.::: Digitech Bp80 vs. Bass V-amp :::. Review Completa

Autor Mensagem
AnDerSon_BoLLo
Veterano
# nov/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo


Bem... iai galera blz??? Acabei de fazer uma nova aquisição... uma Digitech Bp80... mesmo preço de meu Bass V-amp... bem... apareceu uma oportunidade otima aqui pra mim, preço muito abaixo pra essa pedaleira no mercado e que em alguns lugares custa mais que um Bass
V-amp... bem, foi eu ver e o GAS atacar... hi... entaum resolvi fazer uma review e comparação entre as duas... Digitech Bp80 vs. Bass V-amp...

Antes gostaria de salientar que a Digitech Bp80 é uma pedaleira de efeitos com simuladores de amps, pedais, e caixas... já o Bass V-amp é um Simulador de amps e gabinetes com alguns efeitos...

Construção:

Ambas são feitas do mesmo material... naum é ferro, eh aquela onda que parece plastico, mas que é bem resistente, mas se naum tomar cuidado pode desgastar e arranhar... mas essas paradas baratas são assim... hehehe

Operação dos Sistemas:

Bem... os milhares de botões do Bass V-amp fazem com que ele seja mais facil de operar, pois se quer compressor só basta girar o botão ali na mesma hora como se fosse num amplificador, mesma coisa na equalização, efeitos e outras coisinhas, e essa praticidade é muito boa... Já a Digitech como ela é menor que o Bass V-amp... naum tem espaço pra tanto botão... ela funciona nakele mesmo esquema da Zoom 506II... vai apertando Edit e vai passando a luzinha e mostrando um simbolo dos efeitos (tudo no manual)... mas a divisão dos efeitos eh bem melhor que os da Zoom 506II claro... o EQ, compressor, os efeitos, e etc a divisão naum tem nada a ver com a Zoom e nem a pedaleira... hehehe... por isso considero a Digitech mas dificil de se mecher que o Bass V-amp... mas ambos produtos são dificeis de se fazer bons presets como a maioria das pedaleira tem que ter um bom ouvido pra se tirar o maximo do produto... mas como as regulagens do Bass V-amp são mais detalhadas. tipow pra ajustar o ganho não é de 1 a 10 como na Digitech, pois como o botão é como se fosse um de amplificador entaum as regulagens ficam um pouco mais complicadas, mas só no começo depois é fichinha, mas em relação a esse sistema prefiro a complexidade do V-amp mesmo pois ai pode-se botar até 7,5 nas paradas te dando algumas opções a mais... de qualquer jeito no final, pra apredender a mecher direito todos vão precisar do manuel... hehehe

Performace (Gravação e Ao Vivo):

Como disse mais acima o Bass V-amp é um simulador então é claro que ele é melhor no quesito Gravação (tendo 16 amps de baixo, os outros 16 são de guitar, violão e teclado, mas dar pra brincar com eles também), só que a Digitech não fica tão pra trás pois tem 11 simuladores de amps e 5 de caixas (soh que os de caixas vc naum controla como no V-amp, quando ativa essa opção cada amp tem sua caixa já estabelecida como no X-Vamp de guitar), e ainda tem 5 simuladores de pedais de distorção (um da Boss, e outros lá q naum lembro, Fuzz, Big Muff...) esses de pedais são melhores que os do Bass V-amp que tinham quatro simuladores de pedais, mas naum gostei muito e nem tinha as marcas simuladas... hehe... mas é importante dizer que mesmo a Digitech tendo as simulações de amps, as do Bass V-amp parecem que são melhores comparei as que eles tem iguais... agora no quesito Ao Vivo o Bass V-amp perde pra Digitech, em primeiro lugar porque eh horrivel você querer aumentar o volume e ter que se abaixar, ou se quiser sair do Banco "4" e ir pro "5" você também terá que mudar com a mão, vc pode pensar mas isso é besteira pra o baixo que usar pouca coisa, pode ateh ser pois cada banco tem 5 presets e isso dar pro baixo mas mesmo assim naum eh nada bom quando pinta uma ideia na hora e que mudar o banco, mas também é questão de saber se organizar, na verdade naum tinha muito problema com isso... Já com a Digitech isso naum acontece... pq vc muda os presets numa boa, e numa velocidade incrivel... hi... parece um conometro na parte dos milesimos, hihi... e o seu pedal de expressão facilita e muito seu uso, pra Volume, Wah, Delay, Detune, Ganho, e quase todos efeitos do produto... na verdade acho esse um dos
maiores erros do Bass V-amp a falta de um Pedal de expressão em seu Foot (como no X-Vamp de guitar), e a porcaria que são as mudanças dos presets... a particidade da operação do Bass V-amp pode ajudar ao vivo, mas de qualquer forma você terá que se abaixar pra botar mais grave e
tal, entaum isso naum muda em nada pra Digitech q terá que se abaixar e parar de tocar do mesmo jeito... um outro assunto agora, as entradas e saidas, no Bass V-amp são duas entradas (o input normal e a auxiliar pra ligar discman, essas ondas, eh legalzinha pra estudar e ouvir tudo pelo amp ou fone) e são três saidas (a do Fone que é estereo e duas normais, pra você usar de acordo com as configurações do manual, e isso eh bem legal, dar pra usar uma saida com efeito e outra sem, uma com simulador de caixa e outra sem, e outras coisinhas, além de usar as duas em conjunto pra as coisas em estereo o que é bem legal)... na Digitech tem 1 entrada ( a normal do instrumento) e 3 saidas ( a do fone que também é estereo, sendo que o plug é pra fone mesmo, e as outras duas tendo a mesma função de mais ou menos direct box como no V-amp pra dividir o som se quiser, mas aqui você não tem as configurações do V-amp todas duas tem a mesma intensidade, e serve também pros efeitos em estereo usando as duas ao mesmo tempo claro)... ambas saidas pra o fone parece que dão pra usar pra gravar e dai não precisará de dois cabos pra usar em estereo, mas terá que ter um cabo estereo claro e que a entrada seja estereo tb obviamente...

