Wood X Cheruti - Qual escolher?

    Autor Mensagem
    flenriq
    Veterano
    # abr/07


    Amigos sou novato por aqui, mas sempre que posso acompanho as discussões no fórum, a propósito, muito proveitosas.
    Bom, estou em dúvida entre dois baixos de 5, um Scorpion Plus da Wood e um Cheruti Power Bass. Seguem as especificações:

    [/b]Wood Scorpion Puls
    Corpo: Mogno com tampo de roxinho, imbuia ou marfim.

    Braço: Aparafusado em pau-marfim com 2 longarinas
    de roxinho.

    Escala: Jacarandá com 34", 24 trastes jumbo, marcações aurora pearl mini, traste zero e barra de tensão.

    Ponte: Gotoh 510B-4 (19mm), 5 (18mm) ou 6 (17mm).

    Tarraxas: Gotoh GB70.

    Captação Ativa: EMG 35J (4), 40J (5) ou 45J (6) (cerâmica) e preamp EMG BQC System 18V (grave, agudo, medio com parametrico,.balanço e volume master).

    Acabamento: Verniz P.U.

    [b]
    Cheruti Power Bass

    Braço (inteiriço): Marfim e Cabriúva ou Sucupira

    Corpo: Cedro do Pará (verso) e Exótica (frente)

    Escala: Jacarandá

    Madeiras Exóticas Clique aqui para conhecer as opções de madeiras

    Larguras da Escala: 45mm no capotraste e 75mm no final

    Medida da oitava: 33,5" ou 85 cm

    Nº de Trastes/Tipo: 22 ou 24, jumbo

    Marcação: ou

    Captadores: Seymour Duncan®, SMB-5D (ponte e braço), 4 fios, 5 cordas

    Ponte: Cheruti, em latão fresado

    Tarraxas: Gotoh®, blindada

    Elétrica: Pan, volume, grave, médio e agudo, com 02 chaves ON-ON (defasam uma bobina dos captadores, tornando-os "singles") e "push-pull" no volume (para deixar o instrumento ativo ou passivo)

    Cor das ferragens (knobs e tarraxas): preta ou dourada

    Acabamento: Selador ou verniz ou pigmento



    Por favor comentem e me dêem um alento!!

    jkdias
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    flenriq

    falae cara, eu sou um pouco suspeito pois tenho um Cheruti, mas já toquei num scorpion plus (antes de comprar o Cheruti inclusive) e sem dúvida meu voto é para o Cheruti.
    Primeiramente, estamos falando de dois baixos TOP de linha que não perdem em nada para os gringos.
    Vou falar o porque da minha preferência pelo Cheruti:

    1) Braço inteiriço (maior sustein e melhor tocabilidade)
    2) madeira: é gosto pessoal, mas achei o cedro do pará mais puxado para os médios do que o mogno (tenho um fretless em mogno)
    3) Caps: tb é gosto pessoal, mas prefiro de longe os seymors aos emgs, por ser mais roncado e por vc ter dois humbuckers com opção de defasálos em single (individualmente), isso vai te dar uma gama infinita de timbres, aliado à possibilidade de usar ativo ou passivo.
    4) Ponte em latão: excepcional essa ponte da Cheruti.

    É isso ae cara, com qualquer um vc vai estar bem servido!

    eltonbass
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Caps: tb é gosto pessoal, mas prefiro de longe os seymors aos emgs, por ser mais roncado e por vc ter dois humbuckers com opção de defasálos em single (individualmente), isso vai te dar uma gama infinita de timbres, aliado à possibilidade de usar ativo ou passivo.
    eu tb! seymor rlz!
    mais os emg são ativos, outra coisa que não gosto!

    bass_addicted
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Compra o baixo do zé eduardo (hmz), que criou a wood e projetou todos os baixos. Ele fazia os bass do Nico pessoalmente. Sem dúvida é o melhor. abs

    jkdias
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eltonbass
    mais os emg são ativos, outra coisa que não gosto!

    eu tb cara, os emg têm um timbre muito próprio, q particularmente não curto (pelo menos os q já experimentei).
    Já ouvi dizerem q o timbre do emg independe da madeira...

