Baixo Golden antigo, modelo Jazz Bass - Uma opinião por favor

    Autor Mensagem
    michael-knight
    Veterano
    # mar/07


    Senhores,
    Possuo há uns 18 anos um baixo Golden GB301, cópia do modelo jazz bass, que tem originalmente 2 captadores humbucking um tanto toscos que ocupam um buracão na madeira, e que tinham inclusive uns "protetores" de metal cobrindo as cordas e a ponte. Esse instrumento já sofreu o pão que o diabo amassou e tenho por ele grande estima. Estou para consultar um luthier (careiro, pelo que me disseram) que me foi indicado, mas trago aqui a pergunta:
    - Além de reformar braço, escala e etc, estou interessado em colocar 2 pickups de music man. Algúem pode me dar uma opinião?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    michael-knight
    Cara, conheço muito bem esses baixos (sou luthier), e posso te garantir que a única coisa que presta é a madeira do corpo, que é mogno, daí o enorme peso deste instrumento. O braço pode ser melhorado (tinha uma confecção tosca e as cordas chegavam desalinhadas ao "headstock"), e os captadores são horríveis.
    Se vc quer colocar captadores estilo Musicman nele, recomendo os Spirit pelo custo-benefício.
    Se vc quiser eu compro de vc o protetor (chama-se abafador) do captador do braço.
    Abç

    michael-knight
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauricio,
    Obrigado pela resposta. Infelizmente eu não tenho mais os abafadores, perdi há alguns anos num ensaio na casa de um conhecido a qual perdi o contato. Duas perguntas: 1- Quando vc diz que o braço pode ser melhorado, trata-se de um trabalho penoso, e por conseguinte caro? 2 -A sua oficina é no Rio?
    Obrigado de novo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    michael-knight
    Sim, é um serviço trabalhoso.
    Minha casa é em Niterói.
    Abç

    Gui
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    michael-knight
    eu tenho um igual...sem os protetores..quanto tu tá querendo nos seus protetores???

    eu já pensei em troca os caps...mas tem que furar a madeira (no cap da ponte)...e o pior é que eu curto o timbre do cap da ponte!!!

    michael-knight
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Maurício
    Seria mais vantajoso trocar logo o braço? Não tenho idéia de valores...
    Vc tem algum site, ou email de contato? Abç

    Gui,
    Não tenho mais os abafadores que mencionei...mas qual captador vc pensou em colocar? Um JB mesmo? Abç

    Gui
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    michael-knight
    pensei em colocar um jb no braço (trocando o escudo) e um MM na ponte...mas desisti porque na ponte teria que furar a madeira...seria muito gasto...

    vou mexendo nele aos poucos!

    PAGEWATERSRAUL999
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    michael-knight

    Toquei muito tempo nele (lá pelos fim dos anos 80). Tive problemas sérios de coluna devido ao seu peso - não conseguia dormir porque não conseguia deitar - é sério velho. Foram dias assim...

    Mas tirei muito som nele.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    michael-knight
    Talvez sim. Se vc for de Sampa, dê uma passada na Vintage que lá tem (ou tinham) braços prontos e de boa qualidade para vender.
    Abç

    michael-knight
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pessoal...obrigado a todos, estou começando a reconsiderar a operação! Rsrsrsrsrs

    michael-knight
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ressucitando o tópico, já pedindo desculpas por ele não ter tanta relevância assim rsrssrs:

    Levei o golden véio num luthier bom pacas, aqui do lado de casa, e o cara ressucitou o instrumento!
    Foram colocados dois captadores Kent Armstrong (que comprei num preço razoável), um JB para perto braço e um MM para junto da ponte (este precisou de uma plaquinha em volta para dar acabamento, pois precisou de uns ajustes na madeira para ele entrar. Não precisou reformar nem braço, nem escala, nem trocar ponte ou tarraxas (ok,ok elas estão velhas e meio assim assim, mas estão funcionando). O cara regulou na moral e ficou uma beleza para tocar (tudo bem que eu não toco porra nenhuma, mas eu vou tentando né?).
    Agora estou seriamente pensando em colocar mais um potenciômetro para tone (ficando um volume e um tone para cada cap.) onde atualmente é o jack, e embutir um jack novo na espessura do corpo. Será qe fica bom?

    michael-knight
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Claro que se eu pegasse a grana que eu gastei (135 os dois caps, 150 luthier e 25 cordas novas. total 310) e juntasse mais 150 royales dava para eu pegar um eagle jb novinho... mas sabe como é...amor antigo sempre mexe com a gente...

    eltonbass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    onde atualmente é o jack, e embutir um jack novo na espessura do corpo. Será qe fica bom?

    acho mais bonito...

    Gui
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    michael-knight
    me fale mais sobre esses ajustes na madeira e essa capinha...pelo preço que tu pagou..tou pensando em fazer..

    michael-knight
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Gui,

    Mesmo o captador antigo sendo grande, o buraco não comportava o MM. Então o luthier falou que poderia abrí-lo mais , porém se o fizesse com a máquina(esqueci o nome, acho que é a topia)para ter precisão, acabaria dando uma escabufada na pintura, e aí para pintar ia ficar caro pacas e não valeria a pena. A solução que ele me deu foi de abrir com o formão, e para esconder as irregularidades ele colocou uma plaquinha retangular que emoldura o captador, sendo que ele boleou a quina da parte de baixo(que dá para os pots) para acompanhar a curva da pickguard. Depois que eu vi pronto achei que ficou 100%, eu tinha concordado por ser o único recurso mas agora acho que completou legal, deu uma "personalidade" rsrsrsrs. Não manjo total de captador mas acho que esse Kent (embalagem da Condor) fala bem!

    Um abraço

    Gui
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    michael-knight
    tou pensando em por nbs!=DDD

    michael-knight
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pelo que eu já li por aí sobre os NBS, teu baixo vai ficar com um puta sonzão!!! Manda bala e depois diz como ficou!!!
    Cara, há quem diga que não vale a pena fazer investimentos de upgrade em determinados instrumentos, mas vai do gosto de cada um, eu sinceramente (podem me zoar e me chamar de maluco) estou muito mais feliz com o meu goldenzinho-hellraiser do que se tivesse pego um eagle novo (não estou desmerecendo de maneira alguma, mas é olance sentimental com o instrumento rsrsrs)

    Mr.Blues
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Concordo...
    Tenho um Jazz Bass Fender, mas não largo meu Goldem BR90.
    O primeiro instrumento a gente não esquece...piadas a parte.

    Ter um isnstrumento de marca e de marca tradicional em seu estilo é melhor ainda.
    Acho que o que vale em um instrumento é seu timbre, se ele parece uma pedra mas tem um som gostoso tá valendo...tenho maverick 78 não troco por um mustang...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo Golden antigo, modelo Jazz Bass - Uma opinião por favor