Equalizador e Compressor

Na guitar o set basico tem que ter distorção e eh uma das primeiras coisas que a galera compra, no baixo a coisa já é outra o set basico tem que ter Equalizer e Compressor... hehehe... bem... mais acima falei que os knobs do Bass V-amp te dão mais opções de regulagens que poderia botar 7,5 e tal, bem... esse tipow de regulagem favorece mais um EQ com certeza, mas além disso o EQ do Bass V-amp tem mais opções além das três convencionais (tem Presence, Deep e outro), fica mais complexo mas fica melhor, mas sendo que em ambas o nosso amado "médio" que favorece nosso baixo quase não existe neles, mas no geral achei o EQ do V-amp bem melhor que o da Digitech, pois senti um pouco mais de diferença no som, mas sendo que o da Digitech também dar pra brincar um pouco mas o da V-amp dar pra brincar um poukinho melhor... hehehe... Agora o nosso outro parceiro fundamental no contrabaixo: o Compressor... até agora só posso falar dele no Bass V-amp, pois ainda não aprendi a mecher direito no da Digitech, bem o do Bass V-amp tem a opção "atack", e o da Digitech tem uma parada ai de se colocar um numero (acho que é de 1 à 50 não lembro) que será pra representar uma frequencia aonde o compressor vai trabalhar e ele só pegará o que está abaixo disso, eh algo assim, não entendi direito... hehehe... mas em ambos tem a velha opção de aumentar o nivel de compressão, e como é de lei, vai a cautela ai, pois quanto mais compressão menos dinamica, bons timbres e etc... o compressor do Bass V-amp soh via diferença depois que passava do "flat" pois até ali soh via era dar mais volume... acho que não é diferente na Digitech... bem, esses compressores são só quebra galho mesmo, mas passando mais ou menos do "flat" dar pra perceber uma diferença no som sim e no aumento das frequencias mais baixas, no tapping dar pra usar quase todo pra valorizar mais, já no slap não porque perde o brilho, pelo menos eu não gostei... uma coisa, no Bass V-amp todos presets vieram com o compressor ativo (pois eh um knob separado dos outros efeitos) mas funcionando mais como volume a maioria, pois quando tirava ele percebia a diferença notavel no volume mas em nada percebi mecher na compressão... já a Digitech nem todos vieram assim, e parece que apartir do level 1 já começa a mecher no timbre, mas naum percebi compressão em levels baixos, apenas mudança no som, uma perda no brilho do slap como no V-amp, eh porque esses compressores desse tipo aki eles dão uma mudada no som mesmo, agora não sei se a opçãos pra pegar soh algumas frequencias se ele muda tb, eh porque não testei direito... a diferença tah eh que no level 1 do Bass V-amp ele parece ser volume como falei e não mata o timbre agindo assim, mas depois do "flat" começa a ficar que nem o da Digitech... bem, eu gosto do compressor do Bass V-amp dar pra brincar um pouco, o da Digitech parece seguir a mesma linha de compressor quebra galho, sendo que está parecendo que o do Bass V-amp mesmo mudando o timbre deva soar um pouco mais natural ao limite dele claro, mas enfim não espere muito deles os pedais devem ser bem melhores, e eh certo que aumentando o nivel de compressão aumenta os ruidos também... outra coisa, falei de volume, pecebi que o master do Bass V-amp dar muito volume a um instrumento, isso se for um baixo passivo ajuda e muito, o da Digitech também dar como qualquer pre-amp soh que um pouco menos que a Bass V-amp se for julgar ambos no mesmo amp e com o volume do amp no mesmo nivel pra os dois, e os dois com o master no maximo... mas se botar muito volume, dependendo do local já sabe, distorce feião... acho que é soh isso nessa parte mesmo...

Simulações e Efeitos:

