Perguntas P/ Alex Navaro

Autor Mensagem
kadudu2
Veterano
# dez/06


Alex, como vc é fabricante da elogiada marca NBS, gostaria de obter informações tecnicas sobre os modelos de captadores e suas propriedades.
é tipo assim, ja ouvi gente falar q captadores q tem o "magneto"´(se é isso q se chama)na forma de "barra" tem uma qualidade inferior ao de "pinos" é verdade? tanto na questão de timbre e definição é isso? ou nao tem nada haver?

Pq a maioria diz q os de barra tem o som indefinido e embolado, se percebe principalmente na execução de acordes.
e tb dizem q o captador humbucker tem o som mais encorpado, mais perde o "brilho" devido as bobinas em serie q perde força "na pratica eletrica". é verdade?
E q os singles captam mais interferencias, tem o som magro, mais tb tem mais fidelidade em frequencias(agudos"brilho") e qual a diferença de qualidade de um single de pinos e de barra?
e outra os polos do captador exposto traz mais definição? do q os q tem a capinha fechada?

e qual a diferença sonora de um captador com a bobina mais alta e a bobina mais "gorda".

o q influencia no som? o ima? o fio? o numero de voltas do fio? a altura ou largura da bobina?

e qual a diferença tecnica e sonora de um captador tipo WSC comum pra um NBS ? tipo SOAP BAR humbucker liso

Agradeço se poder ajudar Alex
fica na pax!

Quem souber pode responder tb..

valew!!

HadeziN
Veterano
# dez/06
· votar


e outra os polos do captador exposto traz mais definição? do q os q tem a capinha fechada?
pelo q me falaram uma vez ñ tem nada haver

as outras perguntas vou deixar pro Alex xP

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


kadudu2
boas perguntas... perguntar isso naquele topico sobre captadores no forum de guitarra nao adianta nada.. eu mesmo ja perguntei e falaram que nao sabiam...


as vezes eu gostaria de saber tbm a diferença entre os captadores passivos "hot" e "tradicional"

Anulsotam
Veterano
# dez/06
· votar


opa, vo aproveita e pergunta uma coisa tbm! xD


la vai:
a captação humbucker não tem como seu forte o brilho, como já dito anteriormente nesse topico, mas tem uns baixos que tem uma chave que transforma em single, ao virar single ele atua como se fossem 2 singles ou um só? e o brilho fica semelhante mesmo ao de um single de verdade??


vlw!

Alain Caron
Veterano
# dez/06 · Editado por: Alain Caron
· votar


Enquanto o Alex não aparece pra dar detalhes mais técnicos, vão aqui algumas respostas:

Não tem diferença pólo aparente ou não. Na verdade, a única influência seria a espessura da capa. Ou seja, se o plástico tem 1 mm, o pólo estará 1 mm mais distante da corda. Mas é desconsiderável.

Captador Hot tem maior resistencia DC, que gera um som um pouco mais potente, principalmente na questão volume e um pouco de peso. Como exemplo, um vintage Bassline Jazz tem 9,50 K e o Hot tem 16,6K de resistência DC. Isso é um exemplo, cada marca tem seu hot e seu vintage.

Essa chaves em baixo (tem muitas guitarras tb) podem transformar em um single ou 2 singles juntos. Depende da ligação. 1 single chama splitado e 2 singles chama paralelo. O brilho não é tanto como im single normal, mas o som fica muito mais puro e clean, como um single de verdade.

Espero ter ajudado.

HadeziN
Veterano
# dez/06
· votar


Alain Caron
legal veio
ajudou sim \o

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Sera q tem alguem ai q sabe responder?!?!??!!!!

Alex Navarro
Veterano
# dez/06
· votar


kadudu2


Oi
Estava fazendo uma pesquisa de como anda a NBS na net pelo o Yahoo e ví este tópico.
Não estava mais entrando aqui pois me enfesei um pouco com algumas coisas deste fórum, mas como eu achei tua pergunta muito válida e que resumi bem a dúvida que a grande maioria tem sobre captadores resolvi escrever um pouco.

na verdade kadudu2, eu estou escrevendo para o meu site que está fora e voltará ao ar em janeiro tudo que possível sobre captadores. E começarei a gravar todos os sons possíveis tbm.
O assunto é vasto porém estou tentando escrever algo bem simplificado.
Outra coisa que percebo também é a dúvida em torno dos captadores ativos e passivos como tbm os circuitos.
Vejo que existem vários tópicos sobre o assunto e que em meio a respostas como "não sei a diferença" (e tbm não sei pq gente que não sabe gosta de dizer que não sabe só para mostrar que não tem nada oq fazer da vida) , mas tem tbm aqueles que sabem, respondem e mesmo assim as mesmas dúvidas continuam e assim vai.
Então lhe peço um pouco mais de tempo para terminar o meu texto e publica-lo no meu site. Assim todos poderão ler e entender.
Estou com muita esperança de poder contribuir de vez ao conhecimento deste assunto que acho que há um buraco e acredito que é muito importante para p músico ou para quem quer ser um músico ficar por dentro.
Isso ajudaria a todos a distinguir e avaliar o que procura pelas descrições, etc.

