Baixo YAMAHA, opinião de vcs.

Autor Mensagem
Jfactor
Veterano
# abr/07


Caros colegas do forum,

Estou com a oportunidade de adquirir um Bass Yamaha quase a preço de banana (presente para mim mesmo), a questão é qual? considero a opinião de vcs muito importante.
Os Basses são o RBX 775, JM2 ou TRB 1005/1006.

O Q VCS ACHAM?????????????


abçs

Savant
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor
Eu já testei o JM2 e o RBX775.
Particularmente eu gostei muito do som do RBX775. Eu só não comprei ele na época pq eu achei o Cort mais confortável. Mas aí é gosto.
O JM2 eu particularmente achei meio pesado, mas o som é bom.
Eu achei que o grave do RBX775 bem melhor que o do JM2.
Assim como o médio do JM2 é melhor que o do RBX775.

Os TRB eu quero testar também!!!

denismonteiro
Veterano
# abr/07
· votar


ja toquei um TRB mas faz tempo nem era os 1006...

tive um RBX765II e o som dele era fantástico! o 775, que é a evolução natural dele deve ter um, som bom tbm!

eu tenho um RBXJM2, como já foi dito num outro tópico, ele é o baixo do Myung do DT, logo, é um instrumento mais focado, se vc não pretende tocar rock, metal e afins, sai fora dele. mas se pretende, é uma boa opção, tapping nele é lindo demais! é bom tbm se vc tiver mão direita pesada, sai um timbre meio distorcido muito bom tbm!
os contras ficam no peso, dói o ombro, e o lance de não ser muito bom pra qq outra coisa que não seja rock/metal do capeta.

imagino que o TRB1006 seja uma opção mais versátil!
aí vai de vc!

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Savant
aproveitando que o topico é do Jfactor (acho que ele nao vai bater ne mim por te perguntar isso no topico dele), o que vc fala do seu cort? É o b5? vi vc falando que tem um cort com mk1 em outro topico... eu estou pra comprar um baixo de 5 cordas, só que estou entre o cort b5 e o rockbass corvette, ambos estao na mesma faixa de preço, o cort eu nao vou poder testar.... quando vc comprou testou outros instrumentos? tem gente que fala que o cort nao tem peso nem presença, desaparece no meio da banda, isso é certo? faz um mini-review aí...

Jfactor
acho todos 3 feios e nao gosto do som de nenhum deles, mas eu iria de trb... outro dia fui num work shop e o cara tava tocando com um trb fretless.... putz... aquilo sim é som... abafou legal o warwick que ele tinha....

denismonteiro
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
e eu já acho lindo os instrumentos da yamaha! principalmente as séries RBX e TRB!

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor

Os baixos...
num sei, num conheço......
tem emprego ai mermão?......nego consumista meu! uahuahuahua

Savant
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
Tô com o B5 sim!!
Na época que eu comprei, eu tinha 3 opções na Loja:
- Yamaha RBX775
- Cort B5
- Condor AG5000
Eu não gostei nem um pouco do AG, achei muito metálico e sem presença. Não achei confortável e etc. E o mais interessante é que era o mais caro.
O RBX eu gostei muito mesmo, só não comprei pq eu achei o Cort mais confortável, pq eu fiquei realmente na dúvida entre os dois.

O baixo em termos de tarrachas, ponte e etc é muito bom. Aguenta afinação muito bem mesmo e etc. A única coisa que eu não gosto das ferragens é que os knobs não tem indicação, vc acaba nunca sabendo direito quanto tá em cada botão.

Eu achei ele muito confortável. O braço dele é bem legal mesmo. Meu professor mesmo que nunca tinha visto o modelo, a primeira coisa que ele disse foi isso.

