10 pontos importantes para um baixo ser um bom baixo

    Autor Mensagem
    .matt.
    Veterano
    # dez/06


    Hey galera...
    qria saber na suas opinioes oq um baixo precisa ter para ser um bom baixo...
    vamus desconsiderar o quesito preço...entaum oq um baixo nessecita tirando o preço...
    abracos

    sickey
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    ter um som que vc goste e que esteja em um bom estado

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    acho que só depende da sua percepção do baixo... tem gente que acha fender uma maravilha e gente que acha uma bosta...

    mas pra mim, eu preciso gostar do som, da aparencia e da ergonomia do baixo...

    mas mesmo assim se precisar de ter 10 pontos:
    - graves profundos, bem destacados e sem embolar
    - agudos e médios marcantes, na medida certa
    - boas madeiras
    - bons captadores
    - ter o minimo aceitavel de ruidos (silges sempre tem ruido, entao que seja o minimo possivel)
    - uma boa aparencia (modelo e acabamento)
    - afinação perfeita em todo o braço
    - braço fino
    - ser confortável
    - nao trastejar muito

    NESCAU
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    1- capataço que defina o som nao importa se passiva ou ativa
    2- boa ação na altura das cordas que proporcione uma boa regulagem
    3- boas madeiras tanto no corpo qto no braço
    4- ferragens de qualidade principalmente se vc transpira bastante
    5- bom acabamento
    6- boa junção do braço com o corpo se for parafusado (sem folgas)
    7- se for ativo, compartimento separado para bateria.
    8- braço confortavel
    9- ponte com as oitavas reguladas
    10- cordas de qualidade.

    daniel_japeta
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    É bem relativo isso. Tudo depende do que o baixista gosta. É claro, se você tá interessado em saber a opinião individual de cada um, aí eu também acho legal ver a diferença de gosto de cada um.

    Mas quero deixar minha opinião do que qualquer baixo, independente de modelo, marca, timbre precisa ter, em termos de construção, para entrar pelo menos na categoria de "tocável". Claro que baixos que não tenham essas características não são necessariamentes ruins, mas seriam melhores se tivessem.

    - ponte regulável em altura, preferencialmente individual de cada corda, e comprimento (oitavas), também preferencialmente individual;
    - capotraste com altura das cordas bem ajustado para evitar problemas de afinação;
    - braço com boa relação entre madeiramento e tensor, de modo que seja possível o ajuste de alívio do braço usando o tensor;
    - ponte instalada de modo que seja possível o ajuste da altura das cordas sem que seja necessário calçar o braço (no caso em que o braço seja parafusado) para acertar o ângulo do mesmo para conseguir a altura ideal;

    São quatro pontos que eu acho importante baseado em experiência própria regulando e reformando instrumentos. Não que sejam imprescindíveis, porque tem muito baixo por aí que não tem ajuste individual de oitavas que afinam muito bem, e também vários Fender que precisam de um calço no braço para ajustar a altura das cordas, mas que isso não os tornam ruins.
    Mas acho que são coisas que eu sempre fico atento quando pego um instrumento na mão para avaliação. Sem contar que se o baixo estiver de acordo com essas características, você vai poupar o seu luthier de muita dor de cabeça quando for levá-lo para regulagem.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    daniel_japeta
    É bem relativo isso. Tudo depende do que o baixista gosta.

    aham, isso tá bem óbvio quando o dono do tópico falou qria saber nas suas opinioes oq um baixo precisa ter para ser um bom baixo...

    :)))

    daniel_japeta
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Dogs2
    Eu percebi isso, e é por isso que eu escrevi logo na sequência:

    É claro, se você tá interessado em saber a opinião individual de cada um, aí eu também acho legal ver a diferença de gosto de cada um.

    kadudu2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Axo q o NESCAU falou tudo..

    Mas um baixo bom sem uma boa "pegada" do baixista não é nada..
    e um som bem equalizado..

    Bsalheb
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    acho que boas madeiras e boa construção são aspectos imprecindiveis a um bom baixo. O resto vai de gosto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 10 pontos importantes para um baixo ser um bom baixo