baixo fretless! Imagina alguém fazendo slap num trabecão acustico aUhaUhaU! Tá... é bem diferente, mas eu particularmente gosto de uns frets ralhando no slap!

Flw!

Gui
Veterano
# ago/07
· votar


leontad
é o A4 que é interisso..e não o B4...

eu particularmente gosto de timbre fretless como o jkdias falou...
Eu particularmente não gosto de slap em fretless. Até pq o timbre q gosto num fretless é o menos definido possível, com som roncado e encorpado, mas sem definição, sem punch.


e nunca testei o slap em fretless...acho que não sairia legal sem o som do traste...sei lá...

leontad
Veterano
# ago/07
· votar


obrigado pela correção Gui, eh verdade...

A minha ideia eh comprar um baixo de boa qualidade e que possa fazer de tudo, assim não preciso andar com 02/03 baixos por ai, nada contra com quem faz isso, mas tem outra que$tão, $e é que me entende...

Daí a dúvida se realmente compensa na parte musical, e não há outra escolha a não ser pedir opiniões...

Gui
Veterano
# ago/07
· votar


leontad
pra tu usar fretless...tem que ter pratica...senão vai tirar som ruim...as notas não vão encaixar..parece que o baixo tá desafinado..tem que ser preciso...

eu sinceramente não usaria um fretless como baixo principal...mas essa é minha opinião!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Treinando desde já a tocar em cima do fret! To loco pra pegar um fretless e ver como eu me saio! uahuahuahu

leontad
Veterano
# ago/07
· votar


Bem que alguem poderia postar algum solo de contrabaixo (slap) em um baixo com trastes e o mesmo solo em um baixo fretless, assim mataria 90% das minha dúvidas (ahah os 10% são a escolha do baixo). Shakal, Gui, jkdias, Rafael, Kadu??

Quem puder disponibilizar ficaríamos agradecidos!

vlw pessoal

jkdias
Veterano
# ago/07
· votar


leontad

cara procura por um tópico do rushrush de qdo ele comprou um RB fretless. Ele postou um tema com slaps no baixo.

jkdias
Veterano
# ago/07
· votar


o tópico era esse, mas o link do áudio não funciona mais...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/127649/

isaqueras
Veterano
# set/07
· votar


Pow, sei que naum tem nada a ver, mas esses dias ví um cara fazendo Slap numa guitarra... coisa de loko...

Basshero
Veterano
# set/07
· votar


isaqueras
O irmão do Wooten usa mto isso...eu particularmente nao gosto...rsrs

Basshero
Veterano
# set/07
· votar


leontad
Cara...baixa o cd do Paul Simon chamado Graceland...otimo trampo do baixo....tdo no Fretless...

leontad
Veterano
# set/07
· votar


Basshero

Gostaria de ouvir tb, mas achar CD pra baixar do Paul Simon deve ser dificil, sera que no you tube tem alguma coisa?

rfasioli
Veterano
# set/07
· votar


leontad
Não sei se já falaram, mas ouve a Monkey Business Man do Michell Manenring (Não sei se tá certo) ele faz Slap em fretless, dá um efeito legal, só que você tem que ter a mão leve, não vai dar porrada senão não sai nada... (não que eu tenha consegui tirar, mas consegui a sonoridade...)
[]

rfasioli
Veterano
# set/07
· votar


Gui
eu sinceramente não usaria um fretless como baixo principal...
Depende do estilo... Eu também não usaria pra tocar rock, funk ou disco (70s). Mas um blues, jazz ou mpb, um fretless é o esquema!

leontad
Veterano
# set/07
· votar


Comecei o tópico pensando em adquirir um baixo somente, e de cara usando o fretless, mas tem que ser um baixo bom mesmo pra compensar, mas independente de marca ou tecnologia, minha intenção é se realmente compensa para todos os estilos, se fica legal mesmo, não atrapalha, etc, por isso todas as opiniões (experiências com esse tipo de baixo) são bem vindas

Obrigado rfasioli vou ver se acho na net!

vlw

Basshero
Veterano
# set/07
· votar


leontad
Tenho esse cd cara...se quiser me avisa

leontad
Veterano
# set/07
· votar


opa Basshero legal, quero sim, diga o seu messenger te add ai vc me passa algumas musicas.

vlw

rfasioli
Veterano
# set/07
· votar


Basshero
Opa, também quero!!!

leontad
Pra começar a tocar no fretless eu tirei os trastes do meu baixo anterior, depois que comprei um melhor... Ainda não aprendi, é treta!

Gui
Veterano
# set/07
· votar


rfasioli
Depende do estilo... Eu também não usaria pra tocar rock, funk ou disco (70s). Mas um blues, jazz ou mpb, um fretless é o esquema!

exato..depende do teu estilo...e pratica!=DD

mas eu não usaria mesmo...não agora, pelo menos...num tenho pratica e ando tocando mais rock

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Slap em um baixo fretless