Eu gostei muito do som dele. O MK1 claro que não é um bartolini top, mas nessa faixa de preço ele é muito bom mesmo.
Com relação a presença, ele perde um pouco de presença sim.
Isso aí é verdade. Mas eu pelo menos consigo equalizar ele para passar por isso. Você tem um bdi né? Acho que dá prá ajustar isso facilmente. Eu no momento tô tendo que ajustar no pré-amp e no amplificador. Mas em breve vou comprar um GEB-7 e um Limiter prá poder melhorar um pouco.
Agora, no geral, eu acho que ele vale bem mais do que o preço dele. Eu na época paguei 1.600 novo.

Savant
Veterano
# abr/07
· votar


denismonteiro
conehc
O design do RBX com aquele efeito 3D no headstock é bonito prá burro!

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Na pior das hipoteses siga isso:

As fundamentais, as notas que tocamos, estão abaixo de 120Hz (o Lá solto é 55Hz), é o chamado grave. Essas freqüências produzem aquele peso que vc mais sente do que ouve.

A gordura propriamente está, curiosamente, nos médio-graves. Na verdade vc pode situá-los entre 120 e 300Hz, mas atenção aqui esta o peso mas o embolo tb (na estreita faixa entre 270 e 300Hz), se exagerar embola, se faltar fica sem peso.

Entre 600Hz e 2KHz esta a articulação das notas e, se vc puxar bem, aquele som anasalado de fretless típico do Jaco. É uma freqüência bem útil para vc ser ouvido em meio a uma mix densa, com muita gente tocando, mas se exagerar o som fica meio que de radinho.

De 2 a 5KHz está o brilho e definição, aquele som estalado de quem faz slap e é a região aonde a voz humana mais ressoa (2 a 3K), então tem q ter bom senso para não encobrir os vocais.

Acima disso o som vai ficando cada vez mais ardido que os caras de NüMetal tanto gostam mas nesse caso o cuidado deve ser que daqui para cima estão também os barulhos de dedo, corda etc.

Pro meu gosto, acima de 12 KHz pinta mais é ruído e chiado de captadores e vazamento de RF do cabo, mas também dar um boostezinho aqui, as vezes justamente suaviza os barulhos de corda.



mas assim, vc me deu uma noticia ruim... baixo sem presença é foda... a maioria dos tecnicos ja deixa o baixo num volume ridiculo, o baixo ainda fica sem presença, dai que ninguem ouve mesmo... acho que aí ja foi um ponto pro rockbass... tem eq só de 2 bandas, nao tem bartolini mas tem uma presença bem foda...

Savant
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
Eu honestamente nunca toquei num rockbass para poder comparar os dois.
Assim, para o que eu faço dá prá usar numa boa, até pq eu to muito longe de ser profissional.
Posso até estar um pouco equivocado no que eu falei, mas as vezes eu senti isso. Aí eu regulei prá colocar mais low e aumentei um pouco o volume, que aí ajustou legal.
A única coisa que eu posso dizer é: tá longe da presença de um warwick ou um fender precision por exemplo na minha opinião :)

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Savant
eh, vou te falar minhas necessidades vc fala se encaixa (morar em roça é triste, nunca tem opção de baixos pra comprar)...

Atualmente tenho um sx sjb75 (fotos na baixoteca) e um bdi 21... acontece que estou tocando em 3 projetos: um de musica alternativa e pop, um acústico e um de axé... o de axé pede notas mais graves a toda hora... o de acústico pede um baixo com um grave profundo, de tremer o peito... o sx nao da conta de nenhum dos dois, mas na banda de alternativo/pop ele se dá muito bem..

como vou ter que vender o sx pra comprar outro baixo, tem que ser alguma coisa que realmente valha a pena... que eu possa tirar um som de jb, um grave foda e um som legal pros grooves do axé... to começando a achar que com 1500 (media) vai ser quase impossivel isso tudo...

Savant
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
Cara, pra alternativo e pop, o baixo vai bem sim. Até pq eu tenho um projetinho de pop/rock que vai bem.
Axé eu não tocopq não tenho nenhum projeto nesse estilo, mas esse captador MK1 é bem puxado prá médios. Axé tem muito médio também né? Eu *acho* que o grave prá axé aguenta sim. De uma forma ou de outra, recomendo que você veja com outros tb isso!! Como disse, posso estar errado.
Agora... esse grave de tremer o peito cara... honestamente eu só "vejo" isso em fender, warwick, musicman ou baixo do gênero.

