usando diapasão de apito

    Autor Mensagem
    flipeicl
    Veterano
    # mai/07


    eu adiquiri uma diapasão de apito para contrabaixo e violino, fabricado pela Hering.

    http://www.heringharmonicas.com.br/acessorios.php?cod_ace=8

    o modelo mostrado nesta ligação acima, mas quando fui usá-lo não consegui obter resultados. O som é muito diferente do feito pelo contrabaixo, queria saber se é só assim mesmo, assoprar, ouvir o timbre, e afinar igualmente no contrabaixo.

    valeu!

    eltonbass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    flipeicl
    O som é muito diferente do feito pelo contrabaixo, queria saber se é só assim mesmo, assoprar, ouvir o timbre
    timbre não é nota.

    tem certeza que é a mesma afinação? EADG? se for é igual afinar por um piano por exemplo.

    denismonteiro
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    afe!
    meu professor afinava com isso aí, mas era um apito só...

    compra um afinador digital e resolva sua vida!!!!

    aihaiehaiheaiuheaiheiehu

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Caara desculpe-me pela brincadeira, mas vc não está acendendo fogo com pauzinho também. Compra um afinador eletrônico, é mais rápido mais preciso e vc ganha tempo.

    Gui
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    flipeicl
    com o diapasão de gaita eu tinha dificuldade também...é meio estranho o timbre dele..mas dá a nota certinha!! se tu quer usar diapasão..pega o de garfo..é um pouquinho mais caro que esse e só dá o Lá..mas cara...é muito bom..eu tenho um...e sempre tenho uma afinação precisa!

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    flipeicl
    o problema deste diapasão é justamente o timbre. assim ocmo tentar afinar uma flauta com um vioolão pode ser dificil no começo.
    eu tive um desse, e tive um pouco de dificuldade de aprender. depois acostumei.
    para baixo, acho que dá um pouco mais de confusão por que é oitavado.

    o que é ruim deste diapasão é que depois de um tempo ele pode estragar. se entortar o pino da gaita, ele desafina. o meu foi estragando as gaitinhas aos poucos. o diapasão de garfo é muito melhor, não desafina, a não ser que voce martele ele.

    o afinador digital é mais caro, e deixa o ouvido preguiçoso. é bom pra quando tem que afinar em lugares barulhentos (tipo preparando pra uma apresentação, no fundo do palco).
    prefiro o de garfo, que serve também pra instrumentos acusticos (sou violonista).

    até.

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    flipeicl


    tenta afinar tocando na casa 24 da corda Lá , caso seu baixo tenha 2 oitavas. ou tocando na casa 14 da corda Sol. =]

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Um afinador eletrônico ruim é mais barato que um afinador de diapasão razoável e também serve para afinar instrumento eletrônico (tem afinador com microfone embutido). Com R$ 100 você compra um Korg CA 30 ou 40.

    flipeicl
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: flipeicl
    · votar


    eu comprei um diapasão de garfo, mas no contrabaixo elétrico, ele não sai som, sai, mas muito baixo mesmo, mas em instrumentos acústicos o som sai normal, o diapasão de garfo funciona com instrumentos elétricos?

    valeu!

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    flipeicl

    coloque o afinador de garfo no seu ouvido para ouvir bem forte(tomando o cuidado óbvio de não encostar nas hastes para não parar a vibração).

    Gui
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    flipeicl
    morde a bolinha!! acredite..é o mais facil de afinar porque tu sente a vibração!

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: allexcosta
    · votar


    Para gente, pelo amor de Jah... Um Qwik Tune custa 30 Reais.

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    allexcosta

    hashashhsa...mas e a galera vintage?

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator

    Quero ver alguem conseguir afinar um baixo usando um apito num palco com outra banda tocando ou um DJ tocando techno... Para gente, fecha o topico... :0)

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    allexcosta

    ahhaahhsaha, basta atirar no DJ, já resolve boa parte do problema!

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator

    Ahhhh... Pudera eu.

    Death Knight
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Os timbres são diferentes, mas a nota é a mesma. É só tocar na gaita, escutar atentamente, e tentar afinar igual no baixo.

    Como muitos disseram, eu também prefiro o diapasão "de garfo", o de metal. É um "lá" portátil muito útil, por sinal. Quanto à dificuldade para afinar com ele em meio a um grande barulho, tentar é mais um treino para o seu ouvido. =)

    denismonteiro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    !
    desenterrando!

    realmente tem gente que prefere mesmo afinar de ouvido... até concordo que o ouvido fica preguiçoso mas sei lá né...
    comprei um boss TU-2 (pedal) e tou achando muito louco ele ligado direto... a qualquer momento da pra verificar se está "tudo nos conformes"

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    denismonteiro

    Em 20 anos de musica nunca vi ninguem afinando de ouvido ou com diapasao.

    makumbator
    Moderador
    # fev/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    allexcosta

    Em 20 anos de musica nunca vi ninguem afinando de ouvido ou com diapasao.

    Bem na verdade nem tanto, na música erudita é costume misturar os dois métodos. Os afinadores de piano afinam a nota de partida com afinador eletrônico e depois seguem os procedimentos de afinação no ouvido(principalmente por causa da inarmonia das cordas agudas em altíssima tensão, que é algo que escapa dos afinadores, e afinar certinho no agudo fica feio no piano devido a esse efeito da natureza). Em orquestra, no caso dos instrumentos de cordas, o procedimento padrão de afinação é regular uma das cordas com o afinador eletrônico(normalmente a lá, e a sol para os contrabaixos) e afinar as demais de ouvido. Em algumas orquestra o oboé afina seu lá no afinador eletrônico no padrão do conjunto, e os demais se afinam de ouvido por ele(ao contrário da música popular, quase não se usa o 440Hz, normalmente é 442Hz, mas na europa muitos usam 444Hz, 445Hz, 447Hz e até 450Hz)

    P.S. Também uso afinador eletrônico, mas o universo de música erudita é um exemplo de como ainda se afina profissionalmente de ouvido, após estabelecer um padrão de saída com o afinador eletrônico. Quando toco música popular, afino sempre com o eletrônico em todas as cordas, mas quando toco música erudita, sigo o costume de afinar uma corda por ele e as demais de ouvido.

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator

    Voce estah totalmente correto. Eh q eu nunca toquei musica erudita. Sempre toquei em palcos barulhentos e trios eletricos e nesses ambientes eh totalmente impossivel afinar de ouvido. Portanto, continuo afirmando q nunca vi, mas existe...

    denismonteiro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    allexcosta
    a um tempo atras eu tava sem afinador e nos ensaios rolava a clássica pro guitarrista "toca um MI aí!" e o resto eu afinava de ouvido...
    aieahehiehaiehieha

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    allexcosta

    Sempre toquei em palcos barulhentos e trios eletricos e nesses ambientes eh totalmente impossivel afinar de ouvido.

    Sim, em ambientes barulhentos é indispensável, e também quando é preciso afinar o instrumento muito rapidamente. Nesses casos nada melhor que um afinador eletrônico. Mas é um bom exercício exercitar sua precisão de afinação de ouvido e comparar depois com afinador eletrônico(em casa estudando, nunca em público).

    denismonteiro
    a um tempo atras eu tava sem afinador e nos ensaios rolava a clássica pro guitarrista "toca um MI aí!" e o resto eu afinava de ouvido...

    Essa é clássica...hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a usando diapasão de apito