O Alain Caron já deu uma boa resposta sobre os hots e vintages acima e exite uma linha da Basslines de 20K tbm...

Eu terminei recentemente meus caps de Alnico JB de 16 e 17k com hum Cancelling feitos em bobinas sobrepostas. O principal objetivo deste projeto foi conseguir bons timbres de graves mantendo os agudos e médios em madeiras macias para contrabaixo como a Caixeta. Tinha sido um desafio lançado à mim pelo dono de uma marca conhecida que não queria investir em outras madeiras de maior qualidade. Infelizmente não nos acertamos nos valores querendo ele que eu os vendesse por menos que os custos de fabricação pelo mero prazer de estar meus caps nos seus intrumentos.. vê se pode!

Então.. só mais um pouquinho e passo o link com as informações dos captadores ok!

Obrigado

HadeziN
Veterano
# dez/06
· votar


Alex Navarro
grande alex

estamos (pelo menos eu estou) anciosos pelo "novo" site !
ve se vota ao ar o qnto antes \o

e não some do forum nã kra !

teh +

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Alex, Muito obrigado pela atenção, sempre visito seu site, por ter um conteudo muito rico para todos, logo q vc postar irei ver q ajudara a tirar algumas duvidas.. axo suas palavras muito validas aki nao intendo pq uma minoria descrimina, mais sempre ande por aki :) sempre indico seus captadores para amigos..

Gostaria de q vc me explicasse:
Conseguir bons timbres de graves mantendo os agudos e médios em madeiras macias para contrabaixo como a Caixeta. vc deve estar se referindo a tagima não é? mas.. gostaria de saber o q é Caixeta? é a forma q é tratada a madeira? por exemplo os baixos tagima sao de, marapuá, freijó e agora os mais novos dizem no site ser de cedro, qual o porque de se aplicar o termo Caixeta nessas madeira? e Conseguir bons timbres de graves mantendo os agudos e médios em madeiras macias para contrabaixo a madeira imfluenciam muito no timbre do captador? e essas madeiras q eu citei são boas?

mais uma vez agradeço pelo apoio Alex ,
fica na pax..

Alex Navarro
Veterano
# dez/06
· votar


E aí kadudu2 blzinha?


vc deve estar se referindo a tagima não é?.... nããããoooo sei não...? :)

Caixeta é o Marupá.. depende da região do país as madeiras recebem outros nomes.
A caixeta é utilizada pelos fabricantes por motivos de economia.
Primeiro tinha sido o Cedro Rosa que a aparência chega a lembrar bem o Mogno, mas o som e custos são bem diferentes.
O Cedro Rosa começou tbm a ficar caro e então começaram a usar o Freijó, subindo o valor deste e sendo que a caixeta além de ser uma das mais baratas se não a mais barata ela favorece também às máquinas e tempo de fabricação já que as fresas e fixas gastam bem menos que com qualquer uma das outra madeiras sitadas.

Caixeta parece um isopor.. é incrível, vc coloca um captdor na Caixeta e depois num mogno.. parece até outro cap.
Até o EMG que é conhecido como um captador indiferente da madeira, com a caixeta ele perde qualidade.
A Caixeta não deveria ser utilizado para intrumentos, pelo menos para contrabaixo. É simplismente uma questão de comércio que elas são utilizadas.
Para mim é a pior madeira que existe. Já toquei em baixos de compensados que deram som melhor que Caixeta/Marupá, mas pra vc ter idéia o compensado sai mais caro para o fabricante que a Caixeta!
Vão ter aqueles que vão dizer "meu baixo tem um som legal com caixeta" .. tudo bem... pode ter até .. mas troque o corpo por Imbuia, Ash, Marfim, Mogno, Freijo, Cedro Rosa e veja a diferença e diga depois se a Caixeta dá um timbre melhor

Obrigado!!

