Suprimindo Cordas do Baixo

    Autor Mensagem
    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07


    Recentemente assisti ao show Acústico MTV do Lobão, e logo de cara nas primeiras músicas percebi que o baixista usava um baixolão de 5 cordas, porém com a corda SI suprimida do instrumento, usando a configuração de 4 cordas.

    Já não é o primeiro baixista que vejo fazendo esse tipo de bizarrice!

    O que vocês acham disso?

    [ ]s

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    porém com a corda SI suprimida do instrumento, usando a configuração de 4 cordas.
    como assim? não entendi! :(

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    o cara tem um baixo de 5, mas coloca apenas 4 no instrumento, portanto fica um espaço vazio de uma delas.
    O Max Cavalera, ex-sepultura fazia isso na guitarra, colocava apenas 4 cordas e abandonava as 2 mais agudas.

    Acho isso muito tosco!!! Hhahaha!!!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass

    Pow meu, eu q vejo vc sempre dando usn esculachos no pessoal p melhorar a linguagem no forum, qdo alguem escreve certo vc não entende?
    ahuahauhaum foda!

    ClaudioBass

    cara, isso ai é dificil de saber ao certo, cada baixista tem uma mania, as vezes ele poderia ter optado por usar BEAD...ou entao EADG mesmo, vai saber...quem sabe algum problema no baixo antes de gravar.... mas não sei realmente o pq dele fazer isso.

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    porém com a corda SI suprimida do instrumento, usando a configuração de 4 cordas.
    como assim? não entendi! :(


    Em geral, um baixo de 5 cordas tem a configuração (G D A E B) certo?

    O baixista do Lobão simplesmente retirou a corda (B) do instrumento e tocou com a configuração (G D A E) como se fosse um baixo de 4 cordas, deixando vazio no braço o espaço ocupado pela corda (B).

    Eu conheço baixistas que de tão acostumados a tocar somente com baixos de 4 cordas, acabam se enrolando na hora em que pegam um baixo de 5. Pra esses casos, a saída mais tranquila na minha opinião, é passar a usar a configuração (G D A E C), ou seja, comprar um jogo normal pra baixo de 4 coras e mais uma corda (DÓ) avulsa.

    [ ]s

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass

    vc quer dizer: (C G D A E), ou seja, cinco cordas com dó aguda(essa configuração é usada por muitas pessoas)

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mas isso num baixo de 5 cordas ficaria bom? A pestana não atrapalharia por causa do tamanho dos vãos? Algum outro tipo de problema poderia ocorrer?

    THE BASSMAN
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal

    o que vc falou é coerente mesmo, provavelmente deve-se fazer alguma adaptacao no nut, ate pq, cada fenda no nut deve ter uma porfundidade adequada a cada corda .

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Shakal

    Basta trocar o nut por outro feito sob encomenda. Logicamente que se o instrumento não estava configurado assim antes, haverá a necessidade de nova regulagem de tensor, uma vez que a tensão será diferente.

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    THE BASSMAN
    cara, isso ai é dificil de saber ao certo, cada baixista tem uma mania, as vezes ele poderia ter optado por usar BEAD...ou entao EADG mesmo, vai saber...quem sabe algum problema no baixo antes de gravar.... mas não sei realmente o pq dele fazer isso.

    Eu conheço o Maurício Mello, que trabalhou como Roadie do Lobão nesse trabalho do acústico... ele disse que o cara se enrolou mesmo, não conseguia tocar com a corda (B) e simplesmente Tirou a corda pra não atrapalhar!

    makumbator
    vc quer dizer: (C G D A E), ou seja, cinco cordas com dó aguda(essa configuração é usada por muitas pessoas)

    Sim, desculpe, troquei a posição...

    No Video-Aula do Ronaldo Lobo, ele usa um baixo de 5 cordas com o (C G D A E).

    [ ]s

    THE BASSMAN
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass

    hauha deve ter sido engraçado, eu qdo peguei um de 5 cordas foi mais de uma semana p me "situar" legal tb!

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    THE BASSMAN
    Pow meu, eu q vejo vc sempre dando usn esculachos no pessoal p melhorar a linguagem no forum, qdo alguem escreve certo vc não entende?
    sim! mas falo para as pessoas escreverem correto, ele usou palavras bonitas aí eu não entendi e fiquei com preguiça de pegar o dicionário!

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ptz hoje mesmo fui tocar no baixo do meu professor de 5 cordas, ele falou pra mantar um lá pra afinar meu baixo, adivinha na qual eu fui seco ? Na MI auhaUhauha!

    Nada que um tempinho de prática não resolva.

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Shakal

    huhuhahua...seu lesado! Ele pediu isso de propósito para te testar...hhuhuuhaa!!!!

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É... ele pediu e ficou me olhando com cara de malandro... eu toquei a Mi e ele: "AHAHAHA é essa não é a Lá!" uahuAHua até rima!

    edumelo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Recentemente assisti ao show Acústico MTV do Lobão, e logo de cara nas primeiras músicas percebi que o baixista usava um baixolão de 5 cordas, porém com a corda SI suprimida do instrumento, usando a configuração de 4 cordas.

    Então por que diabos ele não tocou com um baixo de 4 cordas mesmo??? Seria mais fácil, não? E menos feio hehe...

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    edumelo
    as vezes nem é ele que quis... as vezes é o patrocinador que obriga o cara a tocar com aquele modelo... tome como exemplo o nxzero - os caras ja sao bem conhecidos no cenario nacional, mas os 2 guitarristas e o baixista tocam com instrumentos da condor por causa de um contrato de patrocinio... dinheiro eles tem pra comprar um jb '75 ou uma prs custom, mas tocam com aquele condor jb vintage e uma copia de prs da condor que vem com emgs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Suprimindo Cordas do Baixo