Tocar sozinho (independente)

    Autor Mensagem
    reggisbass
    Veterano
    # jun/07


    Ai alguén tem alguma dica para me dar uma força, pois toco a algum tempo mas fico na dependencia do cifras ou dos instrumentos que estão junto tenho uns problemas em tocar sozinho(independente),tem algum estudo para isso, ou é só com o tempo mesmo.

    denismonteiro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    reggisbass

    como assim?
    não deu pra entender... vc diz tocar sozinho tipo só vc mesmo? qual a dificuldade? lembrar as notas? ritmo?

    isaqueras
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    reggisbass
    Cara... a cifra e a tablatura são como uma apostila de vestibular. Vc aprende, decora mas na hora da prova tem de estar na sua cabeça.
    Durante dois anos, acompanhei uma galera que naum conhecia e tão pouco as músicas. Fikei viciado nas cifras de um modo que até hj naum decorei akelas benditas, nem a letra. Foi aí que descobrí que o melhor mesmo é usar a memória e o ouvido.
    Quanto ao fato de tokar sozinho, pow véio, contra-baixo sozinho é foda, sem contar que vc tokando com outro instyrumento, acaba pegando as manhas tipo olhar para o braço da guitarra, ou para a mão esquerda do tecladista na hr em que está perdido.

    Viperbass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    É cara, te aconselho a tentar tirar as musicas pelo ouvido, "sinta" a música...
    Eu constumo "cantar" o som do baixo, enquanto eu toco, como se fosse uma letra, isso ajuda muito...

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    isaqueras
    acaba pegando as manhas tipo olhar para o braço da guitarra, ou para a mão esquerda do tecladista na hr em que está perdido.
    isso é muito importante... o dedo mindinho da mao esquerda do tecladista diz quase tudo hehehe

    o problema é quando vc toca com uns musicos que fazem uns acordes nada convencionais... ja toquei com um guitarrista que eu nao conseguia conhecer a digitação de nenhuma nota que ele fazia... tambem ja toquei com um tecladista que nao fazia as tonicas dos acordes, deixava elas pro baixo fazer e jogava um outro intervalo la pra preencher o acorde, ficava ate legal...

    reggisbass
    começa a tentar tocar sem cifra, senao vc nunca decora... vai errar muito no começo, mas depois vai melhorando...

    reggisbass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ai galera é isso ai quando disse tocar sozinho é ficar independente do braço da guitarra ou do teclado, do que eles estão fazendo me virar saber para onde ir improvisar, independencia total mesmo.

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    reggisbass
    ja pensou em tocar as musicas em casa acompanhando cd sem nenhuma cifra?

    de vez enquando minha mae chega perto de mim perguntando porque eu to tocando de olho fechado na frete do pc (faço isso as vezes pra decorar a posição das notas e nao precisar olhar pro braço do instrumento)

    Mega
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ai galera é isso ai quando disse tocar sozinho é ficar independente do braço da guitarra ou do teclado, do que eles estão fazendo me virar saber para onde ir improvisar, independencia total mesmo
    Isso não existe, música é sinergia, ainda mais pro baixo, se vc for tocar dessa forma e estiver com outros instrumentos no palco/ensaio/o-que-porra-for, eles vão te acompanhar, porque só assim a música vai ter algum sentido, porque música é conjunto, por mais completa que seja sua harmonia/melodia, com um instrumento só vc tem que ser "O Cara". Assista um vídeo de música erudita e me diga se aqueles instrumentos todos da orquestra vão fazer algum sentido se forem tocados isoladamente. Se vc tem dificuldade para acompanhar outros instrumentos, sugiro que pratique percepção, harmonia, procure conhecer e tocar outros instrumentos e por aí vai.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Minha modesta opinião,

    arruma uma bateria eletrônica com vários ritmos, que vai ajudar bastante. Fora isso, têm uns métodos com trocentos exercícios. Também é legal.
    O lance de "cantar" as notas ajuda mesmo. E tocar ouvindo cd também.

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Penso que esse tocar independente de outro instrumento é tipo: Na cifra diz C mas vc faz algo diferente... Não se baseando na cifra.

    Sei lá, deve ser isso. Até pq sou iniciante e estou ainda na parte prática do negócio.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    reggisbass
    Shakal
    acho que isso que voces estão falando é conseguir criar linhas, improvisar. mas pra isso não pode simplesmente contornar as cifras. voce tem que decora-las, saber de cor. isso é memória e muito treino. e talvez leitura das mão dos outros instrumentistas, como sugeriram.

    uma vez decoradas, voce tem que ter conhecimento de teoria, de harmonia, de escalas, pra saber o que pode casar com o acorde. é o "algo diferente" que o shakal procura. o basico é tocar o bordão. um acorde C, voce toca uma nota C. mas voce pode criar inversões, trocas de bordões, ou criar frases, como um walking bass. ai vai muito estudo e muita prática. e muito ouvido também.

    concordo com o Mega, não tentem se isolar. a química dos músicos só rola quando todos estão conectados. pra isso vai muito ouvido, mas também olhares, e conversa.

    ter independencia, sim. isso é muito bom. em música popular, não em música erudita, contrariando o exemplo dele sobre uma orquestra. por que a música erudita tem o arranjo pronto, fechado. cada músico toca o que o compositor escreveu na partitura. a cifra foi criada, até onde eu sei, pelos jazzistas, para permitir improvisos, para dar mais liberdades aos musicos individualmente. ou seja, desde que fossem seguidos os acordes e o tempo, o resto era a gosto do músico.

    espero ter colaborado. até.

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bem isso aí que eu tava pensando, kiki.

    Acho que o "independente" não seria para a banda em si, como tocar independente dos outros integrantes, acho que isso é meio sem sentido. O independente seria bem isso que vc disse, independente da cifra, oq na verdade não seria uma total independência, pois a linha seria baseada na cifra, mas não aquela coisa chata de sempre... C7M=C, etc.

    Eu tenho muito interesse nisso. Ainda não cheguei nessa parte nas aulas, mas vou falar com o professor sobre isso.

    Bem que vc falou... Só poderia ser os Jazzistas mesmo. É só vc escutar um Jazz e vc logo identifica do que estamos falando.

    T+

    reggisbass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    É isso ai quando falei independencia não quiz dizer tocar sozinho mas sim, ter opções para nunca ficar na rotina,em umalinha simples, mas melhorar sempre a qualidade da musica.

    isaqueras
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    reggisbass
    Ai galera é isso ai quando disse tocar sozinho é ficar independente do braço da guitarra ou do teclado, do que eles estão fazendo me virar saber para onde ir improvisar, independencia total mesmo.
    Putz véio... acabei te dando exatamente o conselho que tu naum queria ouvir... foi mal...kkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar sozinho (independente)