Yamaha RBX 775 e RBX 375, qual é o melhor?

Autor Mensagem
MaTuX
Veterano
# jul/07


Tenho um Yamaha RBX 765 ativo, queria saber qual desses dois baixos eh o "Sucessor" do meu baixo, qual a diferença entre eles e qual dos dois eu trocaria pelo meu (se valer a pena)??

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


MaTuX
RBX 775...ele é o modelo que tomou o lugar do seu...

e acho que não vale a pena trocar não..tu gosta do som do teu baixo?

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


tu gosta do som do teu baixo?

o som do meu baixo realmente me agrada, mas num tem nenhuma diferença de um pro outro??

Se foi o 775 que tomou o lugar do meu, por que ele todo diferente, o meu eh 4 Knobs e o 775 eh 2 knobs e 2 chaves

o RBX 375 ele eh soh um modelo a parte ou eh o "sucessor" de outro modelo??

enfim, qual dos dois eh melhor, RBX 775 ou 375 ?????

vlw

TugaBass
Veterano
# jul/07
· votar


MaTuX

Os dois são muito identicos, mas nada como experimentar e ver se há assim tanta diferença. São modelos com algumas diferenças mas nada quer dizer que um seja o sucessor de outro. É tudo uma questão de séries de fabrico.

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass
entaum vc acha q eh melhor eu ficar com o meu msm??

mesmo assim queria saber a diferença entre o 775 e o 375, pq eh 600 R$ de diferença entre eles, deve mudar alguma coisa...

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


MaTuX

Eu tenho um 775 e gosto muito do som dele mas penso que não faz grande diferença do 375.

O 775 como é mais recente, acaba por ser mais caro!

Dá uma vista na net e vê diferenças nas caracteristicas... Penso que é tudo uma questão de electrónica, nomeadamente pickups e circuitos!!!!

O 775 tem dois potenciometros (knobs): um volume e outro tonalidade, o que eu acho mau... não se consegue tratar os graves e agudos independentemente. E tem dois switsh's: um de três posições para comutar os pickups (1, 1+2 e 2) e tem tem outro para activar o power de frequência (mais peso e menos peso) penso que seja uma forma de activar as diversas bobines dos pickups humbakers.

Sinceramente, acho que o teu (375) é mais versátil em controlos desde volumes e tonalidades...! Mas se conseguires, testa os dois ao mesmo tempo e com o mesmo amplificador... Tiras logo todas as duvidas.

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass
Pelo o que eu vi no Site americano da Yamaha o RBX 775 ja saiu de linha, ficando soh o RBX 375, msm assim o 775 eh mais caro que o 375 aki no brasil e ele saum diferentes(775 2 knobs 2 chaves e 375 4 chaves igual ao meu 765), queria saber se eh circuito, caps ou madeira a diferença ou soh modelo...

TugaBass
Veterano
# jul/07
· votar


MaTuX

Yah! Fiz confusão... pensei que ja tinhas o 375! Mas tens é o 765...

É verdade! O 775 foi descontinuado. Só há o 375... que eu penso que será melhor.

MaTuX
Veterano
# jul/07 · Editado por: MaTuX
· votar


entaum seria o 375 o "sucessor" do 775 ou nada a ver???
tenho esse duvida pelo preço 375 1300 R$ e o 775 1900 R$, alguma coisa deve ter mudado de um pro outro, mas o Que?
se eu for trocar o meu RBX 765, qual dos dois seria melhor(consigo ótimos Graves, e agudos definidos, mas poucas opções de medios)???

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


MaTuX

O que mudou foi de certeza a electrónica... Não penso que um seja sucessor de outro!

No caso do 775 também não vais melhorar muito nos médios (isso também é uma caracteristica muito comum nos vários modelos da Yamaha), ele tem muitos bons graves e muito bons agudos... Já os médios não são tão faceis de controlar independentemente porque é só um potenciómetro para a tonalidade (serve mais de filtro que de outra coisa), o que faz com que para subir os graves tens que fechar os agudos e os médios perdem-se no meio disto tudo.