O Rockbass tem o mesmo captador do Warwick né? Talvez ele consiga esse grave que vc quer.

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Savant
sim... o rockbass eu conheço bem o som... é bem legal, tem um peso muito foda... o pre é bem atuante, é um baixo leve, mas ele so peca no braço... muitas pessoas falam que costuma empenar facil, alem dele ser um pouco mais grosso que o normal...

Gui
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
se eu te falar que o braço dos rock bass são mais finos do que o do meu primeiro baixo..tu acredita?^

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


Os baixos...
num sei, num conheço......
tem emprego ai mermão?......nego consumista meu! uahuahuahua


THE BASSMAN

Isso é pior do q arrancar dente, não acaba, qto mais tem mais quer.........rsrsrsrsrsrssr

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor

hauhauhauh e eu num sei? uhauhauhau manda bala..ta podendo manda bala...eu tava ate conversando esses dias...nao sei o que é mais gostoso, se é comprar ou tocar os baixos auhauhauhauhau

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


Gui
conehc


Já fui deixado de lado.............snif,snif,snif.........o tópico já foi pro KCT, eta mineirinho falador.....rsrsrsrsrsrsrsr, mas vamos lá essa história de RB empena braço, q é desconfortável, é historia da carochinha, afinal tem baixista q não quer outro bass, vc precisa e testar um, opiniões são diferentes, apesar de vc mora na fazenda por ai não tem nenhum para vc testar? qto aos Cort com capt. Bartolini, eles tem peso só q os graves são aveludados, macios não tem o "soco" dos RB.

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


THE BASSMAN

hauhauhauh e eu num sei? uhauhauhau manda bala..ta podendo manda bala...eu tava ate conversando esses dias...nao sei o que é mais gostoso, se é comprar ou tocar os baixos auhauhauhauhau

È verdade, eu fiquei com "desejo" de comprar este Yamaha mas as dúvidas estão fortes.

Wilson Fisk
Veterano
# abr/07 · Editado por: Wilson Fisk
· votar


conehc

Cara, também estou procurando um baixo versártil, não muito caro. O Condor CJB 5A me pareceu uma alternativa nesta faixa de R$ 1000 a 1200: é um JB, corpo em ash, 5 cordas, captação ativa (segundo diz a Playtech, mas não é o que parece no site da Condor)... assim que tiver tempo (e grana) pretendo experimentar um. Mas se alguém já testou poderia dar um depoimento, pois não achei nada na busca. Abraços!

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor
eu ja testei o rockbass... gostei do baixo... achei bem leve, os controles atuantes e tals... acho que vou é desistir do cort e comprar um rb mesmo... ate o fim do ano estou com o meu... tenho que me atualizar, afinal estou atrasado... toco numa banda que o guitarrista ta la feliz com sua fender e uma epiphone std... o baterista comprou uma tama muito foda mesmo... tocamos esse domingo e eu nao acreditei no som da bateria... nem precisou do tecnico fazer muito ajuste no som... a propria bateria ja tem um som foda... ate porque, se eu gastar 4000 num instrumento e ele nao for bom eu jogo ele no lixo...

Wilson Fisk
eh, pelo momento eu estou correndo de condor... a nao ser que ache um bc5000 usado em boas condições e barato... ai sim eu animo a comprar... mas assim, teste o rockbass... eu tava em duvida entre ele e o cort b5, mas depois de saber destes probleminhas do cort to quase ficando com o rb mesmo... som agressivo é o que há heheh

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor
VOLTANDO AO TOPICO...

quanto vc vai pagar em cada um deles? se tiver muito barato rola... mas os trb mais baratos que eu achei pra comprar eram 3200... se nao tiver barato... sei la... acho que rola de vc pegar um sting ray 5 usado na mao de algum viciado em crack, sei la... sai baratinho...