    Shakal
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    1) Braço inteiriço (maior sustein e melhor tocabilidade)

    Acabaram de falar em outro tópico que isso não tem nada a ver! :P

    eltonbass
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    jkdias
    não..
    na verdade ele da uma equilibrada, mais a madeira influencia, acho que o Soulface falou algo assim la no tópico do Contra baixos as verdades e as mentiras

    eltonbass
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Shakal
    claro que tem!!!
    braço interiço dá mais sustain sim!

    jkdias
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Shakal
    1) Braço inteiriço (maior sustein e melhor tocabilidade)

    Acabaram de falar em outro tópico que isso não tem nada a ver! :P


    falaram q não tem maior sustein ou não tem melhor tocabilidade?

    Creio que ambos sejam um consenso entre músicos e luthiers.

    jkdias
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: jkdias
    · votar


    eltonbass
    na verdade ele da uma equilibrada,

    É, acredito que seja isso mesmo, mas de qualquer forma eu acho o som deles (emg) muito "limpo", nao curto nao...

    eltonbass
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    jkdias
    sim muito limpo, é meio estranho...

    GugaBass
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Quanto aos emg, eu acho que eles e o seymour são dois captadores com timbragens diferentes um do outro, ja que um ai é passivo e outro é ativo... entre os dois ai eu ia de seymour não desmerecendo os emgs mais so pelo fato deles serem passivos, isso é um diferencial que tbm vai de gosto... eu uso os emgs hz e já toquei com bass lines, os 2 são bem diferentes com certeza! eu achei o grave dos emgs mais encorpadoes mais pesadoes... já os do seymour eu achei mais aveludados, e o médio dos dois são roncados ainda mais se tiver um virezinho.. fica show de bola!

    jkdias
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    GugaBass
    o médio dos dois são roncados ainda mais se tiver um virezinho..

    fala guga, o q é virezinho?

    Henrique S.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    O da Cheruti vc praticamente pode desenhar o modelo, tu escolhe la um e pode personalizar, ate por seu nome na ultima casa (pelo - nas guitas e tranquilo)

    GugaBass
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: GugaBass
    · votar


    jkdias

    O "virezinho", é um potênciometro duplo que é chamado de vire-mid, ele trb com as frequências médias (erroneamente falando) com o paramétrico de baixo vc escolhe a frequência e em cima vc escolhe a tonalidade, se vc quer mais agudo mais medio-grave ou até mesmo cortar a frequência "média" q vc desejar...

    Abraço..

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    GugaBass

    Não é Vari-Mid não cara?

    GugaBass
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Cara se eu não me engano é vire, mais se não for tbm não tem problema: médio com paramétrico... é a mesma coisa =)

    Jfactor
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    flenriq


    Fala brother, blz?????

    Então em questão de desenho eu acho o Wood mais bonito, mas ele esta perdendo feito para o cheruti, primeiro em captação, não se pode comprar um Seymour DUncan com um EMG, segundo o circuito do ceruti e muito melhor do que o da Wood e a mais importante, "condição de pagamento", a Wood não facilita muito a sua vida, certa vez eu quase comprei, mas o cara ia fazer somente em 5 vezes.....ai quebra!!!!!!!!!

    abçs

    flenriq
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    jkdias
    Cara, vou te confessar uma coisa: tava com a mão num cheruti e só precisava de um empurrãozinho. VOcê disse que era suspeito pra falar, mas na verdade a tua suspeição foi muito proveitosa pra mim, pois ninguém melhor que um dono pra falar de seu baixo. Resumo da ópera: Encomendei o monstro! Faltam, no prazo máximo, 86 dias, heuaeuahueaheua!!

    Jfactor
    Cara, isso influenciou uma barbaridade pra eu fechar negócio com a Cheruti. O preço do Wood era cerca de R$ 400 mais caro do que o Cheruti. Depois, o frete pra mim sai mais barato na Cheruti (moro em Floripa). As condições são melhores tb, eles aceitam uma entrada mais oito cheques pré, sem falar que o projeto é teu né cara, o Scorpion Plus já tava feito esperando pra ser comprado...

    No mais, agradeço a todos que me deram uma luz nessa escolha. Valeu ae pessoal. Assim que chegar o monstrengo eu gravo uma linha e adiciono à "baixoteca".

