Técnicas de Arco

    Autor Mensagem
    ClaudioBass
    Veterano
    # jul/07


    Prezados,

    Meu nome é Cláudio, sou do Rio, tenho acompanhado o grupo, mas somente como leitor.

    Gostaria de saber se alguém pode me indicar onde consigo material pra
    comprar, baixar, etc. sobre técnicas de execução de baixo acústico com arco.

    [ ]s.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Eu tbm tô buscando algum material sobre isso,mas até agora eu encontrei pouca coisa,dá uma olhada nesse site aqui q tem alguns exercícios de arcadas.

    http://www.doublebassblog.org/search/label/downloads

    Dá uma olhada nesses livros q eu upei tbm q eles são bem legais:

    http://www.4shared.com/file/17223090/ac885aa9/Franz_Simandl_-_30_Etude s_for_the_String_Bass.html

    http://www.4shared.com/file/17222640/a5173f33/77_Baroque_Bass_Lines__L Drew___bass_method_.html

    http://www.4shared.com/file/17228154/d1933c8a/Storch-etuds_for_contrab as.html

    Não são métodos específicos de arco,tanto q eles nem vem com o sentido da arcada,mas ao meu ver são ótimos pra se estudar a técnica de arco.

    Eu espero q o makumbator apareça por aqui pra dar uma ajuda pra galera

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    ClaudioBass

    Rafael do Baixo

    Tenho muito coisa, mas nada escaneada. Se quiserem algo específico aí poderia escanear um ou outro.
    Tenho um método francês exclusivo de arco(mas tem pouca teoria, e muita prática, portanto precisa de professor para orientar). Devo ter outras coisas tb, vou ver.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Galera,

    Olhei o material que tenho, e as melhores coisas de arco são esses dois:

    Les Coups d'archet , de Pierre Hellouin
    tem cerca de 20 páginas, muitos exemplos e variações de golpes e arcadas(são coisas diferentes). Texto em 3 línguas: Francês, Inglês e Alemão.

    Há tb um dos livros da série Dr. Morton. Esse não rola de escanear todo(são mais de 500 páginas!), mas posso escanear a parte que explica sobre o arco.
    Nesse não há exemplos para tocar, e sim explicação detalhada(e com fotos e diagramas)sobre o arco. Texto em inglês.
    Também posso escanear umas tabelas com a nomenclatura e explicações de golpes de arco(spicatto, balzato, etc...), dos livros do contrabaixista Henrique Autran e da violinista Mariana Salles. Texto em português e termos nas línguas mais importantes para a técnica do arco(Italiano, francês e alemão).

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Consegui baixar o "Les Coups d'archet",de Pierre Hellouin q o makumbator citou,e é realmente muito bom,vem falando os alguns termos usados em francês,alemão e inglês.


    Aqui o link pra ele:

    http://www.4shared.com/file/20823037/22b03d8b/hellouin_-_les_coups_dar chet_a_la_contrebasse.html

    has4
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: has4
    · votar


    Ótimo tópico.

    Meu violinozinho tem sofrido aqui com este aprendiz que voz fala, viu!!! É... tem que praticar muito arco aqui rsrs

    Obrigado pelo execelente material sugerido por makumbator e disposto por Rafael do Baixo. Pelas partituras, sendo eu leigo no assunto VIOLINO, VIOLA, CELLO, BAIXO e afins, penso que os exercícios de arco ali dispostos em partituras sirvam para todos eles, né? Bacana, o apredizado é progressivo, paulatino e enfrenta as dificuldades passo a passo... Obrigado, o baixei e já tá na mão.


    makumbator, tu tens um ótimo material hein?!? Olha, quanto às outras coisas que há havíamos tratado, tive alguns problemas mas sobre aquele assunto já discutido, voltaremos a manter contatos, ok? Abraço.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    has4

    Pelas partituras, sendo eu leigo no assunto VIOLINO, VIOLA, CELLO, BAIXO e afins, penso que os exercícios de arco ali dispostos em partituras sirvam para todos eles, né?

    Sim e não! Há pequenas diferenças entre as técnicas de arco de cada um dos instrumentos, apesar que a viola e o violino são praticamente idênticos nessa área, e o contrabaixo é o que mais difere, pois além de possuir 2 tipos de arco, suas cordas grossas e a posição do instrumentista demandam algumas diferenças pontuais.
    Mas os termos de golpes de arco e arcada são iguais(mas os movimentos exatos para ser feito em cada um difere um pouquinho). Por exemplo, no contrabaixo a escola mais disseminada prega que se mova minimamente o pulso(o movimento deve ficar apenas no jogo dos dedos polegar e indicador que seguram o arco), enquanto no cello, há bastante movimento de pulso. No contrabaixo de maneira geral o arco fica menos virado(com a crina mais de frente)enquanto nos demais o arco fica quase sempre mais angulado(crina mais de lado).


    tive alguns problemas mas sobre aquele assunto já discutido, voltaremos a manter contatos, ok? Abraço

    ok. Aguardando.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    beleza! Então vou escanear apenas a parte de arco do livro do Dr. Morton, que complementa na teoria os estudos práticos do Hellouin

    ClaudioBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Dentro de 1 mês estarei começando a fazer aulas especificas para execução com arco. Assim que eu tiver com um bom material em mãos eu vou scanear e mandar pro grupo.

    Agradeço a todos pelas respostas e colaborações!

    [ ]s

    has4
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    makumbator
    Obrigado!

    ClaudioBass
    Aguardamos também!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas de Arco