Sobre as simulações já falei acima um pouco, a grande questão é que a mesma coisa que acontece com os guitarristas que usam Vamp2, acontece num Bass V-amp... você nunca irá usar todas as simulações do Bass V-amp, nem todas ficaram legais e se encaixaram no seu som ou instrumento... eu mesmo só uso umas 4 simulações pra tocar, mas as que gosto mais são duas a Brit80 (Trace-Elliot) e Rock (Ampeg Svt) mas de fato elas parecem ser melhores que as da Digitech... se bem que tem um topico na parte de pedais aqui que um cara falou que gravou usando a Bp50 com os simuladores dela pois o amp tava ruim no dia, e disse que saiu muito massa no cd da banda e que já pensou ateh em ligar o baixo só na mesa em shows, pode dar uma conferida, aproveito pra falar que tudo que falei pra Gravação serve pra qual se sairá melhor no uso de uma mesa ou mixer e uma outra coisa que naum sei se eu falei, a Digitech tem alguns dos 11 simuladores iguais aos 16 do V-amp, mas soh alguns mesmo o resto são outros que ainda nem testei, a unica coisa que fiz foi comparar os iguais gravando e vendo como ficava, nesse teste o Bass V-amp ganhou, mas preciso aprender a mecher mais na Digitech quem sabe naum consigo algo perto do Bass V-amp... já quando o assunto são os Efeitos... ai quem ganha é a Digitech com certeza, muito mais efeitos que a Bass V-amp, alguns iguais e outros com mais qualidade e com mais parametros de regulagem como no Delay que pode chegar a até 2s, dar pra criar algo tipow um Loop, tem mais tipos de reverbs, tem também um simulador de fretless, eu nem me empolgo com esses simuladores de fretless (a maioria são fracos, deveria ter era um pedal) mas ainda naum usei ele direito mas pelo menos tem e eh melhor q o da Zoom... hehehe... outras coisinhas tb como Whammy, Envelope Filter, Vibrato, Pitch Shifter, Ping Pong Delay (Stereo)... e muito mais... tem muito mais efeito em relação ao V-amp, e as regulagens são mais diversas tb, tipow no V-amp naum dava pra misturar: Reverb + Delay + Wah Wah + Flanger + etc... hehhe... na Digitech vc pode fazer isso numa boa... mas dizem que dar pra fazer algumas misturas com alguma onda Midi ai... naum sei se é a FCB ou é o Cabo Midi de Pc mesmo... e além de tudo isso... nada como ter um pedal de expressão razoavel pra tirar um Wah Wah, muito dez, nunca havia experimentado no baixo, e além disso tem três tipos de Wah... e todos mil vezes melhores que os dois do V-amp, que são bem fraquinhos... e além disso o pedal serve pra muito mais coisas como disse... soh que Wah Wah é de lei... hehehe...

Ligação com Pedais (como Bdi):

Ainda tem essa questão que eh a mesma coisa que vejo a galera da guitarra falando entre o Vamp2 e o X-Vamp... pois a Digitech parece ser melhor pra se usar com outros pedais tipow o Bdi21 que naum são bons para se usar com outro simulador (nunca fiz essa ligação, é o que dizem)... a Digitech parece melhor pois no Bass V-amp você naum pode tirar a simulação para se fazer um preset, ou seja naum se faz presets em "bypass", isso ai dependendo da pessoa pode ser considerado ruim, soh que essa parada da simulação é soh pra esse e outros pedais que usem simulações também, outros pedais de efeitos devem rolar na boa... o caso é que naum pensava em usar a Bass V-amp com pedais juntos, jah com a Digitech vejo mais essa posibilidade por causa também da praticidade que falei do uso Ao Vivo... Eu falei do Bdi pq ele tah sendo muito bem visto aqui no Fcc e também porque como disse acima são duas as simulações que mais gosto no Bass V-amp e essas duas tow achando que dar pra conseguir elas com o Bdi no meu caso, uma já tem no manual que é a Ampeg Svt e a outra acho que dar pra conseguir pq eh um timbre bem brilhante pra slap e acho que dar pra fazer isso tb, por isso tow em dúvida se fico com o Bass V-amp ou se vendo pra comprar um Bdi e lucrar um pouco também (se alguém puder dar uma opnião deixo aqui o pedido) na verdade o Bdi parece fazer a simulação de amp valvulado ou valvula melhor do que o V-amp, por ser analogico acho, mas sem todos aqueles parametros claro, e que com certeza vou ter mais timbres com o meu Bass V-amp, me lembrei de uma conversa que tive com o Nescau daqui do Fcc, ele tem uma Digitech Bp200 (superior a Bp80 mas quase o mesmo esquema) e ele disse que o Bdi tirou o digital da pedaleira, hehehe, e que melhorou e muito o seu som e o som dela... bem tow na dúvida...agora terminando essa parte aqui... eu liguei até as duas paradas juntas aki...hihihi... ficou muita onda... mas ficou massa o som, um pouco abafado mas tava viagem... o caso é que quando colocava cada uma separada nem deu o mesmo som, mas tava muita onda mesmo, e ainda misturei as modulações ficou loko, psico... usei a simulação do V-amp e os efeitos da Digitech... depois vou fazer mais testes... eh meio que loukura, mas ateh que pode dar certo... hi...

Considerações Finais:

Bem como já disse, e ficou bem claro... o Bass V-amp é um Simulador com alguns efeitos, por isso que as simulações deles são melhores que as da Digitech Bp80 e em compensação os efeitos da Digitech são melhores... entaum isso já tah bem claro... se quer boas simulações e timbres melhores, com poucos efeitos razoaveis: Bass V-amp... mas se quer bons efeitos com muito mais parametros de regulagem, e com simulações razoaveis: Digitech Bp80... posso dizer também que se sua intenção é melhorar seu timbre, se naum gosta muito do o que o seu baixo faz ou se gosta e quer dar um gás, o Bass V-amp é uma boa opção... agora se quer conhecer mais sobre efeitos e usa-los sempre ai já sabe vah de Digitech, e dar um gás no som também afinal é um pré-amp, mas com V-amp se consegue mais timbres, e uma coisa que não falei sobre a Digitech ela tem uma bateria eletronica, 30 tipos, podendo alterar o tempo e level, dar pra brincar um poucoquinho... a grande verdade desses meus produtos é que nem sempre viajo em tocar com o Bass V-amp, nem sempre sai legal dependendo do local, mas a mesma coisa deve acontecer com a Digitech mas vamos ver... por isso também que penso em um Bdi (ou até um Equalizer), pq a galera que tem parece que nunca quer tirar o pedal porque todo lugar que usa ele, dar um gás legal, dai uma coisinha mais simples eh bom tb, quando for fazer um ensaio meio acustico e quando naum quiser carregar tanto trambolho... além de ser muito mais facil de mecher pra tirar um som razoavel... o que tow querendo dizer é que além dessas duas opções que falei se você naum precisa e nem quer buscar outras coisas novas, um Bdi puro ou um Bdi + Equalizer (e até um Compressor), deve ser uma boa e bem econômico dependendo da marca... agora se quer um monte de coisas, algumas até inuteis mas legais... ai você escolhe uma pedaleira ou simulador qualquer, essas opções que disse e que tenho são as opções baratas e razoaveis, abaixo disso naum recomendo... hehehe... pois ai sim pode eh matar seu timbre... eu particulamente gostaria de além da minha aparelhagem digital ter uma analogica, mas o dinheiro naum deixa... hehe... mas nunca teria soh analogica porque com o digital se faz muitas coisas que a analogica tah dificil de fazer ainda, agora é fato que alguns analogicos teram sons melhores neh... mas fazer o que... hi... mistura tudo... hehehe... valeu galera... Xauz e Boa Sorte na aquisição de seus futuros pedais e pedaleiras/simuladores... eu estou muito bem com minha aparelhagem, daqui a um dia posso querer mudar, mas isso se chama: evolução... Vlw... Abraços.


