Troca de potenciômetro no Jazz Bass

    Autor Mensagem
    leomezz
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: leomezz


    Quais as vantagens e desvantagens de substituir os potenciômetros de volume e tonalidade por uns de maior valor no esquema elétrico do Jazz Bass? Geralmente são de 250K. Colocando-se uns de 500K, o que aconteceria?

    NESCAU
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    vai perder a amplitude de volume e tonalidade e volume, qdo está mto baixo vai sumir coompletamente e qdo estiver do meio pra cima, vai subir bruscamente.

    HadeziN
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    qdo está mto baixo vai sumir coompletamente e qdo estiver do meio pra cima, vai subir bruscamente.
    hm
    entendi..ñ existe um "meio termo"..
    então pra cada esquema de bass existe um pot certo ?

    leomezz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    NESCAU

    Hummm...então pq tantos falam em trocar os potenciômetros, dizendo que melhora o som, dá mais ganho, etc?

    marcosmps
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    axo q 500 k eh mto
    até 300 da pra troca
    pelo menos em guitarra ...

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Os circuitos eletricos são projetados por profissionais por isso e recomendavel manter o valor mais proximo possivel do original, não há vantagem significativa que justifique. para alterar faixa de equalização/melhorar o som tem Pedal, equalizador, etc..., o resto e mito, quer trocar troque quando der defeito por um de qualidade melhor, fora isso vai estar gastando dinheiro e tempo atoa.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    dá p trocar por de 500 sim, mas pelo q entendo e andei conversando, eles tendem a deixar o som mas aberto, talvez por isso achem q de maior punch, o lance de trocar caps é legal se os caps forem sofriveis. oue stiverem com chiadeira....Um bom luthier te dá uma aula sobre issoe te ajuda a escolher e avaliar a necessidade...........

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    leomezz
    cara, eu acho que essa coisa da troca de potenciometros deve ser assim: nao eh que os potenciometros bons melhorem o som, os ruins é que comem timbre e enchem o instrumento de ruidos e chiados...

    entao, as veses se vc trocar os pots do seu sx por pots da gotoh ou da fender, ele pare de chiar um pouco e talvez ate melhore o timbre... mas eh sempre bom manter o valor aproximado do que veio de fabrica, pq o valor do potenciometro pelo menos em instrumentos passivos tem a ver com o tipo de captador..

    o que pode mudar é trocar o capacitor de tone... isso altera os agudos do baixo...

    leomezz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Certo galera.
    Acho que já formei uma opinião a respeito do tema. Na verdade já tinha, mas gostaria de sedimentá-la na de vocês.
    Obrigado a todos.

    NixonMarques
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Boa pessoal...
    Eu tava mesmo pensando em trocar os pot do meu sjb75 agora no fim do ano, por caus da chiadeira deles... E tbm acho q akeles q vieram no instrumento ñ são de muito boa qualidade...
    Ñ penso em mudar a capacidade dos pots, só trocar por de melhor qualidade... Vcs recomendam qual? Gotoh?

    NESCAU
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Gotoh é ótimo! e baratinho tb se comparar com os fender...

    NixonMarques
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Valew NESCAU!

    moog
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: moog
    · votar


    potenciomentro no caso de volume... serve para aumentar o volume do 0% até o 100% certo? vc pode colocar qualquer um q vai do 0% até o 100%... nenhum potenciomentro vai te dar 150% ou 200%...

    se vc retirar o potenciometro e ligar junto os fios dentro, terá o mesmo som... só q sempre ligado...



    o q muda é no virar o potenciometro, o tanto q virar, qts % vai te dar...


    isso tudo não influencia pra quem usa o volume geralmente no maximo...

    se naum me engano, qt maior o valor, menos precisão terá... ficará mais sensivel ao virar e pode abaixar o volume até 0% antes de chegar ao fim do curso... entaum o ideal é o potenciometro do proprio projeto mesmo... sei la... (me corrijam)

    existem potenciomentros logaritimos, lineares, "digitais", etc...
    mas issu é um outro assunto...


    basicamente é isso...

    leomezz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    moog

    É isso aí Moog.
    Valeu e um abraço.

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leomezz
    estou ressucitando uns topicos por ai pra saber como estao as opinioes do povo por agora...

    como está seu baixo? ainda tem o sx? fez alguma modificação?

    ah, outra coisa importante, como esta a comparação sx X fender mexicano pra vc agora?

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leomezz

    Up pro conehc

    como esta a comparação sx X fender mexicano pra vc agora? (2)

    leomezz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc
    AnDerSon_BoLLo

    E aí rapaziada...
    Meu SX está igualzinho. Gosto muito do timbre original dele. O que tem de diferente é que estou com cordas GHS, por sinal muito boas, uma das minhas favoritas. Quanto à comparação SX X Fender Mexicano, o meu amigo tá querendo trocar pau a pau o meu pelo dele.....eu não quero.
    Gente, SX é um baixo Vintage, característico mesmo....anos 70 pra caramba. Não troco, pois não tenho 5000 para comprar um Fender Marcus Miller, ou um 75. Enquanto isso, estou satisfeito com o SX.
    Quando eu fizer uma modificação vai ser a troca dos potenciômetros por uns de melhor qualidade, mas as mesmas especificações, isto é, B250K.

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leomezz
    cara, mto bom saber... é bom coletar opinioes de gente mais experiente no assunto... eu tb procuro um timbre mais vintage mesmo... nao gosto de coisas moderninhas, mas acho que falta um pouquinho de ronco no sx... talvez captadores resolvam isso? nao sei, o probema é que so trocando da pra saber...

    ah, sobre os potenciometros, acho que 50 reais da pra trocar tudo... todos os 3 sao de 250k log? o de tone num é A nao?

    leomezz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc

    Cara, tenho uma gravação de câmera digital que fiz no ano passado que dá para perceber bem o ronco do meu SX. Vou tentar colocar no youtube.
    Sobre os pots, acho que são todos de 250k mesmo, só estou na dúvida se são todos lineares ou log.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leomezz

    vlw a resposta man...
    outra gravação sem ser aquela eh... bota ai...

    betoborca
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Comprei um eagle jazz bass usado passivo 4 cordas e preciso trocar os potenciômetros, pois estão travando, com mau contato e oxidados. Alguma indicação de bons e baratos?

    Ramsay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    betoborca
    Tenta comprar na sua cidade pots Alpha de 250K, pq pelos Correios tá inviável.
    O frete agora tá mais caro que o produto em si, o que é um absurdo!!!
    Até 2ª ordem eu não compro mais nada que seja enviado pelos "ladrões" Correios.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de potenciômetro no Jazz Bass