Alex Navarro
Veterano
# dez/06
· votar


Está praticamente pronto a parte que diz sobre as diferênças entre os captadores.

Só estou preparando umas imagens!

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Grande Alex, blz..!?
Valew mais uma vez pela colaboração!
Nao sabia q era o famoso marupá.. hehehe
ainda bem q o meu foi na epoca q era de FREIJÓ..(sera q presta!?! huhauauahu)o som original era "sem" akele agudo "brilhante" como gosto, era um som puxado mais pra médios e graves pesados sem mta definição.

Ai desmontei os captadores "blindados" é dificil mais consegui.
Liguei só 1 bobina de cada (single). deu uma melhorada consideravel na definição(muito mais agudos mais reduziu o peso). só q nao tava como eu keria, dai inverti a posição dos captadores para colocar as bobinas mais proxima da ponte. OBS: era um humbucker da WSC(marca peba).
(Antes):


CAP1 CAP2
_____ _____ _______________________
P E---| x 0 |----------| x 0 |---------| O | | |
o E---| x 0 |----------| x 0 |---------| | | |
n E---| x 0 |----------| x 0 |---------| | | O | BRAÇO
T E---| x 0 |----------| x 0 |---------| | | |
E E---|.x_0 |----------| x _0 |---------|_O|___|__ |______________

0 = bobina ativa

Nessa posição(acima) tinha um timbre legal mais os graves nao estavam definidos(apesar de estar c/ o som "seco", embolava as vezes, ate nas casas da 12ª em diante(em acordes), saia um som legal mais nao tava agradando.(definição)
Dai inverti assim:
(Depois):


CAP1 CAP2
_____ _____ _______________________
P E---| 0 x |----------| 0 x |---------| O | | |
o E---| 0 x |----------| 0 x |---------| | | |
n E---| 0 x |----------| 0 x |---------| | | O | BRAÇO
T E---| 0 x |----------| 0 x |---------| | | |
E E---|.0_x |----------| 0 _x |---------|_O|___|__ |______________

0 = bobina ativa


Deixando mais perto da ponte.
Ficou bem melhor, nem parece ser o mesmo captador(fubuia), mudou totalmente o timbre, ta um som mais puro, mais eu tb lixei a capinha(q era grossa) até a barra do polo aparecer, e colei um adesivo preto deixando uns burakinhos na parte onde as cordas passam para deixar a aparencia de (pinos). hehehe foi um negocio meio trabalhoso mais melhorou muito o som, apesar tb q foi o modo single q ajudou muito, mais não sabia q a distância do captador para a ponte influenciava tanto assim no timbre e definição.

Vc sabe alguma forma de aumentar o "peso" no som?? reduziu muito comparado pro humbucker anterior. (nao tem como usar humbucker novamente pq as outras 2 bobinas danificaram). Apesar de q se compensse no equalizador interno, add um gravezinho e fecha um pouco os agudos fica bem legal.

Fiz isso enquanto nao tenho $$ para trocar os cap, é um paleativo q deu certo.. mais pretendo colocar uns NBS dakeles humbucker dos pinos grandes(tipo music man) e do (tipo jazz bass) da foto do site.

por enquanto é só..
valew alex..
abraçs

sim.. o site fica pronto em janeiro?

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


o desenho saiu ruim ai mais da pra intender ne...

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Alain Caron valew pela resposta la em cima.. ;)

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Ae Alex Dá uma sacada no som como ficou olha o link:

http://www.4shared.com/dir/1501432/90314dd2/TIMBRE_TAGIMA_B5.html

e diz ai se prestou
Falow

Alex Navarro
Veterano
# dez/06
· votar


kadudu2

Putz.. não tá baixando aqui não.. Tá tudo certo com os arquivos??

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Alex Navarro

Aqui baixou normal

Vc clika na musica ai abre outra pagina

Tem um Quadrado com um sinalzinho de (>) para tocar na pagina.

E em baixo do (Mp3 Info:) tem um linkzinho (Download file click here)
Esse ai baixa

tenta de novo

Alex Navarro
Veterano
# dez/06
· votar


kadudu2

Tô demorando para resposponder suas pergunta não é!

Me desculpa a demora, mais um pouquinho vou passar o link aí pro-6!!

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


[b]Alex Navarro[/]

blz

Ouvisse o som como ficou?

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Alex Navarro

http://www.4shared.com/dir/1501432/90314dd2/TIMBRE_TAGIMA_B5.html

Alex Navarro
Veterano
# dez/06
· votar


Xiiii

não tá rolando não.. deve ser alguma coisa aqui.. fica travado..

vc não tem como me passar um link para baixar o arquivo?

