Qual o melhor tipo de baixo para iniciantes?

Autor Mensagem
hyuuga_adam
Veterano
# jul/07 · Editado por: hyuuga_adam


Antes de mais nada, quero dizer que fiz uma busca e olhei adequadamente e atentamente à todas opiniôes que postaram nos tópicos antecedentes...mas não era bem o que eu pretendia ler...

a minha pergunta é: qual o melhor tipo de baixo para começar? não pretendo ler nome de marcas porque esta nos outros topicos e pelo que li, a Condor é muito indicada..

O que quero realmente é saber do tipo de baixo:
- numero de cordas
- ativo ou passivo
- som grave, medio, agudo
- pesado, leve
- captador duplo, simples, aquele partido no meio que nao sei o nome

essas coisas...isso tudo poderia se incluir no tipo do baixo (ex.: Condor rx-14A ou coisa parecida) mas, como podem perceber, nao entendo nada disso...vale lembrar tambem que eu ja toquei guitarra por algum tempo (cerca de 1 ano) e fais uns 2 anos que nao pego em uma, intao isso pode se conciderar (acho) e que tambem ja tenho um pouco de costume com paletas...intao se acharem que ja da pra começar tocando com paleta...

pensarei minuciosamente em todos os posts que aparecerem (desde que possam ajudar)

uma ultima coisinha: voces acham que melhor um baixo novo ou usado? têm opinioes de onde comprar? (na internet preferencialmente, porque moro no interior do ES e ninguem deve conhecer essa cidade e a melhor loja que eu vi aqui só tinha Condor e Strinberg)... e tambem: pretendo usar esse baixo numa banda de rock, nao tinha estilo definido ainda, mais seria algo voltado a rock internacional estilo guns, pink floyd, led...essas coisas...

OFF: topico gigante eh osso neh? =X

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


como que alguem pode dizer que um iniciante deve pegar um baixo q tenha som mais grave ou mais agudo? o q q muda? quanto ao numero de cordas, 4 ou 5. acho interessante um de 5, com um de 4 vc toca 95% das musicas, com um de 5, uns 99% heh.

pesado ou leve? madeiras boas sao geralmente pesadas, alias, contrabaixos sao geralmente instrumentos pesados, mas existem baixos leves, principalmente os feitos em basswood como eh o caso condor bx-12 por exemplo.

captação? acho interessante pegr um com captacao JP (jazz e precision, pq se consegue uma grande variabilidade de timbres com ele)

quanto as marcas? condor, strinberg, shelter, samick, eagle (soh tem jazzbass), tagima... sao marcas que tem bons baixos variando de 500 a um pouco mais de 1000...

ao comprar um baixo usado tem q se ter mais cuidados pra ver qual eh o estado dele. eh bom alguem q vc conheça e confia ajude a avaliar. ...

hyuuga_adam
Veterano
# jul/07 · Editado por: hyuuga_adam
· votar


Guto EADG

como que alguem pode dizer que um iniciante deve pegar um baixo q tenha som mais grave ou mais agudo?

nao entendi muito bem o que voce quis dizer aqui...
tipo, disse que, por eu ser iniciante, nao saberia diferenciar um do outro? ou que nao tem diferença entre os dois (90% de certeza que nao foi isso que vc quis dizer)

bem, no caso de ser a primeira opçao...so queria explicar o que acabei esquecendo: o meu irmao tocava baixo enquanto eu tocava guitarra...dai eu observava ele um pouco e trocava umas ideias...soh que agora ele ta em outra cidade e nao pode me ajudar muito...sem contar que nos dois tocavamos com a tonante que nao precisa ser muito genio pra saber que era horrivel, mas os dois instrumentos agora viraram bagaço de tao destruidos que estavam[/i][i][u][/u]

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


hyuuga_adam

eu quero dizer que o timbre é uma questao de gosto. vc tem q ter o seu. mas como ainda nao toca nao tem como ter opiniao sobre isso. como alguem vai te dizer o que é melhor?

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


hyuuga_adam
me fale como é o timbre que vc quer que eu falo o baixo que vc precisa.... responda perguntas como essas:

- Quando vc vai ver uma banda, como é o som do baixo que vc gosta? Aquele com muito brilho, aquele com um grave de tremer tudo ou aquele que parece que tem distorção de tao ribcado?

- Quando vc tocava guitarra, vc chegou a pegar um violao classico? (nylon) achou muito desconfortavel aquele braço grosso e gordo ou preferia mais os braços finos dos de aço?

