pizzicato - tocar com pegada forte ou naum?

Autor Mensagem
lucasemuitorock
Veterano
# jul/07


sou guitarrista

mais to afim de aprender umas tecnicas de baixo

e ai vem essa duvida

devo tocar com pegada forte ou naum (pizzicato com 3 dedos)
(o estilo eh power metal)

tah certo q com pegada forte o som sai mais abrilhantanto
e com pegada mais fraca, o som sai limpinho

-----------------------------------
a maioria dos baixistas tein pegadas fortes ou mais fracas????

FCLBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: FCLBass
· votar


Toco há 11 anos e pra mim é natural responder que pegada é a parte fundamental da personalidade do baixista. Hoje, percebo que toco com pegada forte, mas a dinâmica da música e rítmo é que definem melhor a hora que devemos atacar com mais força ou não.

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


O pizzicato deve ser tocado sem força,e sim com jeito,tocar com força apenas deixará o som sujo,te cansará mais rápido e vai exigir muito da sua musculatura podendo até te causar uma tendinite,vc não conseguirá tocar nem 2 músicas rápidas direito,tipo umas do Blind Guardian,Angra ou DragonForce.

Se vc quiser o som mais abrilhantado,encontre isso na equalização.

Procure algum trabalho do baixista Gary Willis,q toca no Tribal Tech e tbm é solo,ele é um dos grandes nomes do pizzicato de 3 dedos,e consegue tocar um som bem forte sem usar força nenhuma na mão.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Uso tb o Pizzicato com 3 dedos (que chamo de "Trizzicato") e ñ toco rock, pelo menos ultimamente. Em solos para que haja repetição mais rápida das notas, uso tal técnica. Aprendi tb a dividir minha sequência de notas por 3 na hora de solar. É legal!

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Ñ convencionaria força ou ñ como regras. Aprendi muito vendo outros baixistas e pelo fato de existirem muitas diferenças, prefiro aconselhá-lo a achar seu estilo. Na tentativa e erro mesmo. É sua identidade.

dani_low
Veterano
# jul/07
· votar


concordo com a galera ai, vai do cara msm. Felipe Andreoli parece um cavalo tocando...

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


vai de cada um...

Ala
Veterano
# jul/07
· votar


cara eu toco com uma pegada extremamente leve,e esses dias me peguei pensando se eu não estava tocando com uma pegada muito leve, principalmente depois de ver alguns videos de baixistas tocando, inclusive um deles arrebentou a corda sol dando slap, e ate pra slap eu toco com uma pegada muito leve, será que estou errado?

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


eu classificaria minha pegada como média...
algumas horas leve tipo pra tocar umas balada e pizzicato, e para tocar umas coisas mais grooveadas forço um pouco para dar mais brilho mais nda mto forte...

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Ala

Acho q errado é arrebentar cordas.

Ala
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
tem razão,rsrsrs

se falar que um amigo já chegou quebrar a corda lá, vcs vão acreditar?

É mole, rsrsrr

fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


Ala

Claro q sim véio. Já estourei a corda G fazendo slap e olha que eu tava zerado de money. Fiquei no preju.

E olha mais leve do que eu nunca vi ninguém tocado, eu também achava que tava errado mas quem tocava mais forte que (meu brother) parecia que estava fazendo som de slap tocando pizzicato. Um antigo professor meu dizia que para dar mais brilho ao som do baixo tocando leve é buscar tocar com as pontas dos dedos (o mai próximo das unhas) já que quanto mais centralizado aonde vc toca, mais abafado fica o som.

Valeu. Abraço

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


A aonde vc ataca as cordas no baixo é uma grande saída para timbres. Quanto mais próximo da ponte, mais agudo. Arrebentar as cordas muito fácil, ou seja, sem "forçar" pode ser sinônimo de cordas de má qualidade.

fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

A corda q arrebentei era Giannini e realmente tava velha irmão.
Valeu.

DaNaDo
Veterano
# jul/07
· votar


Claro q sim véio. Já estourei a corda G fazendo slap e olha que eu tava zerado de money. Fiquei no preju.

E olha mais leve do que eu nunca vi ninguém tocado, eu também achava que tava errado mas quem tocava mais forte que (meu brother) parecia que estava fazendo som de slap tocando pizzicato. Um antigo professor meu dizia que para dar mais brilho ao som do baixo tocando leve é buscar tocar com as pontas dos dedos (o mai próximo das unhas) já que quanto mais centralizado aonde vc toca, mais abafado fica o som.

Valeu. Abraço


É uma ideia, tanto que, quando vários baixistas querem tocar Jaco, tocam na pegada dele que é com as digitais em vez da ponta dos dedos

Antigamente usavam o tal Thumbrest e tocavam com as digitais do polegar, pra tentar imitar baixos acústicos... acho que era isso.

