Autor |
Mensagem |
Al_Capone Veterano |
# fev/07
e ai galera , toco guitarra a 2 anos , mas nesses ultimos dias me deu vontade de aprender baixo , nao sei pq curti muito o som e to ate pensando em começar a tocar baixo seriamente
agora queria saber se vou ter facilidade em aprender o basico devido ao tempo qeu toquei guitarra e dicas pra começar , e um baixo/amp que sejam legais e nao mto caros , pq nao tneho nem ideia do que é bom ou nao
obrigado desde ja!
|
Al_Capone Veterano |
# fev/07
· votar
uP!
|
edumelo Veterano |
# fev/07
· votar
Legal, acho que vc terá mais facilidade para aprender sim, já que já toca guitarra. Eu comecei com teclado, depois violão e só depois o baixo. As noções anteriores ajudam bastante.
Sobre equipamento, o pessoal costuma indicar o SXJB 75. Dizem que é um bom baixo, eu nunca toquei mas a galera aqui no fórum elogia bastante pelo quisito custo x benefício. O Cort Bx12 também é legal pra começar. Esses estão na faixa de 600 reais novos. Ampli, qualquer um de 30 Watts é bom para estudo.
|
TugaBass Veterano |
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar
Al_Capone
Amigo,
Bem vindo ao club!!!!!
Saber tocar guitarra ajuda muito quando se começa a tocar baixo... foi assim que eu comecei e se calhar a grande maioria dos baixistas por este mundo fora. Já tocava guitarra há 7 anos e ajudou-me bastante a entrar e perceber o baixo, mas posso dizer-te que são instrumentos completamente diferentes embora semelhantes em termos de afinações, etc., mas de execução e sensibilidade totalmente diferentes.
Primeiro é preciso perceber a filosofia do baixo e sobretudo nunca tocá-lo como se fosse uma guitarra, porque não tem mesmo nada a haver e por vezes é o que acontece. Sempre que tiveres um baixo ao pescoço, deves sempre pensar como baixista e nunca como guitarrista... o resto vem com o tempo e muito trabalho. Lembra-te sempre que o baixo embora seja um instrumento melódico e harmónico, é primeiro que tudo, um instrumento ritmico e de marcação por excelência.
Quanto ao material, sinceramente não sei o que te aconcelhar. Há tanto por onde escolher, desde marcas, preços... há muita coisa mesmo! Eu sou português e vivo em Portugal, em Lisboa e os preços do equipamento que usam aí no Brasil, eu não faço mesmo ideia nenhuma, nem têm nada a haver com os de Portugal. Até mesmo algumas marcas.
Para começar não tem que ser nenhum topo de gama... Dá uma vista de olhos pelas lojas. Vê preços e experimenta o maximo de material que conseguires antes de comprar o que quer que seja para perceberes as diferenças... Ouve alguns baixistas a tocar, a falar, etc... quer sejam nacionais ou internacionais. Convém começares a ter uma ideia do que se pode usar para depois poderes escolher o que gostas mais. Acredita que ao principio não é facil.
É que cada baixista tem o seu material de eleição... nós não usamos nem gostamos todos das mesmas marcas de baixos ou de amplificadores. Cada um tem o seu som caracteristico e muito especial que se vai apurando ao longo do tempo e da tecnologia também...
Força nisso... acredita que vais conseguir porque não é dificil... vai em frente.
Abraço.
|
Gui Veterano |
# fev/07
· votar
edumelo
O Cort Bx12
é o condor bx12,...e não cort!!