Bass V-amp - Simulador

http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=26&pid=183

Digitech Bp80 - Pedaleira

http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=26&pid=255


Ps: Esse artigo deveria ir pra Cover Baixo... hihihi.... me empenhei pra merda pra escrever isso aqui... hi... valeu galera... espero que ajude e que curtam o tópico... fuiz

NixonMarques
Veterano
# nov/06
· votar


CVaAnDerSon_BoLLo
Pô!!! Parabéns pela sua dedicação!!!!
Como estou no trabalho, ñ tive tempo de ler tudo, mas imprimi e vou analizar depois...
Mas desde já obrigado pela ajuda ao fórum!
Valew!

NESCAU
Veterano
# nov/06
· votar


ótimo review, mas comparar a bp80 com v amp é uma injustiça. vc deveria ter comparado o v amp com a bp200 que tambem possui simulaçao de amps e gabinetes.

eltonbass
Veterano
# nov/06
· votar


A Bass V-amp tem distorção?

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


NixonMarques

Blz man, depois vc ler e comenta ai...

NESCAU

hehehhe... eh pq eu tenho a Bp80 também e naum a Bp200, hehehe...
mas a bp80 também tem simulações cara, 11 de amps e 5 de caixas além das de pedais... e naum acho injustiça não, ambas custam a mesma coisa, diferente da bp200... hehhe... e o que uma tem de melhor na outra fica razoavel... ou seja Bass V-amp = Simulações... Digitech = Efeitos... acho que se batem sim... mas a pessoa tem que escolher o que quer... e ah, se leu ai todo, citei seu nome... hehe... vlw... xauz

eltonbass

tem umas ondas de distorção sim... quatro simulações de pedais que não sei qual... e alguns amps dar pra botar ganho no maximo e tirar um overdrivezinho, ou ateh tirar uma distorção com os amps de guitarra... vlw

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
entao... li sim cara. vc falou sobre as analogizaçao da digitech pelo bdi q eu te disse. hehehe

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


NESCAU

hihihi.... foi... e que acha da bp80 em relação a sua???
eu naum achei que não dar pra comparar com v-amp como vc disse naum... hehehe... mas como disse são coisas totalmente diferente...
ah uma outra coisinha, quando vai ligar a bp200 em amp vc tira ou coloca a simulação de caixa, aonde vc tira e coloca essa simulação, e tem algum lugar que tire a de amp tb??? vlw

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

a bp 200 se nao me engano tem mais simuladores de amps e caixas q a 80, alem de ter pedal de expressao e 3 tipos de wah, dentre outras funçoes que o pedal de expressao pode controlar.
as simulaçoes de amps e gabinetes eu uso qdo faço gravaçoes diretamente com ela em linha ou qdo uso distorçoes no baixo e coisas do tipo, no geral, eu prefiro usar o meu cabeçote e a minha caixa.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


NESCAU

alem de ter pedal de expressao e 3 tipos de wah, dentre outras funçoes que o pedal de expressao pode controlar.

A Bp80 é a mesma coisa... acho q tah confundindo com a 50... ehehehe... agora a 200 é uma evolução da 80, mas basicamente são quase iguais... mas claro que sua 200 é melhor em algumas coisas, principalmente na interface e construção...

mas e ela com o Bdi vc usa simulações dela tb??? e se for pra gravar ou usar em linha prefere as simulações dela ou o Bdi memso??? melhorou quantos porcentos o som da pedaleira usando o Bdi??? e antes como era??? quando usa ela com o Bdi tem alguma perda??? e quando usa o Bdi puro sem nada, eh a mesma coisa com a pedaleira ou puro a qualidade fica melhor, pois sei lah, a pedaleira impede alguma onda pra ele dar o maximo... hehehe... aguardo

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

Vamos lá:

1- Ela com o Bdi vc usa simulações tb???
Uso o bdi como pre amp valvulado, entao ele fica ligado direto no meu set, por isso, quando uso algum efeito da pedaleira seja ele simulado ou nao, acabo usando o bdi jundo que ele deixa o som menos digital, mais quente, redondo e aveludado.

2- Se for pra gravar ou usar em linha prefere as simulações dela ou o Bdi mesmo???
Depende do som, se eu precisar de algum efeito da digitech, uso ela e o bdi, senao só o bdi, e se me der na telha, ligo o baixo na placa de som e o guitar rig faz o resto.

