Neck bend destroi o baixo?

    Autor Mensagem
    pedmelo
    Veterano
    # nov/06


    Olá amigos dos graves!
    Gostaria de saber se fazer neck bend pode trazer algum tipo de problema pro instrumento a longo prazo hehehe!
    Sei lá, pode enfraquecer o braço, estragar onde ele é aparafusado...

    Pra quem não sabe neck bend é o vibrato q vc faz nas notas torcendo o pescoço do baixo, empurrando o braço perto da mão e o corpo ao mesmo tempo! Quem faz muito é o Billy Sheehan!

    Abraços!

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    pedmelo

    Acho q depende muito da qualidade do instrumento e da força q vc aplica sobre ele. Acredito que se não usar com muita frequencia, e não forçar demais não tem problema...

    Abraços!

    NESCAU
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    idem

    Ronin
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Como, ao contrário do Billy Sheehan, eu passei muiiiito trabalho para comprar meu baixo (inclusive a minha namorada me deu um help para pagá-lo), boa qualidade ou não, prefiro não me arriscar.

    patrickqueres
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O baixo do Billy Sheehan tem uma mecanismo tipo uma mola no braço do baixo. Quando ele balança o baixo, dá um som meio tremolo. Tem vídeos dele mostrando no YouTube

    isaqueras
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O...parece que eu andei vendo um post de um baixo com trêmulo, mas naum achei pra repostar aki....

    Snakepit
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Isso é comum em guitarra tmb.

    Se for de qualidade nao tem problema. O Slash do Guns fazia isso direto nos shows qdo tocava Civil War, e dava uma empurradas cavalares, baixava mto a afinação. Mas uma Gibson Les Paul nao é qualquer guitarra...

    As vezes eu faço isso, nunca tive problema, mas é bom pegar leve...

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    pedmelo
    Traz problemas sim... Tanto na junção do braço com o corpo qnto na própria madeira do braço.
    Sem contar q desregula tudo.
    O baixo do Billy Sheehan, até onde eu sei, é projetado pra esse tipo de maluquices. Sem contar q ele tem grana o suficiente pra comprar um baixo por semana, qndo não é a Yamaha q simplesmene dá o baixo pra ele.
    Não aconselho vc a fazer isso. Se faz tanta questão assim, aconselho instalar uma ponte tremolo (comum em guitarras, mas eu já vi em baixos tb) no seu baixo.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu ví o Sheehan falando numa vídeo-aula q o baixo dele(Yamaha Atittude Signature) foi feito com uma junção especial e diferenciada entre o braço e o corpo do baixo q lhe garantem segurança e resistência na execução de neck-bends.

    Eu usava muito esse recurso,principalmente com harmônicos,o q dá um efeito muito sinistro,mas deixei de usar temendo quebrar o braço do meu baixo,já q ele não tem a tal junção especial,eu é q não vou pagar pra ver os resultados.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    ...

    HadeziN
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O baixo do Billy Sheehan tem uma mecanismo tipo uma mola no braço do baixo.
    eita
    q dahora
    tem algum video dele falando disso ? manda o link aewwww \o

    acho q eh meio obvio q tras problemas ao bass

    afinal vc ta empurrando o braço ! tem q haver uma junção especial msm entre o braço e o corpo

    eu vi ele fazendo isso no video do NIANCIN (alias...q video hein *.*~)
    sai um som mto foda...mas tb prefiro naum arriscar >_<

    pedmelo
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    hehehehe que pena, eu tava pensando nisso e realmente faz sentido... e eu não aplico muuuita força não, acho que num baixo de escala longa um intervalo de semi-tom não é muito!

    Agora, a pergunta se estende... E em baixos de braço inteiriço?

    cHiPs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Rapah... eu tenho um inteirço... e uso as vezes essa tecnica...

    Acredito que a longo prazo... nao importa o baixo (que seja o do sheenan) vai sofrer com os efeitos.... mas no caso do interiço isso vai ser bem mais demorado do que em braços parafusados ou colados.... afinal... eh uma peça inteira da ponte até o capotraste....

    Em questão de regulagem... todas as vezes que eu usei... nunca notei diferença nenhuma de desregulagem depois...

    Snakepit
    Veterano
    # nov/06
    · votar




    Esse cara faz muito forte na guitarra, nao sei como nao quebra o braço.
    essa musica é cover do Pink Floyd, One Of These Days. Olhem dos 3 minutos em diante...

    Half
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    [evil mode on]Deve ser legal fazer isso nos Warwicks e seus tensores de alumínio
    Muahaha!
    [evil mode off]

    Half
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Rafael do Baixo
    Eu ví o Sheehan falando numa vídeo-aula q o baixo dele(Yamaha Atittude Signature) foi feito com uma junção especial e diferenciada entre o braço e o corpo do baixo q lhe garantem segurança e resistência na execução de neck-bends.

    $heenan? Heheheh não duvido nada se não pagaram pra ele dizer isso...


    O Jaco já fazia isso a muito tempo no Fender, agora, não sei com que freqüência, nem se causava algum problema... Eu uso moderadamente e até agora tá beleza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Neck bend destroi o baixo?