    Abraços.

    ps.: falei em CHeruti o tempo todo, mas a marca "Cheruti" já não existe mais. Algum juiz emitiu uma liminar impedindo eles de usarem a marca, e então, como não quiseram aguardar o final do processo (cerca de 999999999999 anos na justiça brasileira) mudaram de nome. O DETALHE É QUE EU ESQUECI A MERDA DO NOVO NOME, AHUEAHUEAUEHUAEHUAEH.
    Assim que eu falar com o Francisco eu posto o novo nome comercial da Cheruti.

    Jfactor
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    flenriq

    Deixa eu te perguntar: qual o modelo q vc comprou? o preço dele está a qto? e mais uma coisinha "quantas cordas".

    um abração,

    parabens pela conquista e o mais importante "FELIZ GRAVES".

    jkdias
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    flenriq

    Ae cara, parabéns pela aquisição! Espero que, como eu, vc fique muito satisfeito com sua nova máquina.
    Agora sobre a mudança de nome eu não sabia, depois posta aí o novo nome.

    flenriq
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Jfactor
    Cara, antes de tudo obrigado. Essa foi realmente uma conquista! Mal posso esperar pelo som da criatura!
    Bom, comprei o modelo Power Bass de 5 cordas. A descrição do instrumento é a mesma lá do tópico, com tarraxas douradas. Só troquei o verniz por um acabamento em polyester e pedi que a madeira exótica fosse Purpleheart (não vai influir muito no som, é questão de estética, apesar de o purpleheart dar graves bons).
    Preço: R$ 2.990,00 (esse preço pode ser parcelado em até oito cheques pré) ou R$ 2.840,00 (à vista). Afora isso tem frete e 8% sobre o valor da nota fiscal (acredito que seja o ICMS ou o IPI sobre o produto vendido).
    Custa R$ 40,00 pra colocar alguma inscrição no bass. Eles terceirizam o Hard Case (opcional) sob medida por R$ 270,00.


    jkdias
    Obrigado pelos parabéns , minha ansiedade não pode ser medida cara. To muito afim de rachar as janelas aqui de casa!!
    Bom o novo nome da marca é "LEDUR". É o sobrenome dos donos da nova Cheruti. Segundo informações, em 2004 saiu da fábrica o único cara que se chamava Cheruti, que tentou montar outra luthieria e acabou falindo.
    Deve ter ficado "putinho" porque a CHeruti faz sucesso com o sobrenome dele e pôs na justiça. O juiz determinou, liminarmente, que a Fábrica Cheruti deixasse de utilizar essa marca até decisão final.
    Então, como a justiça tarda e falha, eles resolveram trocar o nome para LEDUR, mas a estrutura continua a mesma (claro que sem o tal Cheruti).

    Abraços ae pessoal e obrigado pelas felicitações!!

    BTNS
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Apenas para contribuir com o fórum:

    Sobre Wood

    Tenho um Scorpion Plus 5 cordas que comprei na época em que o Pedro ainda estava trabalhando diretamente na Wood (hoje ele continua na sociedade mas não se envolve mais, tem um comentário dele a respeito disso na comunidade Wood).

    Sobre os atuais eu não peguei nenhum em mãos, mas vi que algumas especificações mudaram. O pré do meu é o mesmo pré do Wood Master (grave, agudo, médio e mid eq) e, me parece, atualmente o pré que vem no Plus é um de grave/agudo.

    Bom, sobre o meu acho um baixo excelente. Tem um som muito bom e o pré é bem versátil. Estava pensando em vendê-lo depois que comprei um Zaganin, inclusive anunciei o Plus na comunidade e no ML. Cancelei o anúncioda comunidade depois do último ensaio com ele na minha nova banda e o do ML estou deixando vencer. Se não vender no ML acho que não boto mais à venda. Foi difícil conseguir esse bass, juntando moeda a moeda ;)

    Sobre EMG

    A EMG tem uma linha extensa de captadores. Os mais comuns aqui no Brasil são os DC, que são humbuckers de saída alta. Eu comprei um par desses para experimentar no meu Wood já que com o sistema quick connect da EMG é só "desplugar" um e "plugar" o outro. Resultados do meu teste: a saída, como já era de se esperar é maior mas o timbre, para o meu gosto, ficou muito artificial no Wood. Botei de volta os 40J originais do Wood, que são single em formato humbucker. O 40J têm um timbre muito bonito, que me agrada. Como dizia o Pedro "claro e definido". Ah, inverti o captador da ponte, colocando-o de cabeça para baixo, o que me de um encorpada legal nos graves.