Eu penso que o 775 (e foi por isso que o comprei) é um baixo de ataque para se tocar com tudo aberto ao maximo, sem grandes truques, com uma presença excepcional e que se destaca da banda inteira sempre que se puxa por ele, sem ser preciso subir o volume. Talvez por isso não tenha vingado muito...?!?!?

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


Rbx 775 eh bem parecido com o 765, num sei quanto a Timbre, mas as propriedades saum bem semelhantes, soh falta alguem aki no forum com um RBX 375 pra falar como eh o baixo...

TugaBass
Veterano
# jul/07
· votar


MaTuX

Pois é!!!!! Até dava jeito!!!! Já agora tiravamos todas as dúvidas... É que eu agora também começo a ficar curioso!!! Eheheheheh!

MaTuX
Veterano
# jul/07 · Editado por: MaTuX
· votar


Eu vi umas fotos no site Americano da Yamaha, a diferença que eu vi, alem dos Knobs, foi que o RBX775
usa captadores Soapbar(igual aos do RBX765) e o RBX375
usa captadores tipo MusicMan

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


É!!! o 765 e o 775 não devem fazer muita diferença. Talvez na madeira, acabamentos, as pontes/cavaletes são muito diferentes (a do 765 é tradicional/classico e a do 775 é mais modernizada) e no peso, já que o 775 é muito leve mesmo (por vezes até parece que é feito de plástico! Eheheheh...)

Mas o 375, embora tenha pickups diferentes, o timbre deve ser muito parecido... Os três são muito edênticos!!!! Talvez não valha a pena trocares o teu por um dos outros!!!! Deixa-te estar com o 765 e espera por uma melhor oportunidade para avançares para outro modelo mais caro e melhor e até de outra marca, quem sabe?!?!?

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


É!!! o 765 e o 775 não devem fazer muita diferença. Talvez na madeira, acabamentos, as pontes/cavaletes são muito diferentes

Mas o pior eh que eh tudo igual, madeira eh igual dos dois (765 e 775) Alder, o braço eh Maple e escala Rosewood, soh muda o circuito msm

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Mas olha que eu penso que o braço do 775 não é maple!!!? A escala sim, é rosewood, mas o braço, acho-o muito leve e "frágil" e com um revestimento tipo plastificado! Eheheheheh!. E o corpo não sei se será mesmo Alder!?! É leve demais!!!!?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


MaTuX
TugaBass
As únicas diferenças na contrução desses baixos são a escala (RBX375 34" e RBX775 35") e o hardware no que se refere a circuito e captador. As madeiras são as mesmas. Tem é que testar pra ver, ao seu gosto, quem é o melhor. Pelo recurso de circuito equalizador, eu prefiro o RBX375.

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


FCLBass
MaTuX

Também acho! Eu tenho um 775 mas penso que o 375 é melhor em controlos de sonoridades...

O 775 é um baixo de ataque, mais limitado em alteração de timbres, sons, etc.... o 375 é mais versatil e com melhores caracteristicas em mudança de sons. É um baixo mais clássico com uma sonoridade e possibilidades mais vintage! Estamos a voltar ao antigo, novamente! Eu gosto!

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass
o 375 é mais versatil e com melhores caracteristicas em mudança de sons.
Mesmo assim(por algum motivo)o 375 é mais barato que o 775, mas eu jah me decidi, vou ficar com meu 765, tem soh duas bandas de EQ mas nada que um Bass Equalizar num Resolva, hehehe...

TugaBass
Veterano
# jul/07
· votar


MaTuX

Acho que é a melhor opção... Eu também faría isso! O 765 é um bom baixo e não perde em nada em relação aos outros... e não gastas dinheiro!!!!

fabricio 12
Veterano
# jul/07 · Editado por: fabricio 12
· votar


MaTuX

Desculpa aí velho mais o que tu fez é o certo, mantenha o Yamaha 765 contigo. Na minha opinião num vale a pena comprar outro bass só pq a série é mais atualizada. Se eu compro um baixo novo eu procuro que ele seja diferente dos que eu tenho pra ter um set de basses que me dêem uma variedade timbrística, cada um com uma sonoridade. Pra que ter 4 Fenders que produzem o mesmo som? Essa é a minha opinião.