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


acho que rola de vc pegar um sting ray 5 usado na mao de algum viciado em crack,
hauieuhiaeuhaieuhea

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


conehc

quanto vc vai pagar em cada um deles? se tiver muito barato rola... mas os trb mais baratos que eu achei pra comprar eram 3200... se nao tiver barato... sei la... acho que rola de vc pegar um sting ray 5 usado na mao de algum viciado em crack, sei la... sai baratinho...

O TRB é o mais barato 1.800,00 , já o JM2 sai por 2800, e o TRB 1005 2.980,00.

mais ainda não ha nada concreto, estou pensando, qto a comprar um MM, já toquei em um e não é lá estas coisas, qdo eu comprei o Factor tinha um série aniversário para vender, testei os dois e o Factor ganhou, o MM e muito bom, mas é muito agressivo, não tem meio termo. "minha opinião"

conehc
Veterano
# abr/07 · Editado por: conehc
· votar


Jfactor
entao... o que encanta no baixo é justamente a agressividade dele... pra funk fica muito legal... mas da pra ser usado em outros ritmos tbm, tipo o sertanejo... tem uma dupla aqui de minas que o baixista usa um mm sr5, eu fui no show, e cada grave era um soco no peito (claro que ai entra equalização tbm, mas de qualquer modo o som nao embolava).

com 3000... vejamos... ja pensou num Ww corvette usado?


desses baixos ai o trb 1005 deve ser muito foda... ah, pq nao pega um de instrumento de 6 cordas de uma vez? ai vc fica com um baixo de cada tipo...

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Jfactor

e eu to juntando os trocados..nem cerveja naum tomo mais....(mentira)
Tô mirando um Sting Ray5 agora!...
DUENÇA!
mas ai eu acho q paro....
um fretless..talvez uahuahua

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


e eu to juntando os trocados..nem cerveja naum tomo mais....(mentira)
Tô mirando um Sting Ray5 agora!...
DUENÇA!
mas ai eu acho q paro....
um fretless..talvez uahuahua


THE BASSMAN

Testa primeiro, e um otimo Bass, mas não é pau pra toda obra.

abçs

gabeiraz
Veterano
# abr/07
· votar


Olá, cara, eu tenho um Trb 1005... descobri uma coisa... o captador dele não é hambucker... é um single(jazz bass) com uma bobina sem imã, que serve apenas para cancelar o ruido característico do captador single...
Tirando a parte técnica..., eu acho um ótimo baixo!!!
Fiz uma gravação e tirei fotos e coloquei aqui no forum, não sei se vc viu!!!???
A gravação é meio porca, mas da pra ter uma noção de como é o som mais ou menos...
é um baixo extremamente grave... demais mesmo, mas isso é bom, pq tirar é fácil, o difícil é tirar grave de onde não tem... o slap é matador... para mim, é muito mais bonito do que muito fender que tem por ai e eu até coloco lado à lado com um MM SR5, cada um com sua característica...
Enfim, um baixo nervoso, pra pop é a melhor coisa, grave violento, aquela pegada bem pop-soul... o ganho é muito alto, pode ter certeza que ele tem o dobro de ganho de muito baixo ativo por ai, o dobro mesmo, sem exagero...
No mais é isso, e é bonito demais, demais mesmo, o visual ajuda muito!!!
Abraço!

gabeiraz
Veterano
# abr/07
· votar


RS
Até aqui em um tópico sobre yamaha o SX SJB 75 é citado!!!
Caracas, esse baixo deve ser demais RS...
To quase trocando meu yamaha em um desse!!!RS(Zueira)
Felicitações para quem tem!!
To querendo um pra mim, to tentando vender meu olp 5 passivo pra comprar um!!!

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


gabeiraz
na verdade acho que so vc nao tem um, eu, o the bassman e o jfactor ja temos os nossos...

e se vc leu ele foi citado mais como parte do exemplo ehheh

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor
qual desses baixos vc ta mais inclinado a pegar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo YAMAHA, opinião de vcs.