    Pretendo experimentar outros modelos de EMG que caibam no meu Wood (se realmente ficar com ele) e o modelo JV num futuro Jazz Bass.

    Sobre VariMid
    Bom, o "VariMid" citado é um recurso que vêm em um pré ativo que se adiciona aos captadores sejam eles ativos ou passivos para poder reforçar ou cortar determinadas frequências médias. Geralmente o pré que traz esse recurso também traz os controles para grave e agudo, que são as frequências mais comuns.
    No caso do VariMid ou MidEq em configuração de botões concêntricos (um sobre o outro) a parte de baixo permite selecionar a frequência de médio que se deseja trabalhar e a parte de cima corta ou reforça essa frequência.
    O pré do meu Wood, sendo igual ao do Master, tem esse recurso e devo dizer que dá um certo trabalho mexer com isso. Prés com grave/agudo apenas me soaram mais fáceis de timbrar (experimentei um Scorpion Standard e alguns outros baixos ativos nessa configuração).

    Sobre braço integral
    Todos os luthiers que conheço sempre defenderam que esse tipo de construção proporciona ao baixo mais sustain. Eu tenho um de luthier, modelo baseado no Fodera, que é integral. Apesar da captãção e pré Tagima ele tem um som bacana e um sustain realmente diferenciado.

    Abrax.

    dru
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    peguei um master tampo de mogno braço marfim duas logarinas de roxinho um espetaculo de lindo e tampa traseira jacaranda ,meu amigo eu estou apavorado com o baixo bate muito forte não perde pra nenhum baixo ,eu disse nenhum o agudo mais lindo que eu já vi eu tenho aquele timbre do nico lá en casa kkkkkk,agora tome cuidado pois os novos woods estão saido em serie e eu tenho um amigo que esta sofrendo um pedaço com seu master 6 cordas já eu estou nas nuvens nada pode me segurar kkkkkk muita paz .....

    Jfactor
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    peguei um master tampo de mogno braço marfim duas logarinas de roxinho um espetaculo de lindo e tampa traseira jacaranda ,meu amigo eu estou apavorado com o baixo bate muito forte não perde pra nenhum baixo ,eu disse nenhum o agudo mais lindo que eu já vi eu tenho aquele timbre do nico lá en casa kkkkkk,agora tome cuidado pois os novos woods estão saido em serie e eu tenho um amigo que esta sofrendo um pedaço com seu master 6 cordas já eu estou nas nuvens nada pode me segurar kkkkkk muita paz .....

    dru

    Isso é verdade, os antigos são ótimos instrumentos, porém os novos, só tem aparencia, e triste algo desta forma acontecer, eu conheço os Wood da época dos anos 80, ainda era em uma pequena rua no centro do Rio, mas agora infelizmente a decadencia tomou conta. "lamento"!

    abçs

    IgorFrança
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Caramba, são baixos distintos entre sí... em construção, captação, e no final... TIMBRE... e isso realmente é o que deve contar, digamos que os dois são "pau a pau", cada um com suas particularidades, e top de linha, lógico.
    EU optaria pelo Wood, pelo shape, construção do braço, corpo em mogno... mas os EMG me incomodam... prefiro algo com um timbre mais "quente", e os Seymours são assim...
    seria ideal mesmo uma coisa de cada um :D eheheh

    BTNS
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O meu Wood, embora seja da fase fábrica é de uma "safra" muito boa. Me ofereceram 2.5 no ML e eu disse que só passava por 2.9K + frete. Mas, na boa, estou só esperando o anúncio expirar porque realmente o baixo é muito bom;

    dru sou maluco pelo Master. Quas peguei o do Pedro, de 4 cordas. Acho que só trocaria meu Scorpion Plus por um Master.

    Abrax
    PS Também ouvi alguns comentários sobre os atuais.

    dru
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    meu parceiro se tiver oportunidade de pegar o master, cara não fique de bobeira eu recomendo, tem muito som é extremamente verssatil é um tiro .agora um aviso toque antes leve-o a um cara de sua confiança para ver se está legal , se estiver ,é só alegria. não da vontade de parar de tocar .um grande abraço e muita paz

    Hamateen
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Bom dia,

    Será que a turma pode dar uma passada em:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/206638/

    Vamos trocar informação lá, sempre!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Wood X Cheruti - Qual escolher?