3- Melhorou quantos porcentos o som da pedaleira usando o Bdi?
Eu diria que 100% sem exageros, principalmente nas distorções.

4-Antes como era?
Os efeitos e simulações embora sejam bons, somente com a pedaleira ficam mais frios, com sonoridade mais digital.

5- Quando usa ela com o Bdi tem alguma perda?
Como o Bdi tem o feedback invertido pra simular válvula, ás vezes sobra um pouco de médio e de agudo, mas isso é fácil de resolver, é só diminuir o controle de presença do próprio bdi ou arrumar no eq da pedaleira.

6- Quando usa o Bdi puro sem nada, é a mesma coisa com a pedaleira ou puro a qualidade fica melhor.
Com a pedaleira em bypass, fica tudo normal como se estivesse somente com o bdi, quando ela entra a qualidade nao cai, somente fica adicionado o efeito, ainda mais qur no meu set, a pedaleira é ligada fora do sinal principal do baixo, eu coloco ela quando eu quero seja em bybass ou nao no meio do sinal do meu baixo, entre o limiter e o bdi.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


NESCAU

1b) E quando usa a simulação da bp + o bdi, tem alguma perda?? ou eh melhor tirar a do bp???... 2b) o que quiz saber era qual ficava melhor pra gravar e na mesa... as simulações da bp ou do bdi puro, ou ateh fica melhor as duas juntos... 6b) mas se a pedaleira em bypass + o bdi fica a mesma coisa que o bdi puro sem perdas por causa do bypass da pedaleira... aproveito pra perguntar o que acha do bypass dela... se usar ela assim naum influi pq vc usa esse pedal pra tirar a pedaleira e passar o sinal direto pros outros pedais???

Como o Bdi tem o feedback invertido pra simular válvula

Dah pra explicar isso vei??? n entendi direito essa parte

Valeu vei por responder essas perguntas, desculpe tah enchendo mas você é o unico cara que conheço que tem Digitech Bp também, c conhece mais alguém ai??? se sim queria uns contatos... vlw

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

Vamos Lá parte II:

1 - E quando usa a simulação da bp + o bdi, tem alguma perda??
Como dito anteriormente, nao há perdas, mas ganhos. As vezes sobra um pouco de médio e de agudo, mas isso é fácil de resolver, é só diminuir o controle de presença do próprio bdi ou arrumar no eq da pedaleira.

2- É melhor tirar a do bp?
Prefiro tirar do Bdi.

3- O que quiz saber era qual ficava melhor pra gravar e na mesa... as simulações da bp ou do bdi puro ou ateh fica melhor as duas juntos...
As três opções funcionam muito bem, mas qdo penso na nas simulaçoes da bp, prefiro usá-las em conjunto com o bdi, ou seja: baixo sozinho, baixo + bdi ou baixo + bdi +bp 200.

4- Mas se a pedaleira em bypass + o bdi fica a mesma coisa que o bdi puro sem perdas por causa do bypass da pedaleira... aproveito pra perguntar o que acha do bypass dela... se usar ela assim naum influi pq vc usa esse pedal pra tirar a pedaleira e passar o sinal direto pros outros pedais?
Exato, ela tem um sistema de by pass verdadeiro, ou seja, ela em by pass é a mesma coisa q sem ela, a funçao desse pedal q eu uso é pra que eu possa trocar os efeitos da pedaleira durante a música sem alterar o som do baixo enquanto estou tocando. Por exemplo, estou tocando uma musica que tem distorçao no inicio, baixo clean no meio e no final envelope filter. no inicio da musica uso bp com distorçao + bdi, no meio somente bdi e enquanto toco com o baixo clean, vou trocando o efeito da pedaleira até chegar no envelope e dai quando chega a hora de usá-lo é só acionar o line selector novamente.

5-Como o Bdi tem o feedback invertido pra simular válvula?
Dah pra explicar isso? Não entendi direito essa parte.
Entao, até onde eu sei, feedback invertido é a principal característica de um amp valvulado em relaçao a um transistorizado. Isso é relacionado com o caminho da corrente, o cara que me explicou isso fez da mesma maneira que vou dizer agora, é estranha, mas funciona hehehe.
É assim: Imagina que a tua cidade é um amplificador e que todos os carros andam na contra mao para ir para um determinado lugar e por andarem na contramao, isso faz com que eles cheguem mais rápido a este lugar. Esse é o feedback invertido! Ou seja, a corrente percorre um caminho mais curto por causa da valvula. O bdi simula isso (e mto bem por sinal...)

Estou sempre a disposição, o que estiver ao meu alcance, eu respondo.

Flw!

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


ah, nao conheço ninguem + q tem bp 200

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


NESCAU

a 1 pergunta foi mal formulada... quando me referir a "tirar a bp" era pq keria saber se ficava melhor usar a bp com simulação + o bdi, ou tirar a simulação da bp + o bdi... quando vc naum tinha o bdi vc gravava usando as simualções da bp mesmo? (akela onda de mario 64 foi com o q?) naum sei se perguntei man mas aonde usa as simulações de caixa??? usa no amp também??? na mesa pra gravar??? e quando usa sem elas tb??? outra coisa quando usa distorção o peso do baixo não desaparece naum vei??? jah q falei de efeitos... quais mais gosta vei... e o simulador de fretless consiguiu algo bem parecido??? vc tem gravações vei, tem como fazer uma parada pra mim, tipow gravar seus presets de efeitos, mostrando as ondas todas q ela tem, e algumas simulações com a Bp pura e depois com o Bdi... qual seu palco mp3 mesmo???