Valeu irmão. Abraço.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12

Assino em "baixo".

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


Valeu fabricio 12
essa eh que eh a verdade, mas um dia ainda vou ter meu TRB

vlw

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


MaTuX

essa eh que eh a verdade, mas um dia ainda vou ter meu TRB

Isso é que é!!!! Também gosto desse baixo e ainda não perdi a esperança de comprar um!!! Não é que eu precise de mais baixos (já vai em 17) mas sempre quis ter um Yamaha topo de gama!

Abçs!

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass

Vc tem 17 baixos? Quais são?

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass
vai lah cara diz ai quais seus Baixos e o Historico(Como comprou, quanto foi, etc.) deles tbm se puder...

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass
posta no topico quanto vc gastou em equipos...

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Oi! Malta!
Desculpem não responder logo, mas as nossas horas são diferentes! Eheheheheh!

Epa! Até me custa fazer as contas! Acreditam? Já gastei tanto dinheiro em material que nem me lembro bem quanto!

Como eu disse num outro tópico, já devo ter gasto mais de €20.000,00... e com sorte de ter alguns descontos especiais de endorsements e coisas assim!

OK! Então lá vai (vamos ver se não me esqueço de nada):
Não tenho fotos dos baixos mais antigos... vou tentar colocar algumas de modelos iguais, tiradas da net! Alguns deles, podem ver fotos no meu

http://www.myspace.com/paulopaulino
_____________________________________________________________

1º. - IBAÑEZ BLAZER 4 Cordas (passivo), 1º. modelo original da marca (Modelo Vintage de 1980, idêntico ao P.Bass da Fender. basicamente a mesma coisa em tudo). A foto não é do meu, mas é igual só que tem os botões de potenciómetros em dourado!!! Só para terem uma ideia!
http://www.guitarcrazy.com.au/IbaBlazer.htm

2º. - SEGÓVIA Fretless, 4 Cordas (passivo). Não encontro

3º. - IBAÑEZ SOUND GEAR SR-1000, 4 Cordas, (activo). Igual ao da foto!
http://fr.guitarplug.com/produits/avis/index,idproduit,71364,mao,ibane z_soundgear_series__sr1000.html

4º. - STATUS EMPATHY GRAFITE, 6 Cordas

5º. - SHARVEL JACKSON de caixa, 4 Cordas (Baixolão, como vocês dizem)

6º. - MUSIC MAN STINGRAY, 5 Cordas (activo)

7º. - SAMIK, 4 Cordas (passivo)

8º. - SAMIK, 4 Cordas (igual ao anterior mas tirei-lhe os trates e fiz um fretless

9º. - YAMAHA RBX 775, 5 Cordas (activo)

10º. - HARLEY BENTON 600 TBK, 6 Cordas (activo)

11º. - GUILD ASHBORY by Fender, 4 Cordas (piezzo - activo)
http://www.largesound.com/cart/agora.cgi?cart_id=662018.5085*bV8Rt5&pr oduct=Basses

12º. - Contra-Baixo (violino) 4 Cordas, (acústico)

13º. - Contra-Baixo (violino) 4 Cordas, (acústico)

14º. - FENDER PRECISON BASS, 4 Cordas (passivo) Made in USA

15º. - HARLEY BENTON 500 TBK, 5 Cordas (activo)

16º. - FENDER DELUXE JAZZ BASS, 5 Cordas (activo) Made in Mexico

17º. - FENDER ROSCOE BECK, 5 Cordas (passivo) Made in USA

... Sinceramente, acho que falta aqui mais qualquer coisa , mas de momento não me lembro agora...

Abraços.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass

Sei q a pergunta é difícil, mas qual desses vc gosta mais?

Will Piasecki
Veterano
# jul/07 · Editado por: Will Piasecki
· votar


TugaBass

Show de bola ^_^

Um dia vou ter tudo isso de equipamento tambem

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha RBX 775 e RBX 375, qual é o melhor?