- Sua banda fara shows de 1, 2, 3 horas?

Jfactor
Veterano
# jul/07
· votar


hyuuga_adam

Cara blz???? começa com um clássico, 4 cordas modelo Jazz Bass passivão, depois vc vai se modernizando aos poucos, mas primeiro vc deve começar a sentir o q é a origem dos Basses.
Teste alguns com preço bem legais e com sons muito bons, ña verdade não tem baixo para iniciantes, tem baixo para quem tem bom gosto e mau gosto (som, modelo, estética, etc....).
Eu diria para vc testar e ver o seguinte:

SJB 75
Squier Standard
Condor vintage

Agora, se o seu bolso for generoso, ai a coisa muda, mas tb é outro papo............Boa Sorte!!!!!!!!!!!!!!!

Thiago Yoshiki
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
Qual é o sentido da última pergunta?

(Sua banda fara shows de 1, 2, 3 horas?)

hyuuga_adam
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

cara, te respondendo:

- Quando vc vai ver uma banda, como é o som do baixo que vc gosta? Aquele com muito brilho, aquele com um grave de tremer tudo ou aquele que parece que tem distorção de tao ribcado?

quando vou a shows gosto sempre de ouvir aqueles baixos mais graves, que soh de ouvir voce sente a presença...

- Quando vc tocava guitarra, vc chegou a pegar um violao classico? (nylon) achou muito desconfortavel aquele braço grosso e gordo ou preferia mais os braços finos dos de aço?

sim ja usei violão classico...odiei, o braço grosso é muito ruim de posicionar a mao, sem contar que o espaço entre o braço e as cordas era muito grande e ficava dificil encaixar as cordas...

- Sua banda fara shows de 1, 2, 3 horas?
por inquanto nós ainda nem nos decidimos direito, falta conseguir alguns integrantes e acertar ultimos detalhes...nao da pra dizer quantas horas fariamos de show...mais creio que seria algo em torno de 1 a 2h...

Jfactor
Veterano
# jul/07
· votar


Thiago Yoshiki


eu acho é com relação ao peso do bass, pq tocar com um Fender 75 umas tres horas em pé, te digo, não é uma tarefa das melhores.

abçs

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


hyuuga_adam
eu ia falar um sx sjb75, ele tem o braço fino, pegada otima, da pra tocar 99% das musicas de rock (tirando floyd ao vivo no pulse que o cara usa um precision afinado em BEAD),

entretanto ele pesa muito ...ja toquei 4 horas seguidas com ele e fiquei com uma dor no trapezio por 3 dias... e outra coisa, vc falou que gosta de baixo grave e grave nao é a praia dele... tem um grave mais ou menos, um medio na medida e um agudo muito bom, o brilho é uma maravilha.... mas se vc tiver afim de nao gastar muito, e nao se importar com o peso vc pode pegar esse sx pq no mercado livre tem ele barato, deve sair uns 625 com o frete....e compra um bdi21 ou entao um equalizador pra dar o grave que falta nele...


acho que pelo que vc quer, um braço mais moderno, mais fino tipo os ibanez... tem o cort NC4 ou NC5, vc encontra alguns usados com boa qualidade..... vc pode procurar tambem um rockbass corvette (caso tenha la os 1400 pra gastar)... caso nao tenha e queidra um baixo 4 cordas ativo barato pode procurar o condor xb24A (xb25a caso queira 5 cordas)... nao compre o xb40 ou xb50 que a propria condor assume ser inferior.

sobre 4 ou 5 cordas, eu pegaria inicialmente um de 4 cordas, vai te atender em tudo o que vc quer, pegar um 5 cordas pra nem usar a si é besteira... mas eu ja pegaria um baixo ativo de uma vez,,, o pre vai te dar o grave que vc quiser, muito bom...

hyuuga_adam
Veterano
# jul/07
· votar


hum...valeu pelas opinioes

conehc

sim, agora entendi o que voce quis dizer...ajudo bastante na sua resposta...pena que meu bolso nao eh tao generoso assim

jfactor

vlw pela resposta...foi praticamente o que eu queria saber...vo tentar achar um estilo proprio me baseando no que vc disse...

abraços galera

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Thiago Yoshiki
Jfactor
exato... eu nunca mais toco com o sx quando tiver ensaio ou show longo... 1 kg num ensaio de 4 horas seguidas é muito grande... num show entao que vc num pode nem encostar é pior ainda!