Parte III - hahahahhahahha... ainda bem que tah paciente... hi

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

E vamos para as respostas da parte III o Retorno do Bdi Jedi! :)



1- Quando me referi a "tirar a bp" era pq keria saber se ficava melhor usar a bp com simulação + o bdi, ou tirar a simulação da bp + o bdi...
Depende. Por exemplo, se eu for usar uma distorçao, prefiro usar a simulaçao da bp em amp e gabinete + o bdi, se for somente um efeito como way, chorus ou envelope, prefiro a bp somente com o efeito sem simulaçoes + o bdi. Basicamente eu uso gabinetes e amps simulados somente para distorçoes.

2-Quando vc naum tinha o bdi vc gravava usando as simualções da bp mesmo?
Tb dependia do som que eu queria tirar, se fosse pra tirar um som "normal" de baixo, eu gravava somente o baixo ligado diretamente na placa de som do pc e depois aplicava compressao no sound forge. Se fosse algo que me motivasse a ligar a bp e utilizar um timbre mais específico eu usava ela. Por ex, se fosse algo apenas para registrar, ligava somente o baixo, e se fosse algo que vai ser definitivo na gravaçao ai usava a bp.

3- Aquela onda de mario 64 foi com o quê?
A musiquinha da água? Gravei como meu Spector ligado diretamente na placa de som on board do meu finado K6 II 450 ! Eu estava sem processador de efeitos quando gravei ela! :)

4- Não sei se perguntei man mas aonde usa as simulações de caixa?
Geralmente nas distorções e na fabricaçao de timbres específicos, tipo vintage, iron mainde, yes, ou seja, timbres, que por mais que eu tenha recursos nos meus baixos para chegar bem perto do original somente com eles, que eu precise de um amp e de um gabinete específico para ficar melhor.

4.1-Usa no amp também?
Somente em distorções e em timbres específicos

4.2-Na mesa pra gravar?
As vezes.

4.3-Quando usa sem elas tb?
Nao sigo um parâmetro de com ou sem, apenas avalio o que o timbre do baixo precisa na música, se precisar de efeitos e simulaçoes, uso tudo junto com o bdi, se precisar do bdi, somente ele e se nao precisar de nada, somente o baixo. Questao de gosto.

5-Quando usa distorção o peso do baixo não desaparece naum vei?
Sofria bastante com isso no início, mas seguindo conselhos de amigos guitarristas, percebi que no baixo como na maioria das vezes se usa em linha, é preciso SEMPRE usar um gabinete simulado e equalizar direitinho a distorção para um UNICO BAIXO. no meu banco de efeitos, cada um dos meus baixos possui uma (ou +) distorção específica, senao nao funciona.

6-Já que falei de efeitos, quais mais gosta?
Gosto das distorçoes sparkle drive, big Muff, dos simuladores e gabinetes de ashdown e ampeg, e dos efeitos de envelope, oct drive, chorus, phase e dos synth.

7- O simulador de fretless conseguiu algo bem parecido?
Parecido até consegui, mas simulador de fretless bom só se for o do baixo variax da line 6 que nao tem aquele atraso chato de alguns milesegundos pq ele tem captaçao piezo. Já consegui timbres satisfatórios, mas prefiro um baixo fretless mesmo embora nao tennha um por enquanto.

8- Você tem gravações?
Tenho.

9- Tem como gravar seus presets de efeitos, mostrando as ondas todas q ela tem, e algumas simulações com a Bp pura e depois com o Bdi?
Sim.

10- Qual seu palco mp3 mesmo?
www.samucabass.palcomp3.com.br

Gui
Veterano
# dez/06
· votar


uma outra que dava pra comparar..era a B2 ou a B2.1u...eu realmente gostei mais dela do que do bass v-amp..mas testei muito rapido..num dá pra postar nada aqui..

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


NESCAU

Valeu por tudo ai cara...
tenho mais alguma perguntas mas agora deixa pro msn, que tow sem saco de escrever agora...
e aguardo as gravações viu, se der essa semana ainda... vlw

Gui

tenho gravações testando o timbre do Bass V-amp... se quiser basta me add no msn... clica ai em "veterano"... mas aki tamos falando mais da digitech e quando falamos BP é neh Bass V-amp naum viu... hehhe... vlw

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

Sexta de tarde eu vou gravar alguma coisa, ai depois te passo.

eltonbass
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
vc pode gravar um sample da distorção da V-amp?

Gui
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
sim...eu notei...a b2 é a nova zoom pra baixo...a pedaleira dá pra brincar bastante...eles melhoraram muito!!!

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


NESCAU

Você pensou que acabou... mas a dupla está de volta "Bp e Bdi a Luta Final" Parte IV...

fikei lendo aki tudo de novo no tópico e surgiram mais perguntas... vou fazer logo antes que eu eskeça... hehehe... acho que as ultimas... desculpa se parecer que tem perguntas repetidas, mas se for é porque nao entendi direito... vlw

1) você explicou o q era feedback invertido e eu entendi e tal, mas naum entendi a sua aplicação no pedal... e nem no amp na verdade... mas porque tem que percorrer um caminho mais rapido??? rapido aonde??? q isso influi??? e qual a diferença disso pra um amp transitorado??? ou serah que era pq se o amp valvulado naum tivesse feedback invertido ele naum teria resposta imediata como um transitorado??? todos valvulados tem isso eh??? e como um pedal simula um caminho mais rapido??? e na verdade o q significa feedback???