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Alex Navarro

é nao cara, tem q esperar 1 poukinho pra poder OUVIR ou BAIXAR.
la tem meu MSN me adiciona la q eu te passo

THE BASSMAN
Veterano
# mar/07
· votar


pow alex..tao falando q vc vendeu a NBS pra tagima e a qualidade caiu...fiquei espantado ao ler isso numa comunidade no orkut...
Dai fui linkar o site pros caras, e li sob nova direcao em abril!! pow explica isso ai por favor!!! naum to iontendendo nada! desistiu?

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


THE BASSMAN
realmente... tava escrito isso la... estranho que eu sonhei que eu tava instalando uns caps nbs no sx da minha tia essa noite (meio sem noção, ainda mais pq ela nem sabe o que é um baixo)... mas sob nova direçao talvez nao seja mudar de dono...

THE BASSMAN
Veterano
# mar/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


conehc

É sei lá....sempre q vi algo mudandod e direcao era mudanca de dono..
mas pode naums er mesmo..vai saber
é, eu naum vi dizendo q a qualidade caiu naum..foi lapso, ams o cara já meio q coloca em duvida isso...já viu como sao as coisas neh..um mal entendido e vc queima o cara!!!
olha ai o que eu vi..

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=87243&tid=2523041506835213358&s tart=1

Alex Navarro
Veterano
# mar/07
· votar


THE BASSMAN

Onde isso?
No Orkut??

Não,
deve ser alguém a fim de zoar comigo.
Andou acontecendo alguns casos nos últimos meses de baixistas "famosos" ou que se sentem "famosos" querendo certas vantagens para falar bem dos meus captadores e eu não sou de aceitar esse tipo de imposição. Meus captadores são bons e pronto, não preciso bajular e nem pagar nenhum baixista ou guitarrista porque toca aqui ou alí. Eu quero que se fodam e é assim como falo com eles em resposta pois não tenho um lado comercial formado e as vezes chuto o pau da barraca mesmo.
O pessoal que me conhece diz que eu sou meio Punk
Sobre a Tagima.. não vou nem comentar para não arrumar encrenca, mas a proposta deles não me agradou. Eles entrariam com o pau e eu com a bunda entendem?

Sobre a NBS eu passei toda responsa comercial para uma pessoa que já ha um tempo estava querendo investir, mas até este mes eu estava relutante com a idéia. Então ele assumi agora no começo do mês os rumos da NBS.


O fato é que eu não imaginava que ia ficar assim tão procurado. Não é ainda oque um empresário sonha, mas já estava saindo do meu controle.

Então eu vou ficar mais com a responsa da qualidade, projetos, fabricação e com os captadores customizados.

mandamos hj alguns pares para a Espanha para alguns luthiers de lá provarem. Pelo áudio já foram aprovados e os preços são muito atrativos para eles

Um par de captadores similar ao NBS HM na alemanha por exemplo (de um fabricante de lá artesanal como os meus) custa algo em torno de 350 euros ou +/- R$850,00 ou mais um pouco. O par de HM sai por R$ 342,00 e ainda se encontra muitas dificuldade para por no mercado.
Graças aos que não se prendem as marcas ou dependem de baixistas que posam com os produtos para convence-los é que faz a NBS continua andando.

Gostaria de agradecer vcs pela atenção e preocupação e deixar avisado que a NBS não vai cair de qualidade. O AWE é um cap novo e excelente e está com um preço para concorrer mesmo com os outros chineses, koreanos e nacionais que estão aí... é o mesmo preço praticamente e quem tocar com um vai avalia-los e comentar se estou falando sério ou não

Obrigado galera!!

THE BASSMAN
Veterano
# mar/07
· votar


Alex Navarro

opa Alex, que bom cara!!
isso foi no orkut sim, e se vc autorizar colo isso lá na comunidade, é a baixo brasil!
pow nego curte jogar umas coisas do nada...que foda isso.
mas é isso ai..que beleza q o negocio ta crescendo!
abraço meu velho

Alex Navarro
Veterano
# mar/07
· votar


THE BASSMAN

Opa.. se vc puder fazer isso agradeço Bassman.. eu cancelei o meu Orkut...

Obrigado...

THE BASSMAN
Veterano
# mar/07
· votar


Alex Navarro

Opa. legal cara!! ta feito!! Faz outro pow..um perfil da NBS poickups...
heheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perguntas P/ Alex Navaro