Conciliar Timbre e Tocabillidade ?

Autor Mensagem
georgedamascena
Veterano
# jul/07


Pessoal, é o seguinte. Toco Contra-Baixo a pouco tempo e gosto de um som Vintage, gosto muito do timbre do Jazz Bass, porém, acho que o Jazz Bass apesar do timbre lindo, acho que ele não tem a tocabilidade muito boa. A duvida é esta, existe um baixo que tem uma boa tocabilidade e que seja versátil para tocar um som Vintage (Led Zeppelin, The Who, Pink Floyd, Jimi Hendrix) ? Eu gostaria de um Contra-Baixo com uma boa tocabilidade porque gosto também de um som pesado, bem metal.

Abraço a todos !!!!!

George Damascena

isaqueras
Veterano
# jul/07
· votar


Pessoalmente, gosto da tocabilidade dos JB. Nessa linha que vc citou acho que naum cabe um baixo de braço mais largo ou mais de 4 cordas. A única coisa que fica meio a desejar são os Slaps, que nesse segundo (braço largo) são mais eficazes.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


georgedamascena
eu gosto da tocabilidade do jazz bass... apesar do braço nao ser o mais fino, mas acho que as cordas tem uma boa tensão e um espaçamento bem legal

vc pode tentar um precision tambem... som pesado, grave marcante, slap caracteristico... daí coloca umas flatwound .50 da rotosound (se achar no brasil) que vc vai tocar o metal que for heheh

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


JB é perfeito pra essas bandas que vc citou! toco highway star com um JBMM é fica maravilhoso!
o JB com uma boa distorção até que rola bem pra metal....
naturalmente dependendo do que vc for tocar um baixo de 5 cordas seja melhor... ou afinar em Drop D...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


georgedamascena
Cara, se seu JB não tem "tocabilidade boa", vc precisa levá-lo urgentemente a um luthier para uma regulagem geral.
Abç

Leofunkbass
Veterano
# jul/07
· votar


Pelo que voçe quer acho que uma boa opção é um Musicman Sabre, o difícil é achar um pra vender, é um instrumento vintage acho que foram fabricados de 1978 a 1982, e o preço é bem salgado em torno de R$4800 a R$5500

georgedamascena
Veterano
# jul/07
· votar


Obrigado a todos pelas respostas, ajudou bastante. Irei comprar um JB melhor.

Abraços

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Discordo eim,,, Considero todo jazz bass pessimo de tocar tb.. o braço é muito curto, so da pra tocar quem usa o baixo debaixo do sovaco HAauauua (forrozeiro) acho as cordas muito moles e o espaçamento ruin tb.. GOsto é gosto ...

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


a captação acho fraca tb daquele estilo,, pouco som... muito agudo.

georgedamascena

Cara se vc pegar outro jazz bass vai da na mesma,, vai gastar grana atoa. baixo melhor de tocar é baixo com escala longa..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
Como "braço curto", se a medida da escala dele é 34pol., como a da maioria dos baixos?
Claro que é uma questão de opinião pessoal ( portanto respeitável), mas, se vc fizer uma pesquisa, verá que 8 entre 10 baixistas usam ou usaram o velho e bom JB, não é à toa que ele tornou-se um padrão de ergonomia e tocabilidade na indústria musical.
Abç

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


eu ja vi q muitos usam sim. Mais tem algo muito estranho, o braço parece bem menor, eu mesmo nao me costumo de jeito nenhum em J, acho muito ruin pra tocar mesmo,, serio, eu tenho um warwick rock bass, o braço é maior com certeza

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
Mauricio Luiz Bertola
vou dar o exemplo que tenho aqui em casa: tenho dois baixos um sjb75 e um xb25a... o condor tem 24 trastes contra 20 do sx...

a asa superior do sx bate com o 15º traste, enquando no condor bate la pro 19º... a asa inferior do sx cai com o 19º, enquanto a inferior do condor bate com o 22º...

por causa disso que eu falei ai em cima, parece que o braço do jb é menor, mas é so impressao, na verdade o corpo dele que é maior....

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
rockbass, jazz bass, precision, music man, ibanez sr, tudo tem escala de 34"...

alguns schecter, uns foderas, tem escala em 35"...

gibson sg, hofner 500/1, snake semi-acustico, gianinni diamond, tem escala em 30"....

é so pegar data sheet dos baixos pra vc ver, so que um aparenta ser maior ou menor que o outro...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
Exato, os braços com escala de 30, 30,5 e 32 pol. são efetivamente mais curtos.
Abç

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


cara tem alguma coisa nos jazz bass q diminui o alcançe do final da escala entao..

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
o shape.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
o corpo gigantesco... compara o corpo de um jb com o corpo do seu rocjbass... eu sinto isso nos meus baixos... tipo, estou tocando com o jb e depois pego o condor, eu fico tocando la na casa 12 achando que estou na 8-9...

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
o corpo gigantesco... compara o corpo de um jb com o corpo do seu rocjbass... eu sinto isso nos meus baixos... tipo, estou tocando com o jb e depois pego o condor, eu fico tocando la na casa 12 achando que estou na 8-9...

acontece exatamente o mesmo comigo no shelter e no jb...

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


mais o corpo é tao grande que diminui bastante o braço. fica muito ruim pra tocar.,.. me parece um instrumento pre historico estranhao,

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


como eu ja disse, é um instrumento pra usar debaixo do sovaco. uheauhe

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
eu uso o meu com a ponte na altura do saco...não no sovaco!

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


Isso aeee

conehc
Veterano
# jul/07 · Editado por: conehc
· votar


Krist Novoselic
hahh uso meus 2 baixos perto do pescoço... na verdade é na mesma altura como se eu tivesse sentado,, nao é muito bonito mas melhora a tocabilidade... estou olhando aqui na foto, eu ainda jogo o braço pra cima...

http://img216.imageshack.us/img216/1411/quincas040507jq7.jpg

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


Qui forrozeiro ! huahauhahu acho muito feio cara, de boa aí ja é apelao, ta alto d+

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


olhe isso entao

http://img176.imageshack.us/img176/936/festivalecoporanga10av7.jpg

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


eu só toco assim

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
ps: nessa banda eu tava tocando axé,,, desesperado com as linhas, so deixava de olhar pra pasta quando tinha alguma frase complicada pra fazer no baixo.... e pra tirar foto tambem...

mas assim, ja tentei tocar essas musicas com o baixo na altura que eu costumava usar (ponte na cintura), mas tava ficando complicado pra fazer algumas coisas... e vou te falar uma coisa,,, o guitarrista dessa banda toca com a guitarra de um modo que eu nao consigo nem colocar no pescoço...

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


huaha

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


olha a minha foto, quando eu tocava punk rock eu tocava mais baixo ainda

http://img176.imageshack.us/img176/936/festivalecoporanga10av7.jpg

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


Krist Novoselic
olha como eu toco!
http://www1.fotolog.com/true_gui/22042694

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conciliar Timbre e Tocabillidade ?