2) Como fica a bp na mesa, em linha (sem e com as simulações dela???) simu. amp + simu. caixa e simu. amp pura e até sem nada disso??? e o bdi (saida normal e balanceada)??? qual acha melhor pra mesa??? as mesmas perguntas servem pra como ficam na gravação, e qual acha melhor pra isso... sendo que tow falando dos aparelhos sendo usados separadamente...

3) Você falou que naum julga de "com ou sem simulações" e sim por timbres, mas que diferenças sente na bp, quando tah usando apenas ela, quando coloca a simulação de caixa ou quando tira e usa soh a de amp??? vc naum usa mais a pedaleira sem bdi de jeito nenhum neh??

4) Que acha das simulações da bp??? e em comparação com o Bdi??? tipow a de ampeg que vc disse que viajou, que acha da ampeg da bp em comparação com a do Bdi, em quantos porcentos ela fica abaixo do que o bdi proporciona??? tem alguma coisa em simulações que a bp ganha pro bdi???

5) percebo que viaja em distorções no baixo é que ainda naum vi uma boa no bass, dar pra gravar umas distorções e overdrives além das demonstrações de efeitos e seus presets que te pedir??? q vc usa mais junto com as distorções??? tipow suas distorções são akelas que mudam totalmente o timbre do baixo ou ainda prevalece o peso do baixo e com uma leve distorção por trás diz ai como viaja nas distorções de bass???

Pronto acho que é só... Vei me passe tb as gravações que você já tem com a Digitech pura, o Bdi puro, e até os dois juntos, se tiver de algum outro pedal ou pedaleira tb aceito, sua antiga zoom 708 e tal... falando nela q achava???... e aguardo todas essas gravações... e ah... o que no seu palco mp3 eh com essas paradas bp, bdi??? vlw man

se gravar essas paradas e naum me ver no msn, me envia por e-mail na boa... tem ai do lado, soh eh clicak em "veterano"... vlw man

Gui

é eu tinha entendido errado seu post... ehehhe... eu vi hoje na Guitar Player a de guitar, já tinha visto um monte de vez, mas naum lido nada a respeito... pow parece ser mil vezes melhor que as antigas, tem até simuladores (e naum akilo lah da 505)... pow vou dar uma pesquisada na de bass tb, parece ser uma boa opção também... mas tem que testar pra ver se naum mata o timbre e tal, ai se vc testar posta ai o que achou, e quem conhece a nova serie da zoom posta ai tb...

eltonbass

vou ver o que tenho aki... me add no msn que vejo o que tenho e passo... vlw

Gui
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
sinceramente...pelo pouco que a testei...foi a melhor opção pelo preço dela (R$379,99 no joaberosa...mas na loja tava mais caro)...

a com pedal de expressão sobre uns 150 pilas do valor...testei ela lado a lado com o bass v-amp...e quase comprei..só num comprei porque já ia gastar minha grana num baixo novo....mas que deu vontade, deu...

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

Episódio IV disco 2. :)


1)
1.1 - Você explicou o q era feedback invertido e eu entendi e tal, mas naum entendi a sua aplicação no pedal e nem no amp.
Até onde sei, o feedback invertido é fator responsavel pelo "aquecimento" do som que um amp valvulado proporciona. Como o Bdi simula isso, ele acaba tambem aquecendo o som do baixo...

1.2 - Porque tem que percorrer um caminho mais rapido?
Boa pergunta, creio que seja para nao haver algum tipo de perda ou algo assim, nao sei direito isso, de eletrônica eu só sei fazer cabos!
1.3 - Rapido aonde?
Creio que seja no circuito do amplificador.

1.4 - O que isso influi? Qual a diferença disso pra um amp transitorado?
Vc já ouviu dizer que amp valvulado deixa o som mais "aveludado" e "quente"? influi nisso. Amp transistorizado nao tem isso.

1.5 - Será que era pq se o amp valvulado naum tivesse feedback invertido ele naum teria resposta imediata como um transitorado?
Como assim resposta imediata? Nao entendi essa pergunta.

1.7 - Todos valvulados tem isso ?
Com certeza.

1.8 - Como um pedal simula um caminho mais rapido?
Boa Pergunta. Acho que nesse caso, só o pessoal da Behringer ou da Sansamp vao poder responder esta pergunta! Afinal esse é o segredinho do Bdi e do Sansamp BassDriver.0

1.9 - O que significa feedback?
Significa realimentação, consiste em injetar uma pequena porção do sinal de saída de um aparelho de volta à sua entrada. Tem por finalidade reduzir distorções, ruídos, melhorar a resposta de freqüência, etc. Chama-se realimentação negativa (Feedback Invertido) quando o sinal aplicado à entrada está em fase oposta à do sinal original.


2)
2.1 - Como fica a bp na mesa, em linha (sem e com as simulações dela) simu. amp + simu. caixa e simu. amp pura e até sem nada disso?
Em todas as situações ela fica com ótimas sonoridades, é tudo uma questao de regulagem.

2.2 - O bdi (saida normal e balanceada) qual acha melhor pra mesa?
XLR

2.3 - As mesmas perguntas servem pra como ficam na gravação, e qual acha melhor pra isso.
Depende do caminho do som do baixo. Vou citar o exemplo do CD da banda que eu toco e que acabei de gravar. Utilizei as 2 saidas, a XLR liguei diretamente na placa de som e a p-10 liguei no amp e depois microfonei ele. Mas se for o caso de usar uma ou outra, prefiro usar a XLR.