Tem que ter a tal musicalidade ( que falta pra vários musicos hoje em dia ) , saber dosar e ver oque a musica tá pedindo.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


DaNaDo

É o que eu tentei dizer...

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Vai de cada uma mesmo, e isso só se percebe com o tempo, quando se vai adequando ao seu estilo, eu faço esta técnica de pizzicato de várias formas, 2,3 e 4 dedos, é legal sabia, parece que vc fica mais independente, quando toca só com 2, fica mais confortável, até pelo fato de estar tornando as articulações dos outros dedos mais fexíveis, ajuda pacas!

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


eu toco com pegada forte, em alguns casos, média....
já estourei uma Si, sim a Sizona!!
não acho errado não... é questão de cada um mesmo!
acho som com pegada forte muito bom!!!

Gabu
Veterano
# jul/07
· votar


Bom eu toco leve e medio, nunca achei necessario "enxer as cordas de porrada" sempre me mantenho leve e qnd rola aquele felling com a banda para animar geral pegamos 1 pouco mais forte.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro

Prefiro tiram som, notas do que arrebentar as cordas... mas vai de cada um, né?

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


Eu já estourei umas 10 cordas no mínimo,todas d'addario,nem corda strinberg com 1 ano e meio de uso arrebentou comigo,a única corda q eu nunca estourei foi a C,as demais foram aos pares,isso tocando com uma pegada leve,2 foram com slap.

Existem trilhões de fatores q podem prejudicar a resistência das cordas,o transporte das cordas de sua origem até a loja,existem cordas mal fabricadas,com defeito de fabricação,de má qualidade,cordas velhas tbm podem arrebentar a qualquer minuto e etc.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Rafael do Baixo

Ao longo desses meus 11 anos de baixo, só arrebentei uma corda G (sempre toquei com baixos de 4 e 5 cordas) e essa era da marca Strinberg. Nem quando ficava como um tarado estudando slap eu arrebentava cordas. Vai ver foi pura sorte...

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


Eu tento atacar as cordas de forma mais leve possível. Cansa menos!
Tirando algumas coisas que tem que ir mais forte pq é coisa mais do estilo de música.

Um dia eu vi uma vídeo aula do Gary Willis interessante sobre esse assunto.
Ele disse que quanto mais leve for o ataque, mais homogêneo e duradouro é o som. Ataques mais fortes dão aquele punch na hora, mas depois de muito pouco tempo ele some.

Com isso dá prá fazer várias misturas de pizzicato.

Se eu não me engano no livro dele o "101 Bass Tips" ele explica isso com bastante detalhe, coloca até uns gráficos mostrando como é a propagação do som de acordo com o tipo de ataque nas cordas.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Savant

Ñ conhecia essa literatura do Gary Willis, mas com certeza é um grande baixista e mestre no pizzicato. Principalmente pros que, como eu, gostam de tocar com baixos fretless.

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
O livro é muito bom!!! Tem umas dicas excelentes.
Aquelas coisas de ferver a corda por exemplo tá no livro e etc!!!
Livro na Amazon

lucasemuitorock
Veterano
# jul/07
· votar


ahhhhhhh

outra questaum

...............
qual eh o tempo de duraçaum das cordas de baixo????

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


lucasemuitorock

Isso depende muito da marca,mas se bem conservadas,limpas a cada vez q tocar nelas,podem chegar a durar uns 3-4 meses com um timbre ainda aceitável.

lucasemuitorock
Veterano
# jul/07
· votar


alguem sabe algum link de como trocar as cordas do baixo...

com imagens se possivel

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


lucasemuitorock

Vídeo eu não sei, mas não tem mistério não. Retire as cordas antigas com cuidado para não arranhar a pintura (principalmente perto da ponte), coloque as novas e no momento de colocá-las nas tarrachas eu uso um macete que é medir a sobra das cordas entre 7 e 9cm (dependendo do calibre .45 ou .40, que são as que mais uso), inserir a ponta das cordas nos furos das tarrachas, enrolar de modo que elas iniciem no topo da tarracha para baixo sem ficar entrelaçadas e afinar.
Se ajudou, blz!

FCLBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: FCLBass
· votar


lucasemuitorock

A durabilidade das cordas é uma qustão que tem muitos fatores por exemplo, o quanto suas mãos transpiram, o tempo e a quantidade de vezes que vc toca, marcas (como o Rafael do Baixo falou), clima da sua cidade (umidade, frio, calor, etc...), se vc limpa ou ñ após o uso (conservação) que ajuda um pouquinho. Bem, como eu gosto de simplificar as coisas, troco todo mês. Tenho um custo alto, mas deixo o som sempre legal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pizzicato - tocar com pegada forte ou naum?