Fenômeno após trocar as cordas!

    Autor Mensagem
    Baxista
    Veterano
    # jul/07


    Porque ao trocar as cordas elas ficam um pouco altas?

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    Tudo depende da regulagem, da forma q vc faz a troca...
    Sem ontar q cordas novas precisam dar uma "laceada" pra ficarem legais ainda.

    denismonteiro
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    pode ser que elas tem uma tensão um pouco maior que as antigas e o braço do seu baixo "envergou" um pouco...
    dê uma verificada.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cara,

    Comprei cordas da mesma tensão das antigas, mais to achando elas um pouco duras, em vista das antigas, uso sempre da mesma marca tb, Giannini, uso a tensão 0.30, 0.45, 0.65, 0.80, 0.100, 0.130.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Outra coisa que esqueci de mencionar, eu troco as cordas todas de uma vez!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    O ideal é vc trocar as cordas uma de cada vez,pq assim vc evita uma variação muito brusca na tensão do braço,variação essa q faz o braço do baixo "arquear".

    Com certeza as suas cordas estão um pouco duras por causa desse "arqueamento",q está deixando-as muito altas em relação a escala.

    Leva o teu baixo num luthier pra uma regulagem geral,e peça algumas dicas pra ele de como proceder na troca de cordas.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Acho q isso, não tem problema, né? Vou levar meu baixo hoje no luthier, beleza! Tá na garantia mesmo, regulei ele há um mês, mais não sabia desse detalhe!

    LuizBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eu troco as cordas assim : das pontas para o centro (primeiro Sol,dps Mi,Ré e Lá)

    pega nada neh ?

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Baxista

    Pois é, pessoal!

    Eu sempre que troco de cordas, tiro todas as antigas, dou uma limpeza no baixo em geral (braço, corpo, cravelhas, etc...) deixo o braço descançar uma hora ou duas ou até mais, conforme o tempo disponivel, para que todo o mecanismo do eixo e reforço cedam naturalmente para não viciar a mecânica do braço (aconselho vivamente a fazerem isso).

    Nem sempre uso cordas da mesma marca. Gosto de experimentar varias marcas e modelos (já apanhei algumas surpresas; boas e más), embora normalmente uso calibres muito edênticos, seja em baixos de 4, 5 ou 6 cordas: 0.30, 0.45, 0.65, 0.85, 105, 130.

    É natural que depois de o baixo estar afinado já com cordas novas, se sinta alguma dureza na tocabilidade, o que é normal, pois o braço cedeu naturalmente. Para corrigir isso não tem muito que saber:

    1º. - Arrear totalmente todas as cordas até ficarem lassas.

    2º. - Colocar a chave sextavada na respectiva cavidade do braço e torcer sensivelmente 1/4 de volta (em principio deve ser suficiente) no sentido dos ponteiros do relógio. Não se assustem se for preciso exercer um pouco mais de força aparentemente inconcebível e se ouvirem/sentirem um estalo no braço... É normal! Isso é porque todo o sistema do eixo do braço está agarrado por não ser mexido há algum tempo. Se por acaso ele não ceder à força que estão a fazer, não forcem mais! Dêem-lhe umas leves pancadas ao longo do braço de tras e de frente, sempre apoiando com a outra mão no lado contrário que ele há-de soltar... ái, ái! já estou a ver o pessoal a fazer caras feias!!!! É mesmo assim! Eh! Eh! Não tenham medo que não estraga. Imaginem as pancadas que ele sofre quando vai em transporte!!!?? Ou mesmo quando tocamos!!??? É muito pior... acreditem!!! Isso é que é duro!

    3º. - Voltar a afinar o baixo e experimentar então agora a tocabilidade e altura das cordas. Se ainda não estiver bem ao gosto, voltar a arrear as cordas e dar mais uma torção no eixo para esticar mais um pouco o braço. Se a primeira torção foi demais, então não é preciso arrear as cordas... basta destorcer o eixo um pouquinho (no sentido contrario ao dos ponteiros do relógio) e ir experimentando até ficar no ponto ao gosto do músico.

    - NOTA IMPORTANTE:
    -Para esticar o braço, faz-se sempre com as cordas arreadas.
    -Para aliviar o braço pode ser perfeitamente com as cordas afinadas... depois temos é que lhes dar um pequeno ajuste na afinação das mesmas.

    É tambem provavel que seja preciso baixar ou levantar os vários afinadores de ponte/cavalete, se alguma corda ou todas estiverem a trastear (arrastar). Se assim for, com a respectiva chave sextavada para levantar mais a ponte deve ser com a respectiva corda arreada; para baixar a ponte pode ser com a corda afinada e depois dar-lhe o ajuste ao tom correcto...

    Não é tão dificil como parece!!!! Só custa fazer a primeira vez... Depois começa a ser comum, sempre que se mudar as cordas.

    Abç.

    Will Piasecki
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    TugaBass

    Valeu pela aula!

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Will Piasecki

    Manda sempre, amigo!

    Abç.

    Du Bass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    A maneira correta de regular o braço/tensor é como TugaBass disse.
    Ah tb a possibilidade de regular a altura das cordas pelos 'carrinhos' da ponte. Por la se regula as oitavas tb...soltando os pra frente e pra traz.

    O normal da altura da corda é da seguinte forma:
    Aperte e segure com o dedo na casa 1 e na casa 10..caso seu baixo for de -24 trastes. Ou aperte na 1 e na 12 caso seu baixo for de 24 trastes.
    A altura entre as casas 8-9 devem ser de um cartão,ou uma folha de papel..caso o braço naun esteje empenado.

    Eu aprendi a regular meu baixo atraves de um topico muito bom do Marcio Azzarini aqui no forum,procure algo como Regulagem de Tensor.

    Espero ter ajudado em algo.
    Abraço.

    eltonbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Du Bass
    Eu aprendi a regular meu baixo atraves de um topico muito bom do Marcio Azzarini aqui no forum,procure algo como Regulagem de Tensor.
    Rá! eu tb.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ontem acabei levando ele no meu luthier, ele tava cometando comigo que o que ocasionou não foi nada demais, apenas o braço cedeu um pouco, pelo fato das cordas estarem novas e terem maior tensão que as velhas, ele tava me falando que tem que apenas que regular a angulação do braço, que não será e um pouco o braço, nada demais! Ufa!!!

    Du Bass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Que bom cara!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    se vc trocou suas cordas velhas por cordas de maior calibre, provavelmente vc terá uma força maior exercendo contra o braço, o que faz com que o braço empene. Sempre que for troacr cordas 0.40 por 0.45 por exemplo, é legar dar uma regulada geral na ponte e noi tensor.

    Abraços!

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    marcioazzarini

    Troquei pelo mesmo calibre, igual ao outro e da mesma marca, o que houve é que as cordas que estavam nele já tinham perdido a tensão um pouco, e pedi pro meu luthier e amigo, regular, dai ele regulou de acordo com o acordamento que estava nele, que ja tava usando a 1 mês e meio, quando coloquei as novas elas exerceram mais força e puxou o braço um pouco, não foi nada demais, segundo a explicação do luthier, valeu galera pelas respostas.

    1 abraço marcio

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    Boa! Eu calculava que não devía haver problema... Isso é normal quando se muda de cordas. O braço cede sempre um pouco. Faz parte da mecânica do instrumento... e ainda bem que isso acontece! É sinal que todo o sistema do braço está a funcionar!

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fenômeno após trocar as cordas!