3)
3.1 - Você falou que naum julga de "com ou sem simulações" e sim por timbres, mas que diferenças sente na bp, quando tah usando apenas ela?
Os timbres no geral ficam menos encorpados.

3.2 - Quando coloca a simulação de caixa ou quando tira e usa soh a de amp?
De caixa uso somente para distorçoes e timbres mais específicos que precisem de uma simulaçao de caixa tipo pra tirar o timbre, como por exemplo o timbre do Jaco que usava uma caixa com falante de 18" ou do Flea nos anos 80 que usava 2X15". Mas é óbvio que outros fatores tambem influenciam no som final do timbre.

3.3 - Vc nao usa mais a pedaleira sem bdi de jeito nenhum neh?
Uso o bdi como pré, e ele está sempre ligado, entao, sempre acabo usando ela junto com o bdi.

4)
4.1 - Que acha das simulações da bp?
Ótimas.

4.2 - E em comparação com o Bdi?
O Bdi em termos de simulaçao de amplificador possui regulagens mais específicas.

4.3 - A de ampeg que vc disse que viajou, que acha da ampeg da bp em comparação com a do Bdi, em quantos porcentos ela fica abaixo do que o bdi proporciona?
A simulaçao de ambos sao bem parecidas, mas como eu disse na resposta anterior, como o o bdi possui mais recursos, acaba ficando com um resultado final 35% melhor.

4.4 - Tem alguma coisa em simulações que a bp ganha pro bdi?
Nas distorçoes, porem, estas distorçoes juntas com o bdi ficam muito melhores que somente a bp. Mais uma vez o feedback invertido faz a diferença.

5)
5.1 - Percebo que viaja em distorções no baixo, é que ainda naum vi uma boa no bass, daria para gravar umas distorções e overdrives além das demonstrações de efeitos e seus presets que te pedir?
Gravo sim, sem problemas!

5.2 - O que vc usa mais junto com as distorções?
Limiter ou Compressor, Bdi, Wah, Synth e Envelope, depende da música.

5.3 - Suas distorções são akelas que mudam totalmente o timbre do baixo ou ainda prevalece o peso do baixo e com uma leve distorção por trás?
Os dois tipos.

6 - Sua antiga zoom 708 o que achava?
A única coisa q prestava nela era a bateria eletrônica e o fato de trabalhar com pilhas alem da fonte AC.

7 - O que no seu palco mp3 eh com essas paradas bp, bdi?
SlapDistWah é somente com a Bp, as outras sao com o baixo ligado diretamente na placa de som sem nenhum efeito. Com Bdi nao tem nada.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


NESCAU

Ufaaaaaaa... acho que agora foi...
em relação ao que falei sobre resposta imediata é porque coloquei em questão a tese de que esse caminho percorrido mais rapido era pq se o valvulado naum tivesse esse feedback invertido ele seria lento pra jogar a resposta do que você tocou no power... mas jah vi que naum tem nada a ver com isso, acho... e ah, minha bp80 pega bateria, 6 pilhas AAA, pensei que a bp200 tb pegasse...

Pronto man... agora só aguardo as gravações... dirtorções, efeitos, seus presets, timbres, mostra ai tudo que a bp pode fazer... naum se importe com o tamanho... hehehe... vlw... e ah.... o teste tb das paradas dela de com e sem o Bdi... e não esquece do fretless... e desculpa se tow abusando... mas tow na empolgação aki da bp... hihi... vlw man, vc foi muito brother ai, respondendo tudo com paciencia e pegando cada detalhe da pergunta, mas tb percebo que é um assunto que vc gosta, acho... vlw mesmo... aproveita e diz a ordem que liga seus pedaiszinhus... vlw... fuiz e aguardo...

Gui

realmente essa B2 tah bem atrativa também... o caso dela ser melhor que o Bass V-amp eh questão de gosto... dúvido muito que seja melhor em simulações... mas em efeitos pode até ser... mas ai vai do que vc quer mesmo... vou dar uma pesquisada nela ainda... ai, naum sei se foi vc que me add no msn aki, mas se naum foi, me add ai que terminamos o papo por lah... vlw man

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
Blz cara, sem problemas, qualquer coisa estou ai. qto as gravaçoes, vou fazer elas amanha, ai mando pra vc. Qto a ordem dos meus pedais, é assim: Baixo, Limiter, BP (quando está sendo usada) e Bdi.

Gui
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
realmente essa B2 tah bem atrativa também... o caso dela ser melhor que o Bass V-amp eh questão de gosto... dúvido muito que seja melhor em simulações... mas em efeitos pode até ser... mas ai vai do que vc quer mesmo... vou dar uma pesquisada nela ainda... ai, naum sei se foi vc que me add no msn aki, mas se naum foi, me add ai que terminamos o papo por lah... vlw man

é..não fui eu não..mas vou te add..o/
(eu achei menos digital a zoom nova...o som parecia mais real)

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


NESCAU

Valeu mais uma vez

Gui

no msn a gente tc melhor... vlw


E fecho a primeira parte desse tópico em grande mérito... hehehe
Valeu Galera

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


;)

bya
Veterano
# dez/06
· votar


EEEEEEEEEEEEEEEE!!! Sou a feliz proprietária de uma BP-80!! E tô amando, sabia? Deu um grau absurdo no meu baixo, acredita????

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


Acredito! nossa e como, se for contar peloa minha bp 200 mesmo...
aew, arranja um bdi q dai tu nao vai querer outra coisa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a .::: Digitech Bp80 vs. Bass V-amp :::. Review Completa