Timbre de rabecão no baixo elétrico

    Autor Mensagem
    Fencer
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Fencer


    Hi, buddies...

    O negócio é o seguinte: estou brincando com o baixo há pouco tempo e comecei a fazer isso por um súbito interesse pelo jazz, mais especificamente no estilo do jazz vocal dos anos 40 e 50, de cantoras como Peggy Lee, Julie London, e a atual Jane Monheit e Diana Krall.

    O acompanhamento de walking bass desse tipo de música geralmente é feito com rabecão e aqui está minha dúvida.

    Corrijam-me se eu estiver errado, mas pelo menos ao meu ouvido o som do rabecão soa mais... murcho do que o dos baixos elétricos, como se o rabecão tivesse menos sustentação. Isso é uma característica do instrumento, teria alguma coisa a ver com o fato dele ser fretless, seria alguma técnica usada para produzir esse som mais seco ou apenas um engano do meu ouvido?

    Se for o caso, também gostaria de alguma dica para emular esse som mais seco no baixo elétrico.

    Keep rocking!

    Wylde_Winter
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    se vc tiver um baixo de 5 cordas tente tocar nas regiao aguda das cordas graves. Eu tambem as vezes procuro uns sons assim. Se você usa compressor, desligue-o!!
    hauhaua

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Wylde_Winter

    Gracias, amigo... Mas não uso compressor e meu baixo tem quatro cordas apenas. Acho que vou precisar de alguma outra solução... Alguém se habilita?

    flea fan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Aquele som caracteristico do acustico, deve ser dificil de fazer no baixo. Toque o mais afastado do braço possivel, e raspe o dedo nas cordas, da maneira como vc toca, nao so as pontas. Na verdade, isso nao tem a nada a ver com o que voce quer, mas e um som mais seco. E eu tambem ja vi pedaleiras com o efeito de simulaçao de acustico, mas eu nao sei se simula um baixolao normal, ou da aquele timbre caracteristico do rabecao

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    flea fan

    Obrigado, cara... Vou tentar raspar o dedo nas cordas. Acredito que deva ajudar mesmo, mas não entendi muito bem o que tu quis dizer com tocar afastado do braço, cara... Pode explicar melhor?

    flea fan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    la no final, perto da ponte(acho que e esse o nome), se nao for esse, eu quis dizer perto do "lugar onde prende a corda no baixo"

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    flea fan

    Ah, claro... agora entendi o que tu quis dizer. Estava experimentando aqui a dica de raspar a corda com os dedos e gostei do resultado, cara... o som começou a sair mais sequinho... vamos ver agora trazendo a puxada mais para perto da ponte. Valeu mesmo, parceiro.

    flea fan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    De nada.

    Fencer
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Fencer
    · votar


    flea fan

    Buddy... vindo a Porto Alegre te devo um trago.

    A raspada dos dedos em combinação com o afastamento do braço me deu bem o timbre murcho que eu queria, bem próximo do que eu ouço no rabecão do pessoal do coll jazz.

    Keep rocking!

    flea fan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Entao beleza. E se vc quiser, depois da uma olhada na seçao de pedais e pedaleiras. La deve ter alguma coisa falando sobre o pedal de emulaçao de acustico que eu falei

    king_arthur
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    flea fan
    ae galera nao entendi esse lance de raspar os dedos....

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    king_arthur

    Cara... o que estamos dizendo com raspar os dedos - ou pelo menos como eu entendi e que resolveu meu problema aqui - é puxar a corda não apenas coma ponta do dedo, mas fazer praticamente toda a última falange passar pela corda, saca?

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    Deixa o Tone (brilho) do baixo fechado, deixando um som mais grave, e procure tocar nas regiões mais agudas das cordas graves (ex: ao invé de fazer um C na 3º casa da corda A, utiliza a 8º casa da corda E). E procure tocar a mão direita mais pra perto do braço. Um fretless ajuda tbm
    __________________
    Marcio Azzarini
    http://www.polosopostos.cjb.net

    king_arthur
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    ah entendi...

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Outra dica legal é abafar as cordas com a mão bem junto a ponte e dedilhar como no violão (a postura da mão é bem parecida...) cobinando com as dicas de equalização do Márcio e de pegada do Flea Fan =¬D
    http:www.gravetto.cjb.net

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Outra dica legal é abafar as cordas com a mão bem junto a ponte e dedilhar como no violão (a postura da mão é bem parecida...) cobinando com as dicas de equalização do Márcio e de pegada do Flea Fan =¬D
    http:www.gravetto.cjb.net

    HignocliuS
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tirar os trastes e colocar cordas flatwound resolve 70% do seu problema. O resto é equalização e pegada.

    glauber
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    HignocliuS
    ahahuahuahuahua facil e barato hein??

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O que é corda flatwound?

    HignocliuS
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    glauber

    HAEHEOEAHAHOAHOAEHOAEHAEOH mas não da pra negar que é eficaz. =P

    SoldierOfFear

    São uma cordas achatadas, que tem um som mais próximo ao do baixo acustico e são mais usadas no fretless pra não gastar a escala. Eu tinha no meu fretless e não gostei.

    Bico
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Bico
    · votar


    Outro dia eu sonhei q tinha colocado elásticos no lugar das cordas do meu baixo, aí saía um som de rabecão.
    O_o!

    Andre Passos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Poh eu soh da opiniao, que td bem vc pode chegar a um timbre similar, tirar um som ate legal, mas som de rabecao e soh com rabecao, eh caro, mas tb soh afimzaum de comprar um, ou senao pra chegar a um som parecido, mas nao igual, tem aqueles baixos verticais, que sao mais baratos, menores, e td eletricos, legais tb...

    isaiasgs
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu costumo tirar timbres próximos q pelo menos simulam....minha equalização é sempre cheia de brllho e toco com polegar apoiado no cap da ponte...o q me dá som mais aberto e percussivo.....

    ....mas....

    na hora de mudar timbre pra acústico o esquema é o inverso...

    eu tiro o agudo (deixo cerca de 30%)...dou uma atenuda no grave...e dedilho em cima da escla mesmo...com o dedo arrastando na escala mesmo...fica um som bem próximo no meu Ibanez.

    Essa é forma q uso e consigo tirar som próximo pois preciso pra levada country/blues...não quer dizer q seja regra.



    Vlw....


    Vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre de rabecão no baixo elétrico