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


hyuuga_adam
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59320625-incrivel-baixo-shelter -jazz-bass-sjb-75-em-ash-ele-voltou--_JM

compra ele, depois de uns meses vc compra o bdi... entra aqui: http://baixoalbum.4shared.com que la tem varios baixos de pessoas aqui do forum...

tem um topico tambem que chama baixoteca (ta la em cima na lista de topicos) que tem os sons desses baixos... vale a pena conferir!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
Cara, como é que eu faço para colocar uma foto minha nesse site aí?
Abç

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tem que fazer login no www.cifraclub.com.br e editar perfil por la...

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


qualquer um serve pra iniciante!

Half
Veterano
# jul/07
· votar


eltonbass
qualquer um serve pra iniciante!

Parece ironia, mas concordo com vc.

O número de cordas pouco importa pra quem tá iniciando: vc aprende a tocar com quantas cordas quiser, o problema é depois, que vc já pegou todos os macetes e o seu cérebro já tá "treinado", mudar o número de cordas.

Ativo ou passivo, som médio/grave/agudo, pesado leve, tipo de captador --> Tanto faz, compre aquele que te agrade e que vc se sinta confortável!

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


Half
Ativo ou passivo, som médio/grave/agudo, pesado leve, tipo de captador --> Tanto faz, compre aquele que te agrade e que vc se sinta confortável!
é, ainda mais quando vc não sabe direito o que é bom, ruim, e não tem "gosto" musical.

chab
Veterano
# jul/07
· votar


baixo de 5 cordas é para frescos.

RodrigoBR
Veterano
# jul/07
· votar


O melhor baixo pra iniciar é aquele que atende suas expectativas e cabe no seu bolso no momento (principalmente)...

chab
dexa de ser mane cara... poste alguma coisa útil

chab
Veterano
# jul/07
· votar


RodrigoBR
RodrigoBR
dexa de ser mane cara... poste alguma coisa útil
foi so pra quabrar o gelo...

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


chab
ahhhh sim... afirmação forte essa... na verdade eu tbm achava isso até comprar um baixo de 5 cordas... atualmente eu acho que 6 cordas é pra frescos que nao gostam de movimentar a mao ao longo do braço, mas nem falo mais isso,,, vai que eu pego um baixo de 6 cordas e apaixono tbm... nunca se sabe..

carolzinhah
Veterano
# jul/07
· votar


hyuuga_adam

talvez um da tagima...
com 4 cordas

MarkSandman
Veterano
# jul/07
· votar


eu recomendaria um baixo de 4 cordas no começo pois:

1) vc consegue tocar quase tudo nele, principalmente se for tocar coisas mais antigas como as bandas q vc citou
2) vc nao vai pagar tao caro toda vez q for trocar o encordoamento
3) nao vai ser tao pesado nos ombros qnto um de 5
4) uma corda a menos pra ficar soando e sujando seu som
5) o baixo vai ser mais barato

sei la, penso assim..

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


3) nao vai ser tao pesado nos ombros qnto um de 5
4) uma corda a menos pra ficar soando e sujando seu som
5) o baixo vai ser mais barato

noosss, nenhuma dessas afirmações fazem os de 5 cordas má opção para iniciar.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


MarkSandman
3) nao vai ser tao pesado nos ombros qnto um de 5
isso não é regra. já vi baixo de 5 mais leve que o meu de 4.

o resto eu apoio. tudo bem que eu sou suspeito, por que eu prefiro o de 4 cordas de qualquer maneira.

MarkSandman
Veterano
# jul/07
· votar


eltonbass

a cara, sei la, eu acho q fazem, pois como iniciante vc nao vai precisar dos recursos extra de digitaçao q um baixo de 5 permite, e vai ter de ''sofrer'' com peso extra e ''sujera extra'' (o preço nao tem mto a ver com ser iniciante ou nao hehe)


Mas se quiser começa com um de 6 cordas tbm q comece, no final das contas vc vai acabar se adaptando ao baixo q comprar!

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


pega um baixo de 2 cordas; nao tem erro

MarkSandman
Veterano
# jul/07
· votar


pega um baixo de 2 cordas; nao tem erro

2 cordas e sem trastes, igual o q eu usava antes de ter aquela parada cardiaca fatal no meio do show em Roma!

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Will Piasecki

MarkSandman esse nick veio muito à calhar!

e o pior que mesmo com 2 cordas ele fazia umas linhas bem legais...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor tipo de baixo para iniciantes?