Al_Capone
quanto tu taria disposto a desembolsar??
sim..fica mais facil aprender...eu fiz o contrario..comecei no baixo e depois aprendi guita..mas nunca larguei o baixo!=DDD
acho que o SX JB'75 é a melhor escolha mesmo...é um baixo que tu pode ficar um bom tempo e até turbinar sem medo!
|
AgSarola Veterano |
# fev/07
· votar
Al_Capone
Cara to nessa também... minha namorada começou a estudar baixo e eu de curioso comecei a fuçar o instrumento pois já toco violão e guitarra embora não seja virtuoso. Cara adorei o instrumento, timbre, e o lance de ter que raciocinar diferente da guitarra. O lance de quase não colocar acordes (nunca diga nunca heheh) me assusta um pouco e ainda tento pensar como baixista, mas é bem complicado..... Mas estude pra não ficar naquele papo de baixista é guitarrista frustrado, coisa que não sou e creio que você não é, por isso é bom estudar e procurar raciocinar corretamente pra valorizar o instrumento e sua musicalidade.
Sobre instrumentos acho legal usar uma de 5 cordas, quase comprei um cort new action (640,00 reais), mas acabei comprando um usado feito pelo Bertola aqui do fórum... o ampli to pra pegar agora devo ir num satner bs150w. Cara se tu quer só estudar compre um ampli pequeno, se tu quer pra ensaiar e tocar compre de 150w rms pra cima pois com menos difícilmente seu instrumento vai ser ouvido descentemente. Boa sorte.
|
basscanhoto Veterano |
# fev/07
· votar
~mais concorrencia ........... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
|
edumelo Veterano |
# fev/07
· votar
é o condor bx12,...e não cort!!
Ops, me confundi...
|
robgd Veterano |
# mar/07
· votar
vai nesse de tocar baixo...uahuaha, isso q vc ta é tipo um surto, de vez em quando da em mim tb m ai eu psno: PORRA, EU QUERIA SER GUITARRISTA, APARTIR D AMANHA EU VO TOCAR GUITARRA.
mais depois de umas 30 horas eu ja volto a tocar baixo...uahguaha, é de momento mesmo. ve se é isso q vc qr mesmo.tem q escolher né cara. ou guitarra oui baixo
|
robgd Veterano |
# mar/07
· votar
* 30 Min*
|
Savant Veterano |
# mar/07
· votar
robgd
Muita gente tem um segundo ou até terceiro instrumento.
O complicado é querer ser bom de verdade nos dois ao mesmo tempo.
|
Centauro Veterano |
# mar/07
· votar
Al_Capone
Legal mudar, o baixo realmente é um instrumento prá uma percepção maior, difícil em iniciantes, pois o que sempre se houve direto na orelha é a guitarra, principalmente em Rock. Toco violão e razoavelmente guitarra, aprecio acordes e isso também me encucou no baixo quando comecei a me interessar pelo som poderoso dos graves em tocar apenas uma nota por vez. Só que como já disseram, não tem nada a ver um com outro além da afinação, se você tiver facilidade rítmica, daqueles que sempre tão "batendo" em alguma coisa prá acompanhar o som do rádio pode ser o seu instrumento, agora se a sua maior dificuldade na guitarra é justamente batidas, levadas, isto é, ritmo (muito comum na garotada que quer ser Steve Vai, que nem sabe o que é uma escala e que "fritar" a guitarra) aí é bom pensar bem, ouvir músicas de diversos estilos, porque Rock é o mais fácil de se tocar com um Baixo. Eu toco razoavelmente Rock, mas tenho muuuuito prá aprender e confesso que não é fácil, tem de ter muito mais sensibilidade com um baixo do que com guitarra, antes não acreditaria nisso se me dissessem.
Eu tenho um Shelter SX SJB75 e realmente curto o som, timbre e pegada, mesmo achando os Jazz Bass um modelo que não tem beleza, mas é bom sim, mas também tem os Condors, Corts e outros legais também, tem de ver e ouvir mesmo. Uso um Staner SB610 (60W) com um BDI prá pequenos ensaios e salas pequenas ( até 50m2 e atende muito bem. Lugares maiores não dá. Se for pegar um Staner BS150 ou um Staner BX200 que é o mesmo ampli de carcaça atualizada, compre junto um Bass equalizer prá cobrir a deficiência deste resistente amplificador. Boa Sorte.
|