Baixo Yamaha RBX 375 não existe no RS! Qual a outra sugestão?

    Autor Mensagem
    Henrique_Bass
    Veterano
    # out/10


    E aí, galera!!!

    Novamente eu aqui. Mas é brabo o cara estar há mais de 2 meses esperando por um baixo e nenhuma, eu disse nenhuma loja tem previsão. A distribuidora não dá uma explicação convincente e por aí vai a Zorra Total.

    A pergunta então, que faço agora, é: na ausência desse baixo, que me foi recomendado aqui mesmo no fórum, qual a outra possibilidade de 5 cordas que atenderia bem às necessidades de um baixista? Algo que fique na mesma faixa de preço do RBX375 (1200 - 1500). Gostei do Cort Curbow. O problema é o corpo dele, que parece não ser de madeira.

    Obrigado mais uma vez pela dedicação de todos aqueles que respondem às dúvidas que eu e muitas pessoas colocam nesse espaço.

    Um abraço a todos.

    Henrique.

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gostei do Cort Curbow. O problema é o corpo dele, que parece não ser de madeira.
    O corpo do curbow não é de madeira mesmo não.
    Mas se você gostou, não tem problema ué!

    A outra opção seria os Cort B5, que acho muito bons.

    Henrique_Bass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Mas se você gostou, não tem problema ué!

    Como sou iniciante na "baixaria", acabo ouvindo de tudo e tentando filtrar o que realmente pode ter a ver ou não. Uma das opiniões mais ouvidas foi justamente no que diz respeito ao corpo de um instrumento. Além da qualidade do captador, o tipo de madeira é importante também. Então se não é madeira (é de Luthite), acabamos deixando a responsabilidade mais por conta dos captadores, certo? Por outro lado, gostei da leveza desse instrumento; contrariando o que se tem visto quando se pega um baixo pra tocar por horas a fio...

    Estou quase decidindo pelo Curbow 5 cordas, pois saio da aula e vou estudar num violão (...).

    Obrigado pela dica.

    Um abraço!

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Além da qualidade do captador, o tipo de madeira é importante também.
    Sim, certamente.

    Então se não é madeira (é de Luthite), acabamos deixando a responsabilidade mais por conta dos captadores, certo?
    Mais ou menos. Veja bem, cada um dos componentes vai "timbrar" um pouco o instrumento. O Luthite também timbra, só que à maneira dele.
    Os puristas não gostam muito porque luthite não é madeira, aí rola um certo preconceito. E tem quem não goste mesmo do som porque não gostou mesmo, mas isso não é "culpa" dele, cada pessoa tem seu gosto.

    Estou quase decidindo pelo Curbow 5 cordas, pois saio da aula e vou estudar num violão (...).
    Olha, se você gostou, é essa a opinião que conta. Cada pessoa tem seu gosto, e o instrumento deve atender ao gosto do dono.

    FCLBass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Henrique_Bass

    Procura em sites de venda de instrumentos que despachem para o RS. Isso se vc quiser mesmo o Yamaha. Outra coisa é comprar o Curbow que é bem diferente em relação a timbre e tocabilidade se comparado ao Yamaha. Não quero dizer quem um é melhor que o outro, mas são instrumentos diferentes. Se vc já fez a sua escolha, beleza. Só não faça como a maioria que compra o que tiver na frente e depois se arrepende... Outras opções são a compra de um modelo usado (em bom estado, claro) e um luthier. Este último pode até sair mais caro, mas pode valer mais a pena. Recentemente comprei um Cort GB-94 e achei o som mt bom. Veja esse modelo com 5 cordas (GB-95).

    Henrique_Bass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Valeu, pessoal! A participação e colaboração aqui são impressionantes. Eu sou iniciante, como já falei. Esse será o meu terceiro baixo. Meu professor tem um Curbow prata, de 6 cordas. Vi que tem uma "chave" liga/desliga que parece um ampli. Dá um reforço no grave que é uma coisa de louco. Ouvi falar que isso é pra mudar de "ativo" pra "passivo", no caso de acabar a bateria num show. O baixo em si é bonito, leve e confortável de se tocar. Acredito mesmo que os mais "puristas" e "conservadores" falem mal do Luthite. Acho que é isso: testar e testar. Se gostar, comprar. Independente do modelo; afinal, essa demora já está prejudicando meus estudos. Em caso de arrependimento, vendo e vou atrás de outro. Afinal, a vida é isso mesmo: uma constante corrida atrás de melhorias para nós. Em todos os sentidos. Por que não na música?

    Um abraço e valeu pela força!

    Henrique.

    SayArtur
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Henrique_Bass

    No que se refere aos instrumentos feitos de luthite, testei recentemente um Cort Curbow 5 e um Ibanez Ergodyne. Achei os dois bastante leves e confortáveis, e gostei do timbre também, mas me pareceu que faltava aquele peso...

    Na sequência fiz um teste em um Ibanez BTB 205 e... que diferença! Sem desmerecer os outros, mas deu um show, nos graves principalmente...

    Não testei os baixos com banda, mas acredito que os de luthite possam sumir no meio dos outros instrumentos, dependendo do estilo tocado... Mas abri minha cabeça com relação a eles... Vi muitos posts dizendo que baixos de fibra eram uma bela porcaria, mas gostei dos médios e agudos. Sem dúvida eles dão show em muitos instrumentos de madeira...

    No final das contas, só testando mesmo pra saber... =)

    Gui
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    SayArtur
    Não testei os baixos com banda, mas acredito que os de luthite possam sumir no meio dos outros instrumentos, dependendo do estilo tocado...

    há muitas reclamações sobre isso...aqui no forum tem algumas..

    nunca toquei, mas já ouvi alguns e realmente..não é muito facil de ouvi-lo...antigamente achava que tava sem o volume necessário..mas depois das reclamações..penso que seja dele mesmo.

    Henrique_Bass
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Só pra informar: comprei o RBX 375. É um ótimo baixo. Recomendo. Só não esperem perfeição no acabamento, pois feito na China, é aquilo. Troquei 3 vezes na Mil Sons de Porto Alegre, até encontrar um que esivesse melhor que os demais.

    DotCom
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Só não esperem perfeição no acabamento, pois feito na China, é aquilo.
    Já falei no outro tópico, você tá procurando chifre em cabeça de cavalo.
    E isso nada tem a ver com o fato de ser feito em solo chinês, ou jamaicano, ou tailandês, ou americano.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo Yamaha RBX 375 não existe no RS! Qual a outra sugestão?